A mulher ruiva

A mulher ruiva Orhan Pamuk

Resenhas - A mulher ruiva

Gabii Salvatore 12/01/2021

Livro não me prendeu. Achei a história até pouco mais metade do livro cansativa, o tempo todo em torno das mesmas coisas.
A idéia para o desenrolar foi interessante assim como a parte final.
Gostei da forma como foi escrito o livro e tal mas a história não me ganhou.
vanessacrx 12/01/2021minha estante
Estou com dificuldades em continuar. A leitura não está fluindo muito bem.

Gabii Salvatore 13/01/2021minha estante
Eu demorei um pouco pra terminar porque não conseguia ter ânimo pra continuar.

Vicente Moragas 14/01/2021

Os mitos
Como todo bom mito, os ensinamentos são árduos e duradouros, as tragédias são de tirar o fôlego, o suspense é presente e o desfecho imprevisível. Claramente, falo dos mitos bons.

Fernanda Sleiman 15/01/2021

Me surpreendeu.
Achei que não ia gostar, mas me surpreendi. A narrativa começa muito fluída, me envolvi. A segunda parte foi morna, mas uma expectativa que não faz diminuir o ritmo da leitura. Mas o final, superou todas as expectativas. Que bela história.

nadia 23/03/2022

Os mitos se repetem.
4,5

Não sei o que eu esperava de A Mulher Ruiva, mas, com certeza, não foi o que recebi. A história começa lenta, e as 100 primeiras páginas avançam sem grandes mudanças, mas logo no fim da primeira parte já temos uma revelação que irá mudar o tom do livro. Confesso que no início precisei me esforçar para avançar, mas como já havia visto opiniões que passaram pelo mesmo e depois se surpreenderam, segui em frente. E que bom que fiz. Não consigo lembrar de partes do livro que não foram essenciais para a construção da história, nem de pontas que possam ter ficado soltas. No fim, quando conseguimos unir todas essas pontas, acabamos com ainda mais perguntas por conta a quantidade de camadas da história.

O livro traz questões como parricídio e filicídio, paternidade e maternidade, complexo de édipo e a política na Turquia. Muito interessante ler um livro que trouxe tanta coisa nova, já que eu nunca havia lido literatura turca, e a forma na qual o livro discute e une a história do protagonista com os mitos de Édipo, Rostam e Sohrab.

paraondealeiturameleva 18/01/2021

Muito bom! As relações que se estabelecem em torno de frustração, expectativa, idealização, obscesao, no olhar de Orhan Pamuk

Alessandra 24/02/2021

A mulher ruiva
Eu devorei o livro, ele fluiu muito rápido. A forma como o autor escreveu instigando o leitor, não deixando possibilidades de não devorar cada página. Cheio de mitos e lendas, é um romance impecável que entrega a quem está lendo uma história envolvente. O livro leva a caminhos premeditados, nos monstrando que não podemos fugir daquilo que foi destinado a nós.

?Ninguém escapa ao próprio destino.? - p. 61

Chele 18/04/2021

Após o sumiço do pai Cem Çelic encontra na figura do cavador de poços Mahmut uma espécie de pai que de um modo sempre esteve ausente, embora está ligação não seja explícita. É quando então surge a moça de cabelos vermelhos que de forma inesperada mudará para sempre o rumo de sua vida. Obcecado pelo mito do complexo de Édipo e pelo conto de Shahnameh durante quase toda sua vida vai se formando uma teia trágica do qual Cem procurou durante tanto tempo.

danisteagall 24/02/2021

296 páginas de dicotomia
Oriente x ocidente, novo x velho, filho x pai. Um livro cheio de conflitos e contradições, com uma narrativa desenhada de acordo com as antigas histórias de Édipo Rei e Rostam e Sohrab.
Divido em 3 partes, o livro se indicia com o protagonista aprendendo a cavar poços de água com Mestre Mahmut.
Com o final surpreendente da primeira parte, o livro desacelera consideravelmente para somente voltar a surpreender nas últimas 50 páginas.
Nunca havia lido nada do autor e gostei do livro.

Tassia.Neves 22/01/2021

Chama o Freud para explicar...
Livro todo trabalhado na intertextualidade e em conflitos psicológicos com uma leitura muito dinâmica, embora narre ações repetitivas, e ritmo bem fluido. Desenrolares surpreendentes, no final fiquei me questionando se a vida imita a arte ou arte imita a vida?

