Jogador Número Dois

Jogador Número Dois Ernest Cline

Resenhas - Jogador Número Dois

R. Biansu 08/06/2021

Superou minhas expectativas...
Dias após o término da caçada ao easter egg de Halliday, Wade Watts descobre uma nova tecnologia deixada pelo fundador do OASIS, chamada de Interface Neural OASIS, ou INO. O dispositivo permite ao usuário explorar seus cinco sentidos em ambiente virtual e controlar seu avatar apenas com o pensamento, e ainda possibilita gravar experiências do mundo real e compartilhar para que outras pessoas possam revivê-las. Junto a esta descoberta surge uma nova caçada de um novo easter egg, mas esse novo desafio leva a uma jornada sombria pelo passado do gênio James Halliday.

Já nas primeiras linhas é mostrado o clima tenso que Cline escolheu para essa obra, seja nos mostrando o estado precário da humanidade em uma planeta devastado, ou a decadência de Wade após os eventos do primeiro livro. Mas falando em Parzival, é necessário enfatizar o quanto o desenvolvimento desse personagem foi bem construído e o quão doloroso foi ver esse processo por toda a narrativa. Outro ponto alto do livro, mas já esperado, são as inúmeras referências à livros, jogos, filmes, músicas, séries, etc.

Minha experiência com essa leitura foi apenas fantástica, mesmo com um final que não me agradou tanto, a narrativa imersiva apresentando um mundo não tão distante de nossa realidade e personagens tão humanos e não heroicos fez valer a pena cada segundo com a cara enfiada nesse livro.

Recomendo? Sem dúvida alguma!

site: https://www.instagram.com/biansudrafts/

camille.rolim 12/07/2021

genial.
eu amo o cerebro do autor, ele é genial demais. unico ponto negativo é que eu realmente me forcei a ler, só fica interessante a partir da pagina 100. mas me surpreendeu pela qualidade do livro em geral, a premissa é muito boa e como sempre chorei no final.

renatooooooo 14/07/2021

Tão bom quanto o primeiro livro.
Gostei muito de o jogador número 1 e sinceramente não esperava muita coisa de sua continuação. O autor conseguiu fazer com que a continuação seja tão interessante quanto a obra original.

Marcio Izidoro 14/07/2021

Oasis de volta.
Esperei muito para começar a ler, mas demorei a começar a ler esse livro por dois motivos: estava muito caro, e pelas críticas negativas.
Caro ele continua, mas as críticas eu não entendi.
Gostei muito a continuação de 'Jogador Número Um', e chego a comparar com o primeiro, tão bom quanto.
Não sei se as pessoas esperavam muito pela continuação, e a expectativa estava alta demais, ou se as pessoas estão críticas demais, ou muito chatas... mas a verdade, pelo menos para mim, é que a história continua sendo boa, imersiva, com um tempo muito bom, e com os mesmos tipos de referencias (e até mais) que o primeiro, ou seja, um prato cheio para o 'nerds'.
Recomendadíssimo... e não vão na onda dos outros, leiam e tenham sua própria ideia sobre o livro.

Társis 17/07/2021

Melhor que jogar Pacman
Não sei se algum leitor até 40 anos teve o mesmo impacto que eu meus amigos e amigas tivemos com o livro Jogador Nº1 , mas talvez por isso, há sempre um medo genuíno de ver a continuação de um livro que considero um dos meus favoritos virar apenas o primeiro de uma coleção caça níquel. Por sorte, a experiência de vida e crítica me acalmou: se esse livro fosse bem escrito - ainda que tivesse mais do mesmo - eu me daria por satisfeito.

Felizmente, Jogador Nº 2 dá um passo além, partindo do final do livro anterior para uma história emocionante e trazendo alguns debates sobre singularidade (I.A.), alienação, transgênero e transhumanismo. Tudo de modo orgânico (bem escrito) e em favor da história, como se deve fazer. Mérito do escritor e de seu grupo de personagens cativantes, que desde o primeiro livro funcionam para guiar o leitor num universo de referências.

Sem Spoiler , num resumão, a história caminha bem e tem poucos momentos mornos (normalmente em alguma Quest) que converge para um quarto final de livro emocionante e um final que eu pessoalmente achei muito bacana. A moral é: apesar de perder o ineditismo de Jogador Nº1 (lançado há 10 anos!), a história dá um passo adiante e não depende apenas do cruzamento de referências para cativar os leitores.

Se você for fã vale a pena comprar essa nova edição lindona com capadura, bem ilustrada, apesar de (desculpe o preciosismo) pequenos deslizes em algumas traduções em alguns equivalentes de séries e filmes em português-brasileiro. É mesmo uma edição de colecionador por um preço que poderia ser melhor, mas não é astronômico.

Por fim, para quem quiser conhece/relebrar as (muitas) músicas citadas, basta pegar aqui: https://tinyurl.com/JogadorN2Playlist

PS: Se você gostou ou gosta muito desse universo e tem menos de 30 anos eu juro que adoraria saber o porquê.

