A Bolsa Amarela

Resenhas - A Bolsa Amarela

Kely.Garcia 09/01/2024

Livro e muito legal
Leitura rápida

E gostei bastante da leitura

Li em um dias
Recomendo

Gostei

Manuella.longhini 08/01/2024

N gostei muito ?
Achei a história meio confusa o final n me impressionou nem um pouquinho,sinto q perdi meu tempo,??

Annelidea 06/01/2024

Esses dias fiquei pensando que esse livro era o melhor do mundo e se isso não seria só nostalgia. Não era
Juro que li esse livro um monte de vezes quando era criança e ele sempre fazia eu me sentir super compreendida. Minha mãe falava sempre que era um dos livros favoritos dela quando era menor e, sendo filha mais nova em uma família gigante, eu acho que ela também sentia uma compreensão na protagonista do livro. Os diálogos são super engraçados e a história passa que você nem vê.
Peguei pra ler nessa tarde e espero que muitas outras tardes venham pra eu reler e reler.

Nana_Nilda 03/01/2024

Sou bem suspeita para falar em relação a esse livro considerando que foi o mesmo que me inspirou a começar a ler.
O livro é sensacional na escrita, por de uma forma aconchegante descrever tão bem o que a personagem sente, de uma forma tão real que mesmo sendo um livro consideravelmente antigo se encaixa muito na cabeça das pessoas atuais. A personagem possui três grandes vontades: De ser escritora, ser menino e ser gente grande, e é lutando contra essas vontades que a narrativa se desenrola tão bem! Com acontecimentos inesperados e bem interessantes
Eu realmente recomendo!

Mama 31/12/2023

Uma leitura leve e profunda
A bolsa amarela é um livro leve e divertido que ao mesmo tempo traz temáticas muito relevantes. A personagem principal, chamada Raquel, tem três vontades, uma é de crescer, outra é de ser um garoto e a última é de escrever. A menina não sente o apoio da família para seguir seus sonhos e muitas vezes é menosprezada. O livro traz temáticas bem relevantes de um jeito leve. Uma leitura muito gostosa.

Dani Gazaniga 29/12/2023

A bolsa amarela
Esse romance infanto-juvenil foi traduzido em diversos idiomas, além de ser representado em teatros e agraciado por alguns prêmios.

A obra apresenta Raquel, uma menina que vive uma fase confusa da sua infância, onde esconde algumas vontades, como querer ser adulta logo, ter nascido menino e ser escritora.

Rodeada por uma família feita de "gente grande" como ela cita, Raquel se sente reeprendida e insegura sendo a única criança em uma casa com pais e três irmãos adultos.

Logo cedo a menina começa a escrever e imaginar diferentes personagens, lugares e cenários, frutos de seu bom humor e da rica imaginação, que ajudam a florecer ainda mais seu gosto pela escrita.

Ao ganhar uma bolsa amarela da tia Brunilda, Raquel alimenta ainda mais suas vontades, e diverte ao leitor com uma história divertida e memorável, recheada de reflexões. Uma leitura para todas as idades!
"Às vezes a gente quer muito uma coisa e então acha que vai querer a vida toda. Mas aí o tempo passa. E o tempo é o tipo do sujeito que adora mudar tudo."

therbooks 29/12/2023

3,5/5?
"A Bolsa Amarela", de Lygia Bojunga é um dos livros ditos infantis, que se encaixam perfeitamente em uma leitura para adultos também.
Com seus personagens simples, o livro conta a história de Raquel, uma menina com três vontades "que de repente vão cresendo e engordando toda a vida".

Cubas1 29/12/2023

Livro para vida!!
Li esse livro no 5º ano do ensino fundamental e gostei, porém quando eu fui reler em 2023 me deparei com um livro profundo mas que encontra formas demonstrar suas lições de mal por baixo dos panos.
Raquel é uma menina com 3 sonhos bem grandes, que seriam, ser escritora, ser menino e ser gente grande. Ao decorrer da historia ela ganha uma bolsa amarela onde guarda todos os seus sonhos para que os sonhos fiquem guardados e escondidos.
Eu amei entender a historia e acho que foi uma releitura muito valida por me mostrar um lado totalmente maduro da história que eu li quando tinha apenas 10 anos!!
Deixo a recomendação para quem quiser!!

Laura.Julia 28/12/2023

Da querida Lygia
A Lygia tem um jeito muito bom de escrever que dá vontade da gente ler o livro do começo ao fim sem parar. É um jeitinho coloquial bem brasileiro, faz o livro ficar mais divertido, mais engraçado e mais gostoso de ler. Sem contar que ela tem uma criatividade imensa pra criar suas histórias, uma mais maravilhosa que a outra. Os personagens são tão legais que dá vontade de chamar eles para sair passear e virar amigo.

bibliodalau 28/12/2023

O primeiro contato com os livros da Lygia Bojunga começou no ensino fundamental. Sem saber qual livro escolher para a próxima leitura, me vi com um dos livros amarelos nas mãos. Li muitos outros dentro daquela biblioteca, mas nenhum me fascinou tanto quanto esse e outros da autora.

