O Morro dos Ventos Uivantes

O Morro dos Ventos Uivantes Emily Brontë

Resenhas - Wuthering Heights

jonesygirl 27/12/2022

terceira leitura
amo tanto esse livro?. poder lê-lo anualmente é algo que aquece meu coração. é a sensação como se eu pudesse, apesar de tudo, voltar para mim mesma. não importando o que aconteça, ou o quanto eu mude, esse livro me leva de volta à essa ambientação tão satisfatória.

decidi ler em inglês dessa vez pra não precisar me distanciar tanto do texto original, e gostei bastante. é uma história tão cativante. profunda. sobre amor e a vingança.
bibiteodora 27/12/2022minha estante
que coisa mais linda!

Renata 27/12/2022minha estante
Incrível o poder de uma história afetar as pessoas de formas tão diferentes. Sua descrição foi muito sensível, mas esse seu pertencimento não me atingiu de forma alguma. Me senti indesejada lendo, com vontade de fugir. A força da narrativa foi imensa!

Gio119 18/12/2022

#3 TLT Reading Club 22
Eu AMO esse livro, mas não poderia ter tido um momento pior para relé-lo, ainda mais em inglês. Este é o livro que eu sempre digo quando me perguntam qual é o meu livro favorito da vida, pq ele realmente é. No entanto, ele não é o meu livro conforto. Queria muito que fosse, mas acho que para isso eu teria que alcançar um nível de depressão que espero passar longe nessa vida.

A única razão pela qual fui lê-lo mesmo sem estar no clima foi porque ele era o escolhido do reading club. No começo até foi bom pq eu estava muito entusiasmada, mas aí eu comecei a penar horrores com o inglês. Meus amores, que livro difícil!!!! Principalmente o do Joseph que foi um dos maiores sofrimentos da minha vida de leitura. Enfim, a partir de um ponto eu roubei dms e li o resto do livro em português pq já tinha acabado o tempo dele no clube e já passaram da metade do outro livro. Então, despero!!!!

Quero voltar ao morro dos ventos uivantes em outro momento pq não consegui me conectar o tanto que eu queria nessa leitura. Mas, não voltarei para ele em inglês nem tão cedo. Tô um pouco traumatizada

elli elli 15/11/2022

IT'S ME I'M CATHY I'VE COME HOME I'M SO COOOOLDDD
Que leitura! Um dos melhores clássicos que eu já li! A forma como a história é contada é esplendida, tem um estilo de narração muito particular e que eu adorei. A leitura é muito menos arrastada que a da maioria dos clássicos, e o inglês é surpreendentemente fácil, já tive mais dificuldades lendo clássicos brasileiros do que este.
Vamos ao enredo, obviamente o livro tem uma fama muito errada, então acho melhor deixar claro: ESSA HISTÓRIA NÃO É ROMÂNTICA!!!!
É uma narrativa sobre vingança, injustiça e tudo, tudo mesmo, menos romance. Temos os personagens tendo envolvimentos romanticos entre si? Sim. Mas não é o ponto central, embora a obsessão do Heathcliff com a Catherine (pós-morte) seja. E eu acho que isso é o que torna a história boa, um enredo mais romântico quebraria o que O Morro dos Ventos Uivantes deseja passar. Tem algo muito interessante sobre como cada um dos personagens consegue ser uma pessoa detestável e horrenda, com direito a enforcar, chutar, quebrar ossos de animais, bater em mulheres, humilhar pessoas por anafalbetismo e por aí vai. Não tem um só que seja uma pessoa boa, e todo o contexto do livro consegue se aproveitar disso muito bem.
O livro todo é muito bem pensado, e se analizado com cuidado você consegue apreciar ainda melhor diversos momentos, principalmente as circunstâncias da vingança do Heathcliff e os paralelos com a infância dele. Relerei em algum momento, com toda certeza.
Acho que nunca li um clássico que conseguisse tornar os personagens tão críveis quanto esse, e que conseguisse ser um livro atemporal a ponto de me divertir e trazer uma sensação de um livro de época escrito atualmente. É uma leitura intensa e maravilhosa, embora desgastante.

Recomendo, recomendo e recomendo.

Nathy 03/11/2022

Releitura
Quase 30 anos depois, me reencontro com este que foi um dos melhores livros da minha adolescência.
Naturalmente, minha percepção mudou muito... só posso dizer que Heathcliff é um personagem extremamente denso. Se fosse uma pessoa real, seria dessas que nunca gostaria de conhecer.
O livro é muito bem escrito! Valeu a pena relembrar!

