O Morro dos Ventos Uivantes

O Morro dos Ventos Uivantes Emily Brontë

Resenhas - Wuthering Heights

@livrosdelei 10/10/2021

Um clássico surpreendente
?O morro dos ventos uivantes? de Emily Brontë é uma leitura muito diferente. O livro é perfeito para quem ama uma boa fofoca.

O livro é contado como se fosse uma fofoca mesmo (amei) até porque a obra gira em torno da história de uma família bem polêmica. Não vou falar muito do enredo, pois tenho medo de dar spoiler. O personagem que mais chama a atenção (e que, com certeza, você já ouviu falar) é o Heathcliff.

Ele é o famoso personagem com infância difícil e origem duvidosa que consegue dar a volta por cima. Essa volta faz toda a estrutura da família mudar. Não dá para simpatizar com ele, mas eu consegui passar um pano ?

Eu achei genial toda a narração da obra ser feita por uma personagem que é geralmente invisibilizada. Além de ter temas e um tom diferente das obras de sua época (baixo calão está tendo kk). É uma obra visceral e única. Sem comparações.

Indico para todes de todas as idades ?? quanto mais gente para falar da obra, melhor! Emily Brontë ganhou mais uma fã aqui.
Eliza.Beth 11/10/2021minha estante
O famoso ?Passei raiva, mas amei? ?

@livrosdelei 16/10/2021minha estante
Foi mesmo KKKKKKK

Loba Literária 10/10/2021

Sofrimento do início ao fim
Minha nossa senhora, que livro chato. Odiei todos os personagens: todos são tóxicos e em poucas vezes pude aproveitar a leitura. Os últimos 5 capítulos foram bons, mas não valeram todo o resto. Se eu não tivesse que ler pra faculdade, não sei se teria continuado.
Alexa 24/05/2022minha estante
Eu tô abismada com tanto elogio para esta merda. Bela duma bosta.

Gabriel 17/09/2021

Wuthering Heights: um clássico essencial!
Bom, acho que a maioria das pessoas já ouviu falar de um clássico ou de outro, afinal de contas esses são os livros mais conhecidos e aclamados pelo público e pala crítica literária. Com "Wuthering Heights" de Emily Brontë não poderia ser diferente.
A leitura de um clássico por vezes implica em algum desafio, seja pela época da escrita, seja pelo vocabulário, mas devido ao fato por esta versão da obra ser adaptada, a leitura se torna fácil e leve.
A história em si é cativante, intrigante e muito interessante, sendo que um dos melhores aspectos de Wuthering Heights que pode ser identificado é devido ao fato de haver personagens esféricas, ou seja, não são boas nem más, o que faz com que o leitor - e eu me insiro nessa categoria - fique, em um momento, encantado por uma personagem e, ligo depois a odeie!
Enfim, a leitura de um clássico sempre é enriquecedora e eu, de fato, recomendaria o livro para qualquer um que goste de clássicos e busque iniciar uma experiência com a literatura mundial, em especial a de língua inglesa.

Kamilla 15/08/2021

Esses prazeres violentos têm fins violentos
Resenha de releitura - 15/05/2021

Já deve ser a minha quinta releitura desse livro ao longo dos anos, é um dos meus romances favoritos, a cada releitura ele mantém essa posição, embora os motivos comecem a apresentar mudanças, até mesmo devido ao amadurecimento com o que eu faço cada releitura.

O romance de Heathcliff e Catherine continua impressionando pela sua intensidade, loucura e violência, não é o tipo de romance que a maioria das pessoas desejariam para si, se realmente se afastam do impacto da leitura e param para analisar mais friamente, mas é um romance que emula o que há de mais violento e incontrolável na própria natureza humana, assim como a própria Wuthering Heithgs.

Atualmente, o que mais me impressiona no livro e o estilo, como Emily Bronte usando apenas duas propriedades como cenário , conseguiu transpor para a história através de cada um deles a dualidade da natureza humana, a realidade das escolhas que a vida oferece a todos, e as inevitáveis consequências de cada uma delas.

Catherine Earnshaw é uma personagem trágica devido a sua incapacidade de escolher entre atender o chamado selvagem da sua natureza, representado por Heathcliff e Wuthering Heights e a sua necessidade de segurança e conforto representados por Edgar Linton e Thrushcross Grange e é através da sua tragédia servindo como fio condutor que Emily Bronte escreve esse tratado que toca em assuntos como direitos femininos, racismo, diferenças de classe, superstições e preconceitos.

