A Bolsa Amarela

A Bolsa Amarela Lygia Bojunga

Resenhas - A Bolsa Amarela

Morgana Gomes 24/01/2022

Cada pessoa tem uma bolsa amarela
Eu pensei que "A bolsa amarela" fosse um livro infanto-juvenil, mas talvez seja o tipo de leitura que pode abrir espaço a várias interpretações a depender da época da vida que você escolhe fazê-la. Penso que se tivesse lido na infância, eu ficaria ali no mundo imaginário, quem sabe até achando engraçado a bolsa amarela ter tanta coisa diferente (desde a lista de nomes para as histórias inventadas até um galo atrás de uma ideia).

Agora que li na fase adulta, percebo temáticas mais fortes e consigo até me reconhecer nelas. Para além do mundo imaginário dentro da bolsa, Lygia Bojunga nos faz refletir sobre o quanto reprimimos nossas vontades desde cedo. Às vezes, criamos vontades que nem precisavam ser criadas e assim como a personagem, Raquel, acabamos escondendo tudo isso em algum lugar. No caso dela, tudo ficou na bolsa.

A bolsa amarela pesava, ficava leve e uma vez quase explodiu. Parecia uma bolsa, mas carregava muito sentimento. Ela representa tudo aquilo que a Raquel preferia esconder para não ter de lidar com as pessoas que não a compreendiam e a faziam se sentir menos pelo fato de ser criança. [E quantas vezes passamos por isso na vida, não é mesmo?]

É através da bolsa e das coisas que acontecem ao seu redor que a Raquel vai se reconhecendo como pessoa, com suas próprias vontades, escolhas e aprendizados. Ela também passa a compreender as perdas, o deixar partir e o recomeçar. Um dos pontos mais lindos é quando ela resolve soltar pipa em plena praia com um céu cinzento se preparando para chover. [Essa parte aqui foi emocionante para mim].

E você? O que você carrega na sua bolsa amarela (que também pode ser de outra cor)? Ela está pesada ou você já aprendeu a tirar algumas coisas dela para diminuir o peso? Fica a reflexão.

Agatha57 26/10/2020

Preciso de uma ideia
Um livro infantil, com história simples mas encantadora. A imaginação da protagonista é invejável e este livro, além da fofura, nos trás uma nostalgia da infância e de quando pensávamos como a personagem.
Um livro lindo que eu certamente darei ao meu irmãozinho.

Pâm 05/03/2024

A bolsa amarela
O livro é emcantador. A leitura tem um misto de diversão e mistério. Mas o tema é de uma importância magnífica. Raquel, a protagonista, é uma menina inteligente, curiosa e muito crítica. Por ser uma criança, como muitas outras, suas vontades,desejos e curiosidades são explicadas de forma superficial pelos adultos, lhe causando angústia. Quando ela encontra a bolsa amarela, resolve guardar os sentimentos que a incomodam dentro da bolsa. São três desejos, especificamente, mais um mundo de aventuras e amigos. Em determinado momento a imaginação e a realidade se encontram, gerando reflexão para garotinha. Com isso acompanhamos seu processo de amadurecimento. Impossível não se emocionar ao ver uma criatura crescer.
Fabio 05/03/2024minha estante
otima resenha, Pâm!?

Pâm 05/03/2024minha estante
Obrigada!!

isacamib 02/01/2021

Atemporal
Definitivamente o gênero não faz meu gosto hoje em dia, e apesar de também ser um livro que li obrigatoriamente na escola ? aos quais não gosto de contabilizar por aqui ?, Lygia Bojunga traz uma crítica de uma maneira super divertido ? acho que por isso me prendeu tanto na época, assim como moldou meus pensamentos.

gabi 14/09/2020

Raquel esconde suas três grandes vontades dentro de uma bolsa amarela ? a vontade de ser grande, de ser um garoto e de ser escritora. Carregando sua bolsa para todos os lados, Raquel lida com os adultos que não a entendem e com seus novos amigos, A Guarda-Chuva, o galo Afonso, e outros.

Um livro rápido, fluido e bastante interessante. Nos põe pra pensar em como o que "gente grande" fala muitas vezes tem um peso muito maior para uma criança do que achamos.
Um bom livro infantil que eu recomendaria principalmente para crianças.

Helô 28/03/2023

Muito bom ?
É um dos melhores livros que já li
Achei a história muito criativa é super divertida só no meio que você se perde mais isso não estraga o livro inteiro
Adorei de 1 a 10 eu dou 1000000...

Corvina ð 01/05/2023

Esse livro e muito legal, eu li ele pra escola, ele e pequeno uma leitura rápida li em um dia, praticamente em minutos muito bom amei

Virginia Barros 22/05/2021

Perfeito para crianças
A história de Raquel e sua bolsa amarela é encantadora para crianças e adultos. Na bolsa, a menina guarda suas vontades, seus segredos, entre eles o galo Afonso, personagem de sua primeira história. Um livro para quem gosta de soltar a imaginação

lifestyleslala 10/06/2023

A BOLSA AMARELA ???
Esse foi o primeiro livro que li, na época eu não tinha muito contato com a leitura e achava que a questão literária era algo completamente chata e impossível, mas essa obra de fato mudou minha visão a respeito dos livros. Ótima leitura para pessoas que desejam mudar sua perspectiva a respeito da leitura, a personagem no mostra seu dia a dia de uma maneira completamente arrebatadora.

Adriana.Karimi 30/07/2023

*E será que amarraram seus pensamentos?*
Essa é a história da Raquel com seus 3 desejos e sua bolsa amarela. Um dos desejos de Raquel era ser menino. E por incrível que pareça esse livro foi publicado na ditadura.
Esse livro tinha vontade de ler há anos. Pois quando eu tinha 9 anos minha mãe fazia pós graduação em literatura e eu vi esse livro na mão dela. Tive vontade de ler na época. Mas veja a ironia... ela me respondeu: Esse livro não é pra criança. Nessa época eu já estava dentro dessa história e nem sabia.

Shelly Migoto 11/08/2009

Historia fabulosa...
muito legal li quando eu tinha uns 9 anos me encantei completamente o jeito da escritora contar a historia...
contagia qualquer um
RECOMENDADO A TODOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Yasmin 23/03/2022

Bolsa amarela
O livro é um pouco confuso nas falas, pois a Raquel conversa muito com objetos e animais. Mas interessante como essa interação entre eles se desenrola.
Ana 24/03/2022minha estante
Que legall :)))

Perdida_nas_Estrelas 12/02/2023

Infantil para adultos
Por mais que a linguagem seja infantil, pois é narrado por uma menina, o enredo serve muito para tapear a cara de adultos que têm filhos mas não sabem lidar com estes, o livro me fez refletir esse mundo no qual as crianças estão inseridas, a família da Raquel é horrível, sinceramente, e a todo momento eu estava esperando ela ser adotada no estilo do filme "Matilda" kkkk e fiquei também esperando um fim trágico como uma lição de moral para a família negligente da menina. O livro é fofo, apesar de ser pesado para quem adentra na cabeça da garotinha e se coloca em seu lugar.
Um livro para adultos, oferecido como uma redenção ao leitor; mas também para crianças, oferecido como auxílio para entender alguns sentimentos confusos.