O Morro dos Ventos Uivantes

O Morro dos Ventos Uivantes Emily Brontë

Resenhas - Wuthering Heights

Marta 20/06/2020

Siga seu coração
Neste livro a história se passa no sítio do Morro dos Ventos Uivantes e temos o jovem Heathcliff, adotado pela família Earnshaw. Ele logo se apaixona por sua irmã adotativa Catherine, mas o amor é um amor impossível devido as realidades sociais, já que ele é de origem pobre e visto como alguém que deveria ser grato por ter um teto para viver, enquanto que ela é uma donzela a ser dada em um bom casamento. E é o que realmente acontece. Catherine se casa com um homem de uma grande família de posses, mas Heathcliff não consegue suportar e vai embora. Quando ele retorna, Catherine se vê dividida entre o marido e o novo Heathcliff, agora um cavalheiro desejável. Atormentada em uma crise emocional, ela morre logo após o parto de uma linda menina, o que deixa Heathcliff extremamente abalado e o faz jurar vingança contra todos que impediram seu romance com Catherine.
Um livro que faz a gente sentir a dor, sentir a raiva e o amor. Sentir tudo o que os personagens sentem.
Curiosidade: O morro dos ventos uivantes foi inspirado em um local real, Emily Brontë se inspirou para escrever em uma casa que fica no condado de Yorkshire, Inglaterra.
Se gostou da resenha, siga o meu perfil literário: @petalasdeflorchuvadeamor

site: https://www.instagram.com/p/CA-v49ZjfUE/?utm_source=ig_web_copy_link

Joelma Barbosa 15/06/2020

O amor sempre vence!
Eu nunca poderia estar mais enganada ao julgar um livro sem conhece-lo. Certamente não mudei minha opinião sobre Heathcliff, ele sempre será um dos personagens mais difíceis que já conheci e me provocou todo tipo de sentimento: pena, compaixão, raiva, tristeza e até um sorriso, vez ou outra. E sem dúvida, não era um homem bom. Mas só os bons merecem ser amados? Eu nunca refleti tanto sobre o que é o mal, sobre amor, paixão, obsessão, degradação e vingança em um período tão curto de tempo. As vezes terminava um capítulo e precisava de alguns minutos pra respirar e voltar, tamanha a intensidade da trama.

Eu não sei você, mas as leituras que me tiram da zona de conforto me marcam profundamente. E foi o que aconteceu com ?O morro dos ventos uivantes? e sem sombra de dúvidas entrou para o rol de favoritos. Toda a intensidade e a dinâmica da escrita de Brontë faz com queiramos entender porque as coisas são como são. Eu definitivamente amo a forma como ela escreve as circunstâncias e as personagens. O cenário angustiante dá ao leitor uma necessidade de buscar esperança de resolução em qualquer fagulha que a autora deixa escapar em mínimos detalhes como a visita de um estranho ou um ato de bondade inesperado. Vindo dos mais inesperados sujeitos, diga-se de passagem. E os sujeitos? Que belos sujeitos peregrinam essa jornada.
O amor de Catherine e Heathcliff que nasce ainda na infância, já nascer forte e intenso como os dois. E desde os primeiros capítulos já conseguimos notar a personalidade forte de ambos e como isso poderia ser um problema no futuro e de fato foi. Cathy além de geniosa, tornou-se egoísta e mesquinha e eu me atrevo a dizer que caso não fosse tão bela, seria desprezada por todos, pois sua personalidade não possuía nada de atraente. Penso que por isso ela e Heathcliff eram feitos um para o outro.

? ...Não importa do que são feitas nossas almas, a dele e a minha são iguais.?

Logo, nunca acreditei que Catherine tivesse de fato amado Edgar Linton, ela amava o que ele podia oferecer a ela. A ideia de conforto que ele lhe dava, especialmente pelo status social. E por mais de uma vez me vi morrendo de dó de Edgar Linton.

