A Bolsa Amarela

A Bolsa Amarela Lygia Bojunga

Resenhas - A Bolsa Amarela

MaferHs 03/06/2024

Raquel e suas histórias
Raquel é uma criança sonhadora, mas todos dizem que ela não pode isso e nem aquilo, então seus sonhos e vontades ficam presos. O livro é repleto de metáforas, e de sentidos duplicados. O que deixa o livro divertido e engraçado, com personagens criados e desenvolvidos pela história da própria garota, que ao longo da trama, aprendem e ensinam juntos a sonhar, a voar alto, como diz Afonso

V1tOr1A 31/05/2024

Não é apenas uma simples bolsa, para cada um pode representar tanta coisa diferente, um verdadeiro misto de sentimentos, mudança de fases?

EloA139 29/05/2024

Desejo ler novamente!!
Já fiz a leitura desse livro a muito tempo e sinto muita vontade de ler ele novamente, é uma história comovente e irônica que pode fazer muitas pessoas se comoveram ou até mesmo se identificar.

vick_palagama 27/05/2024

Minha professora do quinto ano fez a turma ler esse livro (eu tinha 10/11 anos) e eu não goatei dele ?
Talvez algum dia eu dê uma segunda chance e leia ele dnv

Nath 26/05/2024

Releitura de um clássico da minha infância!
A bolsa amarela foi um livro que li na escola - no sexto ou sétimo ano do ensino fundamental - e que me deixou uma marca que nunca esqueci.

Pouco lembrava da história mas, ao reler, lembrei o motivo de ter amado tanto na época. O livro é fofo, leve e muitíssimo bem escrito. Com toda certeza será adicionado à biblioteca aqui de casa, para garantir que meus filhos terão acesso a essa história.

necroseki 22/05/2024

Sempre ouvimos um não, mas não nos explicam o porquê. assim como raquel, sinto que essa coisa de querer ser gente grande cresceu até mais rápido que eu. agora quero ser gente nenhuma, só quero me livrar dessa preocupação.
é bastante atrativo e interpretativo, assim como a criatividade e a curiosidade das crianças. como é importante soltar essa parte de nós, deixar viver e fazer o que os outros nos negam.

LuAs19 16/05/2024

A bolsa amarela
Me introduziu a leitura. Eu lembro que no segundo ano da escola minha professora lia um capítulo por dia.

Nino da zerosete 16/05/2024

Muito bom 🤬 #$%!&
Eu li esse livro em 2019 quando eu tava de castigo por tomar o Ice da minha mãe escondido, e desde desse dia eu considero esse livro uma obra prima (bem exagerado mesmo). Eu sou escritor ta (apesar de não parecer) e até hoje eu uso esse livro como referência de como montar diálogos ???
jubbiba 16/05/2024minha estante
achei bem feito o castigo não se rouba a ice de uma mulher bonita

Nino da zerosete 16/05/2024minha estante
FALA BAIXO DA MINHA HISTÓRIA JUBBIBA

jubbiba 16/05/2024minha estante
si eu pudesse robar o coração de sua mãe igual vc roubou a ice delaaa ???

Tsuki 15/05/2024

ótimo para o que oferece!
Talvez estou descobrindo que abaixo dos 12 anos, os livros não são mais para mim KKKKKKK mas mesmo assim, consegui observar que o livro é muito didático para uma criança em formação, mostra coisinhas pequenas que fazem a gente pensar, sabe? o que mais percebi é o fato de não escutarmos as crianças simplesmente por serem crianças. Ficar rindo delas, não entender suas fantasias, ignorar seus desejos e obrigar a fazerem o que não querem. Todos já fomos crianças e é necessário lembrar que com você, não era bom e não gostava também. Eu achei bem fofinho, principalmente o final ?
K4tropis 15/05/2024minha estante
o primeiro livro que eu li na minha vida!!!! 14 anos atrás!
Tenho um carinho enorme por ele.

RenataTunes 14/05/2024

"A Bolsa Amarela", escrita por Lygia Bojunga, é uma obra emblemática da literatura infantojuvenil no Brasil, capturando o coração de leitores de diversas idades com sua prosa envolvente e repleta de imaginação. O enredo centraliza-se em Raquel, uma menina de nove anos que descobre em sua bolsa amarela um refúgio para seus sonhos e aspirações mais íntimos. A narrativa desdobra-se em uma exploração delicada e bem-humorada de temas como identidade, a busca por ser ouvido e o valor dos sonhos.

Bojunga é mestre em abordar dilemas substanciais, como a desigualdade de gênero e a marginalização infantil, através de uma abordagem cativante e acessível. O estilo literário é lírico e evocativo, imbuído de simbolismo que não só enriquece a experiência de leitura mas também estimula intensa reflexão. "A Bolsa Amarela" celebra a singularidade e a audácia de imaginar e aspirar, enfatizando a relevância de perseguir a própria autenticidade e objetivos pessoais, livre das amarras sociais. A obra não somente diverte, mas também motiva e instrui, constituindo-se um tesouro literário tanto para o público jovem quanto para adultos ansiando por reviver a maravilha e o poder dos sonhos da juventude.

Neto62 12/05/2024

Minha mãe nunca terminou de ler pra mim
Minha mãe lia para mim e minha irmã na época, porém ela ficou ocupada e nunca mais leu, depois disso nunca mais tive coragem de tentar ler só até a pandemia. Melhor livro do mundo me identifiquei bastante com a protagonista.

Joyoy 10/05/2024

O primeiro
Guardo esse livro num pedaço inacessível do meu coração, foi o primeiro livro que li na infância e também foi o primeiro a gerar identificação

Lorayne.Stinguel 07/05/2024

Que delícia de livro. Fico impressionada com a imaginação da autora... realmente parece uma criança pensando. Ainda não conhecia a autora, mas acho que vou ler outros.
lenuccia 07/05/2024minha estante
é maravilhoso mesmo! se vc for ler outro, "Meu Amigo Pintor" é lindo