A mulher ruiva

A mulher ruiva Orhan Pamuk




Resenhas - A mulher ruiva


361 encontrados | exibindo 196 a 211
14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |


soutatyrs 04/02/2021

A mulher ruiva
Não sabemos o seu nome, mas apenas que ela escolheu ser ruiva, o mito de Édipo e de Sohrab e seu inevitável cumprimento do destino fazem parte desse livro! Vale a leitura!
comentários(0)comente



rdrg 26/05/2021

por essa a gnt meio que esperava mas não queria
Tive tanta vontade de conhecer a Turquia com esse, mas o Cem surtou demais, aí aí aí.
comentários(0)comente



Tiago Eduardo 16/04/2021

Uma história sobre destino e paternidade. O personagem vive uma vida completa dentro do livro e conseguimos perceber como seus traumas e escolhas afetam o seu desenvolvimento.
comentários(0)comente



lyligrr 01/06/2024

Lembre-se de escutar sua mulher!
Ler livros sem antes ver a sinopse é uma grande aventura. Mas, quando cheguei na metade do livro, ainda não tinha entendido qual seria a premissa dele.

A escrita do livro é muito boa e fluida, e, apesar de ser um pouco previsível, o autor nos deixa vidrados com sua bela e inteligente narrativa!

Um livro sobre paternidade, envelhecimento, escolhas erradas e >CICLOS<

Obs.: Freud explica!

Leitura coletiva do meu clube do livro!
lyligrr 01/06/2024minha estante
4/5!!


lyligrr 01/06/2024minha estante
4/5!!


laurasdiary 01/06/2024minha estante
nosso clubinho ?




Ana Luiza 18/02/2021

Uma verdadeira viagem a Istambul e a mitos e lendas.
Acho que a localização da cidade ajuda muito para encontrarmos com histórias tradicionais tanto do ocidente quanto do oriente. A narrativa é muito interessante e transmite a situação de um lugar que cresceu muito nos últimos anos e das modificações que esse crescimento trouxe. Além de trazer questões antigas das divergências entre opiniões políticas de esquerda e direita e preconceitos com costumes ocidentais e orientais.
Uma leitura fascinante, que ainda quero escrever mais, mas estou digerindo ainda como destino, Édipo, Sohrab e Rostan se ligam. E como a vida e mitos se flertam repetidamente na realidade.
comentários(0)comente



Robert125 22/02/2021

Geografia urbana condensada em uma literatura de qualidade.
Esse é meu primeiro contato com o "Nobel de Literatura" Orhan Pamuk e uma obra turca, e só posso dizer que amei. Desde a construção da estória (que parece confusa no primeiro contato) até às correlações feitas com clássicos da literatura ocidental e oriental.

Talvez, o mais importante na minha visão de geógrafo, tenha sido a forma como Pamuk colocou na trama as modificações que ocorreram ao longo de três décadas em Istambul, seja no âmbito urbano ou social, tornando-se um prato cheio para quem é amante das teorias de Geografia Urbana.

É um livro intrigante e que vale a pena a leitura!
Luly @projetocabeceira 22/02/2021minha estante
Gostei muito desse livro e nem esperava, fui na expectativa por conta do Nobel e não me decepcionei


Robert125 23/02/2021minha estante
Sim, Luly! Ele é muito bom em diversos aspectos e pode ser feitas muitas análises.




Lígia 27/02/2022

Pai e filho
Esse livro conta a história de Cem e suas relações com alguns dos principais mitos e história sobre relação entre pai e filho. Livro muito bom que te surpreende bastante no final. Vale a leitura!
comentários(0)comente



Larissa 26/02/2021

A vida influenciada pelos mitos
O livro nos conta uma triste história de abandono e de como os mitos e crenças podem acabar moldando a vida real.
Cem Celik, um adolescente precisa de dinheiro para estudar, depois do o pai ter abandonado a família, e então começa se torna aprendiz de um escavador de poços.
Começa a ver o seu mestre como uma figura paterna, já que sente tanta falta de uma. Durante seu tempo cavando poços Cem conhece a Mulher Ruiva, acontecimento que terá consequências mais à frente em sua vida.
Reviravoltas e tragédias acontecem, o que faz com que Cem volte ao seu plano de estudar! Com isso ele passa a ter uma vida bem sucedida e feliz, amorosamente e profissionalmente, mas a falta de um pai e de um filho continuam marcando a sua vida... Junto com a importância que ele dá aos mitos de Édipo (parricídio) e Sohrab (filicídio).
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Flavia.Borges 17/04/2021

Bom
Gostei da história do ajudante de cavador de poços. Enredo surpreende, assim como personagens.
comentários(0)comente



Fabi 11/06/2022

Imprevisível
A leitura traz tantos pontos sobre relacionamento entre pai e filho, marido e mulher, amores e dissabores, decisões bobas, impensadas que podem ter uma baita consequência no futuro. Turquia, militância, teatro são pano de fundo para esse romance premiado.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Thábata 14/03/2021

Amor e obsessão
No início, tive alguma dificuldade em me conectar com o livro, e sobretudo de compreender a relação de Cem com o Mestre Mahmut. Não me parecia possível que, em uma relação tão curta, pudesse haver um sentimento filial tão relevante quanto o que Cem dizia que Mestre Mahmut despertou nele. Tudo isso fez com que, no início, eu não "comprasse" a história. Mas depois tudo fluiu, e a escrita do autor teve um papel fundamental nisso - é uma narrativa com as doses certas de poesia, política, reflexões sobre a modernidade, e, claro, sobre o amor e a obsessão: o amor do filho pelo pai, do adolescente pela mulher, do mestre pelo aprendiz, e a obsessão de todos pela história, pelo mito, e por como a vida imita o mito.
comentários(0)comente



Beatriz Rosa 16/03/2021

Édipo rei, Shahnameh e a vida de Cen
Édipo rei, Shahnameh e a vida de Cen interligados em uma narrativa que apresenta matizes da cultura, política e mística Turca.
Apesar de um pouco lenta, achei a leitura muito agradável, Pamuk muitas vezes faz descrição minuciosas que não se tornam desagradáveis por sua capacidade de nos levar para aquele cenários que descreve. Um livro cheio de minúcias, mas que trás permanentemente a duvida do quanto temos poder sobre o caminho que escolhemos traçar, o quanto a história e as escolhas de nossos antepassados definem nosso destino, e ainda nos lembra que não importa o quanto evitemos esse passado, ele sempre estará lá.
comentários(0)comente



361 encontrados | exibindo 196 a 211
14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR