Breu

Resenhas - Breu

1 | 2 | 3 | 4 | 5

_lekinha_a 22/10/2021

Totalmente inesperado
Sabe aquele livro que mesmo que você não conhecesse o autor muito provavelmente você compraria pela capa? Pois é... Breu está nesse nível para mim. Desde a primeira vez que eu vi a belíssima ilustração da capa eu soube que só estaria feliz quando tivesse a obra em mãos.

E já conhecendo a autora e sua escrita magnifica, eu já esperava por algo que vá me surpreender, afina, nas demais obras que li da mesma, os desfechos eram no mínimo inusitados e impactantes.

E com esse título, "BREU", que é, ao mesmo tempo misterioso, inusitado, intrigante e, principalmente, não entrega nada do quê iremos nos deparar no decorrer da leitura, a certeza de que eu precisava comprar esse livro só cresceu.

A sinopse contida no site da Amazon, por sua vez, só alimentou ainda mais as minhas curiosidade e expectativas, de sorte que, só me restava uma alternativa, comprar o livro. E assim eu o fiz.

E não me arrependi pois Iza tem um talento nata para nos conduzir pelas tramas do terror psicológico de maneira magistral, criando uma atmosfera soturna, sombria, cheia de mistério e terror crescente que não permite ao leitor desgrudar do livro por um único minuto.

E se isso não fosse o bastante, temos aqui duas protagonistas narrando a história, com pontos de vistas distintos e absolutamente contrários sobre as demais personagens o que te faz questionar a todo momento quem de fato está falando a verdade ou, se há um terceiro lado da história totalmente desconhecido para nós.

Tudo isso para culminar em um desfecho tanto inersperado quanto surpreendente que, com a permissão do trocadilho, irá te deixar literalmente no "BREU."

nalura 29/06/2023

Gostei do livro. É curto, mas ainda consegue ser uma história cheia de tensões e dramas de vários personagens diferentes. Honestamente, ainda tô tentando raciocinar o final kkk

Renato Zanotte 21/05/2021

O fim de um recomeço
Laura acabou sendo punida por seus erros, e por conta disso, foi recomeçar sua vida em uma cidade do interior como cuidadora. A Família Palumbo precisava de alguém para tomar conta da matriarca, Carmem, que sofrera um AVC. Ao chegar no chalé da família, Laura conhece Vicente, marido de Carmem. Trinta anos mais novo e com um ar misteriosos, assim como a casa e seus móveis antigos e pouca iluminação.

O que era para ser um recomeço torna-se um verdadeiro inferno. Traumas de Laura emergem, o passado mexe na maçaneta do seu quarto. O que está acontecendo? Será tudo real? Seria loucura? Para quem pedir ajuda?

Breu é uma história tensa, que acaba por aflorar o que temos guardado lá no fundo. E ao final você não terá apenas dúvidas da sanidade de Laura, como também - caro leitor - duvidará da sua própria.

Maria 07/07/2021

minha opinião:
Talvez ele fosse merecedor de 4?, mas pela forte semelhança com verity (e eu não gostei muito de verity) então diminui.

A trama segue o mesmo roteiro, porém eu achei a justificativa para a "aproximação" dos nossos protagonistas mais justificável por conta do fator sobrenatural da história, pois, diferente de em verity, nossa Lowen brasileira (a Maria Laura) é muito mais sensata e sabe identificar um abusador de longe! A sequência de fatos e o plot antes do final foram até interessantes, mas como eu não tinha me conectado com os personagens, fiquei surpresa ali na hora, depois passou e eu praticamente esqueci. Em contra partida, da mesma forma que teve em verity tivemos algumas cenas que eram pra ser uma prévia do plot, mas que olhando agora foram completamente sem graça.

