VIDAS ROUBADAS

VIDAS ROUBADAS Joseli Medeiros

Resenhas - VIDAS ROUBADAS: DE QUEM É A CULPA?

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Mel 12/04/2021

Um livro realístico
esse livro contém gatilhos, mas é um tema importante é de conscientização para jovens e pais

Foi uma experiência diferente e é uma das poucas vezes que eu li algo de um tema forte.

Aborda sobre bullying e assédio sexual infantil!!!

É um livro com várias citações a artigos que afirmam que o assédio infantil acontece sim!

Um livro forte, mas necessário e bem realístico! Isso, infelizmente, acontece é muito mais do que imaginamos.
Joseli Medeiros 17/12/2022minha estante
Muito obrigada ?

Amanda 12/04/2021

Um soco no estômago
Sabe aquela sensação de ter lido um conto perfeito? Foi assim com Vidas roubadas.
Uma história que não precisava de mais páginas e muito menos de uma continuação, a autora fez maestria nessas 48 páginas.
Uma história extremamente pesada, mas necessária. Algo que acontece o tempo todo e fica entre as linhas, nunca é dito. Bom, a autora disse tudo, mesmo em poucas páginas.
Vidas roubadas é um conto perfeito em todas as suas características.

Eduardo.Reghim 19/11/2022

Luz e trevas
A autora nos traz uma história necessária.
É uma narrativa dura, capaz de trazer certa agonia em acompanhar os eventos que Sabrina e sua irmã vivenciam, na verdade horrores.
A passavidade da mãe è algo que perturba e revolta, mas è uma realidade e talvez isso seja mais assustador ainda.
Por fim, a autora tem uma escrita fácil e envolvente, li o livro numa tarde.

R Dinelli Jr 17/10/2022

Rápida e Necessária
A leitura é rápida e agradável. Demorei a começar a ler este livro pois achei que o tema me traia desconforto, para a minha surpresa a leitura foi muito agradável.
A história agrega conhecimento e um choque de realidade para todos, com um tema e acontecimentos que poderiam fazer parte da vida de qualquer um.
Obrigatória a leitura.

Carla1153 10/11/2023

Muito real e doída
Vidas roubadas: De quem é a culpa?

A autora Joseli Medeiros nos coloca diante de um livro com temas fortes e bastante sensíveis.
Conta a história de duas irmãs menores de idade, que vivem com a mãe após a morte do pai. Tudo começa dar errado para elas quando a mãe leva um namorado para morar em casa.
A história é narrada do ponto de vista da Sabrina, a irmã mais velha. Elas vão ter de lidar com situações jamais imaginadas por pessoas da sua idade. No local onde deveria receber afeto e segurança, só encontrou abandono e violência. As piores coisas que poderia encontrar e ficar calada. E para piorar a situação que já era bem ruim, sua irmã poderia sofrer as mesmas mazelas .
Os temas abordados no livros sao extremamente sensíveis como assédio psicológico, violência doméstica, abuso sexual, abandono.
A narrativa nos envolve de tal maneira , que nos transporta para as várias situações vividas pelas personagens, de uma forma bastante realista.
Apesar de curto, o livro nos faz pensar no imenso sofrimento causado pelas situações vividas pelas menores envolvidas. Temos que parar algumas vezes para respirar e voltar a ler.
A pessoa que deveria protege-las , o local que teriam a maior segurança, é onde mais sofrem. Abandonadas, elas têm que se apoiar uma na outra.
A história é pesada porém bem real e condizente com a realidade vivida por vários menores dentro da própria casa.
O livro é pontuado de estatísticas para mostrar a realidade da situação.
As emoções são grandes durante todas a leitura que vai desde a perplexidade da perda inocência das meninas, passando pela raiva do abandono e atitude materna, o ódio extremo do abusador e a felicidade do reencontro das duas irmãs .
A história toda é um verdadeiro "sacode" que nos faz pensar e serve de alerta para ficarmos atentos aos sinais de abuso em suas diversas formas de apresentação.
Parabéns a autora pela forma de abordagem dos temas pesados de uma maneira que atrai o leitor.

Ana Bernardes 04/04/2021

Um pesadelo que é real para muita gente
Uma mulher começa a namorar novamente após a morte do marido. Ela mora com dias filhas e passa a viver com essa nova pessoa dentro de casa que em pouco tempo se mostra um verdadeiro predador e que vai transformar a vida das garotas em um pesadelo.

O mais triste de tudo é que isso acontece na vida real e ao longo do livro dados a esse respeito são também relatados.

Achei muito bem escrito, é difícil de digerir, mas acho que a intenção é essa mesmo. Só achei a indicação para maiores de idade 12 anos não ideal, acho que deveria ser maior.

Recomendo para quem quer ter mais empatia com o próximo ou reconhecer a realidade de muitas garotas e que não é culpa delas.

Rafaela.Freitas 19/08/2022

Doí ler e mais ainda por ser uma ficção tão próxima do real
Uma leitura curta e inteira...
Um trabalho incrível...
A escrita me surpreendeu pela nitidez da realidade infelizmente de muitos que passam pela situação e abranger a questão "De quem é a culpa", nos leva a uma reflexão durante e após a leitura.
Leitura que eu recomendo (para quem estiver com a mente aberta e não possuir problemas com os gatilhos) cada dica das emoções e ações das irmãs são necessárias para que em nossas vidas possamos ajudar quando estivermos diante da situação. E espero que não precisamos recorrer a elas em momento algum.

