Gótico Mexicano

Gótico Mexicano Silvia Moreno-Garcia

Resenhas - Gótico Mexicano

Li Omodei 05/06/2023

Gostosinho de ler mas entrega nada
Até que a Noemí e a ambientação me distrairam mas, como thriller entrega nada. Achei legalzinho e bom para matar o tempo e nada a mais que isso.
A história não se desenvolve. Eu lia e lia e não chegava a lugar algum e nem me aguçava a curiosidade. E quando enfim foi revelado o "mistério" central, não tive reação. Um grande tanto faz. Não é ruim e também não é bom. PRÓXIMO!

Debora815 29/05/2023

The Last of us
Estamos no universo de The Last of US??

Achei legal, pensei que teria mais suspense, mais cenas de deixar seu coração na mão, mas não foi assim, porém.... bem narrado, descrições perfeitas, personagens interessantes, final duvidoso.

Jessi Barbieri 23/05/2023

Eu viveria ranhenta nessa mansão
Eu amo meu conceito de sempre iniciar um livro sem saber o que esperar e foi surpreendente.
Fazia um tempo que não lia thriller e foi uma boa medida de suspense em meio a tanta fantasia que estava lendo.
Adorei a escrita, os personagens, por mais que senti falta de um background em alguns.
O livro consegue te transportar para todo cenário da mansão, cemitério, cidadezinha e afins, consegui visualizar o mofo e toda poeira (espirros de uma rinitada) haha.
Gostei da explicação para todo o mistério que ronda o livro, claro com algumas ressalvas, principalmente na parte da im********** e da pos****** que a autora deu uma viajada.
Eu amei a Noemi, daria um bom papel para a atriz Eiza Gonzalez. Francis coitado, precisa de uma terapia urgente!

Juli 22/05/2023

Típico livro que te prende de jeito.
Confessar a vocês que, a princípio, eu não estava esperando muito desse livro. Comprei após ler a sinopse e saber que a história é passada no México, um dos países que mais possuo admiração. Além disso, um ponto que vale a pena ressaltar é que Silvia Moreno-Garcia é mexicana, atualmente morando no Canadá, e o intuito em escrever Gótico Mexicano foi trazer uma representação sem estereótipos de personagens mexicanos. Foi o meu primeiro contato com uma autora mexicana, contando uma história com personagens também mexicanos.

Gótico Mexicano, publicado pela editora DarkSide, é exatamente um horror gótico ambientado no interior do México no ano de 1950, onde uma mulher, chamada Noemí Taboada, precisa enfrentar estranhos acontecimentos para ajudar sua prima Catalina. O "horror" que Silvia Moreno-Garcia criou, no entanto, é o auge da narrativa. Não é uma história de terror besta nem imatura, pois a forma como ela desenvolveu tudo de forma "crível", como se realmente pudesse ser algo que existisse no nosso mundo, foi incrível e arrepiante.

À medida em que fui lendo, fui entrando no universo da personagem Noemí Taboada. E, embora eu não possa falar muito do clímax para não dar spoilers, eu adorei toda a sequência e como até na última página, literalmente, eu não sabia ao certo o que esperar, tamanha a sensação de incerteza da narrativa. De fato, é um suspense do início ao fim. Em cada palavra dita, em cada frase escrita.

Gostei muito da construção dos personagens habitantes da mansão High Place, de um personagem biológico coadjuvante/protagonista e da Noemí.
A escrita também atrai, pois é fluída, leve e objetiva.

Em resumo, Gótico Mexicano te prende, te confunde e surpreende demais. Gostaria apenas de mais algumas páginas para esclarecer alguns pontos... Como falei, é um livro de suspense. Uma hora as coisas engatam e se explicam. Outras, ainda ficam sem respostas.

Nunca havia lido nada falando sobre a cultura mexicana. O suspense que vai se desenvolvendo nos faz ler o livro de uma vez para ter todas as respostas possíveis. Típico livro que te prende de jeito. Amei!

Roberta 22/05/2023

Eu senti um ódio profundo de cada um desses personagens, de tão bem escritos que eles são. A história tem uma construção lenta, tanto que no começo deu uma preguicinha de ler, o cansaço sempre falava mais forte. Mas a curiosidade também veio forte e me fez querer me aprofundar. Os cenários são extremamente bem construídos. Como eu li num comentário aqui do Skoob, eu conseguia sentir o cheiro de mofo cada vez que pegava o livro! Não é meu estilo favorito, mas com certeza foi um ótimo livro pra sair da zona de conforto.

