VIDAS ROUBADAS

VIDAS ROUBADAS Joseli Medeiros

Resenhas - VIDAS ROUBADAS: DE QUEM É A CULPA?

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Bárbara Azêdo 05/01/2023

Um livro bem rápido de ler (pelo tamanho e outras coisas), o tema é bem denso e difícil, tem que realmente tomar cuidado com os gatilhos.
Infelizmente lendo os personagens eu sinto que muitos dos casos não são denunciados por isso (só lendo pra saber), bom pra quem quiser um primeiro contato com o tema e algo mais sério.

Gi 24/01/2023

Uma triste realidade. A verdade nua e crua.
Quando Sabrina e Stella tinham 13 e 7 anos respectivamente, a mãe delas, viúva há 5 anos, começa a namorar com Adalberto e ele vai morar com elas. No início, Sabrina reprova a atitude da mãe, enquanto que Stella fica feliz, pois vê nele a presença de um pai dentro de casa.
Pouco tempo depois, enquanto a mãe trabalhava, Adalberto entra no quarto de Sabrina, tranca a porta por dentro e estupra a menina. Ele alegou para ela que percebia como ela se insinuava para ele com os olhares, as blusas transparentes e os shorts curtos e que ele como homem e com a carne fraca não aguentou e passou a querer ela. Quando acabavam os abusos, ele dizia para não contar nada para a mãe, pois ela não aguentaria saber que estava sendo traída por duas pessoas que ama.
Os abusos duraram um bom tempo, até que certo dia ela viu a irmã chorando no banheiro e descobriu que ele começou a estuprar Stella também.
O título do livro nos faz refletir a respeito da mãe que, mesmo vendo o comportamento estranho das filhas, nunca questionou nada. Ela nunca percebeu? De quem é a culpa pelos abusos? Apenas do abusador?
Quando começou a estuprar Stella e para ter o caminho livre ele disse para a mãe que Sabrina deu em cima dele. Ela acreditou e expulsou a garota de casa. Dessa forma, ele ficou livre para abusar da mais nova quando bem entendesse.
A história é revoltante, é triste, mas é a pura realidade. Acontece todos os dias.
A autora colocou no início dos capítulos alguns dados sobre o estupro de vulnerável e um desses dados é que uma menina ou adolescente é abusada a cada 11 minutos. O estuprador é incapaz de ter empatia, mesmo sabendo que vai destruir a vida daquela pessoa pois os abusos vão assombrar a memória da vítima para sempre.
Recomendo a leitura. É uma história curta, a escrita é fluída e é o tipo de livro que todo mundo deveria ler.

Carola.Schuller 03/02/2023

Uma leitura necessária!
Essa não é uma história fácil de ler. Infelizmente ela é previsível e não tem um "começo,meio ou fim" que a gente vá gostar. E apesar disso a autora nos leva através da narrativa com maestria.

"Vidas roubadas" parece a biografia de muitas crianças e principalmente meninas do Brasil. Como suas infâncias, que deveriam ser seguras, repletas de alegria e descoberta, se tornam não só um pesadelo, mas uma existência de tristeza, insegurança e solidão. Além de dor e medo, muito medo.

O abuso físico, psicológico e emocional sofrido por Sabrina e Stella são palpável.
Vítimas, que são crianças demais para saberem como agir e ainda se culpam por isso.

O livro também traz um pouco sobre a mãe, que do ponto de vista das crianças é também culpada, do ponto de vista de "outros adultos" uma vítima. Quem sabe ela carrega os dois títulos. Essa é uma pergunta que talvez não tenha resposta, mas é certo que assim como nas filhas a insegurança é um sentimento constante.

Vidas roubadas não é uma leitura leve, agradável ou fácil, mas é uma leitura quase que necessária. É uma espiada no diário de duas das milhares de crianças que passam por abuso sexual todos os dias. E a partir dessa história devemos refletir: Conhecemos pessoalmente histórias desse tipo? E o que foi feito a respeito? O que fazemos para proteger as nossas crianças?

