Tomie - Volume 2

Tomie - Volume 2 Junji Ito

Resenhas - Tomie, Volume 2

Giuliano.Behring 24/03/2021

Quem precisa de respostas quando se tem Tomie?
Nesse ultimo volume de "Tomie" me refiro a todos os volumes da coleção (2 volumes)
Tomie é um mangá incrível, o terror de Junji Ito é fenomenal, você não exatamente sabe o por que ela existe, você não sabe de nada, mas no fim isso é só desimportante, porque afinal, Tomie é Tomie e ela sempre vai voltar.
Eu curti muito a arte e a bizarrice que o Ito trabalha os quadros e as expressões de horror dos personagens durante toda a trama, eu agora estou cheio de vontade de ler outros mangás do autor e recomendo demais essa maravilha produzida pelo Pipoca e Nanquim que está linda demais!
Se você é fã de terror, ou fã de coisas bizarras, Tomie é o mangá pra você!

Toni 16/03/2023

Leituras de 2022

Tomie, 2 vol. [1996/2001]
Junji Ito (Japão, 1963-)
Pipoca & Nanquim, 2021, 376 pág. cada vol.
Trad. Drik Sada

As histórias que compõem “Tomie” consistem no primeiro trabalho de Junji Ito. Foram publicadas originalmente de forma seriada entre 1987 e 2000 e depois reunidas em 2 volumes. Mestre indubitável no universo dos mangás de horror, Ito sabe como ninguém criar enredos perturbadores e imagens de revirar o estômago. Não exagero quando afirmo que, se uma de suas personagens parecer absolutamente aterrorizada ao avistar algo que será revelado na página seguinte, pode esperar por cenas de grande impacto, mesmo quando o formato parece se repetir (explicações abaixo).

Nesta série, os contos são conectados por uma entidade sobrenatural e maléfica cuja origem desconhecemos e que parece incapaz de ser completamente erradicada da face da terra: a tal da Tomie. Jovem de beleza estonteante, Tomie provoca a admiração e o desejo incontrolável em todos os homens que a veem, uma paixão que logo se converte em desejo violento e homicida, de maneira que todos aqueles que se envolvem com ela acabam não resistindo ao impulso de matá-la e esquartejá-la.

Aos olhos das personagens masculinas, Tomie é a encarnação de um mal diabólico: uma criatura egoísta que despreza os homens e que insiste em ser adorada e presenteada com artigos caros e luxuosos. Mas à medida que nos encontramos com diferentes manifestações da mesma Tomie, um subtexto parece tomar forma nos subterrâneos da narrativa: no lugar de causa, ela parece ser muito mais o sintoma de uma cultura feminicida. E o fato de ser impossível destruí-la (e cada pedaço da vítima se multiplicar em assombrosas variações), talvez seja uma forma de Ito apontar que o mal que a perpetua esteja, na verdade, entre os homens e as estruturas machistas e dominadoras que os formam.

Levei alguns meses para ler porque o formato acaba se tornando cansativo, ainda que Ito não seja de se repetir no desfecho de cada conto. Para quem gosta de um terror aberto e sem soluções, recomendo, mas com a advertência de que, apesar de não ter percebido indícios de violência voyeurista, é uma obra com muitos gatilhos.

Lali 12/04/2023

O autor se supera na segunda parte de Tomie, mantendo seu estilo de terror surreal, o rastro de corpos e destruição é ainda maior, e Tomie se torna cada vez mais cruel. O final foge do óbvio e deixa um gostinho de ?quero mais?.

Gu 07/04/2021

Evolução
É visível a evolução de Junji Ito em relação ao primeiro volume. Neste segundo volume o autor consegue criar história com muito mais elementos de horror e o melhor, histórias mais longas, o que faz toda a diferença para que elas não se tornem bobas no final, como acontece algumas vezes no primeiro volume.

Aqui temos um background maior sobre Tomie, e apesar dos finais sempre continuarem seguindo a mesma linha numa estrutura que as vezes se torna chata, aqui temos alguns plotwists e algumas histórias muito mais estranhas.

