O Castelo Azul

O Castelo Azul L. M. Montgomery

Resenhas - O Castelo Azul

Ler para Evoluir 08/08/2022

Simplesmente perfeito
Olá evoluídos ! Que livro !!
Eu amei ler toda série de Anne de Green Gables, fiquei apaixonada pela escrita da Lucy Maud Montgomery, sua descrição da natureza, a sensibilidade, a intensidade dos personagens.

Em "O Castelo Azul " Montgomery se superou. Que livro intenso e maravilhoso.

O livro trata- se da vida de Valanci, uma mulher de 29 anos ainda solteira e totalmente submissa a mãe e com medo de tudo e de todos.

Valanci sente uma dor no peito e procura um médico as escondidas, não quer que seus parentes inconvenientes fiquem sabendo. Após ser examinada o médico recebe um telefonema e sai , mandando o seu diagnóstico por carta dias depois.

A carta bombástica : Valanci tem angina de peito e vai viver no Max 1 ano. A parti daí Valanci começa a viver verdadeiramente. O medo desaparece, com a notícia de sua morte eminente ela decide viver.

Ela sai de casa e vai trabalhar na casa de Abel Mugido para cuidar de sua filha que encontrasse muito doente. Sua mãe e parentes tentam persuadi-la a voltar, mas ela declina.

Ela conhece Blaney homem misterioso que todos pensam ser um fugitivo, já que ninguém sabe nada sobre ele. Ele visita Ceci ( a moça que Valanci foi cuidar) com frequência. E Valanci se apaixona.

Com a morte de Ceci, Valanci não quer voltar para casa e decide ser ousada. A partir daí, tudo pode acontecer . ?

Não falarei mais pois não quero dar spoiler.

Eu amei demais ??
Maria.Aparecida 21/10/2022minha estante
Também gostei muito desse livro! Amo as histórias de Anne também.???

Ler para Evoluir 24/01/2023minha estante
Eu amo a escrita tá da Lucy,ela nos faz viajar ?

Clube do Farol 08/08/2022

Resenha por Carol Finco @blogpretenses
Olá, faroleiros!!! Já deixei claro que eu fiquei apaixonada pela escrita da Lucy Maud Montgomery, e a Pedrazul trouxe de presente para os assinantes do Clube de Leitores um livro dela que tem por título O Castelo Azul.

Este é um romance adulto e um pouco diferente do que estávamos acostumados a ler em Anne, mas dá para se notar muitas coisas em comum também. Como os costumes da região em que ela morava, as diferenças entre metodistas e presbiterianos e, principalmente, a mente fantasiosa da personagem para fugir de uma vida de tristeza.

Através de um prefácio maravilhoso feito pela editora, que vale muito ser lido, veremos o quanto esta obra reflete a vida que a Lucy viveu e como a escrita foi uma válvula de escape e, com certeza, uma fonte de alegria em sua vida.

Valancy Stirling é uma mulher que, desde a morte do pai na infância, passou a viver juntamente com sua mãe da caridade da família. Criada de maneira rígida e sem nenhum carinho, cresceu retraída, sem beleza e também força de vontade, ficando assim sujeita a todas as brincadeiras de mau gosto de seus familiares, parentes ao qual foi ensinada sempre a respeitar e nunca questionar. Com isso ela chega à idade de 29 anos solteira, sem nenhum amigo verdadeiro e sem amor, tendo apenas a sua imaginação e a leitura dos “proibidos” livros de John Foster como companhia.

Tenho que confessar que a leitura no início deste livro foi difícil, que família miserável. E que vida triste a da personagem, mas a vontade de saber o que a autora preparou para Valancy nos anima na leitura, além, é claro, das amigas que já leram o livro e nos disse que é maravilhoso. Inclusive minha irmã que não só me deu o livro para ler, como ficou no meu pé até que eu o finalizasse.

Toda história tem que ter um fator para forçar o personagem a mudar o rumo da sua vida, tomar coragem, decidir o que ele realmente deseja, nesta história, nossa mocinha vai ao médico escondido de sua família e recebe uma notícia chocante, mas que é o suficiente para lhe dar a coragem para enfim dizer o que pensa e viver como queira. Ela então descobre que não só consegue, como também pode fazer o que quiser, pois tem capacidade para isso. Neste ponto é interessante ver como a família de Valency reage a sua drástica mudança de atitude, eu ri muito.

Sua vida muda radicalmente, mas o que é fundamental, muda para melhor. E a autora, à medida que a leitura evolui, nos brinda com uma história linda e surpreendente que vai tocando o nosso coração e nos alegrando com o desenvolvimento da personagem. Ela também nos brinda com um final surpreendente, que eu, talvez em meu desespero em concluir a leitura, não consegui sequer imaginar.