?Nenhuma mãe cuidaria com mais dedicação de um filho único do que Mr. Edgar cuidou dela... o patrão não cabia em si de gratidão e alegria, quando a vida de Catherine foi declarada fora de perigo.? P159

O triangulo amoroso deles, me fazia morrer de tristeza. Ver o Edgar ter um amor devoto, entregue e rendido era de tudo o que mais me angustiava, pois Cathy nunca poderia dá a ele o que merecia, contudo ele foi incansável até o último momento de vida e eu confesso que a todo momento torcia para que ela se desse conta de que tinha um GRANDE AMOR disponível. Edgar a amava gratuitamente e meu único consolo foi saber que ele era um homem tão bom que não se permitira ser consumido pela dor e voltou a sorrir quando teve parte de sua amada na vida de sua linda filha. E como a Cathy (filha) era totalmente oposta à mãe. Tinha um coração doce como o do pai e era muito amável. SOMOS INDUZIDOS A AMA-LA INSTATANEAMENTE.

É lindo ver o amadurecimento de Isabella e sua luta pra preservar a paz do irmão. É adorável ver Hareton tentando vencer a degradação e o final é sublime como o raiar do sol após uma longa tempestade!

A mensagem [pra mim] é que o amor sempre vence...

Luciana.Valentim 08/06/2020

Intenso!
Um homem com uma casca que ninguém e sentimento algum é capaz de arrancar, mas existia uma pessoa que era capaz disso um amor, que não podia ser vivido, um amor de verdade que poderia salvar este homem.
Este livro conta sobre o amor e mostra seus personagens cheios de defeitos. É um romance perfeito cheio de imperfeições.

Thaisliz 13/05/2020

Ódio e vingança
Esse é um daqueles livros que você pode amar ou odiar. Eu entro na lista dos que odiaram, mesmo que o desfecho da história tenha sido agradável e que o livro não seja ruim nem mal escrito, sua leitura foi para mim extremamente cheia de sentimentos odiosos e penosos. Mas essa é uma opinião muito pessoal, que em nada tenta diminuir a grandeza da obra, só demonstrar os efeitos que tiveram sobre mim.

Susan.Appilt 28/04/2020

Leitura intensa!
Fazia tempo que esse livro estava na minha estante, e aproveitando esse momento de quarentena em que o que mais tenho é tempo pra dedicar à leitura, decidi lê -lo de uma vez.
Sabendo que foi escrito no século XIX, eu já esperava uma escrita clássica, com alguns termos que não encontramos nos livros atuais. Apesar disso, o enredo me hipnotizou, li fervorosamente, louca pra saber o que aconteceria a seguir com os personagens, que são tão amargurados, gananciosos, apaixonados, vingativos, sonhadores, mas principalmente humanos. Que mistura de sentimentos!
A narrativa é muito bem estruturada, apesar de seus personagens odiosos e a sede de vingança, a história é arrebatadora.
É um dos livros em que eu mais tive prazer de ler!
Dhany.Reis 28/04/2020minha estante
Hummmm. (???)

Cinara... 26/04/2020

"Catherine Earnshaw, may you not rest, as long as I am living! You said I killed you - haunt me, then! The murdered do haunt their murderers. I believe - I know that ghosts have wandered on earth. Be with me always - take any form - drive me mad! only do not leave me in this abyss, where I canto find you! Oh, God! it is unutterable! I cannot live without my life! I cannot live without my soul!"

My favorite book ever!!!!

Mari 21/04/2020

Hipnotizante
Além de toda atmosfera gótica, existe alguma magia na escrita da Emily Brontë que prende, e hipnotiza de uma forma que não dá para largar a leitura. O mais incrível é a autora conseguir essa proeza com um livro cheio de personagens detestáveis. Uma história de amor e ódio, paixão pela vingança. Diferente dos romances vitorianos cheio de puritanismo, em O morro dos ventos Uivantes esses personagens são extremamente humanos.
Para mim a leitura deste livro foi uma grande experiência literária. Amei!

Caesar 08/04/2020

Um demônio do inferno
Como descrever a vida no Morro dos Ventos Uivantes ? Apenas leia e sinta vc mesmo(a)

Laís Schwarz 05/04/2020

Nelly Dean
Já está entre os meus favoritos! Que livro lindo! Nelly foi merecedora da confiança até do mais impetuoso espírito que já pairou por aquele lugar. Nelly era o elo entre todos os personagens. Ela conseguiu sondar até o pior dos corações e nos apresenta um ser humano que talvez fosse digno de piedade. Ai que livro sensacional! Ainda estou em êxtase!

