Gótico Mexicano

Gótico Mexicano Silvia Moreno-Garcia

Resenhas - Gótico Mexicano

Duda 15/07/2023

É uma história bem legal e interessante mesmo que no começo não tenha tanto sentido assim mais pra frente tudo começa a fazer sentido, a família e a mansão tem ar de estranheza.

Nay__ 14/07/2023

Filme de sessão da tarde
Por ter um núcleo só, achei que a história poderia até ser um conto. Mas no desenrolar percebi que toda a parte descritiva é muito importante. São dadas VÁRIAS pistas do mistério e ao final é aquela coisa de tudo ser explicado num grande parágrafo/capítulo e você pensar: eu sabiiiia, tava na cara.

Algumas vezes a diferença de linguagem da narração com os diálogos me incomodou, uma mistura de estilos que me confundiu no início, seria uma história atual ou não? Até mesmo porque a Noemí parece ser super feminista e privilegiada. Tenho a impressão de que a história funcionaria igual em 2020.

Tem vários elementos culturais e achei isso ÓTIMO, amei a contadora de histórias, la cantadora.

Tal qual um filme de sessão da tarde, me rendeu boas horas de entretenimento pra passar o tempo, sem grandes emoções ou surpresas. Queria falar do final com detalhes, mas ah, segue a linha desses filmes.

Debsmaddox 09/07/2023

Envolvente e maluco
Pensei muito no que achei desse livro. Mas no final, defini que ele é bom. E pq? Pq eu não consegui parar de pensar no livro.

A escritora conseguiu amarrar as pontas soltas da história no final. Apesar de ser meio maluco tudo que acontece, não ficou confuso. Eu conseguia visualizar cada cena que era descrita.

Senti nojo, medo, ansiedade enquanto lia. Parecia que eu estava dentro da história. E não podia deixar de dar uma nota boa, mesmo sendo um livro que saiu totalmente fora da minha zona de conforto.

Eu não posso dizer que amei. Mas posso dizer que gostei muito e que me surpreendeu demais. Eu não esperava nada disso do que aconteceu. Não esperava me apegar nem o resultado de todo mistério.

Foi uma leitura incrível e eletrizante.

Mari.Pamponet 07/07/2023

Et Verbum caro factum est
Devo começar falando da protagonista, Noemí Taboada, que entregou tudo que eu esperava desde o início. Uma mulher inteligente, exuberante, decidida e um pouco turrona, mas considero essa parte um traço positivo de sua personalidade. Seu humor sarcástico trouxe uma certa leveza para a história, que em si é bastante perturbadora.

O livro é viciante, segue com fluidez, a linguagem é leve e nem um pouco monótona. É uma história um pouco pesada, principalmente para quem não está acostumado a consumir esse tipo de gênero ou informações parecidas. Este romance gótico entregou tudo e um pouco mais do que se deve esperar dele. São muitos pontos a serem ligados que são revelados a medida que a leitura vai progredindo, deixando várias dicas durante o caminho. Quem pegou, pegou; quem não pegou, paciência porque vai entender no momento certo.

Leitura cem por cento recomendável, porém não para menores de 16 anos. Pesquisar sobre gatilhos antes de iniciar a leitura, pois muitas partes são de embrulhar o estômago e causar ansiedade, a autora não economizou na descrição e detalhes. É isso, boa leitura!

P.S CATALINA, EU TE AMO!
Salamandra 07/07/2023minha estante
Maravilhosa!!!!

geovana 05/07/2023

Achei bem chato e arrastado, nao gostei tanto assim do plot e nem dos personagens, todos muito sem graça e sem atitude, talvez seja a demora a enrolação e os detalhes desnecessários que tiraram a graça de terminar a história mas terminei com muito esforço pra nao abandonar

ray 05/07/2023

Gotico mexicano
Esqueci de comentar quando terminei a leitura. que livro incrível, eu não estava muito animada com ele e me surpreendi. um livro muito doido e envolvente, eu passava o dia inteiro pensando nesse livro e senti muito medo nas parte mais pesadas ((e algumas bem nojentas

Bárbara 02/07/2023

Sinceramente não sei muito bem como opinar sobre esse livro.

