Arlindo

Arlindo

Resenhas - Arlindo

My | @pagesandseasons 03/05/2021

Arlindo é uma HQ de cores e sentimentos vibrantes!

Não tem como acabar essa história não querendo abraçar o Lindo e seus amigos.

Uma história singela que me tocou de uma forma linda.

Esse foi o primeiro contato que tive com a Ilustralu, mas tô indo conhecer mais dessa mulher agora mesmo!

"Tá tudo bem. E quando não tá, é porque ainda vai ficar."

< 3

Lalazinhaah 09/06/2024

Um nacional adorável
Eu não sabia que precisava de um protagonista nordestino até conhecer o lindo e adorável Arlindo, uma história em quadrinhos com um traço único e protagonismo lgbt

Daniela.Kamer 13/06/2021

Lindo, ninguém está só
Que história gostosa de se ler, tantas referências, tanto enriquecimento cultural e uma mensagem tão linda e fofa quanto o próprio Lindo. Vale muito a pena ler, principalmente pelo botijão de gás com roupinha ^-^.

Milena 13/06/2021

É até esquisito escrever resenha sobre Arlindo porque pra mim esse quadrinho deveria ser unanimidade. Não li as páginas quando estavam sendo publicadas online pela autora, e foi muito interessante ler tudo de uma vez agora, em uma impressão linda e muito bem cuidada.

A história em si é praticamente perfeita, com personagens e detalhes que tornam tudo muito próximo da gente, e fazem com que nos sintamos ali dentro, vivendo junto com os personagens. Dá vontade de ler umas dez vezes só pra ficar com o coração quentinho de novo.

@emcadacapa 17/06/2021

APAIXONADO!
Uma HQ linda, rápida, cheia de amor e de músicas que eu AMO de paixão.
Li Arlindo bem rapidinho e nossa? a história é tão apaixonante, os personagens, as referências, os ensinamentos, tudo.

Aqui temos a história de Arlindo (ou Lindo) que é gay e tem um paí bem homofóbico, uma mãe que o ama incondicionalmente, uma avó que mais parece uma anja e uma tia maravilhosa que o presenteou com todos os cds de Sandy & Júnior (quero uma tia dessas, por favor). A trama é toda pautada nos relacionamentos e no crescimento pessoal de cada um. O quadrinho é cheio de referências pop brasileira do fim dos anos 90 pro comecinho de 2000.

?Tá tudo bem. E quando não tá, é porque ainda vai ficar.?

A Edição é capa dura e com um projeto gráfico incrível. O talento da @ilustralu e o capricho da @editoraseguinte tornam essa HQ um item lindo e muito especial de se ter. Volto a dizer que a história é apaixonante e você vai se emocionar com toda a certeza.

rafaella 22/06/2021

"a gente não tá errado em existir"
eu comprei o livro inicialmente por três motivos: via muita gente lgbtq+ no twitter falando sobre, minha mãe é de currais novas e a autora também, e o desenho é liiiiindo.
mas por algum motivo eu não esperava que o livro fosse me impactar tanto quanto impactou.

minha edição chegou a poucas horas atrás e eu li ele inteiro em uma só sentada, e chorei tal qual uma vaca em algumas partes. toda a nostalgia dos anos 2000 (alô sandy e junior, a tradição de alugar filme na locadora e coxinha a R$2,00) e os medos que toda pessoa lgbtq+ sente tá embutida aqui nesse livro de uma forma extremamente sensível, e numa história tão específica mas ao mesmo tempo tão #relatable.
ilustralu tiro meu chapéu procê, tá de parabéns!!
definitivamente indico pra todo mundo ler, e se possível comprar o físico mesmo pq a edição é lindi+

Beatriz 24/07/2021

"A gente não tá só"
Li Arlindo tem um bom tempinho e sigo apaixonada pela história. A arte e as cores são lindas, os personagens são cativantes e reais. É uma história que, por mais que seja triste às vezes, aquece e acalenta o coração. Faz lembrar que tá tudo bem, e se não está é porque vai ficar.

