VIDAS ROUBADAS

VIDAS ROUBADAS Joseli Medeiros

Resenhas - VIDAS ROUBADAS: DE QUEM É A CULPA?

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Bella.Novaes 09/05/2022

necessário e importante
?eu vou tomar um banho, minha querida. não conta a ninguém, pois sua mãe não suportaria saber que as duas pessoas que ela mais ama estão lhe traindo?

o livro é bem pesado e explícito, você sente a agonia da Sabrina junto com ela diante do ato.

este não é um livro acolhedor ou com plot twists, este é um livro de reflexão. as frases de início de capítulo que a autora coloca são necessárias e fortes, reais e dolorosas.

?talvez tenha sido ali que cometi o primeiro erro, quando, ao invés de contar a verdade, menti para minha mãe?

pensamos que ao sofrer algum tipo de abuso a mãe ficará por perto e acolherá, mas nem sempre essa é a realidade. e é extremamente triste pensar que existem sim mães que acreditam no cara que acabou de entrar em casa do que na própria filha e ainda a expulsa de casa. esse ciúme e desconfiança recorrente em muita casa, e é tão triste?

?a cada 11 minutos uma criança é violentada no brasil. 85% dos casos não são denunciados?

deixo minha palavra final dizendo que é um livro necessário, é importante a leitura, mas não é um livro feliz, porque infelizmente ele é real.

Nicole 17/05/2022

Emocionante
A autora retrata com muita seriedade um caso de abuso dentro de casa, como acontece na maioria das vezes, e mescla a narração da jovem vítima com informações importantes sobre os casos reais. O livro emociona e nos faz refletir sobre quem é/são os verdadeiros culpados, além, é claro, do próprio abusador: a mãe negligente e a sociedade machista?
Gosto da sinceridade da narradora, que não esconde sua raiva/asco do abusador e da própria mãe quando esta escolhe ficar do lado de tal homem em vez de acreditar na própria filha. Infelizmente é uma realidade muito comum. O livro serve, portanto, de alerta. Um tema espinhoso, porém muito necessário.

Juliana 30/05/2022

Angustiante e preciso.
Não tenho nem palavras para descrever o quanto esse livro mexeu comigo.
Não sou uma pessoa de se abalar com conteúdos fictícios, mas "Vidas Roubadas" conseguiu abalar as estruturas por aqui.
A começar pelo início da trama, quando a mãe das irmãs Sabrina e Stella resolve entrar num novo relacionamento após ficar viúva. Como uma pessoa filha de pais separados e que viveu esse entra e sai de padrastos em casa, afirmo que os sentimentos de Sabrina (a narradora da primeira parte da história) foram descritos da forma mais crua e real possível, o que me causou um desconforto com o seu relato desde o início.
Infelizmente, a história das irmãs é semelhante às de muitas meninas não só brasileiras, mas no mundo todo. Apesar do final emocionante, terminei o livro com um nó na garganta e uma tristeza imensa por lembrar do que muitas crianças passam todos os dias.
Claro que, tudo que falei, está relacionado ao conteúdo do livro. A escrita da autora é imersiva, com todo realismo necessário, e conseguiu me angustiar como poucas vezes conseguiram.

Laine @pagesandseasons 29/04/2022

Um alerta extremamente necessário!
Ao contar a história de duas irmãs que tem o seu mundo transformado com a perda de um pai e a substituição por um padrasto nada confiável, Joseli escreve sobre a expl0raçã0 se'xu'al infantil com responsabilidade, utilizando de dados reais e sem romantização, com o objetivo de chocar o leitor e chamar atenção para a gravidade da situação.

Foi uma leitura muito intensa, levei horas para digerir tudo que aconteceu com essas irmãs. Perceber como a irresponsabilidade e ausência da proteção materna foi essencial para que toda a fatalidade acontecesse, não foi fácil.
Ver a preocupação de Sabrina e tudo que ela foi capaz de aguentar por amar e querer proteger a irmã mais nova, me deixou uma sensação agridoce.

"Vidas Roubadas: de quem é a culpa?" é um pedido de socorro de milhares de crianças que sofrem essa vi0lênci4 diariamente e, assim como Sabrina e Stella, são silenciadas com ame'aças e jogos psic0lógic0s.
Graças ao livro, hoje olho para as crianças com um olhar mais atento, procurando sinais que possam indicar algo errado.

