Tudo sobre o amor

Tudo sobre o amor bell hooks

Resenhas - Tudo sobre o amor

isamendesrj 19/08/2023

Escolhi a leitura por querer ler algo escrito pela Bell Hooks e pelo tema. Amor é um sentimento delicado, que muitas vezes te faz sofrer e mudar seu posicionamento em relação algumas situações. A escrita é leve e simples, o que te faz ler de modo rápido. Algumas reflexões achei óbvias, nada que a experiência e a leitura de outros campos como a psicanálise e filosofia te fazem a pensar na mesma forma, mas achei delicado ela trazer passagens da própria história de vida que faz nos identificarmos com ela. Indico para todos, não necessariamente quando você está desiludido amorosamente.

Bielzin 28/07/2022

Aprendendo
Eu já conhecia a Hooks faz um tempo, mas não havia ainda lido algo realmente dele e sabia que precisava.

Me arrependo de não ter lido esse livro antes, cada capítulo foi uma crise porque o que ela dizia refletia perfeitamente, e reflete. Foi a leitura que eu buscava e agora ficarei lendo e relendo. De certeza minha melhor leitura desse ano.

Sobre o livro:
Em cada capítulo ela abordará o amor e suas facetas. Porque só assim pra abranger a grandeza que essa palavra pequena possui. E primeiro ela fala sobre exatamente a falta de uma definição do amor, algo que diz tudo e nada ao mesmo tempo. E aí que ela discorre falando tanto da vida pessoal dela sobre como o amor é um ato revolucionário e que deve ser melhor ensinado e aprendido, quanto se referindo a nós...

...depois de terminar a leitura você realmente muda...

Elaine A. de 09/03/2023

Falar de amor é sempre corajoso. No entanto, achei que a autora se perdeu no meio de muitas referências, e algumas contradições.
Acabei o livro com vontade de reler Erich Fromm.

Sunshine 07/10/2023

Toda conversa que tenho sobre amor eu falo desse livro. Cada capítulo é trás reflexões profundas que fazem a gente ver as coisas de uma outra maneira.

Cris 26/05/2022

Amar e mudar as coisas me interessa mais
Bell me inquieta.
Passei o livro todo "brigando com ela"
nas coisas que eu concordava, nas que eu descordava, nas que mudei de opinião e nas que não mudarei de jeito nenhum kk
Amo autores com esse poder.

Sempre fui de falar de amor comigo mesma e foi ótimo voltar a conversar/aprender' sobre o amor com ela.

"A busca pelo amor continua, mesmo diante das improbabilidades"

"Contemplar a morte sempre me leva de volta ao amor"

"Entretanto, a amizade é o espaço em que a maioria de nós tem seu primeiro vislumbre de amor redentor e comunidade carinhosa"

"O ato de se abrir é uma maneira de buscar o amor"

Geanne 28/02/2022

Rainha!
Bell Hooks possui uma escrita leve e que te conduz a grandes reflexões, uma verdadeira conversa entre amigas. Com grande grau de identificação como leitora, me senti mais provocada a pensar como visualizamos o amor apenas como romântico, necessitando expandir nosso jeito de ver a vida.

Amanda3913 15/02/2024

Um parto esse livro
Chatoooooo!!!!! Poucos capítulos são isoladamente interessantes, mas achei chato, o assunto não me interessou. Lutei bravamente pra acabar
Daianebcs 06/03/2024minha estante
acho q só vc e eu demos uma estrela (eu dei meia) pra esse livro

Renata1004 30/01/2024

Vale a leitura
Eu gostei bastante, faz a gente refletir e repensar sobre o amor, não apenas sobre o amor romântico.

Brenda 03/03/2022

Começo a escrever esta resenha ainda me perguntando o quanto desse amor, delineado, pela hooks, foi deixado em mim.

"Tudo sobre o amor: novas perspectivas" é um livro e tanto, em muitos sentidos. Gostei, particularmente, dos capítulos "justiça: lições de amor na infância", "honestidade: seja verdadeira com o amor" e "perda: amor na vida e na morte". Capítulos distintos, com focos próprios ? a infância, a honestidade e a morte ?, mas que se tocam, visto que todos se ocupam do amor, do dar amor a si e ao outro e do receber amor de si e do outro.

Esses capítulos foram muito fundamentais e acolhedores, trouxeram à vista pensamentos e sentimentos que me foram ou me são importantes para uma compreensão mais bem estruturada do amor. bell hooks pontua coisas importantíssimas em seu livro, nos recorda do que é fundamental não só para uma relação saudável com o amor-ação, mas que, também, são primárias para uma vida ativa, consciente e sadia.

Porém, zelando meus próprios sentimentos, confesso que do quarto ao décimo primeiro capítulos me vi à deriva. Citações de autores de autoajuda e seus livros pouco sérios cresceram sufocantemente, e vieram acompanhados de uma devoção cristã esmagadora.