Pedro 05/05/2021

Não me impactou.
A leitura deste livro do Pamuk não me tocou. Não tive empatia com os personagens e a história não se desenvolveu de forma prazerosa. Alguns amigos gostaram bastante, mas confesso que o livro não me convenceu. O autor tentou atrelar os pontos, mas não foi satisfatório, ao menos para mim. A leitura por outro lado é bem tranquila, dá para ler em poucos dias. Enfim, como quase tudo na literatura, gostar ou não de um livro é algo subjetivo.
Lise 05/05/2021minha estante
Achei que a questão do complexo de Édipo (e a outra história que não lembro) se repetiu muito. A parte final, retomada de toda a história, foi desnecessária, explicativa demais.

Pedro 05/05/2021minha estante
Também achei Lise. Fora que tentar convencer o leitor que o personagem principal passou uma vida toda em função desses mitos é bem difícil.

Lise 05/05/2021minha estante
Vdd, muita obsessão pra uma personagem só! ?

Andre.S 23/07/2021

Um livro que prendeu minha atenção nos primeiros capítulos mas que descambou em um marasmo literário total com fim decepcionante. Perda de tempo.

Vicky 30/09/2021

O que águas turvas podem esconder
Há muitos pontos de análise interessantes na narrativa deste romance. A retomada cíclica de mitos como Édipo de Sófocles e o épico Shahnameh dão um toque especial para esta história que reserva segredos comparáveis às águas turvas de um poço fundo. As dicotomias entre homem e mulher, Ocidente e Oriente, pai e filho, cidade e província, avanço tecnológico e trabalho manual são abordadas por Orhan Pamuk continuamente, criando-se assim um aspecto de moralidade clássica tocante e que cresce conforme a narrativa se desenvolve, atingindo seu ponto máximo através do desfecho mitológico.

Maria.Fernanda 10/04/2021

Narrativa fluida e rica em detalhes. Um livro que prende o leitor do início ao fim.

Pan 06/03/2021

Misto de emoções
Honestamente não sei nem se gostei ou não do livro, muitas emoções conflitantes dentro de mim nesse momento. Uma parte de mim odiou o livro, outra parte gostou do livro e uma terceira parte achou o livro genial. Aqui temos um livro com muitas referências a outros livros e até muitos spoilers de outros livros, temos reviravoltas, em parte, previsíveis. Juro que vou pensar mais sobre esse livro e, se pá, escrever uma resenha decente (vamos considerar isso um rascunho).

Cacau @dra.leitora 20/04/2021

Não tem como começar a falar da obra sem falar do autor. "A mulher ruiva" é um livro dr Orhan Pamuk autor turco ganhador do prémio Nobel de 2006. Esse de fato é o livro mais curto do Pamuk , e apesar de não acontecer nada grandioso, é uma história que com o passar do tempo se torna gigante na nossa mente.

O livro conta a história de Cem Çelik, partimos da sua adolescência, onde seu pai, após um tempo preso, abandona o lar e sua família praticamente na miséria. Porém para mim essa história possui dois protagonistas, porque também acompanhamos durante a narrativa o crescimento e toda a mudança de Istambul.

Cem sempre teve o sonho de fazer faculdade, então para poder pagar seu cursinho ele resolve trabalhar em Öngören (cidade fictícia, próxima a Istambul) de auxiliar de um cavados de poços, e se torna então aprendiz de mestre Mahmut.

Cem e Mahmut criam uma relação de pai e filho bem conflituosa. Cem não consegue entender os sentimentos paternais, pois sua vida é constantemente permeada pelo abandono do seu próprio pai, o que gera uma obcessão de Cem por histórias de parricídio (Édipo Rei) e filicídio (Rostam e Sohrab).

Outro personagem importante é a própria mulher ruiva, um amor adolescente que muda a vida de Cem e entrelaça mais uma vez a sua vida a vida de seu pai.

Bom, como comentei anteriormente, esse não é um livro com grandes acontecimentos, e de fato ele só me prendeu do meio pro final, porém ao ler alguns artigos de estudiosos desse livro e assistir alguns vídeos, conclui que essa é uma obra genial, e que só melhora com o tempo após a leitura. Cheio de analogias e entrelinhas que fazem toda a diferença na narrativa.

Se você quiser saber mais sobre esse livro, com uma pitadinha de spoilers, sexta vou soltar um vídeo no IGTV, para conversarmos sobre todas essas entrelinhas que seria impossível descrever em poucas linhas.