Gótico Mexicano

Gótico Mexicano Silvia Moreno-Garcia

Resenhas - Gótico Mexicano

Nicolly372 11/08/2023

Muito muito bom, não esperava isso desse livro, achei a história bem macabra, e bem estranha, a escrita tbm è muito boa e quando comecei a ler não tive mais vontade de parar

Carol 05/08/2023

Romance gótico!
Noemi é uma jovem independente e fútil, que vivem em festas e, tem tudo o que quer.
Um dia, sua prima Catalina , que se casou há pouco, envia uma carta com um pedido de socorro e, Noemi é enviada para El Triunfo, para investigar os mistérios que envolvem a vida de casada da prima.
Ao chegar em High Place, Noemi encontra uma família cheia de mistérios, uma prima ?delirante? e, uma casa assustadoramente intrigante.
Da pra acreditar que, teve um espacinho para um romance no meio dessa loucura (eu amoooo)!?
Um livro extremamente detalhado (no início, até demais) porém, com o decorrer da história, percebemos que os detalhes são importantes.

Fui arrebatada pela história, cativara pelas personagens que, foram muito bem escritas e, presa pela narrativa.
Noemi, uma mulher dos anos 50, é a princesa que se salva da torre, sem precisar de um príncipe pra isso e, eu ameeeeeei!!!??
Indico demais.

Jessie Sioux 01/08/2023

Definitivamente gótico
O livro foi uma grata surpresa!
Ele traz todas as características de uma literatura gótica. Casa bizarra, cidade pequena, neblina, cemitério e uma família estranha.
O ritmo da leitura é lento, mas isso não o faz ser ruim. Eu gosto de livros mais lentos, pois consigo imaginar bem e ficar apreensiva para o desenrolar.
Gostei muito da solução e explicação para os acontecimentos. O final me deu certa esperança e me deixou contente.
Virou um favorito, porque realmente gostei da ambientação, da personagem principal, dos secundários (apesar de alguns me deixarem repulsiva) e a história que é extremamente boa!

-Koraline 30/07/2023

Sabe aquele livro que você lê e sente que não absorveu nada da leitura? Então, pra mim, Gótico Mexicano foi assim. Eu não consegui me importar com absolutamente ninguém, e até o fim do livro eu só me lembrava dos nomes da protagonista e da sua prima. Desde o início do livro, a autora aponta características para Catalina que eu não consegui enxergar na personagem, e por isso não consegui me importar com ela, e mesmo o centro ter sido ter sido a protagonista, também não me conectei com ela. Apesar da maldição ter sido interessante, sinto que foi mal desenvolvida, e que os outros persogens da família teriam tido o mínimo de importância se o livro fosse maior. O gênero do livro é realismo mágico, e foi impossível não comparar com A Herança da Orquídia Divina, e meus deuses, como esse livro foi muito melhor. Apesar disso, eu ainda tenho interesse em ler seu outro livro. Espero não me decepcionar com esse também.
Carla 30/07/2023minha estante
Tbm me decepcionei muito com essa leitura. E além dos pontos que vc falou, fiquei bem irritada com os erros de revisão da obra. A edição é linda, mas a Darkside deixou a desejar nessa publicação.

Carla 30/07/2023minha estante
Peguei a dica do Herança...não conhecia. Se publicarem no Brasil, de fato gótico e latino, recomendo The Hacienda.

Ma 16/10/2023minha estante
Eu só terminei o livro por curiosidade, achei que demorou muito pra apresentar de fato o que acontecia na casa, a Catalina é insignificante no livro, e a Noemi é uma personagem muito chata.

Carla 17/10/2023minha estante
Muitas expectativas frustradas nesse livro...?

Adriana Oliveira Vianna 30/07/2023

Se não esperar muito, dá pra se surpreender.
Os personagens são cativantes. O clima da mansão é sombrio. Não tem muita coisa que lembre a cultura do México mas a história se desenvolve com fluidez. A leitura é fácil e rápida.