A cada releitura encontro mais características que me fazem amar esse livro, e me impressiono com a capacidade criativa de Emily Bronte para escrever uma história tão intensa e provocadora enquanto tudo leva a crer que vivia uma vida isolada e resguardada. É um livro que nunca sairá da minha estante de favoritos pois cada vez que eu releio a história se abre para mim de uma forma diferente, aquele tipo de coisa que apenas outros leitores conseguem entender.

luiza 25/07/2021

meu livro favorito
nossa esse livro foi uma montanha russa, primeiro livro que me fez chorar.
vale ressaltar que é uma literatura gótica, que por definição tem muita melancolia, morte e personagens com o psicológico acabado.
então se tu não gosta desse tipo de coisa, não vale a pena.
eu acho que a autora escreveu muito bem os personagens, pq todos eles tem falhas imensas e momentos que tu quer xingar eles. porém, por contar a história desde o início, a gente também entende da onde vem todo aquele ódio e isso torna eles muito humanos.
demorei 2 meses pra ler, pq sou devagar, mas não me arrependo. já que por demorar mais, eu me senti dentro do livro, vivendo a rotina com eles.
então eu recomendo pra quem gosta de um livro que te prende e te faz sofrer kkkk

Maitê 28/06/2021

Li na pela primeira vez na minha adolescência e é um livro que me escapou, não lembrava de ter gostado muito, talvez não fui capaz de entender a complexidade do que Emily Brontë aos vinte anos foi capaz de escrever. Pessoas com muito mais instrução, experiência de vida, de escrita, de tudo, não foram capazes de escrever algo tão moderno, horrorizante e apaixonante quanto O Morro dos Ventos Uivantes.

Aline Michele 15/06/2021

O morro que gela a alma
Finalmente eu li O Morro dos Ventos Uivantes, clássico da literatura mundial e para mim uma total decepção.

Ele é muito bem escrito, os personagens são muito bem construídos e isso é evidente em cada página e a Emily Brontë parecia mais uma veterana do que autora de um único livro.

Eu digo isso pela crueza, se não crueldade presente em cada página desse romance. Conforme eu lia, eu pensava: como pode duas pessoas que se amam serem tão cruéis assim?

Os personagens desse livro são problemáticos ao extremo.

Heathcliff é detestável. Tudo bem que ele teve uma infância terrível e foi maltratado, sofreu muito preconceito por conta da cor e de sua origem. Mas ele fez pior com o filho, fez pior com Hareton, fez pior com a Cathy. Foi maldoso até com a Nelly. E maltratava animais. Ele realmente era apaixonado pela Catherine, dava para sentir em cada palavra, em cada gesto. Mas era tudo meio doentio. Possessivo. Não é normal. Me desculpem quem acredita que isso seja lindo, porque na minha visão não é.

Catherine era outra pessoinha doentia. Acho que os dois se amavam tanto e não ficaram juntos por serem tão iguais. Ela era interesseira e só se casou com o Edgar pelo dinheiro e status. Pelo menos para mim. Gostava da sua sinceridade, mas os momentos em que ela dava uma de louca, gritando e sabendo que assim iria conseguir o que queria me irritavam ao extremo.

Edgar foi meio bocó no início e só mais para o meio do livro foi que eu passei realmente a gostar dele. Já a sua irmã Isabella eu tive raiva no começo, foi ingênua será? e dó depois.

E eis que ela (Isabella) dá à luz a Linton, menino insuportável, manipulador, fraco, insensível etc. etc. etc. Ele me irritava com aqueles joguinhos psicológicos que ele fazia com a Cathy. Ele tinha medo do Heathcliff, ok eu também teria, mesmo assim eu não conseguia entender como ele podia ser tão passivo e melindroso em algumas horas e ser tão manipulador em outras.

E a Cathy foi tão ingênua acreditando nele, nas manipulações que ele fazia que me irritava também. Tinha vontade de entrar no livro e falar queridinha acorde, ele está usando você apenas.

Para mim os únicos personagens que se salvam é a Nelly. e Mr. Lokwood. Ela foi uma incrível narradora e sensata na maioria das vezes e ele, apesar de curioso foi inteligente em ir embora daquele lugar tenebroso.

Realmente gosto e opinião cada um tem a sua, porque tem muita gente que ama esse livro e o acha lindo, maravilhoso e outra parte que detesta. Eu faço parte do time que detesta. Nunca vou rele-lo. Para mim existem clássicos melhores, onde as pessoas não são tão cruéis umas com as outras.

Então se você tem a ilusão que o livro é uma história de amor de aquecer o coração não leia. Agora se você já tem uma ideia da complexidade da trama, aproveite.

PS.: Mas eu tenho que frisar que essa autora conseguiu a façanha de tantos anos depois ainda inflamar tantas emoções nas pessoas que leem, criou personagens que poderiam ser estudados e que atravessam gerações. E que pelo fato de ser mulher e ter escrito isso tantos anos atrás, tendo que usar pseudônimo masculino, ela tem que ser aplaudida de pé.

Alexa 24/05/2022minha estante
Eu concordo total com essa tua crítica, exceto pela parte de "muito bem escrito". Achei a narração uma bagunça. Uma hora estamos lendo as palavras de Isabella para Nelly contada pelo Lockwood. É uma grande fofoca.

