A Bolsa Amarela

A Bolsa Amarela Lygia Bojunga

Resenhas - A Bolsa Amarela

Sophia Kurihara 19/03/2024

Achei um livro meio fraquinho, mas que é bem interessante para repensarmos de como tratamos as crianças e como elas se sentem com isso... Porque na maioria das vezes pensamos que só porque elas são crianças, devem ser tratadas diferentes. Mas não merecem o MESMO RESPEITO!

Mari Marinho 18/03/2024

Tirei do meu diário de leitura
Mari de 2009 disse:
"Um livro fascinante. Quem o escreveu foi a Lygia Bojunga. Conta a história de Raquel, uma gatora sensível que guardava três vontades dentro de sua bolsa amarela: 1. a vontade de ser garoto; 2. a vontade de crescer; 3. e a vontade de ser escritora. E com essa bolsa, Raquel vive aventuras super legais. Adorei o livro, é um estilo tipo comédia."

Bônus - comentário da professora na época: "muito bom!"

que nostalgia a capa desse livro, meu deus

Thvliv 17/03/2024

Leitura obrigatória!
Foi tão incrível reler esse livro após tantos anos. Sério, que livro maravilhoso, bem escrito, divertido e com abordagens de temáticas tão atuais que eu nunca diria que foi publicado originalmente em 1976. Daí você percebe o quanto a Lygia bojunga é uma escritora surreal de boa, de arrepiar mesmo, que te faz refletir absurdamente sobre tantas questões importantes e faz você apaixonar nesse enredo que a primeira vista não parece que vai te confrontar, mas vai haha. De fato esse é um livro que todos deveriam ler obrigatoriamente. Um livro com gostinho de infância.

Ingryd 17/03/2024

Aparentemente um livro infantil mas muito interessante para refletir sobre como tratamos nossas crianças. A Raquel é uma menina inteligente, criativa e sensível que vê o mundo de uma forma ampla que os adultos não vêem. A forma como tratam ela me deixou revoltada e ao mesmo tempo me identifiquei totalmente. Quando crianças muitas vezes não somos vistos nem ouvidos, nossas demandas e sentimentos são negligenciados. A vontade da Raquel de crescer e ser homem se pauta justamente nessa necessidade de ser vista, de ser levada a sério. Muito interessante esse livro, uma escrita muito gostosinha. Gostei.

13/50 Lidos de 2024

camila1856 12/03/2024

Como descrever o impacto que essa obra teve na minha vida?
?Às vezes a gente quer muito uma coisa e então acha que vai querer a vida toda. Mas aí o tempo passa. E o tempo é o tipo do sujeito que adora mudar tudo.?

a experiência literária que mais me marcou, com certeza.

livro fascinante, eu sou perdidamente apaixonada pelos livros da lygia.

a luta interna de raquel com ela e com a família fez com que eu criasse um laço muito forte com a personagem, eu verdadeiramente entendi ela. a analogia de guardar as vontades na bolsa e elas irem engordando é genial, eu amei essa analogia!! senti a flor da pele as minhas emoções durante a leitura, eu me apaixonei por raquel e os demais personagens, cada um com uma personalidade e uma história pra contar.

Debora.Vilar 09/03/2024

Não tenho nem palavras pra expressar o quão tocante é essa leitura. Como aborda de forma lúdico questões existenciais, que começam na infância e se não trabalhadas nos consomem como adulto e torcem nosso desenvolvimento humanista. O mais lindo é que mexe com a nossa imaginação de uma forma que não dá pra saber o que é real e o que é imaginação da criança, pois se trata disso, o que pensamos é uma realidade também, é a nossa verdade, não importa o que os outros falam. Devemos ser fiéis a nós mesmos.

