Um Milhão de Pequenas Coisas

Um Milhão de Pequenas Coisas Jodi Picoult

Resenhas - Um milhão de pequenas coisas

Duda.Bastos 17/04/2022

Um milhão de pequenas coisas
?Há um incêndio ativo, e nós temos duas escolhas: virar as costas ou tentar combatê-lo. Sim, falar de racismo é difícil e, sim, nós que somos brancos precisamos ter essa discussão entre nós. Porque assim um número cada vez maior de nós vai ouvir, e, espero, a conversa vai se espalhar.?

Fazia tempo que não fazia uma resenha aqui, mas essa leitura pede uma. O livro te prende muito e te causa múltiplas emoções, raiva, tristeza e principalmente impotência. Esta última por fazer parte de um sistema injusto e precário no que diz respeito a justiça social. A autora é de genialidade sem igual. Foi meu primeiro contato com uma obra da Jodi Picoult, e só posso dizer que gostei muito da narrativa, e principalmente da sua abordagem com temas complexos como esse. Vale a recomendação de uma leitura intensa, mas importante pra sociedade na qual estamos inseridos. Leiam a nota da autora também, me trouxe vários insights.

Lygia Lopes 20/04/2022

Esse livro é um baita Tapa na Cara!!!!

Há uns anos assisti uma série/documentário que se chama Olhos que Condenam e esse documentário me deixou com uma raiva absurda da humanidade. Me fez ver como o ser humano é podre!

Este livro me trouxe os mesmos sentimentos.
Ele mostra o Racismo de forma que conseguimos nos colocar no lugar da pessoa e enxergar como o problema é real!!

Recomendo a leitura. Amei!!

Giselaine 09/05/2022

Surpreendente
Terminei a leitura com um misto de sentimentos....somos realmente todos iguais? o racismo estrutural pode ser mudado? Como podemos fazer isso?
Torci muito pela Ruth, e quis muito que o Turk se lascasse, e tenho meu amor todinho pela Kennedy (defensora pública por amor e vocação). Vidas entrelaçadas como as nossas são com pessoas que passam por nós. Esse livro merece ser lido, pesado mas necessário.
01/01/1967 19/06/2022minha estante
e

Pripriqueiroz 01/06/2024

De se tirar p chapéu
Ruth é uma enfermeira negra que trabalha há 20 anos no mesmo hospital, nos EUA.
Kurt, um supremacista branco, pede a este hospital que nenhum afro-descendente cuide de Davis, seu bb que acabou de nascer.
Apesar do hospital acatar a essa solicitação (!!!), Davis entra em parada cardio respiratória no momento em que só há Ruth no berçário.
O recém-nascido morre e Ruth vai a julgamento sob a acusação de homicídio doloso.

A história é contada através de capítulos narrados por Ruth, Kurt e Kenned, a empenhada advogada de Ruth.
Conhecer o que se passa na mente de alguém que tatua uma suástica na cabeça é asqueroso, a narrativa de Ruth é pesarosa e a de Kenner é aquela que incomoda, a que faz a ?ficha cair? em todos nós.

A linguagem é bastante simples e os personagens são muito bem construídos com suas vidas sendo mostradas desde a mais tenra idade. A empatia é inevitável!
A história começa pesada até que explode em tensão com a torcida pela Ruth no tribunal e no final, vem uma calmaria que aquece o coração.

Um milhão de pequenas coisas é um livro que coloca o dedo numa ferida que não cicatriza nunca, mas que também não sangra ativamente e, por isso, muitas vezes, passa despercebida. O racismo é o tipo de ferida silenciosa, com a qual nos acostumamos facilmente, aquela que ?mina aquela aguinha? constantemente, em cada atitude nossa e em cada momento de nossas vidas.

Livro impecável!