Mhy 20/05/2023

Abra os olhos...
Não sei pq demorei tanto pra ler esse livro.

Achei uma história bem construía, a narrativa foi sensacional e um terror gore que não havia visto em nenhum outro livro. Uma leitura muito fluída, e avisar do início der mais parado depois ele fica bem frenético. Achei a parte do "Mexicano" mais sutil, nada estereotipada, e também gostei disso.

flaviavrf 17/05/2023

Achei a proposta do livro bem diferente, gostei bastante da mitologia que envolve a casa e a família Doyle e também das personagen (Noemí é uma protagonista bastante carismática!), mas a experiência da leitura num geral foi ruim porque as coisas demoram demais a acontecer, a história só fica interessante mesmo nos capítulos finais, e aí as coisas vão se desenrolando muito rápido. Não é um livro que eu recomendaria, principalmente porque não achei que a Darkside fez um bom trabalho com o texto, mas ele não chega a ser ruim. acredito que teria sido muito melhor se não fosse a forma forçada com que a autora insere elementos culturais mexicanos na história, numa tentativa de justificar o título, algumas coisas ela reafirma exaustivamente como se precisasse o tempo todo lembrar o leitor de que o livro se passa no México, coisa que poderia ter sido evitada se ela não tivesse enchido o livro com referências inglesas.

ThayAvalon 15/05/2023

Mano que loucura é essa ?
O livro, te prende , te confunde , te deixa ansioso , você quer saber que q tá acontecendo? O final é bem diferente do que eu poderia ter imaginado e eu gostei muito disso , me surpreendeu demais.
Só queria mais uma página pra esclarecer mais sobre o futuro dos personagens ( mas é porque eu amei muito ).
Noemi é a descrita da forma que eu gosto, desinibida , corajosa , afrontosa , e não deita pra ninguém .
A história em si é bem diferente do que eu imaginava quando li a sinopse , você fica tentando juntar as peças e apostando em várias coisas que podem ser , e isso que cativa mais , os personagens são todos ótimos e bem construídos eu adorei a abordagem ...
E sim esse livro me causou várias sensações kkkkk indico demais

Aninha 15/05/2023

O final vale a pena
Esse livro ao contrário do que a sinopse leva a crer, não é bem um terror. É mais um suspense, um suspense que até sua metade não explica muito e apesar de cativar, em um ponto tantas dúvidas sem respostas podem tirar mais a atencao do leitor. Até que a parte final engata e tudo se explica.

Mavi 08/05/2023

Meio qualquer coisa
Não vou mentir dizendo que estava super empolgada para essa leitura. Gosto muito de livros na vibe terror/suspense e esse livro já estava na minha lista a muito tempo. A questão é que ele é meio qualquer coisa.
Tirando alguns elementos da história (como a narrativa se passar no México, por ex), a história não tem muita novidade. Uma protagonista, uma casa meio abandonada cheia de pessoa estranhas e os mistérios que cercam essa casa. Achei tudo meio corrido, não senti que fui transitando entre emoções durante a narrativa ao ponto de que tinha as mesmas reações para tudo que acontecia. Também achei o final genérico e básico mas pelo menos a protagonista Noemi é carismática.

Elizabete 08/05/2023

Angustiante
Um livro intenso, que requer muuuuita paciência, mas ainda assim intenso.

Eu gosto muito de livros de suspense, mas eles me despertam uma raiva descomunal, isso é fato, e o que me dá mais raiva é a angústia e sufoco que eles me causam, e essas duas palavras resumem super bem esse livro. Então, já sabem como eu me senti lendo, né?

Mas eu gostei bastante, a protagonista é muito forte e corajosa, e eu achei uma fofura o casalzinho do final (sempre procurando migalhas de romance meu deus skkskks)

Bea Albuquerque 27/04/2023

Esqueci de atualizar. Mas o que falar desse livro, Não esperava encontrar o que eu achei, nunca tinha lido algo assim, falando da cultura mexicana, personagens com personalidades bem fortes. Adorei que a história foi bem pensada, é bem tenebrosa. Não estava esperando por esse plot mt bom.

Luiza449 25/04/2023

To chocada
Eu não esperava ser esse o motivo do caos todo de high place, o final é tenebroso e muito nojento. Eu esperava ver mais referências do mexico/america latina mas além dos autores citados, não tem nada mais. Os personagens são altamente misóginos.