Animal

Lisa Taddeo
Lisa Taddeo

Resenhas - Animal

Vitor 28/04/2024

A reação raivosa de uma mulher.

É compreensível futuros questionamentos acerca do meu ponto de vista desse livro, pois eu sou um homem cis e este livro é extremamente feminino. Mas sinto o impulso de dissertar sobre.

Lisa Taddeo, através de uma escrita difícil de ser digerida, porém extremamente fluida, causa no leitor sentimentos controversos. Em alguns momentos, como ouvinte do que a personagem Joan tem para expor, me senti nauseado pela forma como ela escancara como é a vida de uma mulher em uma sociedade patriarcal.

Todas as atitudes questionáveis da personagem são fruto das suas experiências de vida. Devemos normalizar a reação da vítima? Devemos compadecer? Para mim, devemos apenas escutar o que ela tem para exteriorizar, sem assumir o papel de quem julga.

O perdão nessa ficção não existe, Carla Madeira, justamente devido à sua aproximação com a realidade feminina! Refleti por semanas sobre o conteúdo de uma entrevista da Carla, onde ela palestra a favor do perdão. Por um tempo, eu quis acreditar nas palavras dela por causa da minha admiração por sua obra. Ela não foi capaz de me convencer de que certas situações cabe o perdão. Em alguns casos é favorecer demais uma sociedade decadente e deplorável. Contradigo-me, assumo o papel de julgador.

Em uma conversa com uma senhora sobre literatura, ela disse que para o feminicídio e o infanticídio não existe a possibilidade de redenção para o causador dessas atrocidades, mesmo quando se trata de ficção. Concordo. Mas isso engloba o estupro? Pedofilia? Abuso psicológico? Abandono? (temas sensíveis presentes no romance)

Em "Animal", Lisa Taddeo invoca, através da personagem principal, questões reais. Como escritora, ela utilizou o poder da literatura para ser livre e expor os pensamentos mais humanos, que, quando ditos por mulheres são demonizados pela sociedade. Nós homens sempre tivemos o benefício de poder assumir livremente o papel do diabo na terra.

De certa forma, Lisa responde aos meus questionamentos acima com o desfecho dos outros personagens. Finalizo com uma passagem do livro onde Joan reflete: ?Quando são muitas coisas ruins, elas tapam os ouvidos e vilanizam a vítima. Mas uma centena de coisas muito ruins aconteceu comigo. É para eu ficar calada? Suportar a dor como uma boa menina? Ou devo ser má e descontar no mundo? De qualquer forma, não serei amada.?

JessResende 26/04/2024

ANIMAL
Que livro meus amigos. QUE LIVRO.
Vocês já ouviram falar em Female Rage? Fui no Google para te explicar direitinho o termo:
?Pode-se definir a temática female rage como uma narrativa centrada em uma mulher e seus traumas, perpassando violência, abandono, pobreza e transtornos psicológicos.?
Joan é uma personagem densa, e ao longo do livro vamos entendendo o motivo dela não se encaixar no estereótipo de mulher que criamos na cabeça. Tudo o que se passa na cabeça de Joan, é escrito no livro, todos os pensamentos intrusivos, sujos, preconceituosos, incalculáveis. Ela nos conta por tudo que passou na vida, todos os traumas, tudo o que a leva a pensar no que pensa e agir do jeito que age.
Eu fiquei fascinada com o modo que a autora vai soltando aos poucos os detalhes, e nós vamos formando a história devagarzinho, juntando peça por peça.
Logo no início entendemos que Joan ficou órfã cedo, seus pais morreram em algo trágico, ela foi criada por uma tia. Depois que um de seus ?casos? (leia, homem casado) se mata na frente dela, com um tiro na cabeça, ela decide se mudar para Los Angeles a procura de uma mulher chamada Alice. Não sabemos o porque dela ir atrás dessa tal mulher, e aos poucos as coisas são reveladas.
A maneira como a Lisa (autora) escreve esse livro, ela te envolve, você não consegue parar de ler, e ele só melhora.
Tenho certeza que te convenceria a lê-lo só por conta do que o meu marca textos grifou.
Na página 342 eu entendi quando a protagonista parecia estar falando comigo, tem horas que parece que ela se dirige ao leitor, mas nas últimas páginas descobri pra quem era toda essa história. Fechei os olhos e doeu. Um livro já doeu em você?

