Breu

Breu Iza Artagão

Resenhas - Breu

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Joseli Medeiros 10/06/2021

Um suspense que te deixa aflito
UM LIVRO COM UMA PEGADA SOBRENATURAL E SUSPENSE, ME PRENDEU DESDE O INÍCIO.
LAURA SOFRE COM SEUS TRAUMAS DE INFÂNCIA, DEPOIS DE UMA DECISÃO DE UM JUIZ ELA ARRUMA UM EMPREGO EM UMA MANSÃO NO INTERIOR COMO ACOMPANHANTE DE UMA SENHORA ACAMADA, ELA SÓ NÃO ESPERAVA OS DANOS QUE ISSO CAUSARIA EM SUA VIDA JÁ CONTURBADA. UM SUSPENSE PSICOLÓGICO.

Tathi (@Doidosporserieselivros) 15/06/2021

Olá queridos amigos leitores! Pode não parecer, mas um dos meus gêneros favoritos é o suspense ou terror , acabo lendo muitos romances por causa do IG, porém quando dá eu fujo para o meu favorito.
Recentemente conheci a autora @iza_artagao no Instagram, e ontem comecei a leitura de Breu, de autoria dela.
E quase morri mandando áudio no direct até finalizar o livro (o que fiz em tempo recorde por não conseguir largar). E vamos as minhas impressões!

?? "Nenhum livro de terror era páreo para o seu passado. "

Laura acabou de passar por mais um baque em sua vida já traumatizada, descobriu estar sendo traída por sua amiga e seu namorado, depois de surtar e quase matar a garota, ela recebe uma ordem de restrição. Sem ter onde morar ela aceita emprego em uma mansão com uma história sinistra, que ela vai descobrir pouco a pouco.

??? "Existem seres que são assassinos por natureza. Servem para nos ensinar a não os subestimar, a enxergar o perigo onde menos se espera e saber que a gente não muda ninguém."

A escrita da autora é nada menos que viciante. Não tem como desgrudar do livro até saber o que aconteceu de verdade.
Durante a leitura o leitor faz mil teorias na cabeça, porém não sabemos o que é real e o que é um surto da cabeça de Laura pelas circunstâncias da casa.
Também ficamos divididos entre acreditar que tudo que acontece tem causas psicológicas ou sobrenaturais.

A narrativa alterna passado e presente fazendo com que o "vilão" permaneça escondido até o final.

Além da trama de terror, o livro traz à tona assuntos como violência contra a mulher, transtornos psicológicos, e maternidade tóxica.

Esse foi meu primeiro contato com a escrita da autora e me apaixonei literalmente, devo trazer novas resenhas de livros de sua autoria em breve.

Breu está disponível em formato digital pela Amazon e Kindle Unlimited.

#breu #izaartagao #terror #stephenking #edgarallanpoe #lovecraft

Atila Guilherme 13/08/2021

Enigmático
Um livro sensacional. Uma história cheia de nuances desenvolvida através de uma escrita madura, gostosa e singular. Adorei

Bi.Pavoni 02/10/2023

Deu tilts em mim....
Antes de pegar este conto, eu estava lendo gótico mexicano. E agora misturei as histórias na minha cabeça.

Pois os livros tem uma "wibe" parecida.... mas eu lembro que gostei muito do conto.

E tbm sei que uma hora vou me lembrar o que aconteceu em cada uma das histórias. Só preciso de tempo para me concentrar.

Rafaela 21/10/2022

Para quem ama um bom suspense.
Breu traz personagens bem desenvolvidos e uma trama que te pega em cheio.
O final foi bem inesperado e por mais que eu tenha criado uma expectativa maior, sai do conto satisfeita com o que li.

Thainá - @osonharliterario 01/05/2023

Dois passados que juntos se tornam mais obscuros do que o mais denso breu
Por causa de um acontecimento, Laura precisa se afastar do ex noivo. Para isso, ela aceita um emprego em um chalé que fica no meio do nada, distante até mesmo da cidadezinha – já pequena – do local. O trabalho consiste em ser acompanhante de Dona Carmen, uma idosa que sofreu um AVC há alguns meses e se encontra debilitada na cama.

O problema é que a família de Dona Carmen e a mansão são cercadas de mistérios e acontecimentos sobrenaturais, escondendo um passado sombrio que Laura irá desenterrar junto com os seus próprios problemas pessoais. Seus traumas voltarão para assombrá-la e para testar a sua saúde mental.