Yara 26/07/2023

Adorei
Esse livro me lembrou muito a serie da Netflix - A Maldição da Residência Hill. A atmosfera de uma casa vida e mal assombrada é muito parecida com a da serie, mas o que me surpreendeu foi o que assombra a casa.
Achei novo e diferente, uma historia que eu não tinha lido parecida antes e não me arrependi de ter dado uma chance para esse livro.
Enredo e personagens que te prendem até o final e te deixam curioso pra saber o final da história

Gostei bastante até mesmo as cenas de terror, mas vale muito a pena a leitura

Santz 24/07/2023

Muito bom, mas leva tempo
Confesso que no começo não dei muito por esse livro, até uns 60% dele eu não tava achando tão interessante assim, nada tinha me cativado. Mas quando a narrativa começa a andar e os mistérios começam a ser desvendados, não consegui mais parar de ler, o final vale toda a jornada.

Fernando Lafaiete 24/07/2023

Gótico Mexicano | Silvia Moreno-Garcia
******************************NÃO contém spoiler******************************
Resenha postada originalmente em: https://www.mundodasresenhas.com.br/

Autora: Silvia Moreno Garcia

Editora: Darkside / Gênero: Terror & suspense / 288 páginas

"É quando Noemí recebe uma enigmática carta de sua prima Catalina, que tudo em sua vida muda. Acreditando que sua prima se encontra em perigo, a mesma decide viajar para a casa da mesma, a fim de investigar e entender o que de fato se passa. Hóspede em uma isolada e estranha mansão e cercada por uma enigmática família, a jovem se vê em meio a intrigas, perguntas não respondidas e uma casa supostamente mal-assombrada. Enquanto tenta desvendar os mistérios que a cercam, Noémi descubrirá muito mais o que deseja e se questionará o tempo todo… Pois em meio a loucura, o que é real e o que é imaginação?"

****************************************************************************************************

Confesso que mergulhei em Gótico Mexicano, o aclamado romance de Silvia Moreno Garcia, esperando confrontar uma narrativa assustadora, que me fizesse roer as unhas e ter medo do escuro. Que me fizesse temer os rangidos de portas e me fizesse ter pesadelos provenientes de noites mal dormidas. Não porque o livro me foi vendido desta forma, mas pela simples e distorcida expectativa criada por mim mesmo; que me fez revirar os olhos e me frustar em minha primeira tentativa com a referida obra. Contudo, uma segunda leitura me fez encará-la através de outras perspectivas, tendo finalizado a leitura com sentimentos conflitantes de satisfação, decepção e amortecimento.

Com diversas referências a obras clássicas como A Assombração da Casa da Colina, O Morro dos Ventos Uivantes e Jane Eyre, Gótico Mexicano nos apresenta uma narrativa lúgubre, que se respalda em boa parte no terror psicológico, capaz de despertar no leitor os mais variados sentimentos. Algo o qual a autora consegue sustentar com maestria, criando situações que vão de clássicos momentos do gênero – vozes que sussuram entre as paredes e cemitérios envoltos em neblina – até situações criadas através de simples diálogos entre as personagens.

O desenrolar narrativo é em sua magnitude bastante interessante. A ambientação como um todo, se personifica e se torna já em poucas páginas um dos principais – se não a principal – personagem do romance. Sendo desta forma, um ser vivo que toma proporções assustadoras e nos faz temer e desconfiar de cada canto que nos é apresentado.

Silvia Moreno Garcia tem uma boa escrita, que cativa, que cresce ao longo das páginas e que entretém. Entretanto, não posso deixar de mencionar que Gótico Mexicano apesar de muito elogiado, me soou bastante como um romance gótico superestimado, que foi elogiado em demasia, sem muitas explicações plausíveis para tanto burburinho. É simples, repleto de obviedades e em vários passagens, bastante moroso. Mas reforço, é bem divertido. Mais um livro que é perfeito em suas imperfeições.

Se por vezes gostei e por momentos detestei, posso dizer que me foi uma experiência no mínimo instigante, a qual terminei com um gosto agridoce. Achei os últimos capítulos corridos, com pontas soltas e diálogos e momentos deveras esquisitos. A autora me pareceu perdida e o desfecho apesar de bom, me soou deslocado. Faltou um maior desenvolvimento e uma melhor estruturação textual. No mais, Gótico Mexicano é indicável, principalemente para quem deseja iniciar a jornada no mundo do terror, do psicológico e do que tange em sua essência a ficção especulativa do horror.