Duda 06/11/2023

Não é apenas uma história fictícia...
Esse livro me marcou de tal forma que é impossível explicar com palavras, em vários momentos eu tive que parar para respirar pra aguentar ler o restante .
É realmente importante ver esse tipo de história da perspectiva da vítima.
Nós vemos muitas pessoas (principalmente homens)dando pitaco nesse tipo de situação sem o mínimo de sensibilidade.
É muito triste esse tipo de situação, mas nós devemos conhecer esse tipo de violência para sabermos como evitar e proteger aqueles que amamos (principalmente crianças!!!)

sandy 02/12/2022

doloroso mas necessário
com uma escrita dinâmica e marcante, a autora trás assuntos mega importantes e alarmante nesse livro. assuntos que são dolorosos (e até gatilhos) mas que são necessários para serem evitados e minimizados.

muita coisa me fez soluçar nesse livro, mas o principal foi a dor da protagosnista se sentir sozinha e sem pose do próprio corpo. nossa, isso doeu minha alma.

mas, agradeço a autora por essa experiência necessária como comunidade e espero que todos leiam esse livro e o absorvam de forma certa.

MoonBe 05/11/2023

Que final foi esse??
Sinceramente, não esperava por esse desfecho; imaginava qualquer coisa, absolutamente qualquer coisa no mundo, antes das mensagens e ligações que a Sabrina recebe. No início, achei a Sabrina um pouco chatinha, mas tudo mudou na página dois, quando ela chegou em casa e viu a cena da "família comercial de margarina". Contei até mil, pois não podia acreditar que não acendesse um sinal vermelho na cabeça da mãe dela com a Stella naquela situação!

A cena do ato daquele verme mexeu bastante comigo, mas não tanto quanto o que a mãe dela fez depois. Não consigo entender como ela pôde agir daquela forma, acreditar naquilo. Foi o que mais me doeu, e precisei parar algumas vezes para ler. O livro flui melhor quando a Sah começa a procurar emprego, ficando mais próxima da Stella, o que proporciona certo alívio. No entanto, esse alívio desaparece rapidamente.

Sabrina é uma guerreira, e eu apoio suas ações. A mãe das meninas me causou nojo durante todo o livro. Ver também o ponto de vista da Stella narrando a parte final da história foi muito interessante e importante, e o reencontro das irmãs foi lindo.

Apesar de abordar um tema pesado para algumas pessoas, este livro vale muito a pena ler. Como Adam Mattos disse no prefácio, ele pode salvar vidas. Se você tem interesse em ler, faça-o! Esteja atento aos acontecimentos e aos sinais, leia no seu tempo, mas leia.

Clau Melo 03/06/2021

Muito bom para refletir...
Muito bom para refletir...

Pedro 15/08/2023

Uma ficção realista
Que livro, meus amigos! Ainda me encontro impactado com a história contida nele. Essa obra, embora ficcional, retrata a realidade de muitas crianças pelo mundo. A forma como a Josy relatou foi feita com muita consciência, sem nenhum tipo de romantização, como toda obra com a temática de abuso infantil deve ser. Por mais que seja uma história curta, a Josy conseguiu trabalhar cada elemento com louvor. E por ser narrada em primeira pessoa, consegui sentir a dor da protagonista.
Um livro que serve como alerta. Cruel, real e necessário. Uma obra para guardar na mente para o resto da vida.

Adam.Mattos 07/06/2021

Livro necessário
A escrita da autora Joseli Medeiros é incrível. O livro flui de uma maneira impressionante. Não comece se não puder terminar imediatamente. O livro é curto, mas cheio de conteúdo. É uma história que infelizmente ocorre todos os dias. A própria autora intercala a história com dados revoltantes e verdadeiros sobre abuso infantil. A cada 11 minutos uma criança é abusada e em mais de 80% dos casos o abusador está dentro de casa. Isso me embrulhou o estômago. Eu não vou dizer que o livro tem gatilhos, pois se alguém ler e se identificar, procure ajuda imediatamente!!! Essas coisa não podem ser normalizadas, não podem continuar acontecendo, e esse livro deveria ser lido por TODXS! Por ?pais?, ?padrastos?, ?tios? abusadores. Entre aspas, pois quem faz isso não merece título diferente de asqueroso. Mas esse livro pode mostrar pra esses seres, o dano que causam nas pobres vítimas. Deveria ser lido por todas as mães, para aprenderem a identificar e não colocar qualquer um dentro de casa. Enfim, é um livro difícil, mas necessário, e que pode salvar vidas! Palmas à autora! ???

Cecí 13/11/2023

Leia...
O livro " Vidas Roubadas", de Joseli Medeiros, é uma leitura profundamente impactante que explora corajosamente o tema sensível do abus0 sexu@l infantil.
A escrita super envolvente e realista, a jornada emocional de Sabrina e Stella, duas jovens vítimas de um @buso terrível por parte de seu padrasto.
Sabrina uma protagonista de apenas treze anos, ela perdeu seu pai muito cedo e vive apenas com a mãe e irmã. É nesse momento que sua mãe decide colocar um homem dentro de casa, seu novo namorado, Adalberto e é aí que o pesadelo começa.
Sua irmãzinha Stella não lembra do pai direito e por isso aceita um "novo pai", mas Sabrina promete honrar a memória do pai e não aceita o novo relacionamento de sua mãe.

Após um certo tempo Adalberto começa a 4bus4r de Sabrina, a pobre menina vê sua adolescência sendo destruída dia após dia e diante das ameaças infelizmente nada pôde fazer... E a história não termina por aí, tem muitas coisa por vir...

A temática livro proporciona uma oportunidade crucial para reflexão sobre questões sociais, sensibilizando os leitores para a realidade de muitas vítimas. A narrativa pode oferecer insights sobre as nuances psicológicas envolvidas, desafiando preconceitos e promovendo a empatia. Ao abordar esse tema delicado, o livro pode contribuir para a conscientização e o diálogo sobre a importância de combater o @ssedi0 em todas as suas formas.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6