Léia Viana 19/10/2022

The Reading Club - "Wuthering Heights", Emily Brontë
Lembro que a primeira vez que li esse livro achei um dos mais inebriantes ! Na minha cabeça, Heathcliff não era nem mocinho e nem bandido, tão pouco uma vítima. A não ser dele mesmo.

Reli essa obra no original por conta do 'The Reading Club', e penso, com um novo olhar nessa segunda leitura, que Heatichif é um personagem tão diferente que até hoje não encontrei nada parecido nos livros que li. Ao contrário da primeira leitura, dessa vez não me senti sufocar, terminei a leitura atrasada por conta do inglês mesmo, achei esse o mais difícil até o momento.

Dessa vez, além das aulas e dos encontros do Club, li alguns textos de apoio a respeito dessa obra. Tem uma abordagem, a respeito de adoção e também de vingança na "Farmácia Literária", na qual, coloca em movimento uma reação em cadeia de vingança e contravingança, aumentando a violência, o que continua colocando o personagem Heatichif como inclassificável - na minha opinião.

No: "O Livro da Literatura", percebi do simbolismo da casa, do abuso familiar, a opressão e confinamento que não havia associado na primeira leitura, assim como os elementos góticos, mas que nessa releitura ficou claro e ajudou ainda mais a entender o que Heatichif representava, de fato, para aquela família.

Também havia nomeado como "amor", o que Heatichif sentia por Catherine, dessa vez estou inclinada a acreditar que a vingança adoeceu ambos pelo que sentiam um pelo outro, e, se deixaram levar para a loucura.

Linton, tanto pai quanto filho, continuo pensando a mesma coisa, mas com ressalvas, preciso frisar que muitas vezes somos fruto dos acontecimentos do meio, e que nem sempre temos como "fugir" do inevitável. Enquanto um, não possuía forças físicas o suficiente para fazer valer suas próprias escolhas, tão pouco, teve capacidade suficiente para transformar o ódio em amor, por puro egocentrismo. O outro viveu cada dia como se fosse o mesmo dia, sem encantamento algum, e, sem fazer respeitados os seus direitos como tio e sem saber garantir os direitos de sua filha.

A releitura só cresceu e continua sendo um dos meus livros favoritos da vida!

Bender 19/10/2022minha estante
Esse livro é muito fascinante? e realmente, Heathcliff é um personagem único.

Léia Viana 24/10/2022minha estante
Foi uma releitura cheia de detalhes. A história não se esgota! Tenho a sensação de que se for reler novamente, descobrirei mais coisas

Rick 19/09/2022

Um clássico que não me desceu.
De todos as personagens apenas uma, não, duas me ahrandaram aqui: Nelly e Mr. Lockwood, mas só. O resto são personagens mesquinhas e perturbadas da cabeça.

Dark_moon.ii 06/09/2022

Foi o seguinte.

Duas páginas e meia.

Eu só direi duas páginas e meia!!!!!!!!

Nunca na minha vida eu tava implorando tanto pra um livro acabar e mal havia começado.

Não nego que me avisaram que esse livro era 8 ou 80, ou você ama ou você odeia e eu escolho infelizmente odiar.

Carolus 14/08/2022

Um livro de outra época
Resenhar um clássico é sempre muito difícil. Se você não gostou fica com a sensação de que não entendeu ou não prestou atenção. Eu talvez não tenha entendido o livro, mas sei por que não gostei.
A história conta as desventuras de duas famílias: uma rica (Linton) e uma menos rica (Earnshaw); e sobretudo a história de duas pessoas dentro das famílias: Catherine e Heathcliff. Esses dois personagens são para mim (e imagino que para muita gente) as duas peças fundamentais do livro. Ambos tem um caráter muito forte e muito bem definido pela autora. Eles são bem diferentes um do outro e inclusive diferentes de si mesmos no começo e no final da história. Mas, para mim, eles dois são o único bom que o livro tem. A trama ao redor deles me lembrou (me perdoem os puristas) uma novela da Globo. Eu senti que eram dois personagens incríveis imersos numa trama mesquinha.
Por outro lado, do ponto de vista literário, não tem como negar que o livro é uma obra de arte. A prosa da Emily Brontë é sensacional, e as transições que faz de um tópico a outro ou até na atitude dos personagens é excelente. Porém, eu senti (e talvez isso seja por um estilo da época) que o clímax do livro está na metade. Se dá um evento que é altamente emocionante e a partir daí parece que há uma morte lenta da história, como ascender um fósforo e esperar parado até ele se consumir. No final tem um momento de introspeção, mas, na minha opinião, não é recompensa suficiente.
Recomendo para quem se interessa por história da literatura ou tem um interesse específico nesse tipo de histórias.

