O Pequeno Príncipe Preto

Rodrigo França
Rodrigo França

Resenhas - O Pequeno Príncipe Preto

Jo Stein 06/03/2023

?Por que a gente cresce? Para perder os sonhos, deixar de ver estrelas. O tempo parece correr deles. Como se aproveita a vida, sem parar para contemplá-la? Não quero deixar de sentir o cheiro doce da vida. Porque, para mim, a vida tem gosto de goiabada com queijo.?

Como é possível 32 páginas de um livro infantil tocarem tanto o nosso coração? Ele consegue trazer consigo toda a riqueza do Pequeno Príncipe junto a beleza da identidade cultural, da ancestralidade!

?No fundo, quando quem a gente ama vai embora, vira encantado e mora dentro da gente, no coração.?

PPSS 18/11/2020

Um livro encantador e de grande importância, trazendo consigo representatividade e ensinamentos! As ilustrações são apaixonantes!
Adorei essa releitura do pequeno príncipe!

4ndrewnunes 24/05/2022

minha namorada me deu como presente de aniversário de namoro. ela disse "esse presente é pro andrew criança". cara... o quão diferente minha infância teria sido se eu tivesse aprendido esse jeito de viver. quão diferente a vida de adulto pode ser, se entendermos que o mundo pode ser diferente. é o tipo de livro que te faz acreditar que um mundo melhor, talvez, seja possivel. muito bom.

Gessyka.Loyola 27/01/2023

Nós por nós ??
Um livro muito fofo, excelente para as ler com crianças e um quentinho no coração dos adultos.
Sensível, forte, reflexivo!

Luan.NietzsChe 25/04/2024

"UBUNTU significa ?nós por nós?!"
Este livro, é preciso que seja lido para uma criança. Ele traz reflexões e pensamentos que são fáceis de uma cabeça pueril entender, claro, com a ajuda de um adulto. E, além de fáceis, são extremamente necessárias, pois conscientizam as crianças, não só pretas, como de qualquer cor; mas, com certeza, tem um maior impacto para com as crianças pretas que crescem numa sociedade que as diminuem por suas características físicas, como o nariz, boca e cabelo.

"Tem gente que fala que existe um lápis 'cor de pele'. Como assim? A pele pode ter tantos tons?"

Ademais, fala sobre ancestralidade, sobre cultura negra e uma filosofia lindíssima, lindíssima, um pensamento que admiro imensamente e tenho orgulho de ter vindo de mentes negras, assim como outras diversas sabedorias: Ubuntu. Que nos ensina a andar de mãos dadas, tomar decisões juntos e a todo custo ajudar uns aos outros sempre. Pois, "eu sou porque nós somos!"

"Lá aquele povo precisaria de milhares de sementes, de milhares de Baobás. Precisaria de UBUNTU."
Sara.Goncalves 25/04/2024minha estante
ameii

Luan.NietzsChe 25/04/2024minha estante

Lary 17/01/2023

O Pequeno Príncipe Brasileiro
Já imaginou um pequeno príncipe com raízes ancestrais? Falando da cultura preta? De Respeito as diferenças? Do significado de Ubuntu?
Pois é, a presente obra é um encanto nesse sentido. Nele, temos um príncipe preto vivendo num planetinha pequeno, uma melhor amiga árvore chamada Baobá e mente e coração ligadas a valores da ancestralidade.
Aventuras e descobertas em outros planetas também são mencionadas, e entre singelas frases e ilustrações vemos uma criança linda encontrando a importância de pensar no coletivo, nos valores de si mesmo e respeito às diferenças.
Embarque nessa jornada em busca do Ubuntu que significa de maneira singular e admirável o ?nós por nós??

Obs.: Adoro o livro O Pequeno Príncipe (Antoine Saint-Exupery),então ter lido uma obra tão singularmente
escrita tendo como base essa literatura que adoro, foi maravilhoso??

Ana Elisa 21/02/2022

Representatividade
Um livro de imensa representatividade, mostra a força, a luta dos povos, o se reconhecer, se aceitar como é. As crianças se reconhecem, se sentem acolhidas.

A intertextualidade com O Pequeno Principe é impressionante, mostra pontos que em minha última leitura não identifiquei

Adorei!

Priscila 12/02/2023

Ubuntu.
"Ah, seja sempre sincero com os seus sentimentos. Se for cativar alguém, seja você mesmo. Seja sempre claro com o que sente. A palavra “afeto” vem de afetar o outro. Afete com verdade."

"Cativando ou não as pessoas, nós somos únicos. Não dá para se comparar a nenhum outro ser."

"Por que a gente cresce? Para perder os sonhos, deixar de ver estrelas. O tempo parece correr deles. Como se aproveita a vida, sem parar para contemplá-la? Não quero deixar de sentir o cheiro doce da vida. Porque, para mim, a vida tem gosto de goiabada com queijo. Gosto também de caruru e quindim."

"“Por que vocês não dão as mãos e vão juntas e juntos? Por que não fazem UBUNTU? Eu sou porque nós somos! UBUNTU significa ‘nós por nós’! Se forem assim, juntos e juntas, todos vão ganhar as balas. Todos serão vencedores. Como um de vocês pode ficar feliz se todos os outros estiverem tristes, sem bala?”"

"Olorun kosi pure — Que esteja na paz."

"Vivam o Ubuntu."

Natashau_u 31/08/2023

Linda e emocionante história!
Amei ler para minha filha. Acho que às vezes nós só queríamos ter uma baobá! Terminei com lágrimas nos olhos ??

Kelly.duarte 29/04/2023

Que gracinha de livro, adorei! Li com meu filho caçula que ficou igualmente admirado, com certeza vamos ler várias vezes.

@folhasecha 31/07/2021

Lindo!
Li pra poder ler pro meu afilhado e me encantei! Tem ensinamentos enormes e é mágico. Recomendo muito! Principalmente se puder ler pra uma criança ??

Ísis 14/01/2021

Que surpresa!
Iniciei a leitura desse livro com muita curiosidade porque acho muito fofo o livro do O Pequeno Príncipe (apesar de algumas discordâncias que tenho). Fiz a leitura e fiquei imaginando o quanto é importante que esse livro seja difundido nas escolas... as crianças precisam captar o quanto antes essa mensagem do livro. Enfim, leia que é lindo! Superou minhas expectativas.

fefe62 29/01/2023

O pequeno príncipe preto
O pequeno príncipe preto é uma releitura da obra original com traços da cultura brasileira no enredo. Os ensinamentos são os mesmos, mas de fácil compreensão até para os pequenos.
É um livro indicado para todos, onde todos aprendem mais sobre a vida junto com o pequeno príncipe preto.

Beatriz.Linhales 06/08/2021

Teatro infantil pq te amo
Primeiro contato com Rodrigo França e já amei. O autor trabalha com pedagogia da arte e isso fica muito claro com a proposta de protagonismo preto para sua história infantil. Nossa sensibilidade e pensamento sobre o mundo vem quando somos crianças e a representatividade e autoentendimento são aliados muito importantes nessa fase. Aliás, na vida toda.
Eu amo teatro infantil porque é sempre muito plural, muito mágico, pode-se ir até mais do que seu limite de imaginação. Fiquei imaginando um milhão de saídas cênicas pra essa peça, mil cenários, várias formas de fazer a magia textual se tornar visível nos palcos...enfim, amei. :)