Lídia 30/03/2020

Retrata relações em suas formas mais cruas e até animalescas
Se você procura um romance romântico, O Morro dos Ventos Uivantes não é um livro que eu indicaria. Gosto da história por fugir do estereótipo do que deve ser o amor. Mas quando digo isso não me refiro a Catherine e Heatcliff, porque acredito que os dois, desde o início até o final, nunca foram um casal que pudesse ser sustentado (mesmo sendo o casal principal da obra). Já o amor de Ellen para com as crianças é incondicional, por exemplo.
A história me fez ter muitos sentimentos ruins (como raiva, ansiedade e angústia) e em nenhum momento eu tive um personagem preferido, pois a autora expõe tudo o que há de tóxico no ser humano (raiva, vingança, violência, orgulho e o prazer em sentir tudo isso) em cada um deles.
A leitura é ótima e fluída. Recomendo para quem gosta de observar o íntimo do ego humano em sua forma mais crua.

gaby 12/03/2020

vou passar dias pensando em como avaliar ou dar nota a esse livro AA

May @maynemet 19/02/2020

Ótimo
Que romance trágico... É incrível como a autora conseguiu descrever tanta maldade e vinganças fazendo com que o leitor, de certa forma, entenda o malfeitor. Por mais infame que sejam as atitudes de Heathcliff acabei por "entende-lo" mesmo sem aprovar suas atitudes. O sofrimento das personagens é marcante e creio que não há pessoa no mundo que não acabe sentindo na pele as humilhações pelas quais passaram Heathcliff e Hareton e, também, o desespero e a angústia vivida pela jovem Catherine. Foi lindo, angustiante e comovente.

Aninha 14/03/2020minha estante
Amigo, permita-me discordar. Se eu resumisse esse livro em uma breve frase, diria: DEGRADAÇÃO HUMANA.

Há, sim, um romance profundo, intenso e que nunca pôde ser concretizado por questões atemporais e que, na época em que foi escrito, eram ainda mais exacerbadas. Nem por isso, não existiu. Exceto por Kathy (em menor escala) e seu irmão, todos os demais envolvidos, são vítimas cujas almas foram transfiguradas pela dor.

Apesar de toda a maldade que se seguiu, é impossível não lembrar de um imaturo e jovem apaixonado Heathcliff, escravo das vontades de Kathy, uma menina mimada e arrogante. Enquanto nutriu esperanças de conquistá-la, Heathcliff se submeteu a toda sorte de humilhações por parte de seu odioso irrmão adotivo.

Após Heathcliff frustrar-se pelo noivado de Kathy, ele inicialmente foge em busca de reverter esse quadro. Ele trabalhou incansavelmente para isso. Ninguém sabe como, mas tornou-se um homem rico, e pôde se remodelar como um cavalheiro.

No entanto, ao ver ceifadas suas esperanças, sua vida é devotada à vingança. Seu sucesso não é mais o dinheiro ou o amor, mas destruir quem lhe tirou essa esperança.

A mulher que denegou seus sentimentos exclusivamente pelas circuntâncias sociais de Heathcliff, viu-se mortalmente arrependida por vê-lo preencher tardiamente todos os seus requisitos. Já era tarde.

Kathy pagou muito caro por suas fúteis escolhas: viu-se presa a um casamento sem amor e, no entanto, não havia mais escapatória: já estava grávida. Sua felicidade e a certeza de ter destruído a pessoa que mais amava a desenganou. Por fim, ela desistiu de viver.

Os respectivos filhos e cônjuges foram efeitos colaterais indesejados cujas reações adversas se manifestaram ou pelo medo e/ou pela sede de vingança. Por fim, muitos se corromperam, inserindo-se como engrenagens nesse círculo de horrores onde o ódio gera ódio, que é o Morro dos Ventos Uivantes.

Steffani 07/02/2020

null
O livro possui momentos envolventes que te prendem e fazem refletir. Porém, no geral, o livro deixa a desejar.