Que viagem doida, que personagens estranhos desenvolvidos de um jeito estranho num lugar estranho. Mas acho que era o objetivo? Kkkk acho que sim.

Primeiro ponto importante, que nojo dessa familia e dessa eugenia doentia e nojenta deles.

Segundo ponto, no começo achei que fosse ser um super thriller e estava até meio preocupada com isso, mas demora para a história parecer que está acontecendo alguma coisa, o desenvolvimento é quase inexistente e muito estranhamente chega num clímax do nada que tem muita história por trás jogada aleatoriamente (mas é o jeito que ta na cabeça e nas experiências da personagem então ok, vamos acompanhar junto com ela). É tudo tão doido que só me vi lendo pra ver onde é que ia parar kkkk

O final termina a história tão bem quanto o possível eu acho, mas não entendi exatamente porque o hype todo nesse livro.

Acho que não o livro não é pra mim, só isso.. e ta tudo bem né, valeu a experiência

TAIS.COUTINHO 29/06/2023

Decepcionante
Vi os booktubers q eu assisto falando super bem desse livro e fiquei bem interessada por ele, sem falar q a capa é maravilhosa como todos os livros da Darkside. Admito que até uma certa parte do livro eu tava gostando bastante,pois amo histórias que se passam em casas frias e escuras, rodeadas por montanhas e muita neblina, mas a história foi por um caminho que não é minha vibe de leitura hoje em dia.

Clauclau/Eu leio sim e daí 29/06/2023

Medo do desconhecido
México 1950. Noemí é uma jovem a frente de seu tempo, que adora a vida acadêmica, mas não abre mão das festas e música alta. Tudo isso terá uma pausa, assim que ela souber o que contêm na carta que sua prima Catalina, recém-casada, envia. Ela pedi socorro e o medo a está consumindo. Assim, Naomí embarca em uma viagem para tentar entender o que está acontecendo com Catalina, seria a loucura se apossando da jovem? Mas, o que Naomí não imagina é que algo abominável está a sua espera. Medo, silêncio, segredos, possessividade e uma maldição.
Minha opinião:
Um horror gótico, misterioso e incerto. Os personagens bem construídos, e o ambiente sempre está envolto a uma névoa úmida e melancólica. A casa, High Place, tem vida e pulsa, além de ser sombria e possuir correntes invisíveis, portanto, uma vez nela, seria impossível conseguir se libertar. Ela cheira a morte.
Gostei demais da condução do enredo, e isso me deixou bastante apreensiva quanto ao destino de Catalina e da prima Noemí.
Existem no decorrer do enredo várias discussões pertinentes, assim como o racismo, o assédio moral e físico, e o eugenismo. Eu recomendo!

site: https://www.instagram.com/euleiosimedai/#

cacaudias 22/06/2023

Surpreendente bizarro
Queria ler esse livro tem quase 1 ou 2 anos e finalmente consegui comprar ele e começar a ler. a história se desenrola lentamente, chega a ser quase cansativo, mas quando chega no clímax é de ler até acabar. eu tinha algumas teorias sobre a reviravolta do enredo mas nada chegava perto do que realmente acontece. achei muito criativo, inovador e a autora soube como explorar e explicar a situação. também gostei da forma como o romance foi inserido, fiquei torcendo pelo casal durante toda a leitura. as partes dos sonhos e as cenas com o howard me causavam grande desconforto, do tipo de fechar o livro por um momento mas a curiosidade me fazia voltar a ler. enfim, uma das melhores leituras do ano até agora.
cacaudias 22/06/2023minha estante
esqueci de comentar que enquanto lia, só conseguia pensar que esse livro daria um ótimo filme da a24, me lembrou um pouco a casamento sangrento

Fernanda.Prates 17/06/2023

O livro mais BIZARRO que eu já li
Uma amiga me emprestou esse livro e logo de cara me disse que eu não ia gostar - o que me deixou muito curiosa. Decidi começar a ler e percebi que a leitura era um pouco arrastada, você não entende bem o que tá acontecendo e o plot demora a acontecer, mas ao mesmo tempo que é devagar você fica desesperado pra descobrir o que é que tá acontecendo.
O plot do livro acontece mais ou menos faltando umas 100 páginas pra acabar e é simplesmente MUITO BIZARRO.
Eu achei toda a história meio absurda, apesar de ser algo muito inédito pra mim e o enredo ir colocando pequenos detalhes que dizem ao leitor um pouco do que se passa em high place, eu acho que é um mistério pouco verossímil dentro daquele universo em que se passa o livro e isso foi meio decepcionante.
Esperava mais terror psicológico e não recebi.