@a.book.told.me 01/12/2022

????? ???????? | ?????? ????????
?° ????: 78
????: ?????
______________________________________________________
??????? ????? s??? ??? ??? ?? ?????? ? ???????? ????, ??????, ?? ?????s ?? ?????? ? ???????, ????? ???? ????? ????. ???????? ??? ??? s???? ? ??? ??s?????
______________________________________________________
????????: abuso sexual, pedofilia, tentativa de suicídio.
______________________________________________________
Sabrina perdeu o pai quando ainda era apenas uma garotinha, sua irmã Stella nem ao menos tem lembranças dele. A mãe após ficar viúva se abriu para outros relacionamentos mas nada nunca ficava sério demais, até que um dia ela trás para casa um homem e diz que ele é seu namorado, Stella logo se anima com a possibilidade de finalmente ter um exemplo masculino mas Sabrina jamais aceitaria alguém substituindo seu amado pai e deixa isso bem claro.
Quando Sabrina completa 13 anos sua vida é marcada de uma forma trágica, o homem que diz amar a sua mãe entra em seu quarto e ali ele faz ela ter até então o pior dia de sua vida, com medo e envergonhada ela guarda o segredo para si e decide que ao completar 18 anos ela sairá daquela casa e levará sua irmã junto.
Após 5 anos sofrendo abuso de seu padrasto ela está quase completando maioridade e finalmente a esperança do pesadelo no qual ela vive está prestes a acabar, ao menos foi o que ela pensou, mas tudo ruiu quando ela descobre que sua irmã mais nova também foi abusada. Decidida a finalmente dar um basta a situação ela decide contar para a mãe delas o que vinha acontecendo mas quando a mesma chega do trabalho ela está furiosa e a expulsa de casa alegando que ela estava seduzindo seu marido.
Sem chão e abandonada por quem a deveria proteger Sabrina passa a morar nas ruas e faz de tudo para que consiga sair daquela situação para conseguir tirar a sua irmã daquela casa.

? Joseli com maestria conseguiu passar todos os sentimentos com essa obra com uma escrita fluída e avassaladora.
Vidas Roubadas é a mais pura e podre realidade do nosso mundo, e infelizmente o número de casos de abusos de menores vem crescendo cada vez mais. Quantas "Sabrinas/Stellas" ainda teram que passar por isso !? Quantas "mães" ainda vão escolher acreditar ou fingir que acreditam no abusador em vez de suas próprias filhas !?
EM 80% DOS CASOS O ABUSADOR ESTÁ DENTRO DE CASA
Denunciem !!!

Alana.Michele 03/06/2022

Impactante
?Vidas roubadas? é um livro de não ficção que conta a história de Sabrina Brandão, que aos 13 anos foi estuprada pelo seu padrasto.

Desde que foi apresentada a ele pela sua mãe ela sempre resistiu quanto a ideia de ter um ?substituto? do pai, que faleceu quando ela ainda era uma criança. Conforme foi crescendo ela foi se acostumando a presença dele, até que começou a perceber olhares diferentes e toques discretos. Então o pior aconteceu.

?Aos treze anos, tive uma experiência que me marcou para o resto da vida, não esperava por isso. Para todas as garotas da minha idade, é o dia mais esperado, é como esperar os dezoito anos, a gente acha que um mundo vai se revelar aos nossos olhos. Bem, talvez para algumas garotas seja isso mesmo. O mundo que revelou a mim, não gostei nem um pouco, e não desejo a ninguém.?

Não aguentando mais a situação, Sabrina decide que ao fazer 18 anos irá sair de casa e começa a juntar dinheiro. Até que ela descobre que sua irmã mais nova, Stella, também está sendo abusada. Esgotada da situação e com raiva, ela decide contar tudo para mãe, mas seu padrasto já chegou na frente primeiro. Para não ser rechaçado, ele conta a mãe de Sabrina que ela o seduziu e teve relações sexuais com ele. É aí que a mãe explode e a expulsa de casa, culpando-a por supostamente se oferecer ao seu namorado.
O pior é que infelizmente isso ainda é comum. Muitas mães preferem acreditar na versão dos seus parceiros a simplesmente abrir os olhos e ver o que está bem debaixo do seu nariz.

