The Words That Remain

The Words That Remain Stênio Gardel

Resenhas - A palavra que resta

eusil 13/05/2024

?a mão sobre o lado esquerdo da nuca. isso é hora de ficar pensando nessas coisas???

acabei um dos livros mais (?)
sigo aqui buscando a palavra certa.

Íntimo, talvez,

Íntimo: que tem origem ou que existe no âmago de uma pessoa.

que sensação boa ler essa história.

já sinto saudades do Gaudêncio. ???

Mah 12/05/2024

Esticador de horizontes
Prepare-se para uma jornada emocionante e profundamente tocante com 'A palavra que resta'. Conheça Raimundo, um homem cuja vida começou nas duras terras da roça, onde a pobreza e a falta de oportunidades eram uma constante. Sem jamais frequentar uma sala de aula, Raimundo viu-se obrigado a trabalhar desde muito novo para ajudar sua família a sobreviver.

A história se desenrola quando encontramos Raimundo aos 71 anos, ainda analfabeto, segurando uma carta há muito guardada. Essa carta, enviada por seu grande amor, Cícero, torna-se um elo precioso com o passado e uma fonte de força para o presente. Mas esta não é uma carta comum; é uma despedida que nunca aconteceu, uma expressão de amor reprimido por uma sociedade cruel e intolerante.

Ao revelar os detalhes dolorosos de sua vida, descobrimos um homem marcado pelo peso do preconceito e pela vergonha de sua própria identidade. Expulso de casa por sua mãe, Raimundo enfrentou décadas de luta e auto-aversão, tentando provar seu valor em um mundo que o rejeitava. A carta, mesmo sem nunca ter sido lida por ele, tornou-se seu refúgio, sua âncora de esperança em um mar de adversidades.

É comovente testemunhar a transformação de Raimundo ao longo dos anos, à medida que ele encontra coragem para enfrentar suas próprias inseguranças e aceitar sua verdadeira identidade. Sua jornada para aprender a ler é mais do que uma busca por conhecimento; é um ato de autolibertação, uma afirmação poderosa de sua própria dignidade.

'A palavra que resta' é uma obra que ressoa com empatia e compaixão, nos lembrando da importância de aceitar a diversidade humana. É um lembrete doloroso de que, mesmo hoje, muitos ainda enfrentam o peso esmagador da intolerância e do ódio. No entanto, é também uma história de esperança e resiliência, um testemunho da capacidade humana de encontrar luz mesmo nas mais profundas trevas.

Alice Nunes 12/05/2024

Uma obra prima
Como professora a temática do letramento me pegou em cheio. O analfabetismo e todas as violências que o permeiam já é um tema muito sensível, o autor ainda costura tal temática com várias outras que deixam a trama carregadas de sofrimento.
Mesmo com temas tão sensíveis o texto tem uma beleza que não sei bem explicar.
Não sei dizer se gostei tanto do final, apesar de já estar esperando o que aconteceu. De toda forma esse fato não muda o quanto amei a obra.

Adryelle.Azevedo 11/05/2024

Um cheiro no guardencio
Muito muito muito boa a escrita, gostei muito da narrativa dele e em como a gente vai através do tempo pelas suas fases da vida.

ahurrt 11/05/2024

Ok
Ok, é uma história realmente muito comovente e emocionante mas ainda me questiono sobre a escolha de escrita e cronológica do autor. Demorei mais de um mês enrolando porque foi uma escrita nada fluida para o que eu to acostumado, mas ainda assim, vale a pena ???

Luiza3339 11/05/2024

Obra-prima
Eu adorei o livro. Trata assuntos tão, mas TÃO importantes, trazendo realidades que muitas vezes não temos noção que existe. Me fez pensar e refletir muito.

Marcela 10/05/2024

Primeiro livro nesta pegada, que eu leio, mesmo não acostumada o devorei, curti bastante a leitura mesmo algumas vezes ficar um tanto perdida e não gostei tanto do final.

erikaaaaa 10/05/2024

Tu quer aprender a ler e escrever, Gaudêncio? te ensino
Espetacular.
me impressiona uma leitura que começou tão confusa, perdida, se tornar a antologia mais sensível, sentimental, crua e dolorosa que eu poderia ler.
não há palavras pra descrever o tanto de humanidade nessa história ? desde seus lados mais bárbaros, aos mais bonitos. só mesmo a capacidade de sentir o mundo nos faz sentir isso.
Stênio Gardel explicita de forma majestosa as facetas da vida, o amor, sociedade, e então, o preconceito.
se tornou um dos meus favoritos. ?

Rafaela1342 08/05/2024

Gostei bastante da leitura. Uma história forte contada de maneira muito simples e ao mesmo tempo profunda e tocante.
Vale muito a pena a leitura.

ncamilafreitas 06/05/2024

Que leitura boa, mas ao mesmo tempo dolorosa. uma escrita envolvente, que com poucas páginas me despedaçou.

nessa história nos é apresentado o raimundo, que tem a vida inteira uma carta que lhe foi deixada, mas que ele nunca leu por não saber ler/escrever e que nunca deixou ninguém ler. Isso é o que impulsiona ele a estudar e aprender, para descobrir as palavras que ele guardou por tanto tempo.

acompanhar a infância, o crescimento, a negação e o se aceitar, os encontros que ele tem ao decorrer da vida, as coisas que ele ouviu dos pais? não é fácil. doeu demais. mas é o retrato de muitas realidades e não tinha como ser fantasiado.

Fernanda.Fioramont 06/05/2024

No início do livro, tive um pouco de dificuldade para entender a estrutura da narrativa, não que seja complexa, mas há passagens no passado e no presente (sem aviso), às vezes no mesmo capítulo; mudança de narrador, inserção de pensamentos de outro personagem no meio de um diálogo. Mas foi coisa que em uns dois capítulos eu já tinha me habituado e depois fluiu bem!

Por ser um livro de 150 páginas e contar com uma sinopse extremamente instigante (pelo menos pra mim foi), li em apenas dois dias e acabei me arrependendo quando cheguei no final. Fiquei com um sentimento de que poderia ter aproveitado mais cada trecho, cada emoção impressa nas páginas (então fica aqui meu conselho, leia o mais devagar que puder).

Acompanhar a vida e a evolução dos personagens (Raimundo, principalmente) foi muito maravilhoso, tudo bem que em alguns momentos fiquei com sentimentos conflitantes, mas, foi um lembrete de que os seres humanos são assim mesmo.

No final, eu consegui guardar um sentimento do livro como um todo: uma obra sensível e poderosa! Não me apeguei apenas ao final, que provavelmente não agrade a todos os leitores, e que, particularmente, acabou sendo indiferente pra mim.

Com certeza eu indico muito esse livro!!

Delma 05/05/2024

A palavra que resta
Narra a vida de Raimundo, homem analfabeto que recebe uma carta de seu grande amor. O que está escrito nesta carta?