La buena suerte

Resenhas - La buena suerte

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Faluz 02/05/2024

A boa sorte - Rosa Montero
"A alegria é um hábito."

Um livro de suspense. O tempo todo vamos tentando montar a história de Pablo. A autora vai nos fornecendo a cada capítulo um elemento a mais para construirmos esse quebra cabeças de dor. Mas apesar de tanta tristeza a mensagem é de esperança e de possibilidade dentro do caos da vida.
Boa leitura.

FabiSaLi 18/04/2024

Esse livro foi uma maravilhosa surpresa. Uma escrita cheia de sensibilidade e fluidez, uma história de recomeço, amor, família e a busca pela liberdade mental. Eu gostei muito. Parece que conheço mais uma autora com a qual ficarei obcecada por todo o seu trabalho.

Priscila.Mastranto 09/04/2024

Recomeços
A ideia principal que o livro passou para mim foi de que é sempre possível recomeçar. Para transmitir essa ideia Rosa Montero conta a história do arquiteto Pablo, que abandona Madri e vai morar em um pequena cidade chamada Pozonegro. Lá ele leva uma vida simples e acaba se envolvendo com pessoas simples também. Ele não consegue fugir do que era mas consegue criar novas experiências que o fazem ver a vida de um outro ponto de vista. O enredo mostra também que o mundo é habitado por algumas pessoas muito boas, outras muito ruins e muitas meio termo. Para demonstrar isso a autora cita vários casos reais durante a escrita do livro. Pode ser um livro meio clichê mas foi uma leitura agradável.

Carol Portiolli 07/04/2024

A beleza ajuda a curar a dor do mundo
Um livro potente sobre a vida nua e crua, que mostra as disfuncionalidades familiares, a incoerência que faz parte do ser humano, os medos e a nossa tentativa de fugir dos problemas (reforço a palavra tentativa, pois fugir não resolve as nossas questões emocionais).

Pode ser que muitas pessoas achem a narrativa entediante/cansativa, mas a verdade é que a vida não é o recorte que fazemos nas redes sociais.

A vida não tem plot twist, e sim tédio, cansaço, frustração, expectativas, sonhos, medos e tantas outras coisas. Mas viver pode ser, sim, uma jornada bela e leve apesar das dificuldades, traumas e vivências.

Um livro da Rosa Montero pra ser degustado e lido com calma, consciência e reflexão.

Luma 10/03/2024

Gosto muito da escrita da Rosa, mas confesso e o começo do livro não foi tão prazeroso quando imaginei. No entanto, aproveitei bem a leitura. Ali pela metade Pablo se torna uma incógnita muito interessante, ainda que tenha achado que o seu desvelar tenha sido apresentado de forma muito direta quando esperava um pouco mais de suspense.

De modo geral foi uma ótima leitura!

Paula.Ferraz 20/02/2024

Perfeito
Em alguns momentos me senti em uma história do Almodóvar, o livro tem de tudo um pouco, amor, suspense, polícia, é comédia, é drama - tem histórias reais pesadíssimas - e tem cachorro ??
Uma sorte ter esbarrado com essa narrativa! Delicioso, um dos melhores que li nos últimos tempos!

Amanda3913 16/02/2024

Comecei o livro achando muito bom e interessante. O mistério da vida do personagem principal e o interesse romântico por Raluca (que tem uma personalidade interessante) me deixaram com vontade de ler e terminar o livro. Mas com o tempo a leitura foi ficando maçante e eu só queria terminar logo para ler outra coisa o quanto antes. No final, não sei se entendi a intenção da história. E, de certo modo, não me cativei com os personagens. Faz parte!

otxjunior 12/02/2024

A Boa Sorte, Rosa Montero
Aqui os blocos gigantes de parágrafo não interferem na fluidez da leitura; ainda que essa história, ou coleção peculiar de anedotas, pode ser encontrada em qualquer filme indie sobre a família que escolhemos quando a nossa é muito disfuncional. Um autoajuda de ficção bem escrito.

Rosa Alencar 11/02/2024

Para esperançar
É mesmo uma boa sorte encontrar amor e paz depois de viver em meio ao medo, que como bem lembra Pablo: "é como uma pedra que você carrega dentro do estômago", "um parasita, um invasor" !

Dereck.Vogas 23/01/2024

Simplesmente Rosa Monteiro
Primeira coisa. Leia nada sobre do que se trata a trama do livro. Só vai. A recompensa é boa demais.

Sério, cada vez mais eu fico fascinado por Roda Monteiro. É daquelas pessoas que podem escrever de tudo, seja o que for, que farão com que o assunto se torne o mais delicioso de ler possível.

