A Bolsa Amarela

A Bolsa Amarela Lygia Bojunga

Resenhas - A Bolsa Amarela

Angela87 04/02/2023

A bolsa amarela
Leitura muito tranquila, no início achei que seria muito infantil mas com um pouco mais de empenho da minha parte se mostrou ser uma história encantadora, onde a imaginação de uma criança se mistura com sua realidade difícil de ser compreendida pelos adultos, me identifiquei com a Raquel em vários momentos e pude tirar lições deste livro.
"Queriam rir de mim? Paciência. Melhor rirem de mim do que carregar aquele peso dentro da bolsa amarela" - Raquel.
Jaqueline228 04/02/2023minha estante
caraca, memória desbloqueada. Lygia Bojunga foi a minha companhia durante os tristes recreios escolar, deu até saudade de ler "Corda bamba" dela

Bruna 04/02/2023

Mais um livro infanto juvenil encantador que todo adulto deveria ler também! É uma fábula divertida, fofa e com críticas à maneira como os adultos tratam as crianças pensando que elas não percebem. E isso é muito real. Tratam as crianças como bobas, sem respeito às opiniões e vontades delas, que também são seres humanos pensantes e mais importante ainda, em formação. Essa é uma história escrita nos anos 70 mas que permanece bem atual. Só a linguagem entrega a "idade", o que talvez pode dificultar para algumas crianças hoje entenderem pois muitas das palavras não usamos mais ou ganharam outro significado. Seria ótimo uma nova versão, atualizada de acordo com a norma ortográfica ou pelo menos com pequenas notas de rodapé explicando as expressões. Enfim, é um livro encantador.

Lezita 03/02/2023

Eu li este livro em um dia, uma leitura super leve. Achei o final um pouco sem sentido, mas gostei muito do livro.

Dylan.Nascimento 03/02/2023

o livro me fez entender muito sobre mim, numa epoca bem ruim
O livro é incrível, estava numa epoca ruim quando li ele, e ele me fez refletir horrores sobre mim mesmo e as coisas ao meu redor, recomendo dms.

Lalá 01/02/2023

5,0
O primeiro livro que li de Lygia foi Corda Bamba, por recomendação de pessoas especiais. Assim como o primeiro, A bolsa amarela surpreende com a delicadeza ao descrever a inocência e a profundidade de uma criança.
Aqui Raquel tem três grandes desejos: crescer, escrever e ser menino. Os verbos expressam a urgência da garota em viver sem ser julgada ou reprimida. Entre bolsas sem fundo, galos e guarda-chuvas, Raquel compreende que não vale a pena tolher-se para se encaixar.
O livro ensina, em linguagem clara, mas ainda assim poética, lições que passam despercebidas aos olhos adultos e apressados: o valor da amizade, da imaginação, das vontades descabidas... Admito que este me tocou mais que o outro, talvez por identificação ou pelo contato direto com minha criança interior.

Merecedor de cinco estrelas.

manda 01/02/2023

fofo!
um livro muito gostosinho de ler! comprei faz anos e só peguei pra ler agora; livro infantil que nunca é muito tarde para ler

iozorb 31/01/2023

É um livro bem curtinho e rapidinho de ler mas é uma graça. Me fez perceber o quanto a sociedade trata as crianças mal e como os questionamentos das mesmas são sempre tratados como menores. É uma história muito criativa e cheia de personalidade que da pra visualizar tudo nitidamente. Adorei a personalidade de todos os personagens e todos os mini contos e tambem amei o jeito que a autora transforma pensamentos e ideias em objetos, coisas tocaveis e palpáveis, do jeito que eu imagina o mundo quando era criança. É uma leitura que eu queria ter feito quando era menor. Um amor mesmo.

Entropia Literária 30/01/2023

Muito fofo, muito perturbador
É a segunda vez que leio "A Bolsa Amarela" e posso dizer que da primeira não percebi o quão pesado é o tratamento que muitas vezes damos às crianças. O livro narra de forma leve a vida de Raquel e mostra, pela ótica dela, como os adultos pouco a pouco vão "podando" as vontades e a imaginação da infância, impondo padrões de comportamento injustos e desrespeitosos. Ao mesmo tempo que nos faz refletir, também entretém, com personagens únicos e cativantes

Gabriela.ts 30/01/2023

A Bolsa Amarela
Fui ler de novo pq quando li pra escola não li "com vontade".
Achei o livro bom
Raquel é uma menina que tem três "vontades", ser gente grande, ter nascido menino e ser escritora.
Um dia ela "ganha" uma bolsa amarela onde ela guardou suas vontades e outras coisas...

Mika Oyama 28/01/2023

A bolsa amarela
Livro simples e fácil de ler, obra dirigida pro público infantil, mas eu gostei, porém a história não me entreteu tanto quanto pensei, retrata bastante sobre negligência da família, imaginação das crianças e como elas lidam com a fase do "crescer".

A.barboza 28/01/2023

Infância
É uma leitura bem infantil, o que já é de se esperar, uma menina falante e bem criativa te cativa pelas vontades que carrega em sua bolsa amarela. Quando terminei de ler me senti mais leve pela personagem, e em alguns momentos tive de relance memórias de mim mesma em situações parecidas, no final das contas não é só uma simples bolsa ou uma menina criativa demais!

teresa149 28/01/2023

eu seria uma moradora da bolsa amarela
li esse livro quando tinha 10 anos e tenho certeza que não consegui apreciar o quão grande esse livro é.
suas entrelinhas me surpreenderam mto e ele tem uma escrita tão gostosa e poética ao mesmo tempo, esse livro é fantástico acho que tdo mundo deveria ler, ele me conforta de um jeito que não sei explicar.
Lara 28/01/2023minha estante
li esse livro com essa mesma idade, mas tinha me esquecido completamente da existência dele ?? preciso ler novamente!

Soso_zzh 28/01/2023minha estante
Comprei esse livro na escola uma vez, foi um dos primeiros que eu li.

teresa149 28/01/2023minha estante
esse livro é a coisa mais linda releia juro q vc não vai se arrepender

ThaianeM 28/01/2023minha estante
Nossa? obrigada por me lembrar desse livro ??

danielagarcia 27/01/2023

o cheirinho se infância. decidi ler eu mesma esse queridinho. eu lembro que anos atrás minha professora leu na escola

Beatriz726 26/01/2023

Relembrar da Infância
Eu li esse livro quando era criança e me veio essa memória quando fui em uma feira do livro e ele estava lá, nao pude deixar de notar o desenho da bolsa amarela.
Eu comprei por 15 reais e li super rápido! Eu sei o que eu amava e ainda amo na história... A Raquel cria um mundinho só dela, cheio de imaginação, criatividade e muitas perguntas sobre o mundo real! Eu me identico muito com tudo isso ?