VIDAS ROUBADAS

VIDAS ROUBADAS Joseli Medeiros

Resenhas - VIDAS ROUBADAS: DE QUEM É A CULPA?

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Adam.Mattos 07/06/2021

Livro necessário
A escrita da autora Joseli Medeiros é incrível. O livro flui de uma maneira impressionante. Não comece se não puder terminar imediatamente. O livro é curto, mas cheio de conteúdo. É uma história que infelizmente ocorre todos os dias. A própria autora intercala a história com dados revoltantes e verdadeiros sobre abuso infantil. A cada 11 minutos uma criança é abusada e em mais de 80% dos casos o abusador está dentro de casa. Isso me embrulhou o estômago. Eu não vou dizer que o livro tem gatilhos, pois se alguém ler e se identificar, procure ajuda imediatamente!!! Essas coisa não podem ser normalizadas, não podem continuar acontecendo, e esse livro deveria ser lido por TODXS! Por ?pais?, ?padrastos?, ?tios? abusadores. Entre aspas, pois quem faz isso não merece título diferente de asqueroso. Mas esse livro pode mostrar pra esses seres, o dano que causam nas pobres vítimas. Deveria ser lido por todas as mães, para aprenderem a identificar e não colocar qualquer um dentro de casa. Enfim, é um livro difícil, mas necessário, e que pode salvar vidas! Palmas à autora! ???

Rafaela.Freitas 19/08/2022

Doí ler e mais ainda por ser uma ficção tão próxima do real
Uma leitura curta e inteira...
Um trabalho incrível...
A escrita me surpreendeu pela nitidez da realidade infelizmente de muitos que passam pela situação e abranger a questão "De quem é a culpa", nos leva a uma reflexão durante e após a leitura.
Leitura que eu recomendo (para quem estiver com a mente aberta e não possuir problemas com os gatilhos) cada dica das emoções e ações das irmãs são necessárias para que em nossas vidas possamos ajudar quando estivermos diante da situação. E espero que não precisamos recorrer a elas em momento algum.

Nicole 17/05/2022

Emocionante
A autora retrata com muita seriedade um caso de abuso dentro de casa, como acontece na maioria das vezes, e mescla a narração da jovem vítima com informações importantes sobre os casos reais. O livro emociona e nos faz refletir sobre quem é/são os verdadeiros culpados, além, é claro, do próprio abusador: a mãe negligente e a sociedade machista?
Gosto da sinceridade da narradora, que não esconde sua raiva/asco do abusador e da própria mãe quando esta escolhe ficar do lado de tal homem em vez de acreditar na própria filha. Infelizmente é uma realidade muito comum. O livro serve, portanto, de alerta. Um tema espinhoso, porém muito necessário.

Samara638 03/05/2022

Sabrina sente uma imensa falta do seu falecido pai, Stella já não teve a oportunidade de conhecê-lo, para ter lembranças.
Adalberto, namorado da sua mãe, começa a conviver com elas. Sabrina deixa claro que não concorda com a decisão de sua mãe, Stella demonstra felicidade com a possibilidade da figura "paterna".
O mundo de Sabrina vira de ponta cabeça, quando em um dia, sozinha em casa, Adalberto se aproveita da situação e começa a abusar sexualmente dela, caso ela contasse para alguém, ele faria o mesmo com sua irmã.

O assunto abordado no livro é muito forte e necessário. Foi dolorido acompanhar a tragédia na vida das duas irmãs, fiquei com um ódio mortal da mãe delas.
Como ela não percebeu a mudança de comportamento?
E o triste é saber que casos assim são muito frequentes.?
Indico muito a leitura.

Laine @pagesandseasons 29/04/2022

Um alerta extremamente necessário!
Ao contar a história de duas irmãs que tem o seu mundo transformado com a perda de um pai e a substituição por um padrasto nada confiável, Joseli escreve sobre a expl0raçã0 se'xu'al infantil com responsabilidade, utilizando de dados reais e sem romantização, com o objetivo de chocar o leitor e chamar atenção para a gravidade da situação.

Foi uma leitura muito intensa, levei horas para digerir tudo que aconteceu com essas irmãs. Perceber como a irresponsabilidade e ausência da proteção materna foi essencial para que toda a fatalidade acontecesse, não foi fácil.
Ver a preocupação de Sabrina e tudo que ela foi capaz de aguentar por amar e querer proteger a irmã mais nova, me deixou uma sensação agridoce.

