A Bolsa Amarela

A Bolsa Amarela Lygia Bojunga

Resenhas - A Bolsa Amarela

Joyce.Belmonte 19/08/2023

A bolsa amarela ??????
Esse livro é um amor ???
É contado do ponto de vista de uma criança, e por mais que seja um livro infantil, eu acho que todo adulto deveria ler esse livro. É como voltar à infância e lembrar daquela imaginação e criatividade mágica que só criança tem. Eu amei muito

Filósofo dos Livros 08/08/2023

DESCUBRA A MAGIA DA INFÂNCIA: "A Bolsa Amarela" por Lygia Bojunga
Em um universo literário repleto de histórias cativantes, "A Bolsa Amarela" emerge como um verdadeiro diamante bruto da literatura infantojuvenil. Com uma sensibilidade única, a renomada autora brasileira Lygia Bojunga nos transporta para um mundo de reflexões profundas e imaginário vivo, explorando as complexidades da infância de maneira inigualável.

Nessa obra atemporal, somos apresentados à jornada emocional de Raquel, uma jovem que carrega consigo uma bolsa amarela cheia de segredos e sonhos. Através dessa bolsa, somos conduzidos para seu mundo interior, um refúgio onde ela enfrenta seus medos, anseios e aspirações. De forma tocante e simbólica, o livro aborda temas universais, como a busca pela identidade, a luta contra as expectativas alheias e a poderosa capacidade da imaginação de moldar nossa realidade.

Lygia Bojunga tece essa narrativa envolvente com uma linguagem acessível e profunda, permitindo que leitores de todas as idades se identifiquem com as experiências de Raquel. Através de suas palavras, somos lembrados da importância de manter viva a criança interior, de abraçar a imaginação como uma ferramenta poderosa para enfrentar os desafios da vida e de valorizar nossos sentimentos mais profundos.

"A Bolsa Amarela" não é apenas um livro; é uma jornada de autodescoberta e crescimento pessoal. Ao acompanhar a trajetória de Raquel, somos convidados a refletir sobre nossos próprios desejos e inseguranças, a abraçar a diversidade de nossos sentimentos e a abraçar a coragem de sermos verdadeiros para nós mesmos.

Classificação: 5 estrelas.

Esta obra-prima da literatura merece todas as estrelas possíveis e imagináveis. Com sua narrativa envolvente e emocionalmente rica, "A Bolsa Amarela" transcende gerações, impactando leitores de todas as idades. A importância de sua mensagem ressoa profundamente, lembrando-nos da essência da infância e da importância de explorar nosso mundo interior. Não apenas uma leitura agradável, mas também uma experiência transformadora que abre portas para a compreensão de nós mesmos e dos outros. Um verdadeiro tesouro literário que permanecerá conosco muito tempo depois de virar a última página.

site: https://www.instagram.com/filosofodoslivros1975/

Amanda2753 07/08/2023

A bolsa amarela
Eu li esse livro pela primeira vez quando eu tinha 13 anos e foi esse livro que começou a me despertar o interesse na leitura. Então, eu tenho um certo apego com esse livro.
Eu nem consegui terminar de reler, porque sabia que não tem mais o mesmo impacto para mim hoje como naquela época. Por isso, eu decidi não terminar de reler para não estragar a magia que foi na primeira vez que eu li.
Eu recomendo para quem quer começar a ler.
É um bom livro.

Poliana 06/08/2023

A nostalgia triste ao perceber que você cresceu.
Li esse livro no fundamental e através da Yas, uma amiga minha, fui reler e meu Deus na época não percebi o quanto esse livro é pesado. A gente ler isso aqui criança e ver tanta beleza, aventura, e agora adulta percebemos como tem coisa muito triste também.

Heloisa Souza 04/08/2023

Um livro infantil, bem fácil de ler, e que faz a gente repensar vários aspectos, principalmente a maneira que as crianças são tratadas, como se não fossem uma pessoa com vontades e desejos e pensamentos, enfim, achei bem didático.

biaelivros 02/08/2023

Uma jornada da imaginação de Raquel | A bolsa amarela
"Eu tenho que achar um lugar pra esconder as minhas vontades. Não digo vontade magra, pequenininha, que nem tomar sorvete a toda hora, dar sumiço da aula de matemática, comprar um sapato novo que eu não aguento mais o meu. Vontade assim todo o mundo pode ver, não tô ligando a mínima."