Neste livro, Lygia retrata de forma leve e delicada a jornada de uma criança que sufocou suas vontades dentro de uma mochila amarela, ocasionando em um mar de conflitos com a família e consigo mesma. A construção desse romance aborda o amadurecimento, a individualidade e a evolução como um todo. O enredo permeia entre a imaginação e a realidade, desnudando a disfuncionalidade de um lar, os questionamentos e o modo como muitas crianças veem o mundo.

É inevitável não se identificar com Raquel. A forma genuína de se expressar através da escrita, a falta de compreensão e espaço para ser ela mesma, ideias menosprezadas e desejos reprimidos. Me senti criança ao ler essa obra preciosa.

"Eu tenho que achar um lugar pra esconder as minhas vontades." (p. 9)

"Tô sobrando, André. Já nasci sobrando. É ou não é?" (p. 11)

"Fui dormir na maior fossa de ser criança podendo tão bem ser gente grande."
(p.13)

"? Puxa vida, quando é que vocês vão acreditar em mim, hem? Se eu tô dizendo que eu quero ser escritora é porque eu quero mesmo." (p. 18)

A autora dá voz às crianças, revela o tratamento diferenciado entre meninos e meninas, a desigualdade de gênero na sociedade, a imposição de padrões de pensamentos e a realidade de muitos que se encontram na mesma situação.

A metáfora da libertação, nos apresenta a essência da infância. E nos traz uma mensagem de esperança e encorajamento diante da opinião e do processo para se tornar aos poucos quem você gostaria de ser.

Há muito para registrar sobre esse livro, mas por agora é até aqui que consegui escrever. O livro traz consigo uma grande lição. Todos deveriam ler. Recomendadíssimo!!!

Obrigada, Lygia Bojunga Nunes, por essa linda viagem! ?

isaouebelle 27/12/2023

Uma resenha amarela
Lembro de ter lido esse livro no quinto ano talvez e desde então ele roda pela minha prateleira e sempre me perguntava se estava na hora de me desfazer dele ou não. não me lembrava da história e até então não tinha tido vontade de relê-lo. pois bem. esbarrei esses tempos por outro livro da autora que me deu vontade de ler (meu amigo o pintor) e me recordei do livro amarelo no fundo da minha estante. imediatamente peguei pra ler e recordei de sentimentos mto fortes quando li a sinopse. lembro de não esperar mto do livro quando pequena (a mesma coisa que pensei depois de ?grande? ao esquecer da história) mas que me surpreendi muito e que me identifiquei com Raquel. Tem livros que marcam nossa infância/adolescência e A bolsa amarela foi um desses livros pra mim. Com suas vontades que crescem quando não atendidas ou compreendidas pelos adultos que não lembram mais de como é ser criança. vontade de crescer, de ser menino e de escrever. lembro também da minha vontade de crescer, pra poder fazer tudo que criança não pode fazer e entender tudo que não pode entender. da minha vontade de ler, de me alimentar de palavras, que mais recentemente também vem se juntando com vontade de escrevê-las.
este livro é um relato tão lindo, lúdico e profundo sobre a solidão de ser criança em um mundo que acredita que criança não tem vontade, não é sujeito. de uma menina que guarda suas vontades em uma bolsa amarela com fecho enguiçado pra ninguém além dela poder abrir (assim que ela combina com o fecho que resiste pelo máximo de tempo possível). Tem vergonha e medo de mostrar suas vontades para mundo e isso faz com que sua bolsa vá ficando cada vez mais pesada e difícil de carregar.
e ela só vai ficar leve a medida que encontra ou inventa pessoas com quem conversar e cria histórias para compartilhar. pouco a pouco a bolsa vai esvaziando, as vontades vão criando outras vontades e os objetos são compartilhados com outras pessoas. faz pensar como a imaginação, os laços (ou as alças de uma bolsa amarela!) são formas de enfrentar a rigidez dos adultos com a infância. como é preciso não se esquecer de imaginar, de sonhar, de brincar, essencialmente de ser criança.
tenho certeza que agora não esqueço mais dessa história e nem me desfaço desse livro!

?Quando a Guarda-Chuva viu que o homem estava fazendo o cabo comprido, pediu:
- Ah, me deixa pequena! Quero ser pequena a vida toda.
O homem se espantou:
- E se mais tarde você cismar de crescer?
- Não sei pra que: ser pequena é uma curtição.
- Às vezes a gente quer muito uma coisa e então acha que vai querer a vida toda. Mas aí o tempo passa. E o tempo é o tipo do sujeito que adora mudar tudo. Um dia ele muda você e pronto: você enjoa de ser pequena e vai querer crescer.
A Guarda-Chuva ficou pensando. Pensou bastante e depois resolveu:
- Então tá bom, me faz pequena. Mas bota dentro de mim o jeito de ser grande.?

Silva368 17/12/2023

A bolsa amarela
Leitura bem leve ,amei!
Me tirou de uma resaca literária então vale muito a pena, aprendi bastante, é uma história simples mas que nos ensina muito. Como levar a vida com mais leveza e a não carregar peso desnecessário, como a opinião dos outros...
Ser menina, ser pequena e ser escritora pode ser muito legal ?