Animal

Lisa Taddeo
Lisa Taddeo

Resenhas - Animal

Lu 03/05/2023

A personagem principal se desnuda para o leitor, mostrando seu lado perverso e indiferente ao mesmo tempo que mostra fragilidade ao buscar o amor em suas diferentes formas. Joan conta sua história marcada por indiferenças, busca por adequação e ódio/raiva ao não acreditar na vida como ela se apresenta. Ela vai em busca de um confronto com alguém que na visão dela vai suprir as lacunas que fazem da vida dela o que é. Ao mesmo tempo sente raiva por não viver a vida que todos desfrutam. Achei a leitura um pouco lenta em determinados momentos. Porém deixa o leitor na expectativa de acontecimentos reveladores, quando na verdade, a cruel realidade da personagem se revela em cada trecho por ela contada.

lulu 03/05/2023

Angústia, repulsa, raiva.
esse é um daqueles livros que precisa de estômago para ler.
por muitos momentos o sentimento que a protagonista causa no leitor é de perturbação.
a identificação de (inconscientemente) compactuar com esse machismo enraizado causa raiva, nojo.
é um livro intenso e que fala MUITO além do que parece falar.
"arte é pra incomodar, causar indigestão"

Zeka.Sixx 02/05/2023

Começa promissor, mas se perde um pouco no final
O livro narra a história de Joan, uma mulher de 30 e poucos anos que, após testemunhar o suicídio de um homem casado com quem ela manteve um caso por alguns anos, decide se mudar de Nova Iorque para Los Angeles, buscando encontrar uma jovem chamada Alice, a chave para ajudá-la a se conectar com uma parte mal resolvida de seu passado.

Joan teve uma infância marcada por diversos traumas, e uma vida inteira de abusos sofridos nas mãos de homens. Cada novo abuso resultou em disfuncionalidades em sua personalidade, e estas disfuncionalidades cada vez mais a levaram a se tornar ainda mais vulnerável para novos abusos.

É uma obra que começa em um ritmo sensacional, com uma escrita envolvente e, por diversas vezes, brilhante, fazendo o leitor mergulhar completamente na mente perturbada e confusa de Joan, ao mesmo tempo que, pouco a pouco, vai entendendo as razões da personagem para agir daquele jeito. E é um livro em que praticamente todos os personagens são detestáveis, em maior ou menor grau, o que sempre é algo que me atrai.

Infelizmente, o romance se perde um pouco da metade para o final. A autora pesa um pouco a mão na quantidade de tragédias e situações horríveis que vão se acumulando ao longo da história, o que tira bastante a verossimilhança (nos capítulos finais há pelo menos duas "frias" bem difíceis de engolir).

A sensação é de que o livro fica no "quase". Há uma ideia maravilhosa na concepção da obra, porém a execução ficou um pouco comprometida. Ainda assim, é uma excelente leitura, que causa incômodo e da qual é impossível sair indiferente.

Flavinha 01/05/2023

Um livro altamente pesado, me custou um pouco ler tudo que a personagem passou e fez durante toda a sua vida. Com muitos gatilhos, vale a pena a leitura.

nanaths 25/04/2023

Chorei igual um porco indo pro abate
Eu me apaixonei por esse livro no primeiro capítulo e no final eu já estava completamente entregue. É um livro muito pesado, cru, verdadeiro e honesto. Tem muitos gatilhos, mas todas as mulheres deveriam ler. Você vai se ver aqui, em algum momento, e vai sentir um pouco mais de carinho por si mesma. Esse livro é uma dádiva.

Joana 24/04/2023

O ódio feminino na mais pura e simples aparência
E como isso fez com que o texto fosse incrível e complexo em tantos sentidos. A protagonista é alguém que somos ensinados a não amar e, principalmente, evitar de se tornar, porém nos vemos nela e na sua história uma parte de nós mesmas de menor ou maior intensidade.

tguedes2 19/04/2023

A vítima que vira agressora: um dos possíveis ciclos doentios do patriarcado
Tenho a sensação que eu passei toda a leitura desse livro de boca aberta completamente embasbacada. Amo um bom female rage, mas isso aqui foi muito além de qualquer expectativa. A narração crua e sem censuras, o modo como as cenas são descritas, e todo o enredo em si é uma verdadeira viagem pelas injustiças e violências perpetradas pelo patriarcado na vida das mulheres. O início da narração já é chocante e o final, apesar de melancólico, fez muito sentido com toda a construção que foi feita no enredo. Eu gostei muito da experiência, curiosa para ler mais dessa autora.