Breu é uma novela com apenas 90 páginas, tendo uma leitura rápida, principalmente por ser instigadora e fazer com que você – e a Laura – fique curiosa para saber mais. A atmosfera é sombria e cercada por suspense, ainda explorando um pouco da Síndrome de Asperger em uma das personagens.

TW: abuso psicológico e sexual.

É doloroso ver como a Laura é quebrada por dentro e como sua saúde mental precisa urgentemente de cuidados, esses que nunca deveriam ter sido pausados ou colocados em segundo plano. É assustador ter contato com o passado dela e com o da Marina, outra personagem que sofreu torturas psicológicas intensas e sempre foi rebaixada por conta de sua situação com a Síndrome de Asperger.

"Breu" é o segundo contato que tenho com as histórias da Iza e, mais uma vez, não me decepcionei. Ela sabe muito bem como criar um clima mais sombrio, tenso e repleto de suspense, que nos faz roer as unhas por mais informações.

Outro ponto que também adoro nas obras da autora é que ela sabe muito bem mesclar a ficção sobrenatural, através de criaturas e superstições do gênero, com temas atuais que precisam ser debatidos.

A novela é curta, ótima para um fim de noite em que tudo que precisamos é uma boa história de terror e uma bela taça de vinho para acompanhar. Só não deixe que os medos de Laura se tornem os seus, pois se isso acontecer teremos que temer também pela sua saúde mental.

Resenha completa no blog Sonhando Através de Palavras.

site: https://sonhandoatravesdepalavras.com.br/2023/05/01/resenha-breu-iza-artagao/

Ruh 20/06/2021

Acho que sou burra
A escrita é muito boa, envolvente e fluída. Tirei um tempo pra ler tudo da autora e acho que meu cérebro não me acompanhou nessa viagem, porque li contos e essa novela e não entendi NADA.
Qual é o passado da protagonista? A acusação feita sobre ela é plausível? Ela é doida ou assassina? Muitas dúvidas, por mais que saiba que a autora curte histórias em abertos, detesto sair com a sensação que não entendi o que estava lendo. Ainda tenho o livro Fome para ler, mas se continuar nesse mesmo ritmo provavelmente pararei de consumir Iza Artagão, não por ela não ser uma boa escritora, porém eu sinto que as histórias não me dão nada de muito concreto e me deixam a deriva.

Lari Guimarães - @lendocomanatureza 11/06/2021

Surto atrás de surtooo!!
No final daquele dia de carnaval, Laura se vê enclausurada dentro de uma delegacia e com uma tentativa de homicídio em sua ficha. Por ordem judicial, a mulher teve que se afastar completamente de sua vida na cidade e tomar novos rumos. Nisso ela decidiu ir trabalhar como cuidadora de uma idosa rica no interior.

Tudo estava as mil maravilhas até a primeira noite...

"? ???? ????? ??????, ????? ????, ????? ???? ? ????????-?? ????, ???? ?? ??????? ?? ????, ??? ???? ????? ????? ??????????, ?????????? ??? ?????????"

Naquele momento ela foi totalmente fisgada pelo medo e tudo que parecia um sonho foi se tornando um pesadelo...

A narrativa da Iza é muito gostosa e fluída, o enredo então deixa o leitor ávido por respostas. Nesse ponto temos a sacada principal dessa obra: que respostas? A autora vai te dar todas e nenhuma, as que eu acho que são as reais, podem não as que você acha! Final aberto? Não exatamente isso, a gente vai juntando os fatos ao longo do livro, mas esses fatos podem levar à várias conclusões!

(Confira o post completo no Instagram @lendocomanatureza)

Giuliana Sperandio 18/10/2021

Sobre o livro sem spoiler.

Primeiramente devo falar que amei a complexidade dos personagens, a personagem principal sofre com transtorno de ansiedade, além dela, a autora aborda a síndrome de asperger e também um pouco do preconceito até mesmo familiar que pessoas com essa síndrome sofrem.

Bem, mas vamos ao que interessa, sobre o que é o livro afinal?

O livro conta a história de Laura, uma jovem que tem um passado traumatizante e passa por momentos complicados no relacionamento. Ela precisa se afastar de tudo e de todos para recomeçar a vida, então ela vê uma oportunidade surgir em um anúncio para cuidadora de uma senhora com AVC em uma cidade do interior.

O que ela não imaginaria que nessa casa isolada possui muitos mistérios sombrios e que seus próprios monstros voltariam para assombrá-la.