Sophi 24/04/2024

Livro de mulher maluca
Vi muuitos vídeos indicando esse, dizendo que era maravilhoso que te deixa obcecada e etc. Tenho que dizer que concordo em parte, pois a história demorou um pouco a me prender, mas é sim uma história muito boa no geral.
A personagem é um tanto quanto insuportável, do tipo que te faz sentir raiva quando ela está feliz, mas você também se compadece por ela, creio que essa ambiguidade dos sentimentos seja o grande objetivo do livro.
Embora eu tenha gostado da trama e do que ela aborda eu acho que certas partes não precisava, como ficar repetindo muuitas vezes sobre o big sky, muita ênfase na história do lenny, a eleanor (???) que não vi tanto sentido assim e mesmo quando via achava que poderia ser menor. Acho que poderia ter tido umas 50 páginas a menos. Isso de enrolar pra segurar a grande informação sempre me deixa curiosa, mas acho que podia ter sido revelada antes, bem como o plot twist, gostaria que tivesse sido pelo menos uns 5 capítulos antes. O final eu já esperava, quando saquei nas 100 primeiras páginas já tinha certeza que seria isso. Mas enfim, gostei bastante, bem female rage, trás pensamentos muito recorrentes nas mentes femininas, vale a pena!

Helena 23/04/2024

"O mundo tinha me feito acreditar que eram as mulheres que enlouquecia. E era simplesmente a dor das mulheres que se manifestava como loucura"

hellflections 19/04/2024

Uau. Estou meio sem palavras para essa resenha. É difícil definir esse livro. Ele é um sentimento. Impactante em várias camadas, por vezes até brutal, visceral. A leitura é áspera, nem todo mundo vai conseguir digeri-la, mas eu realmente adorei acompanha-la. A sensação que fica é desconcertante, afinal, ?mulheres malucas? têm mesmo esse efeito sobre o mundo.

giovana 13/04/2024

Caraca, uau. mais um livro de mulher maluca pra lista de lidos, mas ao contrário de outros que já tinha conhecido, realmente consegui me conectar com a narrativa ao final. achei o começo super entediante e senti que a história só andou mesmo quando eleanor apareceu na vida de joan.

achei muito emocionante a última cena, mas de tudo que a protagonista falou para sua filha entendi que nós mulheres sempre queremos nos tornar melhores que nossas mães e não repetir os mesmos erros delas, mas com o tempo algumas atitudes irreversíveis acabam nos deixando iguais a elas.

Priscilla154 12/04/2024

Como todo livro de louca varrida, foi feito pra chocar!
Tá, eu confesso que não curti muito o livro.
Entendo que a personagem por ser completamente doida tem licença poética pra fazer o que todos nós queríamos em alguns casos mas não podemos. Rsrsrsrsrs
No geral entendi o porquê das atitudes dela.
Mas não foi minha melhor leitura do ano.
Quase entreguei pra Deus várias vezes e terminei na força do ódio.

Beatis 10/04/2024

Bizarro
Os pensamentos intrusivos da Joan são muito identificáveis, mas o tempo psicológico dificulta o fluir do livro e a trama poderia ter sido melhor amarrada, o plot foi bom mas achei uma leitura bem truncada

Ana 04/04/2024

My honest reaction
Esse é definitivamente um livro e definitivamente um livro de mulher louca kkkkkk lisa quis chocar e tenho que dizer que ela conseguiu.