Giovanna398 30/08/2023

Vidas Roubadas
Caramba, que livro! Uma leitura rápida, mas intensa.
É um livro de fácil entendimento e de muito aprendizado!
O medo, angústia, sofrimento e todos os outros sentimentos das personagens são claramente transmitidos, eu senti muita raiva em certos trecho, principalmente relacionando-se a mãe das meninas!
É um livro que merece muito reconhecimento, e deveria ser explorado em escolas, para abordagem do mesmo assunto!. Eu recomendo muito lerem ??

July Valene 28/08/2023

Esse livro para muitos é um gatilho, pois sei que muitos já passaram pela mesma situação.
Eu achei que eu teria dificuldade para lê-lo por conta disso, mas abriu ainda mais meus olhos e foi bem construtivo.
Joseli abordou um dos temas mais recorrentes na sociedade. Teve estatísticas, orientação.
Esse livro é para abrir os olhos de muitas pessoas.

Edilaine Oliveira 10/02/2023

Alerta de gatilhos: £stupr0, @ss@ssin@t0, tentativa de su1c1di0

Em poucas páginas a autora nos imerge em uma história profunda, tensa, triste e revoltante. Ela aborda o que é a realidade de muitas crianças, adolescentes e mulheres adultas. O @bus0 s£xual, e com os relatos de Sabrina não tem como não mexer com os nossos sentimentos.

Eu senti tanta coisa, desde a vontade de proteger aquelas meninas, Sabrina e sua irmã Stella. Como tive vontade de chacoalhar a mãe delas e dizer: Preste atenção em suas filhas, mulher! E uma vontade ainda maior de s0c@r aquele padrasto nojento delas.

Acompanhamos o sofrimento de Sabrina desde seus 13 anos, que foi quando seu padrasto começou a @busar dela, e junto com o @bus0 físico vem o psicológico, e é isso que impossibilita as vítimas de pedirem socorro e foi assim com Sabrina. Até que sua irmã mais nova se torna vítima também.

Seu padrasto vira o jogo contra Sabrina, e sua mãe que deveria apoiá-la a expulsa de casa, ela agora se encontra nas ruas, à procura de trabalho para tirar sua irmã daquela casa.

Mas os planos não saem como esperado, Stella após uma descoberta não teve forças e tomou uma atitude que despertou a ira de Sabrina contra seu padrasto, a ponto dela fazer algo tão grave que precisou ser levada a detenção para menores, pois ela ainda não tinha feito 18 anos.

A história te prende muito fácil, mas não é uma leitura fácil, não digo isso pela escrita da autora, pois ela abordou um tema delicado com muita responsabilidade, digo exatamente pelo contexto, tive que respirar fundo algumas vezes para continuar e senti uma vontade imensa de chorar por todas as Sabrinas e Stellas que existem nesse mundo.

É uma leitura necessária, leiam! E entre um capítulo e outro temos estatísticas reais. Fiquem de olhos abertos em suas crianças, e adolescentes, não só as suas mas as que estão por perto, a qualquer sinal de mudança pode haver algo errado.

É por isso, por ter medo disso que sempre conversei e sempre converso muito com minha sobre não deixar as pessoas tocá-la. E não me deixar de contar nada, porque creio que eu não seja a única que teme uma coisa dessas.

Aline.Wagner 28/03/2023

Impactante
Um livro curto, mas grandioso, de extrema importância. Essa é uma história que vai te chocar, impactar, te indignar, te perturbar. Mas também, vai te abrir os olhos, te mostrar uma realidade, infelizmente, cotidiana.
A autora, com sua escrita fácil e potente, nos traz uma realidade avassaladora, onde nossas crianças passam por crueldades inimagináveis nas mãos de monstros, que muitas vezes, estão dentro da própria casa. E o mais triste disso tudo é que muitas não têm apoio da família, de quem deveria defendê-las e protegê-las. Muitas delas são desacreditadas, humilhadas e abandonadas na sua vulnerabilidade. É desesperador.
Joseli conseguiu retratar muito bem tudo isso, de forma precisa e real.
Indico fortemente essa leitura, extremamente necessária e impactante. Mas desde já, peço que fiquem atentos aos gatilhos, pois aborda temas bem pesados, como estupr0 de vulneráveis, suicídio, abandono parental, pedofili@, entre outros.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6