Nelly muito sensata. Parece as pessoas que assistem filmes e sugerem aos personagens "não vai para aí, não faz isso", que não consegue evitar as imbecilidades que eles fazem, mas sempre está consciente de que vai ser um desastre.

Os personagens secundários fazem você ter pena deles, mas não ao ponto de se apegar a nenhum.

O casamento de Cathy 2 com Linton foi o auge da filhadaputagem de Heathcliff. Homem cruel, covarde.. longe de ser o herói apaixonado e sofrido que, quem defende essa obra, faz parecer.

Não me arrependo de ter lido, mas achei decepcionante para um clássico tão relevante.

Aline Michele 24/05/2022minha estante
Eu detestei! E é tão aclamado, tão falado que eu pensei que seria lindo, mas nossa, foi uma decepção. Eu nunca mais leio

Nathy 29/05/2021

assombroso e encantador
"...E por isso ele nunca saberá o quanto eu o amo. Não é porque ele é bonito, Nelly, mas porque ele é mais eu do que eu própria. Não importa do que são feitas as nossas almas, a dele e a minha são iguais."

bom pra começar...vejo muitas críticas sem fundamento a respeito dessa obra e logicamente respeito afinal possuímos gostos unicos e nada nunca vai agradar a todos MAS acredito que algumas pessoas iniciam a obra na expectativa de um romance e posteriormente acabam se frustrando por não encontrá-lo. o livro não é sobre um romance clichê ou sobre "amor e vingança" como muitos classificam, ele vai muito além disso, mostra a essência e a profundidade humana, mostra o lado violento e os assombros que as paixões podem acalentar na alma humana

há anos eu planejava a leitura desse livro mas não me sentia pronta e algo me dizia que ele me afetaria muito de alguma maneira...
bem chegou o dia em que a finalizei e sinto que palavra nenhuma pode fazer jus ao encantamento e ao assombro (no melhor sentido) que esse livro me trouxe

e de fato a trama me assombrou da melhor maneira possível, não consegui largar nem parar de ler, ha uma intensidade e uma selvageria por trás das ações dos personagens e estes são extremamente bem construídos e acima de tudo são MUITO humanos, dotados de amor e violência resultando em uma combinação (im)perfeita

posso dizer que se tornou o meu livro preferido da vida, ele tem uma atmosfera sombria que pode trazer incomodos, perturbações e fantasmagorias mas esse é justamente um dos pontos que fez com que me apaixonasse tanto pela obra....

enfim isso não é exatamente uma resenha, mais um relato pessoal da minha experiência com essa obra que tanto me marcou e me encantou, tenho certeza que vou ler e reler muitas e muitas vezes

"Queria ser de novo uma menina, meio selvagem, impetuosa e livre; rindo dos problemas em vez de me deixar enlouquecer por eles!"

Iara Nóbr3ga - Multi Estrelas 06/05/2021

Final feliz
Eu nunca na vida tinha lido algo assim, tão antigo. O Morro dos Ventos Uivantes é uma obra gótica cheia de tristeza, desgraça e pesadelos, porém finaliza de maneira feliz para os dois pobres coitados que terminaram na casa.

Confesso que odiei 85% das personagens, exceto por Nelly, Edgar e talvez o Sr. Lockwood. O romance da Cathy e Heathcliff é insuportável e suas crias foram insuportáveis. Porém fiquei feliz que a filha de Cathy se entendeu com o Hareton, que tinha muito potencial e pouca sorte em adorar um babaca igual o Heathcliff.

Enfim. Gostei.

Cíntia 04/05/2021

Marcante e sem dó.
Um livro um tanto quanto diferente do que eu estou acostumada a ler, com uma escrita mais pesada mostra como as pessoas podem ser cruéis com seus próprios sentimentos.
Em quase toda a leitura detestei as maioria dos personagens, sem nenhum pingo de felicidade ou alegria nas páginas o livro mostrou que as pessoas são o que elas são, sem clichê.
E caminhando p o final, o vislumbre de uma pontinha de melhora na vida dos personagens surgiu.
Marcante e sem dó o Morro dos ventos uivantes não deixa de ser um clássico onde você pode observar que as pessoas podem ser amargas para o resto da vida porque querem.

Maria Erenita 18/04/2021

Sombrio...porém verdadeiro!
Uma estoria com personagens que não são como as tradicionais personagens de livros de romances. As personagens de Wuthering Heights são "nus e crus". Todos seus defeitos são mostrados assim como as qualidades de cada um. Entendi perfeitamente porque este livro é amado por uns e odiados por outros. Não foi uma das melhores leituras do ano, mas nem de longe é uma das piores! Vale uma releitura.

Ramon157 18/04/2021

I wish the novel were as easy as the graphic novel
So good and so well constructed. The illustration are >on point< and the story was perfectly summarized.