A personagem principal, Raquel se sente sufocada pelas expectativas impostas por seu a família e pela sociedade, o que a leva a esconder todos os seus desejos como: ser escritora, se tornar um garoto e a vontade de crescer dentro de uma
bolsa amarela, que acaba se tornando um refúgio onde ela pode ser ela mesma sem medo de julgamentos.

Eu estava ansiosa para começar a ler "A bolsa amarela", na época estava procurando um livro mais leve e me surpreendi com a leitura. A obra é realmente envolvente e no decorrer do livro podemos perceber que vai além de um simples leitura para crianças. Confesso que em alguns momentos eu fiquei perdi com os diálogos e com a narração, mas acredito que ainda sim vale a pena explorar essa obra de Lygia Bojunga Nunes, principalmente para quem está procurando uma leitura mais leva

Rachel124 01/08/2023

Fofinho
Livro mais fofo impossível, traz lições incríveis e ler na fase adulta mostra aspectos mais profundos. Recomendo para todas as idades

Fernanda 31/07/2023

É um livro maravilhoso, daqueles que não dá vontade de parar de ler e, que nos deixa triste de ter acabado.

Raquel é uma menina muito genial, com muita capacidade imaginativa e que vive muitas aventuras, criada só por ela.

O olhar delicado da Lygia para descrever situações que as crianças vivem é fantástico, um livro super indicado para educadores de maneira geral, principalmente aqueles com crianças por volta de 9 anos em casa.

Karol Souza 31/07/2023

Livros infantis são incríveis!
Livros infantis sempre passam uma mensagem importante, que te faz pensar.

Esse aqui não foi diferente. Lygia Bojunga acaba misturando fantasia e realidade durante a história, fazendo você ver que as vontades de cada um é importante e que você deve respeitar (mesmo quando são vontades de uma criança).

A Raquel é uma personagem incrível, com uma imaginação maravilhosa e que só quer que os outros prestem atenção nela, que escutem e respeitem as vontades dela.

O livro é curtinho e bem fácil de ler e mesmo sendo um livro infantil passa uma mensagem super importante.

Adriana.Karimi 30/07/2023

*E será que amarraram seus pensamentos?*
Essa é a história da Raquel com seus 3 desejos e sua bolsa amarela. Um dos desejos de Raquel era ser menino. E por incrível que pareça esse livro foi publicado na ditadura.
Esse livro tinha vontade de ler há anos. Pois quando eu tinha 9 anos minha mãe fazia pós graduação em literatura e eu vi esse livro na mão dela. Tive vontade de ler na época. Mas veja a ironia... ela me respondeu: Esse livro não é pra criança. Nessa época eu já estava dentro dessa história e nem sabia.

rylli 28/07/2023

A Bolsa Amarela
O quanto coisas fúteis e severas ditas por adultos, que aparentam não ser nada demais, pode significar para as crianças?

Nessa história somos apresentados a Rachel, uma criança muito criativa, mas que esconde em sua bolsa amarela seus 3 maiores desejos: a vontade de crescer, a de ser garoto e a de se tornar escritora. Vontades essas que, de forma muito divertida, podemos ver a forma que elas crescem e diminuiem de acordo com os pensamentos da menina. Mas por que ela as esconde? Exatamente por nunca ser levada a sério e ter sempre suas vontades e histórias esnobadas pelas "pessoas grandes".

Mas não é só essas três vontades que Rachel carrega em sua bolsa, ao decorrer da história somos apresentados a personagens adoráveis, frutos da fantástica criatividade dela, e acompanhamos tanto a história de cada um quanto aqueles diálogos que apenas crianças conseguem ter.

É um livro encantador, com uma escrita super simples e fluída, uma leitura muito gostosinha de acompanhar, não importa a idade que você tenha.

Taiysun 28/07/2023

Leitura flúida e incrível
Livros nacionais tem uma leitura muito gostosinha de ler. Esse livro carrega uma linguagem simples, e conta uma história muito linda.
Uma garota que se encontra tentando oprimir seus desejos e suas vontades, ela e outros personagens envolvidos.
No fim, basta apenas ser você mesmo.

malu 28/07/2023

Ler esse livro me levou a lugares e a pensamentos que não eram acessados em anos.
Lembro de o ter lido quando era criança, comprei por acaso e li numa manhã atoa, mas foi transformador. Quero guardar e dar para minha filha.