Calebe 20/08/2021

Não tão bom quanto o primeiro
Ao ler o primeiro livro, encher-se de suas referências, você imagina quão grandiosa e incrível seria a sequência. Por ser tão bom o primeiro livro, espera-se que a continuação também seja maravilhosa...
Mas não é isso o que acontece. Ele demora pra começar a desenrolar, tem uma introdução, eu ouso dizer, bem entediante.
Mas não deixa de ser uma excelente leitura pra quem gostou do primeiro. Os personagens são muito bons. Esse volume também é bastante recheado de referências à cultura pop dos anos 80/90 e tem um vilão muito bom.
Concluindo, uma boa experiência de leitura.

Alex 22/07/2021

Muito bom mas?
O livro é muito bom, mas não chega nem perto do primeiro. Essas continuações normalmente não ficam tão boas quanto o original. Seria melhor se fosse um livro com outra narrativa, outra história.
Gostei mais do armadas do que esse. Mas valeu.

Caroles2 26/07/2021

Fiquei com receio de começar a leitura devido a série de críticas ao livro, e me surpreendi, pois achei a história bem legal.
O livro não é tão bom quanto o primeiro, porém não é ruim. Confesso que tive problemas para iniciar a leitura devido à longa descrição do começo, tirando isso, foi muito legal ter contato com o Wade e a galera.

Deem uma chance para jogador n. 2. ??

Valesi 08/06/2021

Aquela sensação de vida extra
Ernest Cline retoma o mundo de sucesso estrondoso de Jogador Número 1 com uma nova quest para Wade/Parzival e sua gangue. O livro começa um pouco depois de onde o anterior parou, com um pequeno flashback contando os acontecimentos após a vitória dos herois.
A narrativa continua muito boa, recheada de referências (algumas escondidas, o que te dá uma certa satisfação ao identificá-las), porém fica um gostinho de coisa requentada. Alguns mundos/capítulos se estendem um tanto a mais do que o necessário, e as descrições de batalha continuam sendo o ponto fraco, confusas e superficiais.
De qualquer maneira, é um livro escrito para ser transportado às telas dos cinemas, e eu vou ver o filme, certamente. Aliás, vou rever logo o primeiro.

Samuel 08/06/2021

O OASIS após o concurso
Antes de iniciar a minha leitura eu estava com um pouco de receio de que a continuação de Jogador Numero 1 fosse manchar a imagem que eu tinha do livro. Com certeza eu estava errado. Acho que agregou muito mais ao universo do autor, além de mergulhar fundo na ficção científica (principalmente esse final). O livro aborda temáticas importantes como racismo, homofobia e obviamente os vícios do mundo virtual.
Minha única dificuldade foi com as excessivas referências a filmes dos anos 80/90 que eu não assisti. Mas gostei muito das referencias a literatura e a música.
Pra mim, foi uma ótima leitura. Daqui a uns anos pretendo reler esses dois livros do autor.

Hellmore 07/08/2021

Não decepciona
Jogador número 1 foi um livro que li quando adolescente e reli várias vezes. Quando saiu jogador número 2 fiquei doidaaaa pra ler e achei q não decepcionou! Referências, reviravoltas! Nao achei previsível! O final eu achei incrível!! Enfim, amei, vale a pena ler!

Pegoretti 08/08/2021

Jogador número 2 era necessário?
A resposta e um bom e sonoro NÃO!

No segundo livro temos uma narrativa arrastada, referências jogadas sem se preocupar se faz sentido, história que não acrescenta nada.

Entendo que a intenção é ganhar din Din, mas esse livro foi feito com muito descaso, parece que algumas questões do livro foram inclusas só pq está se falando atualmente como a diversidade, mas a forma que é tratada e muito sem contexto.
Enfim um sequência que não se garante por si só, como mancha o nome do primeiro livro, e só de pensar que essa coisa vai virar filme, já
me dar vontade de vomitar.
Se vc gostou tanto do primeiro como eu, que ao ouvir as músicas do livro enquanto lia te abria pra uma nova experiência, te aconselho a não tocar nessa coisa que chamaram de continuação, se vc quiser ir pela curiosidade, esteja avisado: é por sua conta e risco.

Gus 06/06/2021

Já tem seu avatar?
É muito bom entrar em contato novamente com Parzival, Art3ms, Aech e Shoto em mais uma aventura.

No começo até a página 150 achei o livro parado, com muitas explicações e poucos diálogos. Passando isso o livro se desenvolve rapidamente.

Uma nova tecnologia é encontrada para utilizar no OASIS, mas como sempre, tudo que é bom dura pouco e surgem os problemas.

Uma dica, se você preferir ler o livro com calma, esteja com um celular do lado com acesso ao Google/YouTube para pesquisar e ficar por dentro de tanta referência.