"Vidas Roubadas: de quem é a culpa?" é um pedido de socorro de milhares de crianças que sofrem essa vi0lênci4 diariamente e, assim como Sabrina e Stella, são silenciadas com ame'aças e jogos psic0lógic0s.
Graças ao livro, hoje olho para as crianças com um olhar mais atento, procurando sinais que possam indicar algo errado.

Alana.Michele 03/06/2022

Impactante
?Vidas roubadas? é um livro de não ficção que conta a história de Sabrina Brandão, que aos 13 anos foi estuprada pelo seu padrasto.

Desde que foi apresentada a ele pela sua mãe ela sempre resistiu quanto a ideia de ter um ?substituto? do pai, que faleceu quando ela ainda era uma criança. Conforme foi crescendo ela foi se acostumando a presença dele, até que começou a perceber olhares diferentes e toques discretos. Então o pior aconteceu.

?Aos treze anos, tive uma experiência que me marcou para o resto da vida, não esperava por isso. Para todas as garotas da minha idade, é o dia mais esperado, é como esperar os dezoito anos, a gente acha que um mundo vai se revelar aos nossos olhos. Bem, talvez para algumas garotas seja isso mesmo. O mundo que revelou a mim, não gostei nem um pouco, e não desejo a ninguém.?

Não aguentando mais a situação, Sabrina decide que ao fazer 18 anos irá sair de casa e começa a juntar dinheiro. Até que ela descobre que sua irmã mais nova, Stella, também está sendo abusada. Esgotada da situação e com raiva, ela decide contar tudo para mãe, mas seu padrasto já chegou na frente primeiro. Para não ser rechaçado, ele conta a mãe de Sabrina que ela o seduziu e teve relações sexuais com ele. É aí que a mãe explode e a expulsa de casa, culpando-a por supostamente se oferecer ao seu namorado.
O pior é que infelizmente isso ainda é comum. Muitas mães preferem acreditar na versão dos seus parceiros a simplesmente abrir os olhos e ver o que está bem debaixo do seu nariz.

?Se nem a minha mãe acreditou mim, por que vocês acreditariam??

Sabrina fica desolada, todas passaram a culpá-la. O que ela fez de errado? O que ela fez para merecer isso?

Vidas roubadas é sobre a perda da inocência, virtude e alegria, que leva a vítima a deixar de viver e simplesmente sobreviver, perambulando como alma sem rumo.
A leitura é angustiante e triste, porém necessária. Quantas Sabrinas e Stellas precisarão passar por isso até que o agressor finalmente seja punido?

?A cada 11 minutos uma criança é violentada no Brasil. 85% dos casos não são denunciados?.

O livro contém gatilhos: Abuso sexual, chantagem emocional, estupro de vulneráveis, violência e suicídio.

Leticia2140 29/07/2023

VIDAS ROUBADAS
É uma leitura surper rápida, mas que conta uma história bem pesada, mais realista e verdadeira que acontece diariamente com várias pessoas e crianças.

Esse livro me fez pensar bastante, principalmente em como as vítimas, não tem coragem de fazer denúncia de abuso, ou não entende que existe pessoas que vão ajudar ela, que não precisa esconder ou ter vergonha.

Algo que me impactou bastante é como pode uma mãe ter mais confiança em um parceiro do que na própria filha, e esse livro abordou muito essa parte. Acredito que na realidade é muito comum, uma pessoa preferir fechar os olhos para o que os filhos passam, para não perdem um companheiro.

Giuliana Sperandio 23/09/2022

Triste, mas real para algumas crianças
Um livro que nos faz refletir de como o abuso sexua1 infantil pode estar presente escondido nos lares de tantas crianças e adolescentes. Um grito de socorro que muitas vezes é ignorado.
O livro é curto, mas transmite a dor das duas personagens que na segurança do seu lar são negligenciadas e abusadas por quem deveria protegê-las.

Recomendo a leitura principalmente para pais e educadores para que possam reconhecer os sinais e oferecer apoio as vítimas.

Ana Lícia - @livroedelirio 10/01/2023

Infelizmente essa é a realidade do Brasil, e é sobre isso que a autora Joseli Medeiros irá abordar em seu livro Vidas Roubadas, publicado pela editora Flyve em 2022.

