A Casa Holandesa

A Casa Holandesa Ann Patchett

Resenhas - A Casa Holandesa

folkdany 03/11/2022

eu AMO quando um livro fala sobre seres humanos e suas camadas, os personagens são extremamente humanos, com momentos egoístas e momentos de irmandade e compaixão.

Celia.Mattos 30/01/2021

Uma linda história sobre família, não só a que está unida pelo sangue, mas todo o grupo de pessoas que amamos e que nos amam de volta, ou não. Acompanhando a trajetória dos irmãos Danny (que narra a história) e Maeve, a narrativa nos faz refletir sobre como nossas escolhas podem influenciar aqueles com quem convivemos, sobre como seguir em frente diante as tragédias, e como perdoar a quem nos causou dor.
Às vezes a narrativa nos confunde, por não ser linear, o narrador mistura diferentes épocas sem uma ordem cronológica, mas a escrita e simples e fácil de acompanhar. Particularmente me identifiquei muito com alguns personagens, o que tornou a leitura mais agradável. Não entra numa lista de melhores livros que já li, mas é uma boa leitura.

Paulinha 05/02/2021

Dois irmãos, uma casa
Quando terminei fiquei sem saber se eu ia favoritar esse livro, pois apesar de ter gostado muito porque trata-se de uma relação linda de amor entre irmãos, e me identifiquei muito nesse aspecto, alem de ser bem fluida a leitura, quase para o final ficou mais lento e um pouco cansativo. Não tem final surpreendente, previsível até mas eu não queria que acontecesse. Apenas leiam

sabrina 02/12/2021

Fiquei muito reflexiva vendo o passado das personagens causarem tanto impacto na forma que lidam com o presente.
Um livro para pensar sobre perdão, evolução e amor fraterno.

Caroline.Sobierajski 11/02/2021

Desconfortável e intrigante
Não foi uma leitura fácil, demorei um pouco mais para ler... é uma historia desconfortável de uma infância de abandono e uma vida remoendo o passado. Gostei bastante que os personagens não deixaram de viver e construir suas carreiras e famílias mas fizeram isso presos ao passado e isso fez com que tudo fosse por agua a baixo. Foi uma leitura legal, mas nada que me marcou.

Luis.Henrique 12/02/2021

Real, emocionante e tocante
Ann Patchett nos torna parte da família Conroy e envolve-nos nessa história de mamadeira impressionante. Desde o início você se vê apegado as nuances daquelas relações e ao fim você se vê em meio a um vazio. Um ciclo é concluído na Casa Holandesa, e com certeza você não vai se decepcionar.

Renan 29/12/2021

Uma leitura agradável
Uma história simples e meio clichê sobre os filhos lidando com o segundo casamento do pai. Ainda assim, é uma leitura muito boa, fluindo bem entre cenas em diferentes momentos da linha do tempo.

Thaís Berganton 16/01/2023

A casa
Leitura leve e agradável mas esperava mais desse livro. A casa holandesa é a maior personagem da história, misteriosa e sofisticada!

Camila.Prioste 12/03/2023

Ao longo do livro, Danny conta sua história e a de sua irmã, Maeve, centrando principalmente na relação dos irmãos com a Casa Holandesa. O livro é dividido em três partes com marcas claras de uma mudança na postura dos dois protagonistas, tratando a casa como um importante marco. A leitura é fácil e envolvente, com várias reflexões sobre o efeito dos acontecimentos do passado no desenrolar da vida das personagens.

gabriela tintin 21/02/2023

Há infernos piores que uma casa bonita.
Calmo e melancólico na medida certa. você se transporta para a entrada da casa holandesa, para nova york e para estação de trem sem nem perceber, o livro traz todos os elementos necessários para amar e odiar cada personagem, sem julgar ou pensar o que faria no lugar deles, ao mesmo tempo que te faz pensar sobre como nossas memórias podem nos trair, e o que pode acontecer com o futuro quando você está tão preso e obcecado com o passado.

o livro não te faz querer saber o que vem depois mas te envolve tanto que te prende ali com os irmãos, te desperta a vontade daquela melancolia rancorosa e triste, mas sem provocar choro.

comprei o livro sem nunca ter ouvido falar dele e foi uma surpresa muito boa descobrir quão bom ele é.

TArsilla.Lemos 08/09/2021

Muito mais que uma casa
O livro narra uma história de família ao longo de 5 décadas, tendo como principais personagens dois irmãos que crescem juntos, passam por dificuldades, enfrentam a morte, o abandono, a rejeição. Mas tb superam tudo isso juntos.
A história nos envolve e emociona.

Brenda.Pasa 02/04/2023

Lembrei tanto de mim e do meu irmão ao longo dessa leitura. adoro ver esse papel de irmã mais velha, que é tão meu, representado. tive muitos sentimentos em relações aos personagens. gosto de refletir questões de passado e como nos relacionamos com ele, acho que o livro acerta nessas discussões. a terceira parte me fez tirar uma estrela do livro, talvez o que era pra ser seu evento mais impactante, não o foi tanto assim. acho que não precisava de um plot, uma revelação, eu estava feliz de só acompanhar esses personagens

Vanessa.Perin 26/03/2023

Gostei
É uma bom livros sobre dramas familiares, parece q dão pessoas reais. Vc se envolve com as pessoas.
Vale a pena se envolver com esses personagens.

Queila.Noemi 25/03/2021

O título é perfeito já que tudo gira em torno da casa, era como se ela enfeitiçasse e manipulasse todos em volta. E quem achava que tinha escapado de suas garras, veria no final que era só ilusão, que sempre voltaria.