Fu Isabel 11/06/2023

? Caligem ?
Esse livro foi um mistério do começo ao meio, mas um mistério bom!
O desenvolvimento do enredo é gradual, com os segredos sendo descortinados na frente de Noemí. É claro que o início ainda é um pouco lento, mas faz sentido, uma vez que muito da história é sobre percepção, sonhos e alucinações. Existem partes bem arrepiantes em que Noemí começa a ver coisas e a explicação é bem pé no chão.
Agora falando um pouquinho sobre a Noemí, ela é uma protagonista que eu amei desde o primeiro segundo. Ela é uma socialite, mas inverte a ideia de que garotas bonitas são fúteis e burras.
Ela quer estudar, se interessa por antropologia, e não aceita que façam menos dela por ser bonita ou uma mulher, em uma época onde isso é tudo que basta para ser subestimada.
Sendo assim, outro ponto muito abordado é a xenofobia com mexicanos (ela é uma mexicana). Esse tema que o livro abordou fazendo uma incrível crítica social sobre os preconceitos a mexicanos (xenofobia) foi algo que me ganhou bastante!
Acima de tudo isso, ela é inteligente e muito obstinada.
Os demais personagens, tirando Noemí, podem parecer apáticos e sem graça, regidos por uma moralidade rígida e irritante, mas há um motivo para isso e só vamos entender bem depois porque todos agem daquela maneira quase robótica. A personagem da Catalina sinto que foi escrita "empurrando com a barriga". A coitada só dormia, mas, em compensação, no final do livro ela brilhou lindamente!!!!!
Devo dizer que desconfiei de algumas coisas logo no começo da leitura, mas a forma como a autora trabalhou a revelação de forma picotada foi até interessante, te prendiam a história por principalmente, não entender nada.
Existiu, ou pelo menos teve um início, de um certo romance lá pelo meio/final. Seria mentira se dissesse que foi bem trabalhado, mas esse definitivamente não era a intenção do livro. Porém, eu acho que ele conseguiu entregar pelo menos o mínimo pra se entender que havia um romance ali, principalmente nas últimas páginas.
Não foi ruim, longe disso, só acho que algumas coisas poderiam ter sido bem mais trabalhadas.
Ps: o final foi incrível

Kelly.duarte 11/06/2023

Quase um mês de leitura, mas finalmente finalizei o livro, esperava algo diferente, e achei o livro bem cansativo, e o toque de sobrenatural não me agradou, porém o final frenético me cativou. Enfim gostei mas não amei!

Dani 06/06/2023

?A palavra dele é uma ordem.? ?Et Verbum caro factum Est?
Noemí é uma jovem a qual foi destinada a uma viagem de investigação sobre o paradeiro de sua prima Catalina, que depois de um tempo casada acaba mandando uma carta consideravelmente estranha e sem nexo para o pai de Noemí.
Em busca de respostas para saber o que realmente está acontecendo com sua prima, Noemí acaba descobrindo coisas horríveis sobre a família que Catalina acabou entrando sem saber. E com isso ambas passam a ser mantidas como prisioneiras.

Uma leitura que prende muito, a história é muito bem escrita, quando o livro acaba vc fica querendo mais.

Li Omodei 05/06/2023

Gostosinho de ler mas entrega nada
Até que a Noemí e a ambientação me distrairam mas, como thriller entrega nada. Achei legalzinho e bom para matar o tempo e nada a mais que isso.
A história não se desenvolve. Eu lia e lia e não chegava a lugar algum e nem me aguçava a curiosidade. E quando enfim foi revelado o "mistério" central, não tive reação. Um grande tanto faz. Não é ruim e também não é bom. PRÓXIMO!