---
Minha opinião:

Eu não conhecia a autora @iza_artagao e já virei fã, sério, ela tem uma escrita viciante! As peças da história que também é um quebra-cabeça vão se juntando e você fica meio que uauuu!

O final é surpreendente e o único defeito é que eu queria mais.

site: https://www.instagram.com/p/CVIghMwhMdU/

Anne B. 18/10/2021

Um Thriller Psicológico que me cativou
A tensão da trama cresce de forma gradual e envolvente. Na qual os medos da Laura são alguns dos pontos de ruptura do desespero da personagem. A narrativa é envolvente, fluida e mostra que os medos da Laura nem sempre apenas conjecturas, mas sim o instinto dela se revelando e avisando.
Criei várias teorias e por fim confirmei várias delas... Recomendo demais esse livro.

Dri - @leiturainsone 01/04/2021

Uma novela envolvente
Laura, uma mulher traumatizada e atormentada, busca uma mudança de vida nos ares do interior, servindo de acompanhante para uma senhora em estado vegetativo. Marina, uma garota apaixonada por livros clássicos, que morre prematuramente às vésperas do casamento. É pela perspectiva dessas duas personagens que, aos poucos, o leitor conhecerá a trama de Breu.

Quando Laura chega ao casarão, onde irá exercer sua função de acompanhante, logo tem uma sensação opressora, que desperta sua crise de ansiedade, mas isso não diminui sua esperança de alcançar um recomeço naquele lugar. É só quando conhece o quarto proibido da falecida Marina, que começa a acreditar que algo estranho ronda aquelas paredes. O que será que se esconde nas sombras daquele velho casarão?

Muitas dúvidas irão surgindo ao longo da história, são muitas as possibilidades de respostas, além de a narrativa ser contada por duas personagens, supostamente, não confiáveis: Laura esconde um passado que a persegue, traumatiza e dificulta seu senso de confiança e Marina é uma jovem reclusa que, aparentemente, conhece o mundo pelas lentes dos romances que lê. Porém, na minha leitura, achei que, em certos momentos, as referências ao clássico “O morro dos ventos uivantes” deixaram claras algumas das respostas!

Com uma trama envolvente, Breu é uma novela digna das diversas referências ao gótico contidas na narrativa. Uma história com personagens bem desenvolvidos, muitos mistérios e uma reviravolta atrás da outra. Se você gosta de livros perturbadores, com uma boa dose de suspense psicológico, salpicada de elementos obscuros e sobrenaturais, pode apostar nessa novela sem medo de errar!

Maiara Alves 11/02/2022

Conto perfeito
É um conto bem elaborado, mas que ao mesmo tempo te deixa com tantas dúvidas, acabado e inacabado ao mesmo tempo. Eu precisava de mais, muito mais disso.
5/5

Juh 17/07/2021

Já quero ler mais livros da autora
Um livro curto com uma história bem curiosa e intrigante.
Temos neste livro um mistério com um toque sobrenatural, que conforme fui desenvolvendo a leitura e com as narrativas do passado, imaginei o que poderia ter acontecido.
O final não é daqueles bem fechadinhos, com um desfecho total, mas é fácil imaginar conforme o que é entregue no final.

The guy on the train 18/04/2023

BREU - IZA ARTAGÃO
Um romance gotico atual e em terras brasileiras pelas maos da maravilhosa da Iza. A atmosfera e imersiva e a historia instigante. Amei.

AnaC14 20/05/2021

Imperdível
Breu - Iza Artagão - Premiada como autora revelação pelo III Prêmio Aberst 2020, é Iza quem nos presenteia com essa obra incrível. Não se deixem enganar pela abertura levemente cômica da história. Encontramos a protagonista vestida de sereia, numa audiência de custódia em pleno Carnaval. Após descobrir uma dupla traição, Laura acaba se envolvendo numa confusão que a leva à prisão em flagrante por tentativa de homicídio. Ao ser contemplada pelo juiz com a liberdade provisória, ela se vê diante da chance de recomeçar. Esta será a última vez que a veremos experimentar uma sensação de alívio. A partir daí, a protagonista será desafiada, capítulo a capítulo, por mistérios incompreensíveis e passará por momentos de angústia que a farão questionar seus sentidos e até mesmo sua sanidade. Maravilhoso acompanhar o desenvolvimento da trama.
A personagem Marina é um caso a parte? Não tenho palavras para adjetivar o quão perfeita é a apresentação dessa personagem. É ler para crer.

1 | 2 | 3 | 4 | 5