Assim como o volume 1, não gosto muito do design que foi dado ao livro. Pipoca e Nanquim as vezes me parece amadora nessa parte. As edições que precisam de um trabalho gráfico original quase sempre tem um resultado estranho. Prefiro muito mais o cuidado visual que a Darkside deu no Fragmentos do Horror onde a tipografia é muito melhor utilizada no layout, ao contrário deste que só me parece um monte de informações e imagens pesadas com cores estranhas jogadas e um logo sem qualquer personalidade.

juliaarcheron 07/06/2023

"- Quem é você? - Eu sou a Tomie."
O segundo e último volume de TOMIE foi sensacional, conseguiu superar o primeiro volume no quesito terror. Achei esse volume mais perturbador e as histórias mais interessantes. O capítulo "cabelo" me deixou pasma. Gostei que os últimos capítulos estavam todos interligados e com um final bem bizarro. Mais uma vez, curti demais a leitura e me tornei mais fã do trabalho do Junji Ito - das artes às histórias.

Fabiana.Ferreira 13/09/2022

Clássico do horror, Junji Ito não decepciona nessa sequência. Me senti dentro da história, horas com simpatia, outras com medo da Tomie. Pena que acabou. Edição perfeita do Pipoca e Nanquim

Ana Terra 08/07/2021

Que incrível!
Suspeita para falar de Junji Ito? Muito! Sou extremamente apaixonada pelo trabalho dele. Recomendo muito pra quem gosta de terror e mistério

Wilber.Lacerda 21/05/2023

Tão bom quanto o primeiro volume
As histórias da Tomie com certeza são as melhores feitas pelo autor. É incrível como o poder da escrita das histórias dela tem em quem lê. Muito bom!

MaislaSilva 24/07/2021

Realmente a fama do junji ito faz jus as obras, um mangá extraordinário. Gostei mais do primeiro volume mas o segundo também é impecável

VitAria540 05/08/2023

Eu terminei Tomie, só de pensar que não tem mais sobre ela me bate um vazio. Esse mangá me viciou, basicamente não parei de ler! Vale a pena, vou ler mais do junji ito

qudakness 16/10/2022

Tomie Vol. 2 ?
De todas as obras do Junji Ito, essa foi a que mais me cansou desconforto. Ler e perceber tentativas de abuso, pedofilia e incesto entre pai e filhas, foi o que mais me cansou ânsia.

Estou acostumada com os desenhos gráficos, feito para chocar mesmo, mas nada disso chegou perto de me transmitir a angústia que tive ao ver o pai da garota chegando de fininho no quarta dela e dizendo aquelas palavras.

Enfim, muito bom! Quero ler o próximo lançamento no BR dele.

dandy 13/02/2022

Não consigo não ficar pasma com a maneira que a Tomie desperta o pior das pessoas quando ela se aproxima delas. E a maneira que ela cutuca até conseguir o que quer. (o que pode ser tanto atazanar kkk como mostrar o pior do lado humano ou só simplesmente levar o caos) de qualquer jeito que obra f0da!

Laila.Muniz 04/11/2022

"Salve a Tomie!"
Li mangá físico + tenho. | Protegido!

Ter uma edição tão linda de Tomie foi uma oportunidade que eu não estava nem louca de deixar passar.

Junji Ito é meu mangaká favorito, sou obcecada por suas obras e sempre leio virtualmente, então não foi surpresa nenhuma para mim o fato de cada capítulo ser extremamente bem feito e Tomie ser uma das personagens mais fascinantes.

Pipoca & Nanquim se tornou uma "das minhas" editoras por conta da qualidade surreal da impressão, capa e tudo desse mangá.

Tomie 02 - Primeiro filho da futura coleção.

Anniye 02/05/2023

Muito nojento, amei!
Esse segundo é melhor do que o primeiro (pensei que não tinha como melhorar, mas teve sim) em questão de ser mais assustador, bizarro e nojento, que é o que acredito que todos esperam de um trabalho do Junji Ito (pelo menos é o que eu esperava). Alguns capítulos me deixaram bem assustada e com medinho, mas teve outros (sim você mesmo capítulo moromi) que me deixaram com nojo demais.
Recomendo muito a leitura e o final kkkk foi muito bom!
* Só o pessoal que tem tripofobia tomem cuidado com alguns capítulos, principalmente o moromi.

dreyce0 21/05/2023

Volume 2 e incrível
Estou completamente apaixonado pelo junji ito , vou ler todos os mangas dele publicados no brasil , o meu conto favorito com toda certeza é o último, foi muito perfeito