Anna.Marcella 04/04/2024

Um livro necessário
Já parou para se perguntar sobre algumas situações, envolvendo homens, que você guarda no seu íntimo porque lhe causa constrangimento? Mas você não entende o porquê e nem sabe nomear. Esse livro te explica. Olhando pelo ponto de vista, cru e sem floreios, da Joan você começa a entender algumas coisas e ver com outros olhos outras que sequer foram antes cogitadas ou reparadas. Me vi nela em várias situações e a vi como uma amiga conselheira em outras, nos dizendo a que ponto não devemos nos deixar levar.
Eu pensava ?já passei por isso, porque deixei acontecer?? Me sinto mais lúcida depois dessa leitura. Traz à tona tudo que há de melhor e pior em você e te faz refletir. POR ISSO, é um ótimo livro, mas não quer dizer que seja confortável.

campos_cella 03/04/2024

Mal escrito e frustante
Não sei por onde começar. O enredo é entediante e, mesmo sendo um suspense, não me impactou o suficiente para eu ter curiosidade sobre a história. Outra coisa que me incomodou bastante foi a inserção de personagens mal desenvolvidos o tempo todo na história, o que faz com que constantemente vc se pegue pensando em alguma parte da história "quem é esse personagem?" pq ele foi tão mal inserido, tão mal explicados, que vc nem lembra que personagem é aquele. A personagem principal é uma mau caráter ambulante que não se responsabiliza pelas atitudes contraditórias dela e, ao invés disso, tenta constantemente arranjar apoio para continuar sendo irresponsável. O que mais me incomodou no livro foram sem dúvidas as passagens da personagem como criança, que ao contrário da sua versão adulta, é extremamente adultizada na história e escrita de forma que induz o leitor a culpabilizar uma criança pelo abuso sexual que ela sofreu, isso porque a autora deixa bem claro que a menina seduziu o verme que fez isso com ela. Por fim, acho que uma pessoa que pretende ler esse livro deve saber que constantemente a personagem principal tem falas nojentas e sexuais com seu pai, sua mãe e sua irmã (Freud explica), que cai perfeitamente como uma cereja de merda nessa bosta de livro. Enfim, muito ruim.
Alecsia Miranda 28/04/2024minha estante
MIL VEZES SIM!

Leonardo1121 02/04/2024

Sobre Animal
Uau! Chocante, forte, marcante.
Um livro que faz com que pensemos, que nos faz odiar os personagens, que nos fere e ainda sim é maravilhoso.

letresenhas 31/03/2024

I?m not like Alice - SkyeChristy
Esse livro faz sentir coisas! Pode não ser um favoritado, mas você vai lembrar dele para sempre.
Eu fiquei presa na narrativa, presa em como o eu lírico se transformava nas pessoas que queria ser e em alguns momentos a narração ficava confusa justamente porque ela se sentia assumindo o lugar das pessoas de quem tinha inveja ou de quem amava muito.
É um livro de mulher doida DE VERDADE. É um livro que vai andando pelos pensamentos mais sombrios e intrusivos da mente de uma mulher danificada e quanto mais você adentra as memórias dela e mais se entrelaça com o passado, presente e futuro dela, mais você se identifica ou se apavora (depende do quão maluca você é).
Eu tive um baque muito forte quando, após o livro inteiro falando o quanto o pai dela era o melhor e o quanto ele amava ela, ela diz ?será que ele me amava mesmo tudo isso?? E isso me afetou. Me afetou, porque meu pai era parecido com o pai dela, porque ele também morreu quando eu estava em um estado de vulnerabilidade, porque eu também conservei essa imagem perfeita dele e porque quase arrancou um pedaço de mim fazer a pergunta ?será que a nossa relação era mesmo assim??

Enfim. Eu fiquei maluquinha. E tem uma Alice na história.

Ela sabe como torcer uma faca
Ela sabe como começar uma briga
Ela sabe como f*der certo com você
Ela é o tipo de garota que você gosta
Por quê você está me ligando essa noite
Eu não sou como Alice
Ela está dentro da sua cabeça
Sempre acaba na sua cama
E a ponta dos seus dedos estão cheias de chumbo
Você está quase morto
E agora você me liga
Quero dizer sem maldade
Eu não sou como Alice
Eu sinto falta de como você tocou minha pele
Antes eu sabia onde você estava
Senti sua promessa diminuindo
E tive que sair antes de você
Querer pedir perdão pelos seus pecados