Imago

Imago Octavia E. Butler

Resenhas - Imago

1 | 2 | 3 | 4

Nath @biscoito.esperto 13/03/2022

"Nada é mais obstinado do que a vida de que somos feitos".
"Imago" é o terceiro livro da trilogia Xenogênese. Apesar de ser um pouco anticlimático, é uma história de amadurecimento (coming of age) bastante diferente das que vemos por aí.

Acho que "Imago" é anticlimático porque ele não se parece com um último livro. Se ele fosse o terceiro livro de uma saga mais longa, seria ótimo como obra intermediária. Não acho que a Octavia Butler pretendia estender esta série de livros, mas eu fiquei com um gostinho de quero mais que nunca será saciado.

Depois de três livros brilhantes (e completamente diferentes uns dos outros), não estou pronta para dizer adeus para este universo. Facilmente leria outros 10 livros sobre os Oankali e suas aventuras genéticas com os seres humanos.

Eu nunca li nada como esta trilogia, e provavelmente jamais encontrarei livros parecidos com estes. Octavia Butler foi absolutamente brilhante em tudo a que se propôs. Simplesmente um gênio da ficção-científica.

Rodrigo 25/04/2022

Leitura interessante
Cheguei a conclusão da trilogia Xenogênese. Neste momento, Akin, que narrou a história no segundo volume, está em Marte ajudando a tornar o planeta habitável para os humanos. O foco agora é em Jodahs, irmão de Akin, e um novo tipo de oankali, nunca antes visto na colônia. Considerado ao mesmo tempo algo de muito perigo e algo que tem o potencial para abrir novas portas para o descobrimento, Jodahs deve trilhar um caminho que o leve a tornar-se completo. Uma brilhante conclusão para a história.

ash. 08/06/2022

não era o que eu esperava mas adorei
"imago" é o último livro da trilogia, apresenta um novo protagonista e se passa quase cinquenta anos depois do segundo livro.

eu esperava continuar com akin, esperava acompanhar ele visitando aldeias tentando convencer os rebeldes a viver a humanidade longe dos oankali e acompanhar os primeiros passos do planeta para se tornar habitável, eu esperava ver a humanidade renascer.

não sei como fiquei surpresa por não receber a história que eu espera, o segundo livro da trilogia também foi uma história com um foco diferente que se passou anos depois do primeiro livro e apresentou um novo protagonista.

mesmo não sendo a história que eu queria ler foi uma boa história, eu quis desistir quando percebi que não iria focar em marte ou nos rebeldes, mas a escrita cativante não permitiu, li tudo um dia. octavia me cativa e os personagens dela também.

Lia Trajano 09/07/2022

07/07/2022
Bom livro, mas o que gostei menos. Achei algumas coisas mirabolantes demais...porém o conjunto em si ficou interessante.
Ainda considero essa série uma verdadeira história de horror e nada me faz ver esses Onkalli como "bonzinhos": são manipuladores, exploradores e ainda mais predatórios do que os humanos e fora que são nojentos, tem semelhanças com moluscos em muitas coisas, argh
O primeiro volume da série, "Despertar" ainda considero o melhor.

Saulo.Fragoso 28/07/2022

A trilogia Xegonêse é uma ficção científica única e bastante criativa. Infelizmente Imago não foi uma conclusão à altura da história.
Desde que humanos e Oankali começaram a acasalar e dar vida aos constructos, nunca houve alguém como Jodahs: um constructo que, em sua fase adulta, é o primeiro ooloi nascido de mãe humana. Por alguns ele é visto como milagre, por outros, uma ameaça. Mas cabe a Jodahs decidir seu futuro.

1 | 2 | 3 | 4