Todas as coisas que eu te escreveria se pudesse

Todas as coisas que eu te escreveria se pudesse Igor Pires

Resenhas -

Mylle 10/06/2021

Um livro incrível, com artes perfeitas e textos emocionantes. Não esperava menos de um livro escrito pelo Igor, o qual eu sou super fã. Escrito durante a pandemia, esse livro é repleto de sentimentos. Perfeito!

Rachel.Oliveira 13/06/2021

Intenso
O autor narra cada texto de forma intensa, colocando tudo o que sentiu, expondo todos os seus sentimentos e é isso que amo nos livros dele. Igor não tem medo de expressar sua escrita, sua arte! Mais uma obra incrível dele!

Analice.Comassetto 20/06/2021

bonzinho

Clarice 10/06/2021

Muito bom!
Assim como todos os outros livros do Igor Pires, esse é de uma sensibilidade enorme e nos toca tão profundamente.

isa 25/06/2021

perfeito
Igor pires sempre arrasando no conteúdo da poesia.
Cada texto emociona.

Naraiane.Martins 01/07/2021

RESENHA - Todas as coisas que eu te escreveria se pudesse
Esse é o quarto livro da série Textos cruéis demais, e foi escrito durante o isolamento social. Todas as coisas que eu te escreveria se pudesse é a reunião de poemas muito sinceros e particulares. Diferente dos volumes anteriores, esse novo livro conta com ilustrações coloridas, que complementam os poemas de uma forma impecável.

?Porque existe sempre um céu assistindo às nossas vidas, existe sempre um céu sussurrando em nossos ouvidos: continue. Ainda que não saibamos para onde.

Textos cruéis demais para serem lidos rapidamente, ainda é o meu favorito dentre os quatro. Mas com toda certeza, Todas as coisas que eu te escreveria se pudesse, entrou no meu top 3, esse quarto livro trás textos mais maduros e com perspectivas diferentes da vida.

Super indico a leitura para quem curte poemas e poesias, ou quer conhecer um pouco mais desse gênero literário.

@aquarelandosonhos

Gramatura Alta 05/07/2021

omecei a escrever essa resenha quando estava na página 103 do livro, porque é impossível avançar na leitura e ainda assim estar ileso frente às palavras que preenchem esses poema-textos. Sempre que leio algo do Igor, me vejo claramente escrevendo um dos textos. Curiosamente, e diferente das outras vezes, talvez pelas minhas vivências, ou talvez pelos textos em si, dessa vez também pude me ver na posição de ser quem “recebe” um dos textos.

O autor nacional de ficção mais lido em 2020, Igor Pires lança o quarto livro da série TEXTOS CRUÉIS DEMAIS PARA SEREM LIDOS RAPIDAMENTE (resenha aqui). Em TODAS AS COISAS QUE EU ESCREVERIA SE PUDESSE, Igor fala sobre amor, amar e deixar ir, ser intenso e abraçar a sua intensidade. Sobre dizer e sentir tudo sem gaguejar. Sobre enfrentar a dor e aceitar que a cura é um processo contínuo, imprevisível, não linear. Escrita durante a pandemia, a obra é uma coleção de textos poéticos sobre todas as impressões que ficam quando alguém vai embora – ainda que esse alguém seja você mesmo. Além de toda a poesia e sensibilidade características do autor, o livro traz as coloridas ilustrações – que flertam com o surreal – de Jônatas Moreira.

Essa resenha vai sair um pouco “comparativa” com os outros livros, mas não num sentido ruim. Faço isso num sentido bom, porque são todos parte de uma coleção, apesar de terem focos em diferentes partes das relações. Desde TEXTOS CRUÉIS DEMAIS PARA SEREM LIDOS RAPIDAMENTE, passando por ONDE DORME O AMOR (resenha aqui) e O FIM EM DOSES HOMEOPÁTICAS (resenha aqui), aqui foi a primeira vez que senti que o autor deu a chance de “estarmos um passo à frente” na compreensão sobre nossas relações. Não no sentido de saber mais do que a outra pessoa, mas no sentido de já ter vindo trabalhando as questões que traz no livro nas obras anteriores e, de certa forma, ir “preparando o terreno” para vivenciarmos bem cada momento.

No primeiro livro é muito clara a evidenciação da dor da perda. O segundo traz de forma mais aflorada a questão de como lidamos com o amor em si. O terceiro livro trabalha a vivência do fim e como somos fortes para enfrentá-lo. E o quarto vem pra mostrar como as coisas não ditas ainda podem mexer com a gente, mas que apesar dessas coisas ainda estarem presentes na nossa cabeça, tivemos a coragem de realmente viver o que gostaríamos, mesmo que pudesse dar errado. E, depois do fim, saímos modificados, um pouco machucados (às vezes) mas somos completamente capazes de “suturar nossas feridas” e reconstruir nossa versão-inteira. Porque os primeiros momentos da perda nos fazem sentir como se faltasse algo e, depois, começamos um processo de reconstrução. Até que chega um momento que, finalmente, nos reconhecemos como protagonistas do nosso próprio existir, e percebemos que estávamos inteiros em todo esse tempo, apesar de fragilizados.