?Se nem a minha mãe acreditou mim, por que vocês acreditariam??

Sabrina fica desolada, todas passaram a culpá-la. O que ela fez de errado? O que ela fez para merecer isso?

Vidas roubadas é sobre a perda da inocência, virtude e alegria, que leva a vítima a deixar de viver e simplesmente sobreviver, perambulando como alma sem rumo.
A leitura é angustiante e triste, porém necessária. Quantas Sabrinas e Stellas precisarão passar por isso até que o agressor finalmente seja punido?

?A cada 11 minutos uma criança é violentada no Brasil. 85% dos casos não são denunciados?.

O livro contém gatilhos: Abuso sexual, chantagem emocional, estupro de vulneráveis, violência e suicídio.

ritita 21/04/2021

Tristíssimo. Dolorido.
Emocionada com a quantidade de livros nacionais bons que tenho encontrado na minha busca.
Este livro é para poucos - os fortes. É mais que um soco no estômago, é uma facada no coração.
Narrativa dramática de início ao fim, ainda bem que o livro é curtinho, mas com gatilhos doloridos e crus sobre assédio infantil - pedofilia, onde as vítimas sempre são consideradas culpadas até que se prove o contrário.
E quando se prova aí mesmo é que dói no corpo, na alma, no coração.
Mesmo que no avanço dos capítulos exista uma mensagem de conscientização deste tipo de crime nada, absolutamente nada nos prepara para o final que fica em aberto, mas dá uma ideia do ocorrido.
Ainda que conhecendo a nossa justiça lenta e omissa para pobres, não sei se tomaria as mesmas atitudes.

inque 12/11/2023

Luta
Eu amei o livro.Ele traz uma história de luta e perseverança em busca de justiça para melhorar a vida da irmã e alertar as pessoas sobre um assunto tão importante, que é a violência contra crianças e adolescentes. A história mesmo sendo pesada ela tambem traz a amizade de duas irmãs para combater e alertar esse ato tão devastador.A autora escreveu uma história que nos impacta e ao mesmo tempo tem a amizade de duas pessoas que se amam.

Kaline 16/03/2021

Dolorosamente necessário
A história de "Vidas Roubadas" aborda um assunto polêmico, doloroso e humilhante, mas ao mesmo tempo extremamente necessário, pois a sociedade precisa falar sobre.
A autora Joseli Medeiros traz a história torturante e sofrida de Sabrina e Stella, duas irmãs que são abusadas pelo padrasto sem que a mãe tome conhecimento do fato. Primeiro Sabrina, a mais velha das irmãs sofre calada 5 anos terríveis de estupro e, posteriormente, Stella, levando a história a um final surpreendente.

Foi muito difícil a leitura do livro, teve momentos que eu senti muita raiva, desespero e impotência. Falar sobre estupro é algo terrível, mas é mil vezes pior quando acontece com crianças e adolescentes que deveriam ser protegidas por seus pais, no caso das personagens da história, pela mãe. Uma mulher omissa, equivocada e completamente egoísta.
Achei uma atitude muito corajosa da autora abordar abuso sexual em seu livro de estréia e a parabenizo muito por isso. Ela conduziu a história com muita responsabilidade e cuidado, isso eu pude perceber do começo ao fim. É pesado, porém dolorosamente necessário falar sobre isso.

Jessica.Cacko 01/04/2024

Livro favoritado
Sinceramente, não sei nem como falar sobre esse livro. Tentando começar do começo, o favoritei, um Pu... livro bom esse, me deixou com muitos sentimentos, me trouxe muitos gatilhos, mas eu amei ele e TODOS deveriam ler, não porque o favoritei ou porque recomendo e sim porque é um livro que traz MUITAS reflexões, informações e alertas sobre as nossas crianças.

São menos de 80 páginas com uma estória forte de quebrar o coração, Sabrina perdeu o pai e vive com sua mãe e irmã, porém depois de um tempo sua mãe resolve "casar" novamente, todos morando na mesma casa como uma família (PERFEITA E COMPLETA) menos para sabrina, que logo de cara tem uma certa implicância anda lado a lado com sabrina, após um tempo a mesma passa a ser abus4d4 sexu4lm3nt3 pelo padrasto e terá que enfrentar muitas coisas, não só ela mas sua irmã também não estará imune da maldade do ser humano.

