Querida Kitty

Querida Kitty Anne Frank
Anne Frank

Resenhas - Querida Kitty

Mari 08/02/2022

É impressionante a qualidade da escrita, a maturidade e profundidade de uma jovem de apenas 15 anos. ?Querida Kitty? é uma ótima leitura complementar ao diário.

Fico imaginando o que ela teria escrito posteriormente se tivesse sobrevivido... pelo menos seu talento como escritora foi reconhecido mundialmente.

Uma história que todos deveriam ler!

Tonytedra 13/03/2022

Incrível, mudou minha vida.
Em 1942 Anne Frank e mais 7 pessoas se escondem do cerco nazista contra os judeus nos Países Baixos. Anne registra sua vida durante esses anos no seu diário, contando como viviam, as pessoas no Anexo...
Deveria ser leitura obrigatória! Isso me tocou de um jeito, o jeito que ela descreve seu modo de vida é tão deprimente e revoltante. A Anne é uma pessoa fácil de se identificar e se conectar, fazendo que as emoções sejam realmente verdadeiras.
A Anne escrevia de uma forma tão fluída e até mesmo poética, tenho certeza, que se estivesse aqui hoje, se orgulharia com essa edição da Zahar, que traz o diário como a menina queria.
Perfeito.

Hadry 24/06/2022

emocionante
- anne é uma adolescente normal e nesse diário ela descreve seus dias e anseios: sua relação complicada com a mãe, seu amor incondicional pelo pai, as brigas na casa dos fundos e suas reflexões acerca da situação em que vivem.
- o texto é tão bem escrito que me deixa triste pensar que ela nunca terminou a obra, nunca escreveu outras, morreu sem saber que se tornou uma escritora famosa e querida.
- quando cheguei na última página do diário, e percebi que ela não fazia ideia de que estava prestes a acabar, chorei muito.
- como sempre, livros sobre a grande guerra são muito emocionantes, mas um livro a partir da visão de uma criança (que você nota claramente o amadurecimento durante os escritos) é 2x mais.

Jserena.main 12/07/2023

Eu amo, simples!

Anne sempre me surpreendeu na forma de escrita, ela por si só tão nova escrevia tão bem que eu lendo o diário de Anne frank já fiquei surpresa.

Camila Felicio 31/05/2023

O diário não é integral, vai até a parte em que Anne consegue editar, ponto positivo é que não houve tanta censura como na versão mais comum em que Otto Frank mocou em partes o conflito mãe-filha a edita.
De resto um bom relato, acho a história super interessante ainda que não seja a maior fã do diário da Anne
Vale leitura!
Versão zahar bolso é linda, toda perfeitinha

favero.o 03/04/2023

?Não se preocupe com isso, nós tratamos de tudo, aproveite sua vida despreocupada enquanto pode.
E depois se calou. Espero que essas palavras sombrias não se concretizem em um futuro próximo.?

@thereader2408 04/04/2022

Romance ou documento histórico?
“Quem mais além de mim vai ler estas cartas no futuro?“ escreveu Anne Frank em seus diários entre 1942 a 1944 durante a Segunda Guerra Mundial. Desde a publicação do "Diário de Anne Frank" em 1947 em holandês e 1952 em inglês, o livro já foi publicado em mais de 40 países, traduzido para 70 idiomas e vendeu mais de 35 milhões de cópias, sendo 16 milhões só no Brasil.

O poema "Fuga da Morte" do judeu romeno Paul Celan (1920-1970), e os livros "É isto um homem" do judeu italiano Primo Levi (1919-1987), "A noite" do judeu romeno Elie Wiesel (1928-2016) e o diário da Anne figuram como obras literárias de inestimável valor histórico e nos ajudam a tentar compreender o que foi a bárbarie que se alastrou pela Europa no século XX.

Muitos são os relatos sobre o holocausto que conhecemos hoje em dia, mas boa parte deles são análises do pós-guerra, feita por cientistas políticos, cientistas sociais, jornalistas e historiadores. E é ai que entra a importância da literatura para dar visibilidade ao genocídio feito por Adolf Hitler. No meu caso, o primeiro contato que tive com segunda guerra foi por meio dos relatos da menina judia que escondida em um sotão contava o cotididano da guerra, mas que infelizmente não sobreviveu para ver o seu fim.

"Querida Kitty" é um romance epistolar feito por Anne Frank que queria ter publicado em separado de seus outros relatos, por dois anos ela escreveu suas experiências no diário mundialmente conhecido. As cartas direcionadas a sua amiga imaginária "Kitty" são apresentadas pela primeira vez separadamente, depois de 70 anos e diretamente traduzida do holandês, realizando assim o desejo de Anne.

Neste livro Anne narra os eventos da "Casa dos Fundos" à Kitty e para Kitty, Anne contava seus segredos e seus desejos mais íntimos, sem medo de julgamentos. Anne criou Kitty como um subterfúgio para se olhar de dentro para fora, um escape, um suporte para se manter sã em meio às dificuldades de uma guerra e os dramas familiares. Além da capa e diagramação serem perfeitas, o livro ainda traz comentários das tradutoras e um posfácio escrito pela Dra. Laureen Nussbaum, nascida em Frankfurt e sobrevivente do nazismo.

@thereader2408

thabooks 14/02/2024

Releitura
"O Diário de Anne Frank" é uma obra comovente e indispensável para compreendermos a profundidade dos horrores do Holocausto. Escrito pela própria Anne durante os dias sombrios da Segunda Guerra Mundial, este diário oferece um relato íntimo e poderoso sobre a vida de uma adolescente judia escondida dos nazistas em Amsterdã. Suas palavras ressoam com sinceridade e coragem, nos lembrando da importância da esperança mesmo nos tempos mais sombrios. Uma leitura que nos desafia, inspira e nos faz refletir sobre a humanidade. Imperdível para quem busca compreender a força do espírito humano e a necessidade de manter viva a memória histórica. A forma abrupta como termina causa uma angústia, nos lembra da crueldade da guerra e da importância de aprender com o passado para construir um futuro mais justo e compassivo.

Dalton13 19/03/2024

Terça-feira, 19 de fevereiro de 2024
Querido futuro leitor,

Ler esse livro é se surpreender com as narrativas de Anne, é rir de uma passagem engraçada e, na página seguinte, sentir uma facada no estômago pela realidade da guerra. É se emocionar com os sentimentos mais íntimos de Anne, revelados por ela (quase) sem escrúpulos. É questionar o caráter dos moradores da Casa do Fundo e se compadecer com a relação de Anne com seus pais e irmã. É se aproximar de um acontecimento histórico e vê-lo por uma perspectiva para além dos livros didáticos.

Dalton Soares

P.S.: O prefácio e posfácio dessa edição são simplesmente INCRÍVEIS!!

Sassá 09/04/2024

A casa dos fundos
O livro conta o cotidiano da família Frank e de algumas outras pessoas durante o período em que viveram escondidos (Holocausto), através de cartas escritas por Anne Frank para uma amiga imaginária. Recomendo a leitura, especialmente por retratar o ponto de vista de uma garota de 13 anos, que desenvolve a escrita com o passar dos meses, por meio de seus relatos sobre a rotina do esconderijo e suas preocupações, esperanças, desejos e angústias em meio a tudo o que estava acontecendo.