Sabrina e Stella são irmãs e filhas de uma viúva que decide apresentar seu novo namorado a elas. Enquanto Stella vislumbra a representação de um futuro pai, Sabrina não gosta nada da ideia de um novo homem inserido em suas vidas. Entretanto, ninguém a ouve, e a vi0l3nci4 – que é invisível aos olhos de sua mãe – acontece bem debaixo de seu teto.

Tanto Sabrina quanto Stella tiveram que lutar sozinhas para sobreviver, uma vez que não tiveram ajuda da família, da escola e do Estado. As irmãs passaram por situações de extrema vulnerabilidade, e achei fundamental como a autora abordou isso: Joseli Medeiros trouxe humanização para as protagonistas. Sabrina e Stella foram vítimas, e elas sentiam muito ódio, raiva, culpa, medo e vontade de colocar um fim em tudo aquilo. Não era para se esperar perdão e compreensão sobre a situação, isso perpetua um ciclo de violação. Ao contrário, era necessário esperar justiça.

Vidas roubadas é um livro curto, mas denso ao mesmo tempo por tratar do cenário brasileiro de forma verossímil. É uma história que aborda sobre estupro de vulnerável, maus tratos, abandono e desamparo, e, por isso, comecei e terminei essa leitura com muito pesar, raiva, tristeza e dor por ser a realidade de muitas crianças e adolescentes. Não foi fácil digerir as palavras, mas a escrita da autora é extremamente fluída, o que faz com que a leitura corra muito bem.

Minha única ressalva é sobre o final. Para mim foi muito abrupto, apesar de compreender o motivo de ter sido assim. Queria saber mais sobre o futuro da Stella e da Sabrina, mas isso dá margem para interpretações. Apesar disso, para mim, Vidas roubadas foi um livro marcante e necessário.

É preciso dar voz a essas vivências, realidades e narrativas.

Aviso de conteúdo: violência parental, estupro de vulnerável, tentativa de suicídio, aborto e assassinato.

Adriana781 07/04/2021

Vidas Roubadas
Anos depois de perder o pai, Sabrina viu sua vida virar de cabeça para baixo quando a mãe levou seu namorado Adalberto para ir morar em sua casa, desde o início Sabrina não gostou, porém sua mãe e sua irmã Stella estavam felizes. Porém quando Sabrina estava com 13 anos o padrasto se aproveitou da ausência da mãe para concretizar o ato mais repugnante na vida de uma menina. E esse ato não parou, pois ele ameaçou fazer o mesmo com sua irmã.
Um dia Sabrina descobre que o padrasto fez o mesmo com sua irmã,nessa hora ela toma uma decisão: contar tudo para sua mãe.
Será que a mãe vai acreditar?
Lhe convido a ler e conhecer tudo, pois são relatos que muitas vezes nem chegam a ser denunciados pois acontecem dentro do lar onde essas crianças deveriam ser protegidas.
Será uma leitura que trará emoções fortes, mas que são necessárias para ficarmos mais atentos a tudo que pode acontecer bem próximo de você.

Carla839 18/08/2022

Temática importante, senti um profundo nojo pela realidade que as personagens estão inseridas. Gostei bastante, livro curto e necessário.

Tathi (@Doidosporserieselivros) 26/06/2023

Olá queridos amigos leitores! Última semana do mês e as leituras aqui seguem no ritmo máximo.
A última leitura finalizada foi o drama Vidas Roubadas da @autorajoselimedeiros publicado pela @editoraflyve .

Nesse livro conhecemos Sabrina uma adolescente que ainda sente muita falta de seu pai que faleceu, quando sua mãe apresenta a ela um novo padrasto.
A implicância inicial com o homem acaba tendo motivos, quando ele a ataca e a estupra , e volta a fazer isso durante anos.
Entre ameaças e uma mãe que parece não enxergar um palmo a sua frente, ela acaba sendo abusada por anos, até que o homem se volta para sua irmã fazendo com que Sabrina finalmente tome uma atitude. Mas agora parece ser tarde demais.

??????????

Uma trama cheia de gatilhos que muitas vezes durante a leitura me embrulharam o estômago, Vidas Roubadas traz um alerta do que muitas vezes acontece dentro de casa, com meninas e meninos, e assim como na trama, muitos filhos não relatam o abuso pois são desacreditados e manipulados pelo agressor.

O enredo também nos mostra como existem pais que fecham seus olhos, ou mesmo os que sabem e não fazem nada para impedir.