Evelyn 09/05/2022

Para ler com cuidado.
Eu amo a escrita desse livro e a profundidade dos personagens! Mas as relações tóxicas retratadas devem ser cuidadosamente avaliadas para não se tornarem padrões altíssimos de romantismo, o livro não é sobre isso. O livro retrata o ciúmes e sentimento de posse, o preconceito, o abandono e o interior mais sujo que as pessoas podem trazer consigo.
Kleit1 10/05/2022minha estante
O morro dos ventos uivantes, talvez seja o meu clássico favorito da vida. Quem for ler ele buscando um romance água com açúcar vai quebrar a cara. Essa não é a proposta do livro, a autora quis mostrar a outra faceta do amor. Aquela que ninguém mostra em público, ou não se falam.

bruna.taylors 08/05/2022

"O Monte dos Vendavais"
Eu ameii!! A história é atrativa, apesar de trágica... Tinha muitas expectativas acerca do livro e ele bateu TODAS :) Quero ver o filme mas ainda não encontrei :(( Eu recomendo MUITO a leitura do livro!!

Fernandes47 21/02/2022

Romance gótico
Que livro perturbador. A Emily Brontë conseguiu descrever muito bem a maldade humana e até onde alguém pode chegar para ter sua vingança. Ao contrário do que eu achava antes de ler, esse NÃO é um livro de romance, apesar de tratar o tema amor, está muito mais relacionado à uma dependência e um vício do que um amor saudável. Até porque de saudável essa história não tem nada. Esse livro não tem um mocinho, todos os personagens podem ser odiados em algum momento, e por isso a leitura se torna pesada. No entanto, o final do livro é quase que uma brisa fresca em um dia muito quente. A leitura vale a pena.

Bárbara 27/01/2022

Tanto sofrimento...
Este não é um livro para qualquer leitor leviano. Especialmente, não é um livro cuja leitura possa ser feita a qualquer momento para propósitos de divertimento. É uma história pesada e sombria que requer sensibilidade de coração para ser reconhecida na sua escuridão.

Esta é a segunda vez que a leio e agora o fiz à luz da maturidade de quem sentiu dor tamanha àquela escrita nessas páginas e desespero similar. Não que antes eu já não as conhecesse, mas certamente não as reconhecia em mim. E aqui tenho desvendado o apelo deste livro ao meu peito que antes eu não pudera compreender, a terapia exercendo seu poder no caminho do autoconhecimento.

À parte essa reflexão pessoal e de volta à história em si, nada justifica as ações hediondas dos vilões desta história responsáveis por perpetuar um quadro de dor e violência que só foi quebrado por obstinação de uma boa alma quase corrompida -, entretanto é reconhecível que amar deposita poder infindável sobre nós nas mãos das criaturas amadas e ver esse poder ser abusado e malignamente torcido contra nós por egoísmo dói como nada neste mundo pode doer, além da ausência de dita criatura. Assim, o desespero final contra a dor por parte dos personagens é a violência - verbal, emocional ou física. Então quão detestável é odiar e ter ao mesmo tempo pena de Heathcliff, o mesmo se aplicando à Catherine Earnshaw! Como ele mesmo suplica, como pode o objeto do seu amor tão vilamente machucá-lo? E a mesma história se repete até o fim, quebrada apenas pelo primeiro gesto de empatia. Admiro muito a Catherine Heathcliff por ser tão corajosa a se obstinar no amor e carinho, mesmo após e em meio a tanta violência.

Posso tecer reflexões extensas nesse assunto pautadas na história e nos personagens e apreciaria muito ouvidos e pensamentos para me acompanhar em tal empreitada, mas fico por aqui com meus próprios pensamentos escritos e minha admiração pela riqueza literária da obra, reforçada.

Kel 24/01/2022

Uma história de amor diferente, pesada e desconcertante! Um livro muito bem escrito e com personagens bem desenvolvidos.