A Bolsa Amarela

A Bolsa Amarela Lygia Bojunga

Resenhas - A Bolsa Amarela

RenataTunes 14/05/2024

"A Bolsa Amarela", escrita por Lygia Bojunga, é uma obra emblemática da literatura infantojuvenil no Brasil, capturando o coração de leitores de diversas idades com sua prosa envolvente e repleta de imaginação. O enredo centraliza-se em Raquel, uma menina de nove anos que descobre em sua bolsa amarela um refúgio para seus sonhos e aspirações mais íntimos. A narrativa desdobra-se em uma exploração delicada e bem-humorada de temas como identidade, a busca por ser ouvido e o valor dos sonhos.

Bojunga é mestre em abordar dilemas substanciais, como a desigualdade de gênero e a marginalização infantil, através de uma abordagem cativante e acessível. O estilo literário é lírico e evocativo, imbuído de simbolismo que não só enriquece a experiência de leitura mas também estimula intensa reflexão. "A Bolsa Amarela" celebra a singularidade e a audácia de imaginar e aspirar, enfatizando a relevância de perseguir a própria autenticidade e objetivos pessoais, livre das amarras sociais. A obra não somente diverte, mas também motiva e instrui, constituindo-se um tesouro literário tanto para o público jovem quanto para adultos ansiando por reviver a maravilha e o poder dos sonhos da juventude.

Neto62 12/05/2024

Minha mãe nunca terminou de ler pra mim
Minha mãe lia para mim e minha irmã na época, porém ela ficou ocupada e nunca mais leu, depois disso nunca mais tive coragem de tentar ler só até a pandemia. Melhor livro do mundo me identifiquei bastante com a protagonista.

Joyoy 10/05/2024

O primeiro
Guardo esse livro num pedaço inacessível do meu coração, foi o primeiro livro que li na infância e também foi o primeiro a gerar identificação

Lorayne.Stinguel 07/05/2024

Que delícia de livro. Fico impressionada com a imaginação da autora... realmente parece uma criança pensando. Ainda não conhecia a autora, mas acho que vou ler outros.
lenuccia 07/05/2024minha estante
é maravilhoso mesmo! se vc for ler outro, "Meu Amigo Pintor" é lindo

Aryadne.Brito 07/05/2024

Relendo depois de 14 anos
Faz aproximadamente 14 anos que eu li esse livro. Era meu livro favorito, eu andava com ele para todos os lugares que eu ia. Tanto que ele descosturou todo e comecei a deixá-lo em casa, depois de um tempo eu não soube mas o que aconteceu com o livro, até que comprei de novo o mesmo livro, agora usado.
Bom, eu não lembrava nada da história, ao longo da releitura eu lembrei que me via muito na história. É uma escrita infantil, inclusive com gírias bem antigas kkk e não tão locais da minha região do Brasil.
Mesmo que o sentimento ao reler esse livro seja diferente, ele estará sempre no meu coração, pois marcou a minha infância.
Aryadne.Brito 07/05/2024minha estante
Eu tinha aproximadamente 10 anos quando li pela primeira vez.

Cafezin Elegante 07/05/2024

Achei o livro muito interessante e me prendeu muito. Como não tenho muita força de vontade de ler um livro por dias sem pausa ou até mesmo ler de uma vez só, me surpreendi por ter lido ele tão rápido apesar de ser curto. Acho que a linguagem fácil facilita muito. Recomendo demais, uma ótima leitura.

WILDTIGERSTAN 05/05/2024

A bolsa amarela
Tantas metáforas, livros infantis sempre acabam comigo. Pelo menos esse não foi violentamente triste como O Pequeno Príncipe; eu diria que essa foi uma experiência mais Studio Ghibli triste.

Carol 02/05/2024

Bom demais!
História de uma menina simples, criativa e muito sonhadora que te prende do começo ao fim. Nela ela conta muitas verdades que muita ?gente grande? concorda e aposto que queria que fosse a realidade.

Fiquei leve igual a Raquel ficou leve.

Com certeza será um livro que vou dar para meus filhos!

macedoac 26/04/2024

Meu 1° Livro ??
É um livro antigo e que ainda aborda temas atuais, segue sendo importantíssimo para a literatura infantojuvenil.

Quero reler quando tiver oportunidade!

Mari Bocchi 22/04/2024

Relendo meu livro preferido da infancia...
Ultima filha, nascida no famoso "sem querer" me identifiquel com a menina Raquel e sua vontade de se comunicar sem ninguém para ouvir.

Em busca de cumplicidade e aceitação Raquel começa a se corresponder com amigos imaginários e mergulha nos seus questionamentos.

Que bom! O mundo de Raquel merecia tudo isso, merecia atenção.

bonnie 22/04/2024

Tem muito a falar desse daqui, acho que falar que entendo a Raquel até demais já é o bastante (na vdd nem é também).

Alice.marko 22/04/2024

Marcou minha vida
Li com 9 anos e foi o que fez eu me apaixonar pela leitura, já li mais duas vezes depois, com 13 e com 16 anos e das duas vezes foi importante pra mim de formas diferentes, livro incrível demais

Linaaaaa 20/04/2024

Fofo
É uma história infantil que trata, sobretudo, sobre as vontades das crianças: de serem ouvidas, levadas a sério, de crescer, de serem outro alguém. É bem leve e fofo