Gabrielle.Quinlan 22/07/2023

Mistério e Poder Feminino
Após uma carta delirantemente preocupante de sua prima Catalina, que se casou há a pouco tempo, Noemí sai da Cidade do México e vai até o interior do país para entender o que está acontecendo.
Ela encontra não só uma casa, mas toda uma família cheia de mistérios.
Com um desfecho peculiar, esse livro conseguiu me surpreender bastante.
O fato da autora usar as palavras reais pra definir todas as situações, sem contornos ou metáforas também me agrada muito.
Noemí é uma personagem que mesmo vivendo nos anos 50, fala o que pensa, mostrando força e coragem, nada de príncipe pra salvar essa donzela!

Dyonathan 21/07/2023

"Todo mundo carrega uma sombra"
Comprei "Gótico Mexicano" pela capa lindíssima! Foi meu primeiro livro da editora darkside e só tenho elogios ao trabalho da edição que eles fizeram: Vários detalhes, capa dura, impecável.

Sobre a história, Noemí recebe uma carta da sua prima Catalina pedindo ajuda. Ela vive em uma mansão isolada com o marido, e Noemí sabe que algo de estranho está acontecendo após ler a carta da Prima.

Noemí vai para a cidadezinha de El Triunfo, México, investigar o que está acontecendo na mansão High Place. Acontece que nem mesmo uma protagonista tão forte estava preparada para o que ela iria encontrar por lá...

"Gótico Mexicano" é um livro de suspense, mistério, horror e terror. Principalmente na sua parte final, o horror é dominante. Já na parte inicial, o clima de suspense e mistério é que se destaca.

Um livro que se passa no México na década de 1950 com uma escrita excelente da autora, Silvia Moreno - Garcia.

Aos amantes de um suspense que não se incomodam com boas doses de horror, tenho certeza que irão apreciar a leitura. Da minha parte, avalio como um bom livro. Ganha quatro estrelas.

Gabi Sacomori 21/07/2023

Surpreendente
Eu tinha muita expectativa para ler e fui sem saber muito da história.
Confesso que no começo fiquei um pouco entediada com tantos detalhes, mas depois entendi que era importante. Eu realmente captei a intenção da autora! Nós leitores somos Noemí, descobrindo tudo aos poucos e eu gostei disso.
Eu amei que o plot veio no final, combinou com o suspense criado durante o livro. Consegui me imaginar dentro da história, vendo os detalhes da casa e da estranha dinâmica familiar.
Com certeza é diferente de tudo que eu já li e vou ficar pensando na história por um bom tempo.
(mas tem algumas cenas nojentas que foi difícil de ler, já que eu não gosto de nada relacionado a terror!)

LucAlio.CAmara 17/07/2023

Gótico Mexicano
Noemí é enviada para High Place para saber o que está acontecendo com sua prima Catalina que é casada com Virgil, que é filho de Howard um antigo dono de uma mineração de prata. Enfim, a missão de Noemí e saber sobre o estado de saúde de sua prima, mas ela encontra pela frente a Florence a "General" da casa que a impede a Noemí de se encontrar com a prima. A Florence vira um impecilho na vida de Noemí e essa casa deles que Noemí se hospedou é amaldiçoada e cheio de mistérios do qual faz a Noemi ter sonabolismo e alucinações. Howard literalmente é um monstro. No decorrer do livro fica mais esclarecedor porque Noemí e Catalina estão presas na casa e teem alucinações.

Eu particularmente não assisto filme de terror e esse terror é nojento de toda a forma. No entanto, o final me deixou com o coração mais confortável.
RECOMENDO!

geovanna762 15/07/2023

Diferente de todos que eu já li
Livro com uma leitura um pouco fluida, mostra um pouco sobre a cultura do mexico lá pros anos 50.

me surpreendi com o plot final, mas temo que a autora pecou em alguns momentos, como no final que foi muito corrido e mal trabalhado.

mas gostei da estética e do plot