Esta história nos ensina muitas coisas. Uma delas, assim como em Anne, é que a gente nunca deve deixar de sonhar e de enxergar a beleza das coisas, principalmente da natureza. A gentileza e o amor são um presente precioso que podemos gratuitamente compartilhar com todos e que só nos trazem alegria. Não devemos deixar que ninguém nos menospreze por nenhum motivo. Todos as pessoas possuem valores e qualidades diferentes e que devem ser apreciadas, mas principalmente, todo mundo merece respeito.

Como sempre a Lucy só me proporcionou uma leitura espetacular, que realmente merece ser indicada aos amigos e compartilhada, pois é uma história linda.

Boa leitura,

site: http://www.clubedofarol.com/2022/04/resenha-o-castelo-azul.html

Danielly 02/08/2022

Um doce de leitura
Comecei esse livro através do audiobook em inglês e agora consegui concluir em português pelo ebook. E mais uma vez me pego saboreando a escrita da Lucy.
Foi uma doçura de história, perfeita para passar o tempo, lendo em um dia tranquilo.
Lendo esse livro me senti tomando um copo de chocolate quente em dia frio de tão aconchegante que foi.
Leiam!
Não esperem nada mirabolante, cheio de reviravoltas, é uma história linda, simples e tranquila como uma brisa na floresta.

Aninha Ostrufka 01/08/2022

Perfeito para repensarmos o conceito de família até que ponto podemos deixar a família dizer o que devemos fazer?
E se estamos deixando de ser feliz, por causa dos outros? e se aquele pensamento que consideramos absurdo de felicidade existe.
O conselho e viver, e não deixar ninguém opinar porque realmente a felicidade está pertinho.

Att

Tania_Lamara 23/07/2022

História gostosa
Uma história de aquecer a alma e dar pausas nas leituras mais pesadas (apesar de alguns trechos serem bem raivosos). Um livro delicioso!!!! ??

Jenni.Castro 20/07/2022

Aconchegante!
Da pra esperar livro ruim da Lucy Maud Montgomery? Não!
Eu amo os livros dela! São incríveis!
Mais um livro que me deixou com o coração quentinho e cheio de emoção. Amei os personagens, cada um exerceu o seu papel muito bem, inclusive a Valancy e o Barney, um amorzinho.

Fabiane.Gomes 17/07/2022

Lucy sendo Lucy
Nesse livro a gente vê presente muitas das características da escrita da Lucy Maud Montgomery, principalmente o apreço pela natureza.
Muitas vezes me vi lendo algum livro da série Anne.
Aqui conta a história de uma moça que já passou da idade de se casar e se sente uma zero a esquerda.
Descobre que tem uma doença terminal e decide aproveitar melhor o tempo que lhe resta.
É incrivelmente encantador e nos deixa com coração quentinho!
Além de que, são abordados temas muito usuais e ainda presentes em nossa sociedade.
Eu simplesmente adorei!

dressa 14/07/2022

O castelo azul
Valancy é uma garota que já passa da sua "idade de casar", e por isso, ouve muitas piadinhas. Ela vive subjugada pela sua família, não podendo fazer nada do que tem vontade. Um dia, após uma consulta, ela descobre que tem pouco tempo de vida e decide aproveitar o que pode ser seu último ano.
A partir disso, ela afronta a todos se esquivando de suas tarefas e revidando as piadinhas, e sua família fica aterrorizada com isso. Tudo muda drasticamente, quando ela sai de sua casa para cuidar de uma jovem doente ao qual sua família crítica por ter engravidado sem casar, um ultraje a reputação. Ela faz amigos, como o pai da garota e Barney, a quem todo mundo detona pela sua reputação misteriosa. Aos poucos ela vai se apaixonando por ele, e quando a jovem de quem ela cuidava morre, ela conta a Barney que está doente, o pede em casamento e ele aceita, mesmo não estando apaixonado por ela.
Eles passam tempos proveitosos juntos, e ele acaba percebendo que a ama, quando uma reviravolta acontece...
Um livro lindo sobre a liberdade ?

Si Franco 13/07/2022

Que delícia de leitura??me identifiquei muito com a Valancy e amooo de paixão a forma super, hiper detalhada em que Lucy Maud Montgomery escreveu seus livros. Recomendo muito essa leitura aos amantes de romance e fantasia. Preciso reler esse livro daqui algum tempo!

Débora Cona 03/07/2022

O Castelo Azul
Uma leitura leve e divertida. Como todos os livros da autora que tenho lido, contagia, empolga e dá vontade de acabar td no mesmo dia. As aventuras de Valancy, sua mudança de postura e personalidade me conquistaram. Um plot incrível, realmente não esperado. Que venham os próximos!!!