Em 70% do livro me vi negada, um corpo estranho e incabível ? um amor normativo, normalizado e binário foi ganhando força, papéis de gênero e divisões sociais de trabalho, performance e responsabilidade afetiva foram invadindo aquilo que eu estava tomando como valioso. Foi uma leitura muito transformadora, no início, e essa transformação não se perdeu, mas foi interrompida por concepções individualistas e de fé absoluta.

Sinto a bell hooks enquanto corpo significativo e significante de mudança, mas este livro, em específico, me decepcionou. A diversidade de corpos que somos foi substituída pelo ideal cristão homem X mulher e muito se perdeu na grande chance de pontuar urgências ? o capitalismo, o trabalho, o desemprego, o monoculturalismo norte-americano, as normatividades de gênero e de sexualidade e, até mesmo, questões pertinentes sobre raça e etnia perderam vaga para as demandas espirituais do cristianismo e da professão da fé como reais responsáveis pela presença pertinente e modificante do amor.

No geral, diria que todo gesto de leitura vale a pena, mas nem todos eles podem nos arrebatar.

ceci 20/05/2023

O amor é o que o amor faz
[05/04/2023 08:32] ceci: parece que ela ta sempre caminhando pra finalizar o capítulo falando que a solução é o fim do capitalismo

é isto ??

darthie 02/06/2024

Tudo sobre amor
Um ótimo livro sobre amor. Mas apenas ótimo. Ele é faltoso, ao ser muito positivo, beirando a auto-ajuda cristã e positividade tóxica, em certos momentos, de maneira muito sútil. Mas todo mundo deveria ler pelo menos uma vez na vida

Juliana 13/06/2022

Tudo sobre o amor foi o primeiro livro que li da bell hooks, de quem já tinha ouvido falar muito, mas ainda não tinha conseguido me organizar para nosso encontro. Escolhi começar por ele porque ando pensando muito sobre a forma que nos relacionamos, principalmente graças a um episódio do podcast Vibes em Análise chamado Paixões Bloqueadas (escutem), que citava esse livro, principalmente a ideia de amor como ação.
O livro é um pouco um mosaico de muitas influências, fala muito dessa coisa de como nós, da contemporaneidade, achamos que o amor não precisa ocupar nenhum espaço na nossa vida e ela traz um contraponto, de como nos dedicarmos à prática amorosa pode ser transformador, a religiosidade tem um peso bem maior nesse livro do que eu esperava, mas juro que não é muito uma moralidade cristã. Talvez, em alguns momentos, eu ache que ela tenha idealizado um pouco o amor como transformador, precisamos dele sim, ao meu ver, mas não só dele e tenho dúvidas também de como construir isso dentro do capitalismo, que nos brutaliza, nos faz acreditar que só o individualismo salva, essas coisas todas.
Destaco também a linguagem que é muito simples e acessível, o que para mim é uma grande qualidade, acho que é uma coisa que democratiza as discussões feministas e sociais. Recomendo bastante, mas não sei se recomendo fazer como eu e começar a ler bell hooks por ele.

livrosdalig 09/05/2022

Incrível.
Um livro de tamanha profundidade e grandes reflexões que me fizeram ver e pensar o sentimento do amor com diferentes perspectivas. Não imaginava o quão grande e quantidade de caminhos que o tema Amor poderia traçar e alcançar. Achei lindo e grandioso.

eduarda 11/04/2023

?o amor é o que o amor faz?
Meu deus, todas as pessoas do mundo deveriam ler esse livro! ela aborda tantos temas importantes, com uma visão tão atual mesmo o livro sendo de 99. eu amei demais esse livro, não conhecia a autora, prendendo ler mais coisas dela.

Eva Ev 15/11/2023

?O amor é o que o amor faz?.
O amor é uma das pautas mais presentes e, ao mesmo tempo, misteriosas da nossa existência. Estamos todos em busca dele, mas não sabemos dizer (ainda que acreditemos já ter amado) o que de fato ele é. Então como encontrá-lo?

Neste livro, de muuuuuitas camadas, bell hooks lança luz em questões como o medo de tornar-se vulnerável ao amar, o reencontro consigo e com o sentir, o perigo da idealização ilusória de um amor avassalador, o despreparo para o ato/ação de amar, a socialização baseada em poder de gênero e desamor, os lucros financeiros que reforçam atitudes emocionalmente prejudiciais, a banalização dos outros tipos de amor e etc. Tudo isso enquanto parece que você tá tomando um cafézinho com ela na sala de casa.

Definitivamente é o tipo de livro que ajuda a responder muitas dúvidas que surgem nas rodas de conversas diárias com amigos, crush e família. E deveria constar como LEITURA OBRIGATÓRIA de todos os relacionamentos (já que ?resolveria? com antecedência muitos BOs). Então, se puder: LEIA!