Yasmin.Hass 19/04/2023

Não é sobre raiva e sim sobre dor.
"Existem estupros, e existem estupros que deixamos acontecer, estupros para os quais tomamos banho e nos arrumamos. Mas isso não significa que o homem não está fazendo nada"

Eu duvido que essa resenha fique boa. Sabe quando a gente sofre um choque grande e fica atordoada? Pois com esse livro foi assim e eu ainda não sei bem o que dizer.

Esse livro é descrito como "woman rage" (raiva feminina) mas não foi assim que vi. Temos livros como Garota Exemplar que de fato temos esse subgênero de raiva feminina mas aqui a gente tem as dores dos abusos que sofremos e a dor, os traumas que vem com eles mostrados deliberadamente e talvez por eu ter me visto tanto nesse livro que me revirou tanto o estômago e a cabeça.

A gente aprende a odiar nossa mães porque é mais fácil amar nosso pai. Nossa mãe tá sempre sobrecarregada e pressionada por coisas que a gente vai sentir na própria pele futuramente.

A gente que é mulher, nasce com a dor dentro da gente. Essa dor latente e que nos segue até a morte. A gente lapida a dor, transforma em raiva, pra se sentir mais forte pra enfrentar o mundo.

Eu recomendo esse livro pra todas mulheres entre 20/30 anos. TODAS.

thamaralho 12/04/2023

Animal - Lisa Taddeo
Personagem de personalidade forte e com uma vida muito triste, acho difícil não se identificar com ela por pelo menos uma pagina do livro. Amei a narrativa agressiva e honesta, pretendo ler outros livros da autora. Me diverti bastante com diversos capítulos do livro, mas os últimos me deixaram sem ar e bastante melancólica. Recomendo pra todas as mulheres porque, afinal, esse livro é sobre nos e sobre como é difícil e triste ser nos. Pretendo reler futuramente.

"Torço para que você não ande pelo mundo buscando preencher o que teme não ter com a carne de outro ser humano. "

"Precisei confrontar o que super protetor significava, se eu tinha mesmo sido protegida. Proteção física era uma coisa. Qualquer pai podia ter uma arma de fogo."

"O mundo tinha me feito acreditar que eram as mulheres que enlouqueciam. E era simplesmente a dor das mulheres que se manifestava como loucura."

Luiza1290 07/04/2023

Para mulheres que odeiam

Um livro que você não consegue largar, do início ao fim. A história machuca por ser algo que dá pra se identificar, eu consigo me ver em muito do que é descrito. Toda a raiva contida, todo o ódio por tudo. Uma leitura que irá agradar quem gosta de protagonistas que sentem muita raiva. Você também vai sentir muita raiva, tanto dos outros quanto da própria protagonista.

Laura526 04/04/2023

Eu dirigi para fora da cidade de Nova York, onde um homem se matou na minha frente. Ele era um homem glutão e quando seu sangue saiu parecia o sangue de um porco. Isso é uma coisa cruel de se pensar, eu sei. Ele fez isso em um restaurante onde eu estava jantando com outro homem, outro homem casado. Você vê como isso está indo? Mas nem sempre fui assim.

Liarzzzz 03/04/2023

Brutal. Um soco no estômago.
"Suportar a dor como uma boa menina? Ou devo ser má e descontar no mundo? De qualquer forma não serei amada."

"Existem estupros, e existem estupros que deixamos acontecer, estupros para os quais tomamos banho e nos arrumamos. Mas isso não significa que o homem está fazendo nada."

wileninha 31/03/2023

Muito envolvente AMEI
Conhecendo pela primeira vez a escrita da lisa tadeo e simplesmente AMEI. o ritmo frenético dos pensamentos da narradora me envolveu demais na leitura. a cronologia das coisas acontecendo vão e vem, alternando os tempos e é incrível como ela construiu isso de uma forma tão amarrada. 5 estrelas!!!

Carolina 24/03/2023

Um sentimento para se devorar
?É como se todas nós mulheres nos encontrássemos em todas nós, seja no luto ou nos pequenos abusos que colidem com nossa existência. ?A narração envolve a gente e mesmo tão distante vamos encontrando sentimentos e reflexões que nos guiam e nos assemelham a Joan, terminei com algumas dúvidas e medos. Devorei o livro e fiquei querendo mais.

Julia Moraes 17/03/2023

Animal é um livro sobre o desejo feminino, e também sobre abuso. O tema é o mesmo do primeiro livro da autora, mas dessa vez a história é fictícia e a forma de contar e a escrita é totalmente outra. Gosto muito da forma que a Lisa fala dos sentimentos mais profundos das mulheres, e como retrata os traumas. Nesse livro achei que algumas vezes, apesar da escrita incrível, a história se arrastou muito. Demorou mais da metade do livro pra começar a fazer sentido tudo que estava sendo dito.