A mulher ruiva

A mulher ruiva Orhan Pamuk

Resenhas - A mulher ruiva

Robert125 22/02/2021

Geografia urbana condensada em uma literatura de qualidade.
Esse é meu primeiro contato com o "Nobel de Literatura" Orhan Pamuk e uma obra turca, e só posso dizer que amei. Desde a construção da estória (que parece confusa no primeiro contato) até às correlações feitas com clássicos da literatura ocidental e oriental.

Talvez, o mais importante na minha visão de geógrafo, tenha sido a forma como Pamuk colocou na trama as modificações que ocorreram ao longo de três décadas em Istambul, seja no âmbito urbano ou social, tornando-se um prato cheio para quem é amante das teorias de Geografia Urbana.

É um livro intrigante e que vale a pena a leitura!
Luly @projetocabeceira 22/02/2021minha estante
Gostei muito desse livro e nem esperava, fui na expectativa por conta do Nobel e não me decepcionei

Robert125 23/02/2021minha estante
Sim, Luly! Ele é muito bom em diversos aspectos e pode ser feitas muitas análises.

Celkezinha 08/08/2022

Uma obra para se refletir
Li ?A Mulher Ruiva? já faz uns dias, mas precisei de um tempinho para pensar na obra e no quão significativa foi. Primeiramente, não achei a leitura ?fácil?, algumas partes do livro foram bastante arrastadas, não acontecia nada de interessante e quando acontecia, muitas vezes era previsível ou exagerado. Mas, não é um livro ruim. O final não foi algo que me surpreendeu tanto, no quesito trama, mas a mensagem da obra conseguiu tomar meus pensamentos por um bom tempo. Aborda um tema muito interessante, paralelo com as histórias épicas, temos as dos personagens principais, discutindo a importância de uma figura paterna e como a falta desta, pode atingir o indivíduo. Pamuk conseguiu trabalhar muito bem o tema, levando-me a refletir sobre o assunto.

Larissa 26/02/2021

A vida influenciada pelos mitos
O livro nos conta uma triste história de abandono e de como os mitos e crenças podem acabar moldando a vida real.
Cem Celik, um adolescente precisa de dinheiro para estudar, depois do o pai ter abandonado a família, e então começa se torna aprendiz de um escavador de poços.
Começa a ver o seu mestre como uma figura paterna, já que sente tanta falta de uma. Durante seu tempo cavando poços Cem conhece a Mulher Ruiva, acontecimento que terá consequências mais à frente em sua vida.
Reviravoltas e tragédias acontecem, o que faz com que Cem volte ao seu plano de estudar! Com isso ele passa a ter uma vida bem sucedida e feliz, amorosamente e profissionalmente, mas a falta de um pai e de um filho continuam marcando a sua vida... Junto com a importância que ele dá aos mitos de Édipo (parricídio) e Sohrab (filicídio).

Michele485 11/09/2022

Relações entre pais e filhos
Esse livro nos leva a fazer essa reflexão.
Como os relacionamentos entre pais e filhos podem mudar para sempre a vida de uma pessoa, ou marca-la para sempre.

Juliane.Moura 28/05/2021

História profunda sobre a relação entre pais e filhos, um paralelo entre ficção e realidade que se repete tantas e tantas vezes.

Monique | @moniqueeoslivros 16/07/2021

A Mulher Ruiva
Leitura 01 - 2021}
A Mulher Ruiva - Orhan Pamuk
E no livro de hoje, vamos descobrir com quantas pás de terra se cava um poço de 25 metros. Também vamos descobrir que a teimosia em achar água pode te levar até o fundo do poço (contém duplo sentido... ?). Também vamos descobrir que o leitor não é o cara que sabe tudo, ele pode ser enganado. E o principal: a gente reafirma (e os homens descobrem) o poder que tem uma mulher quando ela pinta o cabelo.
Livro do Nobel de Literatura Orhan Pamuk, enviado pela Tag Curadoria em Janeiro/2021.

Thábata 14/03/2021

Amor e obsessão
No início, tive alguma dificuldade em me conectar com o livro, e sobretudo de compreender a relação de Cem com o Mestre Mahmut. Não me parecia possível que, em uma relação tão curta, pudesse haver um sentimento filial tão relevante quanto o que Cem dizia que Mestre Mahmut despertou nele. Tudo isso fez com que, no início, eu não "comprasse" a história. Mas depois tudo fluiu, e a escrita do autor teve um papel fundamental nisso - é uma narrativa com as doses certas de poesia, política, reflexões sobre a modernidade, e, claro, sobre o amor e a obsessão: o amor do filho pelo pai, do adolescente pela mulher, do mestre pelo aprendiz, e a obsessão de todos pela história, pelo mito, e por como a vida imita o mito.

Beatriz Rosa 16/03/2021

Édipo rei, Shahnameh e a vida de Cen
Édipo rei, Shahnameh e a vida de Cen interligados em uma narrativa que apresenta matizes da cultura, política e mística Turca.
Apesar de um pouco lenta, achei a leitura muito agradável, Pamuk muitas vezes faz descrição minuciosas que não se tornam desagradáveis por sua capacidade de nos levar para aquele cenários que descreve. Um livro cheio de minúcias, mas que trás permanentemente a duvida do quanto temos poder sobre o caminho que escolhemos traçar, o quanto a história e as escolhas de nossos antepassados definem nosso destino, e ainda nos lembra que não importa o quanto evitemos esse passado, ele sempre estará lá.

Ana 06/03/2023

"Segundo o meu pai, a maior felicidade da vida era casar com uma jovem com quem se passaria a juventude lendo livros, na busca de um ideal comum."

Jacky 17/03/2021

Édipo
Para aqueles que se interessam por psicanálise essa é uma obra que causa encanto.

Renan 26/03/2021

Arrebatador, eu amei, todo o universo que envolve e as associações são incríveis

Amanda 01/05/2023

Apenas bom...
Achei o livro muito bem escrito, mas foi um pouco dificil terminar. O autor bate muito na tecla da questão de pai e filho o que acaba ficando desinteressante, repetitivo e previsível.