Meu primeiro romance dela. Já preciso urgentemente que tragam mais, pois toda a genialidade e facilidade de escrita dela estão vivíssimas nesse romance. Chega a dar inveja a facilidade com que Rosa constrói a trama e seus personagens. É perceptível a habilidade absurda dela de saber entrar o mais fundo possível em seus personagens e ao longo da trama ir nos apresentando cada detalhe deles. Nada é revelado de cara, tudo tem seu tempo para vir à tona. E Rosa não nos engana, como se nos omitisse informações para só no futuro nos revelar, nos enganando por um clímax. Não, neste livro ela nos revela as coisas de acordo com a disposição dos personagens em querer nos revelar. As coisas nos são reveladas apenas quando elas devem acontecer ou quando os personagens passam a olhar mais para si mesmo, e isso é tremendamente recompensador.

Rosa tem uma habilidade impressionante de coseguir captar as detalhes mais essenciais da vida que fazem ela ser tão especial, ao mesmo tempo que difícil. São sacadas genias, insights maravilhosos sobre vida, uma grande dose do ato de viver derramado sobre nós à partir das vidas de seus personagens. E claro, sem nunca perder seu humor afiadíssimo carregado da mais bela ironia. Eu ria alto lendo.

A Boa Sorte é sobre reaprender a viver, é repensar o já vivido, é falar sobre o pior do ser humano (de verdade mesmo, tem o pior do ser humano nesse livro) ao mesmo tempo que nos lembra que podemos ser bons; é amar e ter desejo de viver até mesmo quem pode estar perto da morte; é sobre as coincidências da vida e as recompensas que não esperamos; é falar de sentimentos e pensamentos espinhosos de uma maneira tão aberta que chega a impressionar.

E Rosa transita entre a primeira e a terceira pessoa para nos entregar um narrativa muito rica. A Boa Sorte tem nada de revolucionário, não tem pretensão nenhuma de ser algo grandioso, e é até impressionante como consegue ser simples por falar de tanta coisa, mas é tão carregado de vida e tão sincero, irônico e apaixonado, que vai ficar guardado no coração por muito tempo. Carregarei em meu coração com um carinho especial esse livro, assim como tudo o que Rosa escreve, por muito tempo.

Vargas Llosa disse uma verdade, Rosa Monteiro parece nossa amiga íntima favorita da ficção. Te amo, Rosa Monteiro. Obrigado de novo.

Ilana B 14/01/2024

"Tudo o que somos desaparecerá com a morte
E dá na mesma aprender a melodia daqui a dez anos ou dez minutos antes do fim. O fim chegará e apagará tudo. Mas, enquanto não chega, é isso o que somos." Pág. 212
A Boa Sorte, de Rosa Monteiro, é meu primeiro livro da autora e, desde o princípio, já fiquei encantada com a sua escrita. Achei diferente de todas as formas narrativas que já encontrei. Ficava curiosa por quem seria o próximo a descrever a cena e o desenrolar da história, que, desde o início, nos apresenta muito suspense sobre Pablo. Contudo, ao longo da história, senti que a leitura foi se tornando arrastada. Nada acontecia. Mas, ainda assim, o final foi muito apressado. Todo o desenvolvimento de personagens foi acelerado para caber em algumas páginas rápidas. Terminei a história com uma sensação de "ué? É isso?"
De qualquer forma, ainda considero uma boa leitura.

Renata Céli 10/01/2024

Amei conhecer a Raluca
Primeiro livro da autora que eu leio e me surpreendeu. Leitura que flui bem e traz uma mistura de sentimentos.

O destaque é a personagem Raluca. Que mulher interessante! Uma das melhores personagens que já li.

Gostei muito também da amizade entre Pablo, Raluca e Felipe. O Pablo precisou se perder para se encontrar. E que encontro!

Gabi 08/01/2024

Grata surpresa
Comecei pensando que ia lidar com umivro mais profundo pela fama da autora, mas quando me acostumei com o fato de que estava lendo uma comédia romântica, foi fácil de me apegar aos personagens e ao livro em si. algumas poucas causam estranheza, una certa dificuldade pra finalizar (por mim teria acabado na cena do "presente"), porém fiquei grata por ter começado o ano com algo leve e feliz.

Bi Bueno 22/12/2023

A boa sorte
É o segundo livro dessa autora que tenho oportunidade de ler.
Esse é um livro sobre te consciência dos defeitos que todos temos e, ainda assim, ou sobretudo por isso, termos esperança na potência do amor. E, em função dessa consciência, entendermos a vida como uma sucessão de pequenos milagres, cada qual com um sabor, um significado.

1 | 2 | 3 | 4 | 5