A  leitura é fluida, muito envolvente e em cada capítulo temos um alerta sobre o tema do livro, do tipo " A CADA 11 MINUTOS UMA CRIANÇA/ADOLESCENTE É ABUS4D0 SEXU4LM3NT3", o livro trás muitos gatilhos e é informado logo nas primeiras páginas como um alerta. Não recomendo para quem é sensível mas recomendo para todos aqueles que têm filhos.

No título tem uma pergunta " de quem é a culpa " e aqui deixo a minha resposta da mãe, da vaca da mãe! Já presenciei uma história  igualzinha a do livro e garanto que é muito revoltante, dói, e dói muito saber que existem pais desse tipo e que o sistema de justiça é falho em todos os sentidos.

Sobre o final do livro, gostaria de uma continuação mais aprofundada sobre a visão da mãe, seria interessante saber o que passa na cabeça de uma pessoa como ela.

Edla 13/07/2023

FAVORITADO DA VIDA
Sabe aquele livro que te prende do inicio ao fim? pois é, esse é o livroooo, você não vai conseguir largar até chegar ao final.
É uma história emocionante, parte seu coração mil vezes, mas também te ensina muito.
Eu poderia reler esse livro mil vezes e sentiria as mesmas emoções todas as vezes.
É muito bem escrito, recomendo muito. FAVORITADOOOOOOOOOOOOO.

Mille Caetano 04/06/2022

Um livro que retrata a realidade de muitas crianças e adolescentes, doloroso de ler porque sabemos que é algo real. A vítima quase sempre é o culpado e o culpado é deixado de lado. Inversão de valores, a criança precisa provar que sofreu abuso e muitas vezes a família vira as as costas pra elas. A Joseli escreveu e relatou muito bem, um livro curtinho mas cheio de emoção.

Pedro|@escuna.literaria 13/04/2021

O que achei do livro "VIDAS ROUBADAS: DE QUEM É A CULPA?"
Bom, gostei muito da leitura. Adorei poder participar da LC desse livro e super recomendo. Ele é um livro que aborda o abuso de menores, de uma forma que é possível ver a realidade das vítimas, como elas se sente e como, muitas das vezes, são vistas como as culpadas. A autora Joseli Medeiros escreve muito bem e merece os nossos aplausos pelo trabalho magnífico que fez. Parabéns!!!

Janethe 23/04/2023

Excelente
Um relato surpreendente e muito forte. Uma leitura que todos devem fazer. A história dessas irmãs é igual a tantas outras que lutam dia a dia para ter sua vida de volta.

Marina.Teixeira 12/01/2023

Uma leitura necessária
Minha primeira leitura completa do ano é um soco no estômago e um livro necessário. Curto, direto e fluido, "Vidas Roubadas: De Quem é a Culpa?", conta a história de duas irmãs, Sabrina e Stella, que têm suas vidas modificadas quando a mãe, viúva, se relaciona com um homem e ele passa a viver dentro da casa da família. Sabrina passa a ser abusada por ele, e quando ela toma a decisão de ir embora de casa, juntar dinheiro e ficar com a irmã, ela tem uma surpresa nada agradável.

Contado em primeira pessoa, é escrito com uma fluidez e sobriedade necessárias, ao mesmo tempo que em cada momento contado por Sabrina sobre os sentimentos e medos dela dentro de casa - ou as mudanças em sua vida após o abuso - há uma simplicidade que torna a leitura e a compreensão da magnitude daquele abuso compreensível tanto para um público mais jovem quanto para pais e mães - ler "Vidas Roubadas: De Quem é a Culpa" se torna uma leitura necessária para os adultos.

É um livro curto e muitíssimo bem-escrito, e curioso como a história (e o que vai acontecendo com ela) reflete tão bem a nossa própria realidade (o machismo, o bullying, a culpabilização da vítima, o fundamentalismo religioso) - porque infelizmente, o roteiro de quando uma menina é abusada, a revelação do abuso, e a reação da família, é conhecido de muitas mulheres Brasil afora. Muitas delas não são amparadas e apoiadas dentro de casa - até porque na maioria das vezes, tudo começa dentro de casa.

Um grande livro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6