O Pequeno Príncipe Preto

Rodrigo França

Resenhas - O Pequeno Príncipe Preto

taiz 22/11/2022

Que gracinha de livro!
"Não quero deixar de sentir o cheiro doce da vida. Porque, para mim, a vida tem gosto de goiabada com queijo. Gosto também de caruru e quindim."

A história é bem curtinha e tem referências ao livro original, mas o objetivo é bem diferente. Gostei de como o autor foi didático e o livro serve não somente para crianças, como também pra adultos, que muitas vezes precisam mais de ensinamento que as crianças. Traz traços da nossa brasilidade, sobretudo da cultura negra e umbanda, e estimula a valorização da negritude e a igualdade entre os povos.

Lindo livro, e as ilustrações são incríveis.

Egberto Vital 25/03/2023

Hoje lemos essa linda e cativante história. "O Pequeno Príncipe Preto", escrito por Rodrigo França e ilustrado por Juliana Barbosa Pereira, faz um reconto da já conhecida história de Antoine de Saint-Exupéry.

Inicialmente escrita para uma peça de teatro homônima, assinada também por França, é uma narrativa que tem como objetivo estimular uma reflexão sobre pertencimento, autoaceitação, ancestralidade e empatia, atribuindo protagonismo a uma criança preta, desmistificando a imagem tradicional do Pequeno Príncipe de Exupéry, o que confere um importante papel de representatividade das diversidades no livro.

O texto é muito bem escrito e as ilustrações de Juliana Barbosa Pereira são potentes e conferem robustez à obra, todas pensadas a partir de um fazer estético que nos remete às nossas ancestralidades afro-brasileiras.

A história é cativante e tem um ritmo que prende a atenção do leitor, especialmente das crianças, uma vez que o seu narrador dialoga diretamente com elas. Além disso, a mensagem que o livro transmite é extremamente importante, especialmente em um mundo onde a representatividade negra ainda é tão escassa na mídia e na cultura popular.

É um livro para ser lido para, com e por nossos filhos, para nos ajudar a educar nossas crianças para um futuro cada vez mais antirracista.

Alex 01/12/2022

"Por que não fazem UBUNTU? Eu sou porque nós somos! UBUNTU significa ?nós por nós?! Se forem assim, juntos e juntas, todos vão ganhar as balas. Todos serão vencedores. Como um de vocês pode ficar feliz se todos os outros estiverem tristes, sem bala??"

Rinaldo 04/12/2022

O Pequeno Príncipe Preto
Uma história feito com base num clássico mundial, onde o autor coloca sua existência enquanto criança preta em uma sociedade não tão justa como deveria ser.

lalaliz mavitorie 05/12/2022

Eu achei bem mais intuitiva que a do pequeno príncipe
Até porque essa é uma história para crianças (3 a 7 anos)

Pathy 10/12/2022

"UBUNTU"!
Aqueles livrinhos de aquecer a alma, tenho um imenso amor e respeito pela cultura negra, e uma admiração inegável.
O pequeno príncipe preto tem características semelhantes a obra de Exupéry, mas ao mesmo tempo é diferente. Trata da empatia, do respeito e da ancestralidade.
O que seríamos sem os que vieram antes de nós? Como seríamos? Sequer existiriamos.
Recomendo, um livro curto, ótimo pra sair da ressaca literária. Pra refletir sobre o afeto...

_natalia 21/12/2022

Um livro tão leve e curtinho, mas que passa uma mensagem tão bonita! Ainda mais nesse Natal, onde as coisas parecem meio perdidas e tá todo mundo cansado. Se a gente se ajudasse, o mundo poderia ser um lugar tão melhor. Ubuntu!

Deeh 23/12/2022

O pequeno príncipe preto é uma obra muito interessante para ser lida tanto para o público infantil quanto para o público adulto.
Tem mensagens muito interessantes e também é uma releitura muito boa.
Gostei bastante de como ele retrata diversos aspectos, a questão da aparência, da ancestralidade, do afeto. Enfim, uma boa leitura.

Nathy215 28/12/2022

Que coisa mais linda!
Esse versão do pequeno príncipe é cativante, trás elementos importantes de cultura e ancestralidade para crianças negras, é encantador. Só aprendi o que é UBUNTU já adulta e trazer esses significados pras crianças é muito lindo.

"Você não parece normal"
"O que é normal ?"

Mkl. 28/12/2022

Que amor
Uma releitura de o pequeno príncipe totalmente reflexivo, tanto quanto o pequeno príncipe, e me lembrou muito de Torto Arado.

evangelline 31/12/2022

? ?  ? ? ? ? ? ? ? ?  ? ? ? ? ? ? ? ? ?  ? ? ? ? ?  ? ? ? ?  ? ? ? ? ? ? ? ?  ? ? ? ? ? ? ? ? ?  ? ? ? ? ?  ? ?

Giselaine 04/01/2023

Representatividade
Primeira leitura de 2023 com esse livro com uma enorme representatividade. Além disso traz lições importantes baseadas no livro O Pequeno Príncipe, gostei muito, bem curtinho e de fácil entendimento.

Vanessa 21/01/2023

Muito bom!! Leve, fluído e bem simples! Apostem nessa leitura para crianças!! A melhor forma de entender sobre cultura, diferenças, ancestralidade e raça!

Cosme 30/01/2023

Uma narrativa leve e necessária
Apesar de trabalhar com temáticas importantes de maneira singela, a história cumpre o papel de abrir espaço para o debate dos temas. O respeito é a pauta da narrativa e, por ser um livro voltado para o público infanto-juvenil, torna-se imperativo para todos os leitores iniciantes.

Raquel.Oliveira 11/02/2023

Ubuntu!
Excelente para conhecemos um pouco da cultura africana, da forma como eles valorizam os ensinamentos dos seus ancestrais e como está linda essa ambientação em uma obra que já é conhecida por nós.