Querida Kitty

Anne Frank

Resenhas - Querida Kitty

danielly. 16/10/2021

querida kitty.
assim como "o diário de anne frank", esse livro é muito além de um romance (epistolar), é um verdadeiro registro histórico. muitas vezes se tornou uma leitura maçante, complicada e até mesmo triste, mas vale totalmente a pena.

@gataleitora 19/07/2021

"O papel aceita tudo, as pessoas não. "
O que falar sobre um livro que atravessa gerações de forma tocante?

Anne Frank se tornou famosa postumamente após seu pai publicar o diário que escreveu durante o periodo em que a família e mais quatro pessoas ficam escondidas na Holanda durante a Segunda Guerra Mundial. Seu pai foi o único sobrevivente depois que todos foram capturados e levados a campos de concentração e ao receber alguns pertences guardados pela amiga que ajudou a família a sobreviver durante o esconderijo, decide publicar a história contada pela filha.
Querida Kitty é a versão original de o Diário de Anne Frank que teve edição feita pelo pai sofrendo alguns cortes para retirar detalhes que para ele não eram relevantes.
Ambos os textos são bem semelhantes e tocantes, mas não são exatamente iguais e não sei explicar mas ler o texto desejado e criado por Anne me deixou mais emocionada ainda do que me senti quando li o diário publicado pelo pai dela ( e olhe que eu não sabia que o livro tinha sofrido a edição do pai quando li esta história pela primeira vez e lembro que me emocionei bastante na época) .

Com uma linguagem simples e clara, Anne nos apresenta seu mundo e abre o coração para "aquela amiga" especial Kitty mostrando como se sentia incompreendida pela família, como estava confusa com a situação da invasão e perseguição dos alemães, como foi conviver com pessoas estranhas e todas as suas percepções quanto a vida de uma adolescente.
A edição de bolsa da Zahar como sempre está impecável com apresentação de Leda Cartum, nota de tradução, posfácio escrito por Laureen Nessbaum e cronologia da família Frank desde o casamento dos pais até a publicação de Querida Kitty em 2019.

Um livro necessário e de leitura obrigatória para todos para não deixar se apagar da memória todas as atrocidades cometidas naquele período e que infelizmente é o retrato imutável da crueldade humana que continua acontecendo pelo mundo nos dias de hoje por outros motivos e com outras roupagens.

5/5 estrelas

site: https://www.gataleitora.blogspot.com

Anna 11/06/2021

Triste, mas precisamos ler sobre
Olá leitores, hoje trouxe um pequeno relato de "Querida Kitty". Bom, para vocês que conhecem a história da Anne Frank, "Querida Kitty" será um aprofundamento da história, uma vez que, não senti que a história trouxe grandes novidades.

Temos uma história mais profunda, ou seja, mais detalhada sobre todo o sofrimento da família e amigos.

"Ah, mas vale a pena ler?"

Bom, vale sim! Eu confesso que eu precisava saber mais e, pq não dizer, me despedir da Anne. A história dela me marcou demais, e eu precisava deixá-la ir.

Achei a história emocionante, rendendo muitos lencinhos.

Dessa_R 25/09/2022

Livro necessário
Eis um livro que a gente não consegue largar. Anne tem uma escrita que torna as situações relatadas muito interessantes de acompanhar.

Sem dúvidas foi uma das melhores leituras do ano. Acompanhar as cartas endereçadas à amiga Kitty e tudo que vai acontecendo na ?Casa dos Fundos? nos permite ver o quão difícil esses tempos foram e o quanto Anne e a família foram fortes ao resistir a muitos deles.

Karla 28/01/2022

Aqui temos uma espécie de revisão, feita pela própria Anne, de parte de seu diário. Eu gostei muito! E cada vez mais triste e perturbador ver o quão foi injusto e cruel o que os judeus passaram.

Alex.Starick 26/01/2022

É uma versão revisada pela própria Anne do "diário de Anne Frank"...É uma olhar mais interessante e maduro e passa o sentimento de uma conversa direta com Anne, pra quem já conhece o diário vale a leitura!

Bia 19/03/2023

Me encontro em depressão
Meu deus, a forma como ela escreveu... E como se eu fosse realmente amiga dela.
Quero algum dia ler o diário, mas por enquanto estou mais do que satisfeita com a depressão que já recebi desse livro.

Berenice.Thais 01/08/2023

Rascunhos
Rascunhos e ideias de uma escritora que não tivemos. Prazer de conhecer. Com uma história que sobreviveu ao tempo e mesmo faltando ainda podemos vislumbra um talento

Mari 08/02/2022

É impressionante a qualidade da escrita, a maturidade e profundidade de uma jovem de apenas 15 anos. ?Querida Kitty? é uma ótima leitura complementar ao diário.

Fico imaginando o que ela teria escrito posteriormente se tivesse sobrevivido... pelo menos seu talento como escritora foi reconhecido mundialmente.

Uma história que todos deveriam ler!

Tonytedra 13/03/2022

Incrível, mudou minha vida.
Em 1942 Anne Frank e mais 7 pessoas se escondem do cerco nazista contra os judeus nos Países Baixos. Anne registra sua vida durante esses anos no seu diário, contando como viviam, as pessoas no Anexo...
Deveria ser leitura obrigatória! Isso me tocou de um jeito, o jeito que ela descreve seu modo de vida é tão deprimente e revoltante. A Anne é uma pessoa fácil de se identificar e se conectar, fazendo que as emoções sejam realmente verdadeiras.
A Anne escrevia de uma forma tão fluída e até mesmo poética, tenho certeza, que se estivesse aqui hoje, se orgulharia com essa edição da Zahar, que traz o diário como a menina queria.
Perfeito.

Hadry 24/06/2022

emocionante
- anne é uma adolescente normal e nesse diário ela descreve seus dias e anseios: sua relação complicada com a mãe, seu amor incondicional pelo pai, as brigas na casa dos fundos e suas reflexões acerca da situação em que vivem.
- o texto é tão bem escrito que me deixa triste pensar que ela nunca terminou a obra, nunca escreveu outras, morreu sem saber que se tornou uma escritora famosa e querida.
- quando cheguei na última página do diário, e percebi que ela não fazia ideia de que estava prestes a acabar, chorei muito.
- como sempre, livros sobre a grande guerra são muito emocionantes, mas um livro a partir da visão de uma criança (que você nota claramente o amadurecimento durante os escritos) é 2x mais.

yanne 24/01/2023

Querida Kitty
Perfeito! Acompanhar a jornada de Anne Frank durante o período em que ficou no esconderijo, o amadurecimento dela, acompanhar a história de cada personagem, desde a capa até a ordem cronológica oferecida pelo livro, tudo incrível, uma leitura que eu faria de novo, infelizmente não tenho na minha prateleira, mas pretendo comprar. Recomendo.

Eduarda 06/10/2023

??Querida Kitty
Em "Querida Kitty" Anne Frank conta sua rotina durante a guerra e também fala de suas experiências no começo de sua adolescência; em geral um pouco entediante a história em si, muito repetitiva, mas também necessária, porém não leria de novo..

(faixa etária +12)
??