Nesse último livro, o autor mostra que estar bem com relação ao que passou não significa não ter saudade dos bons momentos, do afeto, e também não é um espaço onde estamos ilesos das dúvidas e questionamentos. Ele trabalha esse momento como a sensação de reconhecer-se como suficiente apesar de existirem determinados questionamentos. É saber que a ferida pode ter sangrado muito em algum momento, mas que fomos responsáveis (nem sempre sozinhos, mas sempre como protagonistas) pela cura de nós mesmos. E a partir daí entender nossas cicatrizes como o ato de coragem de termos nos aventurado em um mundo que poderia dar errado. E, no fim, enxergar nessas cicatrizes o potencial que nos levará a viver novas aventuras, cada vez com mais consciência de quem somos. É enxergar nossa força interior capaz de unir e reunir e remodelar cada parte de quem somos e nos faz, em todo momento, um quebra-cabeça completo.

Acho que finalmente podemos dar em alto e bom tom uma definição para os textos de Igor Pires. Igor é um ato de coragem e empatia, que coloca no texto o que nós sentimos, com a forma de “alma despida” de sempre. É impossível não se reconhecer aqui, assim como em em todos os seus outros livros. Finalizo essa resenha com um convite, qual seria o seu: de todas as coisas que te escreveria se pudesse?

Resenha escrita pela Ana Lu para o blog.

site: http://gramaturaalta.com.br/2021/07/05/todas-as-coisas-aque-eu-te-escreveria-se-pudesse/

Mariana.Gomes 10/06/2021

Um livro incrível, com artes perfeitas e textos emocionantes. Não esperava menos de um livro escrito pelo Igor, o qual eu sou super fã. Escrito durante a pandemia esse livro carrega consigo muitos sentimentos e uma arte incrível!

Bea 08/07/2021

Bom, porém repetitivo.
Ja li todos os três livros do autor e esse não foge muito do que ele costuma abrangir (términos, amores, dores e vida).
É um livro bom, com uma escrita impecável, e ilustrações lindas, mas acho que já está muito repetitivo sempre os mesmos temas e textos extremamente parecidos.
Pra quem pretende conhecer esse mundo de poemas, eu recomendo. Mas pra quem já leu os três livros não acho necessário comprar esse.
As páginas brancas ao meu ver deixaram a leitura desgastante e não gostei da abertura do livro, tem que forçar para abrir bem e conseguir ler de maneira confortável, e senti falta do marcador que sempre vinha no final do livro.

Luh 30/05/2021

Gostei muito
Esse livro é o segundo que leio do Igor Pires. Gostei muito dos poemas, amo a escrita dele. Porém prefiro o outro dele que eu li: Onde dorme o amor. Esse livro fala muito sobre relacionamentos e términos e como eu nunca passei por algo assim eu não me identifiquei muito com a maioria dos textos. Onde dorme o amor fala mais sobre situações do cotidiano, sobre a vida em sim e por isso e o meu favorito dos dois ?

anaajx 10/07/2021

meu grande amor
sensível.
é com estou agora... obrigada, igor.
por cada pedacinho desse incrível livro.
por cada texto aqui escrito,
eu sou imensamente grata pelas suas palavras e por elas curarem a minha dor interior.

com certeza o meu autor nacional favorito da VIDA!
recomendo para todos que acham que o coração vai sair do peito em uma noite triste e para todas que precisam de conforto depois de uma dolorosa partida.

thayllane 28/05/2021

Perfeito, as vezes eu acho que o Igor fica a espreita escrenvdo sobre a minha vida kkkkk
A forma como você chora lendo esse livro não tem condições ???

Thay 13/07/2021

Como em todos os outros, o Igor me arrancou lágrimas e reflexões. Eu amo os textos dele, são sempre cheios de sentimento e verdade.

Não é o meu favorito mas eu gostei.

Jaque @blogmalucadoslivros 14/07/2021

Amei demais!
Todas as coisas que eu te escreveria se pudesse, é uma coletânea de poesias do aclamado autor nacional Igor Pires. Confesso que nunca tinha lido nenhum livro do autor, embora já tenha lido algumas de suas poesias e essa obra foi uma grata surpresa.

Em "Todas as coisas que eu te escreveria se pudesse" encontramos poesias e lindas ilustrações. É uma obra sobre perdas, sobre perder a si mesmo e se reencontrar. Sobre intensidade, a ansiedade de ser e ter alguém mas aprender a lidar com as perdas, com as pessoas que se vão nos relacionamentos, nas amizades e na vida.

❝ todas as coisas que queríamos fazer moram no passado
desejando não estarem tão sozinhas.❞

❝ todas as agonias do universo
residem num coração impossibilitado de amar❞

Fazia muito tempo que eu não lia nada do gênero mas já me apaixonei pela escrita do autor e por suas poesias. Vale a pena cada linha lida dessa obra cheia de poesias lindos e sensíveis.

site: https://www.instagram.com/p/CQPNG9jjKCR/