O Pequeno Príncipe Preto

Rodrigo França

Resenhas - O Pequeno Príncipe Preto

Larissa3225 10/06/2023

Gracinha!
Esse livro é um amor. Rapidinho de ler e com mensagens simples, porém bonitas. Acho que ele deve funcionar muito bem para um público infantil, mas não deixa muito a desejar para os adultos.

Egberto Vital 25/03/2023

Hoje lemos essa linda e cativante história. "O Pequeno Príncipe Preto", escrito por Rodrigo França e ilustrado por Juliana Barbosa Pereira, faz um reconto da já conhecida história de Antoine de Saint-Exupéry.

Inicialmente escrita para uma peça de teatro homônima, assinada também por França, é uma narrativa que tem como objetivo estimular uma reflexão sobre pertencimento, autoaceitação, ancestralidade e empatia, atribuindo protagonismo a uma criança preta, desmistificando a imagem tradicional do Pequeno Príncipe de Exupéry, o que confere um importante papel de representatividade das diversidades no livro.

O texto é muito bem escrito e as ilustrações de Juliana Barbosa Pereira são potentes e conferem robustez à obra, todas pensadas a partir de um fazer estético que nos remete às nossas ancestralidades afro-brasileiras.

A história é cativante e tem um ritmo que prende a atenção do leitor, especialmente das crianças, uma vez que o seu narrador dialoga diretamente com elas. Além disso, a mensagem que o livro transmite é extremamente importante, especialmente em um mundo onde a representatividade negra ainda é tão escassa na mídia e na cultura popular.

É um livro para ser lido para, com e por nossos filhos, para nos ajudar a educar nossas crianças para um futuro cada vez mais antirracista.

Wilson 24/03/2021

Principado preto.?
Amei o livro "O pequeno príncipe preto". Acaba usando um pouco do contexto do livro original "O pequeno príncipe", porém com toda a riqueza da ancestralidade incorporada no livro atual. Deveria ser um livro de cabeceira para todas as criancas, pois com certeza iriam conhecer toda a importância da cultura negra, aprender sobre afeto de família e do respeito para com o outro.

Clara 19/05/2021

Posso apenas dizer, leiam pois muitas verdades serão jogadas na sua cara como uma bola de canhão

Paloma.Cristina 27/12/2021

Uma leitura que vale apena
Li para minha filha e me encantei. Através da simplicidade do olhar de uma criança, é um livro que retrata valores para se levar por toda vida.

Jess 13/05/2024

Assim como a obra original, é uma leitura para todas as idades. Uma narrativa leve e de muita representatividade, indispensável para a desconstrução tão urgente em relação aos aspectos raciais.
Além disso, as ilustrações são maravilhosas!

Rafael.InAcio 21/02/2022

Vivendo e aprendendo
Um livro simplismente incrível , com uma história tocante e vários pontos a serem tocados pela sociedade , um livro q deveria ser dado a todas as crianças , maravilhoso , amem mais

Rodolfo63 20/05/2022

Bonito
Adorei como o livro trata de temas tão próprios da infância e como ele exalta a beleza de pessoas negras, um terreno fértil para a autoestima saudável de meninos e meninas negras. Como o próprio autor diz, a pessoa que mais tem que gostar da gente é a gente mesmo (ou algo parecido). Sinto, entretanto, que o autor tinha a oportunidade de contar uma história diferente, com outras personagens, outras situações-problema. Pareceu uma versão alterada da obra original e não um ponto de partida para se contar algo semelhante, próprio da infância, mas com outro olhar. No geral, vale a pena a leitura e as ilustrações são lindas.

Isabeli.Francioni 05/06/2023

UBUNTU
Achei a história muito corrida, parece que o autor teve pressa para terminar logo. Tem partes que eu estava louca pra ver o desenvolvimento e não aconteceu.

Rodrigo França não manteve as cenas do livro original, adaptando ou até excluindo várias delas de sua obra, o que já havia sido prenunciado, mas achei que trabalhou de forma superficial. Deu a impressão de que esse é o rascunho e o autor ainda vai modificar vários pontos.

Gostei muito da ideia, mas na prática entregou bem menos do que o esperado.

Nathy215 28/12/2022

Que coisa mais linda!
Esse versão do pequeno príncipe é cativante, trás elementos importantes de cultura e ancestralidade para crianças negras, é encantador. Só aprendi o que é UBUNTU já adulta e trazer esses significados pras crianças é muito lindo.

"Você não parece normal"
"O que é normal ?"

Mkl. 28/12/2022

Que amor
Uma releitura de o pequeno príncipe totalmente reflexivo, tanto quanto o pequeno príncipe, e me lembrou muito de Torto Arado.

evangelline 31/12/2022

? ?  ? ? ? ? ? ? ? ?  ? ? ? ? ? ? ? ? ?  ? ? ? ? ?  ? ? ? ?  ? ? ? ? ? ? ? ?  ? ? ? ? ? ? ? ? ?  ? ? ? ? ?  ? ?

Giselaine 04/01/2023

Representatividade
Primeira leitura de 2023 com esse livro com uma enorme representatividade. Além disso traz lições importantes baseadas no livro O Pequeno Príncipe, gostei muito, bem curtinho e de fácil entendimento.

Ronieli.Jeison 14/09/2023

O Livro é muito parecido com o pequeno príncipe
A história retrata um menino de cor preta que mora em um planeta minúsculo com um baobá o menino sair voando pelo universo em uma pipa conhecendo pessoas novas e espalhando sementes por onde passava.