Vidas roubadas ainda expõe as falhas nas leis, para aborto em caso de estupro, onde quem decide é o responsável legal, mas quem acaba tendo a criança é a vítima de um crime brutal.

Gostaria que o livro tivesse uma continuação pois senti falta de um embate entre genitora em que ela admitisse que sabia ou fosse obrigada a entender a gravidade de tudo que aconteceu, queria muito ler isso na trama.

Vidas Roubadas é uma leitura cheia de gatilhos que vale a pena ser lida até para um choque de realidade, e está disponível em formato físico e digital.

#editoraflyve #joselimedeiros #vidasroubadas

Carla 15/03/2023

Esse é um livro bastante pesado, mas também, muito necessário. A escrita da Joseli é bem fluída, te prende desde a primeira página, entretanto, precisei parar de ler diversas vezes para respirar, pois os assuntos abordados ao longo das páginas, mexeram muito comigo.

Vidas Roubadas traz como tema principal o abuso sexual de menores. Acompanhamos a história de Sabrina e sua irmã, Stella, seu pai morreu muito cedo, e quando sua mãe decide se relacionar novamente, o inferno reina em suas vidas, Sabrina foi abusada desde a infância pelo seu padrasto, o medo, as ameaças e o receio, a fez suportar aquela situação durante anos.

A situação chega num ponto extremo, quando Sabrina finalmente decide se abrir, seu padrasto a faz ser expulsa de casa. Sem ter onde ficar, ela começa a morar na rua. Mas ela ainda sonhava em mudar de vida, em poder dar uma vida diferente pra si e para sua irmã mais nova, porém, ela descobre que a sua irmã tem passado pelas mesmas atrocidades pelas quais ela viveu durante anos.

Ao longo da leitura, diversos sentimentos surgiram dentro de mim, fiquei com muita raiva da sua mãe, pois eu como mãe, tenho pra mim que o filho é uma das coisas mais importantes da minha vida, e vê-la rejeitando as filhas por um homem como aquele, é revoltante, nojento e asqueroso.

Após o plot do livro, (e este foi um ponto que senti ainda mais ódio), Sabrina comete um crise, acabando indo parar numa detenção para menores. Apesar de Stella precisar viver para sempre com uma marca para sempre do seu padrasto, não só no seu corpo e no seu psicológico, mas em formato de uma criança, sua mãe continua defendendo o padrasto, mesmo apesar de tudo que sofrerem.

Porém na última página do livro, vemos ainda esperança nas duas irmãs.

Apesar de ser um livro de ficção, me dói muito saber que diversas crianças sofrem com situações similares, que sentem o mesmo medo de Sabrina. O abuso físico acompanha também o abuso psicológico, o que dificulta ainda mais a criança pedi socorro nessas situações, onde os principais abusadores moram em casa.

Esse é um tema difícil, pesado e a Joseli soube aborda-lo com bastante responsabilidade, além de trazer estatísticas reais. A leitura é necessária, 95,4% dos estupradores são homens, sendo 82,5% conhecidos da vítima, e 40,8% pais ou padrastos. 76,5% dos abusos acontecem dentro de casa.

site: https://dose-of-poetry.blogspot.com/2023/03/resenha-97-vidas-roubadas-joseli.html
.emii ;) 15/03/2023minha estante
nunca tinha ouvido falar nesse livro, vou dar uma chance!

bibliotecadamalu 04/02/2023

Sabrina perdeu o pai ainda criança, anos depois sua mãe resolve "casar" novamente, assim levando um total estranho para dentro de casa. O que poderia ser uma reconstrução familiar, se tornou o pior pesadelo dessa menina. Assim como também de sua irmã posteriormente.

É uma leitura pesada, já que retrara a triste realidade de muitas jovens que acabam por sofrer abusos de pessoas próximas. As vezes, um vizinho, avó, tio e até irmão é muito mais perigoso do que um desconhecido.

O livro serve de alerta para todos. Cuidem dos seus filhos. Coloquem eles em primeiro lugar, independente da situação em que estejam. A maldade está onde menos esperamos.

E mesmo tendo me entregado de corpo e alma para essa leitura, e tendo acompanhado a escrita incrível da Joseli, eu vou admitir que o final me incomodou.
Talvez a intenção da autora tenha sido mostrar o verdadeiro desfecho de situações como essa! E já ressalto que se houvesse a possibilidade de uma continuação, eu super leria.

É um ótimo livro e tem meu selo principal de indicação. Todos deveriam ler!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6