Um ponto importantissimo: essa questão de voltar no tempo pra contar pra gente como as coisas chegaram até ali (olhando do ponto de vista do outro protagonista) pra mim, estragou completamente a surpresa do final!!!! Na verdade, forma como a história foi encerrada foi tão "solta" que só esses flashback mesmo pra dar alguma coerência pra cena final. O que valeu a pena foi o trocadilho do título do livro na última linha, como se fosse um "fim".

ViviGreg. 19/02/2023

Ótimo conto, eu adorei!! Envolve traumas, drama familiar, crimes, mistério... é perfeito, prende muito a atenção e é curtinho. O suspense me deixou super envolvida, fiquei muito curiosa formulando vários possíveis desfechos e tentando descobrir como tudo se encaixava, mas o final me surpreendeu demais. Muito bom!!!

livrotonina 26/02/2022

#livrotonina
Esse foi o meu primeiro thriller nacional e estou IMPACTADA. Intercalando o presente com o passado, a autora tem o dom de fazer o leitor devorar cada página para descobrir o que realmente aconteceu. Foi só um sonho (ou pesadelo) ou realmente aconteceu? Em Breu você vai conhecer a história de Maria Laura que após uma reviravolta na vida acaba indo parar na mansão dos Palumbo na pequena cidade de São João da Boa Morte, que nome não?! O final me deixou sem ar e querendo saber mais e mais. Recomendo muito e espero poder ler mais obras da autora em breve e de outros autores nacionais também.

“Hoje vi um brilho estranho nos seus olhos. O bom observador também enxergará o mal nos meus.” pág. 90

site: https://www.instagram.com/livrotonina/

Nina 26/09/2021

O livro é uma novela psicológica de suspense, toda a história narrada em suas 90 páginas transcorre durante um espaço curto de dias, que começam no momento em que Laura acaba sendo obrigada a deixar sua vida para trás e recomeçar na cidade de São João da Boa Morte trabalhando como acompanhante de Carmem, uma senhora que após sofrer um AVC se encontra paralisada na cama. Durante os primeiros capítulos conhecemos traços da personalidade de Laura e Vicente, uma outra peça fundamental no enredo. A partir do finalzinho do primeiro terço da história, a narrativa começa a mesclar capítulos do passado e presente, e é desse ponto em diante que os vestígios da verdade aparecem, nos levando a juntar cada peça na tentativa de desvendar o que há por trás dessa história.

Em capítulos curtos e com uma narrativa em terceira pessoa muito fluida, cada capítulo acrescenta algo mais que ajuda tanto a desvendar o passado misterioso e obscuro de Laura, quanto o mistério por trás da família Palumbo.

Confesso que a cada capítulo lido, novas teorias se formavam em minha cabeça, como a própria Laura, eu passava cada linha procurando fatos que sustentassem minhas teorias sobre os Palumbo, bem como tentava entender o motivo dos traumas da Laura a assombrarem de forma tão realista e macabra após ela passar a morar na mansão.

Além disso, a escrita é bem objetiva, o que facilita uma leitura rápida.

E o final... Aí vocês precisam ler para conferir haha

Guilherme.Menezes 24/08/2021

O LIVRO PRENDE DO INICIO AO FIM
Breu é um terror psicológico que nos faz pensar sobre a saúde mental, a história é imprevisível, nos prendendo do início ao fim em sua trama. Acompanhamos a vida de Laura, que após uma reviravolta em sua vida teve que se mudar para a casa da família Palumbo em São João da Boa Vista, precisou aceitar o trabalho de acompanhante da dona do imenso casarão, pois a mesma estava em estado vegetativo devido a um AVC. O que Laura não imaginava era o inferno de paranoias que tinha entrado.

A escrita fluida de Iza é incrível, pois no início do livro somos apresentados aos motivos que levaram Laura a se mudar, nos fazendo entrar de cabeça na história e já sentimos empatia pela personagem. A trama se passa em passado e presente, no presente estamos acompanhando a história de Laura no casarão da Família Palumbo, mas também somos levados ao passado para entender melhor o que ocasionou toda a trama da família Palumbo nos dias atuais, quando regressamos ao passado acompanhamos narrativa de Marina, a filha falecida de Carmen, a dona do casarão.

