Mulheres que inspiram

Mulheres que inspiram Rafael Arrais...

Resenhas - Mulheres que inspiram

Alanna. 01/03/2021

Sobre mulheres
Nos últimos tempos, muitos desses livros sobre mulheres incríveis e afins estão saindo (eu mesma já li algum ou alguns desses), então aproveitei pra ler esse aqui, que é bem curtinho e estava gratuito na Amazon.

Devo dizer que o saldo dessa leitura é muito positivo. As mulheres inspiradoras desse livro não são as mesmas clichês que a gente encontra diversas vezes (sim, sei que todas são relevantes, importantes para a história, mas parece que falta a gente valorizar as mulheres 'da nossa terra' e as 'mulheres imperfeitas', homenagear não só as grandes mulheres heroicas, mas valorizar todas nós). Todas as histórias aqui são inspiradoras e de luta.

Super recomendo a leitura!
Biancabcp_ 01/03/2021minha estante
Lerei!!!?

mais1capítulo 30/07/2023

Mulheres ??
Ouvir ou ler histórias de mulheres que pagaram o preço é sempre muito impactante e chocante.
Mas nos inspiram a continuar lutando diariamente por uma sociedade mais justa.
A leitura foi muito boa, fluida.
Indico a todas as mulheres esse livro
?????

annacsfraccaro 09/07/2023

Mulheres que foram apagadas da história
Quando estudamos história, ciência, filosofia, sociologia, entre tantas outras matérias, é muito difícil ouvirmos nomes de mulheres que fizeram história, mas não é porquê elas não existiram ou não foram importantes, elas simplesmente não foram e não são reconhecidas.
Esse livro traz um grande conhecimento para todas as pessoas, a história não foi feitas apenas por homens, há mulheres que precisam ser reconhecidas por tudo o que fizeram e ainda fazem.

dani 05/04/2022

Desde Safo de Lesbos até Rose Marie Muraro, o livro apresenta brevemente as histórias de mulheres incríveis que atuaram em diversas áreas. A contribuição que elas trouxeram merece mais reconhecimento, seja na literatura, medicina ou até mesmo como liderança espiritual.

Vale a pena conhecer a biografia dessas mulheres realmente inspiradoras!

Sarah587 24/05/2021

Poderia ser melhor.
O livro tinha tudo para ser muito bom, vários escritores, mostrando várias mulheres de diferentes lugares que realmente nos inspiram. Mas não atendeu as minhas expectativas.
Não foi uma leitura tão fluida, não acho que se aprofundou tanto nas histórias das mulheres. Ficou algo meio superficial e me senti apenas lendo uma biografia na Wikipedia. As histórias das mulheres e as mulheres em si são muito interessantes, mas como disse não se aprofundaram muito. Uma leitura razoável.

B.norte 09/04/2022

É ok...
Gostei do livro na questão de ter conhecido a história de algumas mulheres que não conhecia.
O que não gostei foi que os dois primeiros textos tinham como fonte de referência o Wikipedia, isso me desanimou na questão da leitura e acabei demorando pra terminar, mesmo ele sendo um livro de leitura rápida.

@mari.mdeiros 26/07/2023

É interessante do ponto de vista que cita os nomes e a partir dali você pode se aprofundar, mas o livro é bem raso. Me lembrou aqueles trabalhos que cada um fazia um tema e juntava no final, faltou conexão entre os textos, padronização de informações, etc.

Mah 29/04/2024

A leitura é interessante, mas há poucas páginas e por conta disso não tem muito aprofundamento sobre a história de cada uma. Mesmo assim vale a pena, leiam.

Jenifer Tertuliano 26/08/2021

Histórias nossas histórias...
Histórias de mulheres fortes, inteligentes e que muitas vezes perderam seus méritos para homens, ou foram esquecidas e nem sequer citadas.
As mulheres desse livros são de todas as formas, pensamentos e fé nas suas batalhas, desde de Sifos uma grande filósofa e poeta da antiguidade mas que não ouvimos falar tanto quanto os homens da mesma época. Particularmente minha história preferida foi da Dandara dos Palmares, a companheira de Zumbi dos Palmares e que lutou lado a lado com ele com espadas na mão e tudo, para ajudar os negros mas que quase nunca é mencionada.
É sobre isso.

Dai 16/05/2021

Injeção de autoestima
A proposta de inspirar se cumpre! Gostei muito da seleção de biografias (breves) e da discussão sobre o desprivilégio do registro oral e o conseguente apagamento dos nomes de mulheres, principalmente as iletradas, da história. Isso pra não mencionar a destruição deliberada da produção feminina no passado que não admitia que uma mulher ousasse SER.

Impossível não lamentar o assassinato de Hipátia e Sabina, a queda de Dandara no abismo e no esquecimento, o apagamento dos poemas de Safo.

Inspirador contemplar a fé e a longevidade de Rabia e Menininha, o espírito revolucionário e gentil de Nise, a resiliência de Rose Marie.

Termino a leitura ávida por mais delas: suas histórias, seus escritos, seus frutos.

Thay 06/04/2022

Mulheres que inspiram
Apesar de abordar um assunto extremamente importante e ser bem curtinho, é um livro cansativo e difícil de ler.

Taís 24/03/2021

É um bom livro de introdução as histórias das mulheres citadas. São textos curtos, com o objetivo de falar um pouco sobre a vida de cada mulher em questão, focando principalmente sobre a vida delas.
Acho que foi uma iniciativa interessante, porém poderia ser um pouco melhor desenvolvida com mais detalhes sobre os feitos e impactos destas figuras históricas tão importantes. Senti que as histórias focaram demais na vida pessoal das mesmas.
Talvez não tenha sido fácil de se desenvolver desta forma por conta da bibliografia escassa de muitas delas, mas ao menos poderiam mencionar mais sobre as carreiras, conquistas, impacto no feminismo ou algo assim.

Keisi 18/11/2021

A história foi injusta com as mulheres. Dentro da cultura patriarcal, quantas delas tiveram suas trajetórias ocultadas pela narrativa dominante? Filósofas, poetisas, cientistas, guerreiras, monjas, revolucionárias, artistas... enfim, mulheres. Esta obra pode ser vista como uma tentativa de recuperar essas histórias.

_My 03/04/2021

Eu amei.
Toda vez que lia a história de uma mulher encontrava uma parte do que eu sou e do que quero ser, e encontrei também o que não quero ser.
Nos mostra histórias apagadas de mulheres brilhantes.
Não é um livro, é uma experiência.

@fran.joventino 28/03/2021

Inspiração e orgulho
Livro de leitura rápida e fácil, além disso, nos traz inspiração tão necessária para nós mulheres nos dias de hoje.
Recomendo.