Liliane 23/06/2022

Ruth, Turk, Brit, Kennedy e Edison são alguns dos personagens deste livro, cujo tema é delicado, tenso e bastante difícil: o racismo.
Com uma escrita envolvente, apesar da temática pesada, Jodi Picoult prende e empolga o leitor a cada página. Mesmo com alguns capítulos mais longos, o livro não é nada cansativo, pelo contrário, a leitura flui numa velocidade natural e bastante satisfatória.
O livro vai conduzindo o leitor, ao mesmo tempo que transmite informação, traz reflexões pertinentes a cerca de temas que vão além do racismo, tais como ignorância, preconceito, supremaciacistas brancos, skinheads e alguns conceitos nazistas.
O livro é excelente, mas seu final é ainda mais surpreendente, vale a pena encarar esse pequeno calhamaço!

Jessica 23/06/2022

Esse livro mexeu comigo de várias formas. Estou em desconstrução constante já há algum tempo e foi significativamente importante essa leitura. O ponto de vista de 3 pessoas tão diferentes, a construção das personalidades, da visão de cada um é impressionante, a escrita é incrível. A curiosa aqui ficou desejando saber mais no final sobre a Ruth, o Edson e a Kennedy, mas tudo bem: Favoritado.

Letícia 13/08/2022

Leitura necessária para todos. Não tem como não se envolver e mergulhar na história, Jodi escreveu com muita sabedoria e boa dosagem. Livro fantástico!

sinara.barrosdelima 21/08/2022

Um livro incrível. Favoritado!
Aprendi muito com a história de Ruth. Me emocionei , me vi em várias situações. Acho que é um livro que todos podem aprender sobre o racismo e suas nuances.

Thainá Matos 15/09/2022

Amei!
Senti muitas coisas lendo esse livro e nem sempre foram coisas boas mas foi uma leitura incrível.
A escrita maravilhosa da autora, construiu uma narrativa original e arrebatadora.

Luis.Henrique 01/06/2024

Jodi se arrisca ao tratar de um tema polêmico e hoje tão discutível se como fala negra pode ser discutido por uma pessoa branca . Mas o faz com maestria, humildade e sabedoria, em uma prosa instigante .

Patricia.Granado 22/03/2023

Que livro!
Meu Deus! Que livro! Já queria ler ele fazia tempo, comprei e ele ficou na pilha dos próximos livros. E como estou contente que a vez dele chegou! Muito bom, muitas lições aprendidas e outras que ainda precisam ser digeridas e repensadas. Nem vou falar mais nada... Só: Leiam!

dedeni 21/03/2023

É uma leitura bastante densa e sensivel, mas a maneira que a autora trás a história através de 3 pontos de vista torna a leitura mais dinaminca e envolvente, apesar de ser uma autora branca sem lugar de fala trazendo experiências de pessoas preta frente ao racismo, achei que a mesma ocupou muito bem seu espaço de fala na forma como tratou principalmente o racismo estrutural, ela teve uma boa sensibilidade para abordar o tema e se preocupou em estudar sobre, tentando ser sensível com a abordagens dos gatilhos para leitores pretos como eu. Um milhão de pequenas coisas é de fato sobre milhares de pequenas coisas que ora podem na ser tão pequenas assim. Tirando todo o odio e tristeza que senti muitas vezes de cada coisa que ia acontecendo, gostei muito do desenvolvimento e amadurecimento dos 3 personagens central. Acredito que se nós permitirmos terminamos a leitura um pouco diferentes do que a maneira que começamos.

Luciana 18/03/2023

O assunto que o livro aborda é muito sensível e traz muita reflexão. O fino e invisível fio que traz a tona o assunto racismo nos deixa desconfortável e ao mesmo tempo incrédulo com os diferentes pontos de vista sobre o tema. Leitura cheia de reflexão, vale a pena cada página.

anaclarbastos 07/10/2022

Ruth é uma enfermeira obstétrica negra, que nunca se enxergou com o diferente perante os brancos. No entanto, ao se deparar com um dilema moral entre atender ou não o filho de um supremacista branco, ela rememora uma vida marcada pela racismo e preconceito.

Nylle 22/10/2022

Um livro extremamente necessário para a nossa sociedade, onde o preconceito é demonstrado as claras sem meias palavras e cheio de aprendizado sobre o tema. Além de todo o talento de uma advogada que luta pelas causas dos necessitados. Super recomendo!!!