Thiago.silva88 24/07/2021

Eu não tô errado em existir!
Meu deus do céu que livro PERFEITO
Se pudesse dar 10 estrelas eu daria. Eu não sei descrever o sentimento M.A.R.A.V.I.L.H.O.S.O que esse livro me proporcionou.
Eu quero chorar e rir e agradecer a Ilustralu por essa coisa linda e maravilhosa. Ai meu deus, eu queria casar com esse livro!!
Que amor, socorroooooooo

luizdamilton 25/07/2021

Um quadrinho para curar
Sou fascinado com o conceito de pegar períodos relativamente recentes e transformá-los em nostalgia, como quando acontece com histórias sobre os anos 90 ou 2000.

O mundo pré-2010 é de fato marcante e Ilustralu foi sagaz ao representá-lo nos detalhes. Trata-se do início do advento das redes, tanto as digitais, como as muitas que se formaram para amparar, crescer e empoderar a comunidade LGBTQIA+.

É nesse mundo que temos uma pequena rede de apoio se formando, e é nessa história que quem viveu os mesmos dramas de Arlindo tem a oportunidade de ir se curando junto dele. Embora se trate de uma história de dramas, também há vários processos de cura acontecendo, e é reconfortante ver isso visualmente representado, principalmente para quem viveu esses momentos e talvez não tenha tido a mesma sorte, coragem ou apoio.

É muito bom ver que evoluímos tanto em tão pouco tempo e finalmente ver esse tipo de narrativa sendo contada assim, de forma tão doce. Sempre podemos reconstruir nossa história, e, como a própria introdução diz: a gente nunca esteve só, mesmo quando achou que estava.

sandim_steh 26/07/2021

IG: @PAPEANDOSTEH
"A gente não devia viver com medo de, gostar de ninguém, nem de ser a gente mesmo."

{RESENHA: "Arlindo - Ilustralu"} Essa HQ maravilhosa nos levará a conhecer Arlindo, um adolescente cheio de sonhos e dúvidas, mas que com a ajuda de seus amigos, ele vai descobrir que nem sempre se esconder é o melhor.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO IG: @PAPEANDOSTEH

Queria Estar Lendo 26/07/2021

Resenha: Arlindo
Recebido em cortesia da Editora Seguinte, Arlindo é um quadrinho da ilustradora brasileira Ilustralu recheado de cores vibrantes, mensagens de amor e aceitação e referências aos anos 2000. Uma história para guardar no coração.

Arlindo é um garoto apaixonado por Sandy e Júnior. Morador de uma cidadezinha do interior do Rio Grande do Norte, ele quer se encontrar no mundo e se sentir à vontade em sua própria pele, mas é difícil fazer isso com a intolerância na voz de seu pai e das pessoas ao seu redor. O quadrinho acompanha a rotina de Arlindo e a novidade na escola, um aluno simpático chamado Pedro que pode fazer o coração do nosso protagonista bater mais forte.

Eu me apaixonei demais por tudo nessa história. Os traços são maravilhosos e fofos, as cores vibrantes de amarelo e rosa destacam sentimentos, olhares e detalhes que fazem dessa HQ uma jornada tão familiar - coisas bem brasileiras, coisas bem anos 2000 - e tão querida. A jornada do Arlindo é doce, triste e importante.

É uma jornada de se entender consigo mesmo e também com o mundo. É aquela montanha-russa de sentimentos da adolescência envolvendo o primeiro amor, a primeira crush, a primeira revelação de que opa, você está gostando daquela pessoa, e agora? Mas, para Arlindo, também tem os percalços porque ele é um garoto gay em uma cidade intolerante, com um pai intolerante.