Ao longo da leitura diversas duvidas irão surgindo, uma mistura de suspense com sobrenatural prende a atenção do leitor, nos fazendo imaginar infinitas possibilidades para resolver o conflito do enredo, o livro citado “O Morro dos Ventos Uivantes” nos faz entender algumas questões sobre o contexto.
Breu é uma novela que nos prende em sua trama, senti um pouco de referência ao estilo gótico e achei isso incrível, muitos mistérios a serem resolvidos, reviravolta atrás de reviravolta.

Breu é um livro perturbador de suspense e terror psicológico, com elementos de sobrenatural. Iza Artagão acertou em cheio ao misturar esses subgêneros do terror, os personagens são bem trabalhados, a descrição das paranoias de Laura e as aflições de Marina nos dar a sensação de sentir o que suas personagens sentem e entender seus pensamentos, o que ajuda bastante com o mistério e suspense da novela.

Cat 18/12/2022

De tirar o fôlego
Este é o segundo livro que leio da autora e posso dizer que Breu, abalou meu psicológico, mas no bom sentido. É uma ótima sensação quando você termina uma leitura e não sabe bem qual foi o veículo que te atropelou.

Na trama conhecemos Maria Laura, que acabou de perder o emprego, casa e ainda tem um processo judicial nas costas. Como uma forma de se afastar da cadeia, Laura decide aceitar a vaga de cuidadora numa cidade do interior. E quando digo interior, é no fim do mundo.

Logo que a protagonista chega a mansão onde deve trabalhar, fica claro que tem uma coisa estranha acontecendo.

A paciente da qual Laura deve cuidar, é uma senhora na casa dos 60 e que teve um derrame. Apesar de ser a cuidadora, Laura não tem permissão de dar banho ou cuidar dos medicamentos, que são supervisionados por Vicente, seu marido, uns 30 anos mais jovem.

Conforme os dias vão passando, Laura percebe que sua paciente pode ser vítima de abuso pelo marido, mas nossa protagonista não é a pessoa mais estável mentalmente, e ficamos na dúvida se o que está acontecendo é real ou apenas sua imaginação.

Confesso que Breu tem todos aqueles elementos clichês de filmes de terror, casa afastada, moradores estranhos, uma casa antiga com segredos em suas paredes e uma protagonista que não sabe se confia em sua mente perturbada. Mas apesar de todos esses clichês, a história vai te surpreendendo a cada página. Breu já está na minha lista de favoritos.

Recomendo 1000%

Ale 11/09/2022

que final foi esse?
Sinceramente, o livro me prendeu muito, achei a história super interessante, mas que final foi esse?
Esperava algo melhor, não to nem reclamando da morte e sim de como morreu.

Aline.Wagner 16/06/2022

Tensão pura
Esse e-book tava lá, esquecido no meu Kindle. Eu havia comprado ele a muito tempo, até que dando uma pesquisada no meu Kindle, encontrei e resolvi ler.
E que grata surpresa foi! A escrita da Iza é maravilhosa, daquelas que prende do início ao fim. Fiquei a leitura toda com os pelos ouriçados, com aquela tensão, aquela adrenalina que a gente ama.

Não posso falar muito pra não dar spoiler, pois a história é curta. Agora, aquele final... ?
Só lendo mesmo pra saber ?

Só sei que virei fã da Iza, e depois dessa novela... foi ladeira abaixo ??
Maratonei, li tudo o que encontrei da escritora. E vou dizer aqui, como já falei pra ela mesma, a gente pode esperar qualquer coisa vindo dela. Então, se preparem! É sangue, tensão, crueldade, realidade, investigação e muitos mistérios. Assim são os livros dela.

1 | 2 | 3 | 4 | 5