Pâm 05/03/2024

A bolsa amarela
O livro é emcantador. A leitura tem um misto de diversão e mistério. Mas o tema é de uma importância magnífica. Raquel, a protagonista, é uma menina inteligente, curiosa e muito crítica. Por ser uma criança, como muitas outras, suas vontades,desejos e curiosidades são explicadas de forma superficial pelos adultos, lhe causando angústia. Quando ela encontra a bolsa amarela, resolve guardar os sentimentos que a incomodam dentro da bolsa. São três desejos, especificamente, mais um mundo de aventuras e amigos. Em determinado momento a imaginação e a realidade se encontram, gerando reflexão para garotinha. Com isso acompanhamos seu processo de amadurecimento. Impossível não se emocionar ao ver uma criatura crescer.
Fabio 05/03/2024minha estante
otima resenha, Pâm!?

Pâm 05/03/2024minha estante
Obrigada!!

Elizabeth 04/03/2024

A infância
Os conflitos, a tristeza que a própria família pode trazer, a luta de continuar tentando. Ela não desistiu.

Bea Duarte 03/03/2024

Esse livro foi minha primeira experiência literária na escola e desde então eu me apaixonei por esse mundo.
Me lembro que devorei o livro em dois dias.
Pretendo comprar e reler essa maravilha ??

Kathleen 28/02/2024

De repente, ser menina é bom e ser criança também
Raquel é uma criança podada, que vive uma criação em que criança é entretenimento e percebe que ela não quer isso. Não quer esconder suas opiniões e suas vontades, então o mundo da imaginação dela se funde com a realidade e se torna um só. A protagonista, com toda essa proibição, quer ser grande e quer ser homem. Nos mostrando a problemática, Raquel vai aos poucos construindo sua maturidade até aprender a lidar com o que ela é.
Não li esse livro antes e achava que a proposta seria muito diferente, contudo adorei, me senti abraçada.

LAvia 25/02/2024

A bolsa amarela
Mais um livrinho infantil, tantas histórias em um só, mas a bolsa amarelo é o galo Afonso dominam tudo.

letza 09/02/2024

É uma leitura que apesar de ser bem rápido e fluída não perde a sua profundidade. Trata de assuntos tão especificamente ligados a algumas coisas que eu estou vivendo então tive uma conexão muito boa logo de cara com o livro.

Uma leitura atemporal que eu remendaria para pessoas de todas as idades e escutaria atentamente a interpretação de cada uma.

?[?]
? Despencou lá de cima sem saber se ia abrir ou não?
? Arriscou.
? Mas que risco!
? Riscão. Grande que nem a chateação de viver sempre ali parada só sendo bonitinha e mais nada.?

Comprei esse livro na livraria cultura totalmente por acaso apenas pela sinopse ter chamado minha atenção. Acabei pesquisando um pouco sobre a autora antes de ler e agora tenho como meta ler todos os livros da Lygia Bojunga.

lapnchrll 07/02/2024

Arrisco dizer que entrou pra lista de preferidos.
Leitura rápida, simples, fluída e aconchegante.
alerta! contém MUITA criatividade na narrativa, um dos pontos altos da história para mim (livros infantis e seus encantos).
li muitos anos atrás e foi linda a experiência de o reler. a história me conquistou. relendo, consegui perceber a riqueza de reflexões nos pequenos detalhes.
e mais uma vez ressalto que a criatividade da narrativa de fato me encantou.
arrisco dizer que entrou pra lista de preferidos.
livro infantil que recomendo para todos os adultos.

BatataCult 06/02/2024

Adoro esse livro, li pela primeira vez quando era menor nas aulas de produção de texto, e quando terminamos fiquei meio triste mas com uma sensação boa, me fez ficar bem reflexiva sobre certos assuntos kajjaaika reli recentemente e me senti do mesmo jeito... acho que é uma leitura bem leve, rápida e de certa forma refrescante? Vale muito a pena dar uma chance :)

manubisss 05/02/2024

Muito bom o livro, a personagem vai amadurecendo ao decorrer do livro e seus desejos vão evoluindo junto da história.
Recomendo tanto para adultos quanto crianças, simplesmente amei ?