Ainda que não se esconda totalmente dos sentimentos, ele se ressente com medo do que vai acontecer caso os nomeie. Meu coração se partiu inúmeras vezes pela maneira vívida e dolorosa com que a ilustração encaixava com os diálogos feridos do protagonista.

Mas, apesar dos momentos de dor, a vida é feita de todo tipo de surpresa positiva também. Com a chegada do novo colega, Arlindo encontra um amigo e algo mais. Pedro é divertido, entende suas referências e parece pertencer ao mundo do protagonista mais do que ele mesmo percebe.

Pouco a pouco, vamos acompanhando os olhares e sorrisos se transformando em alguma coisa mais; mas até onde isso vai? É recíproco? Estamos interpretando corretamente ou a crush do Arlindo está falando mais forte?

É uma surpresa, e uma surpresa muito agradável.

Além do protagonista, gostei que a Ilustralu também trouxe dilemas envolvendo seus coadjuvantes. Coisas da juventude tratadas com sensibilidade, como deve ser. Descobertas, revelações, paixonites, dores do crescimento. É uma história para todas as idades; fala com quem está vivendo isso, traz nostalgia para quem já passou por ela (a velhice bateu em mim quando vi o quadrinho do MSN, saudades melhor forma de comunicação possível!).

Toda a questão com a família do Arlindo é muito delicada e tem muita sensibilidade na hora de ser trabalhada. A mãe dele, um doce de gentileza. A irmãzinha, animada e fofa. E o pai, uma sombra da qual o personagem não consegue se afastar completamente porque ainda o ama - mas é aquele tipo de amor que a gente sabe que machuca, porque a pessoa do outro lado está te machucando. E a avó, que pessoa mais adorável, que vontade de abraçar!

Gostei muito das melhores amigas do Arlindo, Lis e Mari. Ambas as personagens vivem suas histórias paralelas ao do personagem principal e isso acrescenta ainda mais profundidade às discussões que a trama levanta. Amei a amizade da Lis e do Arlindo, principalmente, e como eles se entendiam além das palavras, com gestos e sorrisos e abraços.

A edição da Seguinte tá um luxo. A capa dura é linda, e todas as artes da Ilustralu criam uma obra primorosa. O tipo de quadrinho pra você ficar babando em acabamento, cores e traços.

Arlindo é uma história simpática e real sobre aceitação, sobre família, amizade e amadurecimento. Eu gostei de tudo que encontrei na história, e com certeza indico para quem procura uma jornada para aquecer seu coração.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2021/07/resenha-arlindo-ilustralu.html

Stefanie.Fogaca 27/07/2021

Arlinder de coração vindo planfetar essa obra prima
Esse quadrinho é a coisa mais linda e preciosa que já li, e acompanhar essa história do Arlindo foi realmente pura mágica, então eu lhe imploro leia Arlindo e se torne um Arlinder de carteirinha

Juh @sonhodelivro21 28/07/2021

Perfeito
Eu não sei nem o que dizer desta obra, ela é impecável de várias formas, primeiro que a capa e quando você abre e vê o design já se encanta 100%. Conforme vai entrando dentro do enredo, cai se conectando aquele mundo e fica impossível não se apegar aos personagens, torcer e sofrer junto com eles.

Chega mais e dar um xero. Ah como eu amei e preciso de mais obras assim. Que nos mostrem visões de mundo diferentes e que nos encha de esperança no coração!

Tudo que posso dizer é LEIAM LEAIM LEIAM!

tteusbooks 30/07/2021

Terminei Arlindo e já quero ler de novo. Que livro incrível!

Chorei, sorri...

Se tornou um fav da VIDA! Obrigado ilustralu por dar vida ao Lindo, a Lis e os demais personagens! ??

Caroline 01/08/2021

Que livro lindooo!?
Ele tem a capacidade de motivar e encorajar muito gente? mostra que ninguém tá errado em existir!
É um livro nacional com muitas gírias e costumes que me encantam.??
#recomendo