Um Milhão de Promessas

Um Milhão de Promessas Cinthia Freire

Resenhas - Um Milhão de Promessas

rosi 03/05/2021

Simplesmente PERFEITO
Sem dúvida nenhuma o melhor livro que li esse ano . Aborda temas delicados e muito reais de uma forma perfeita ,fora que a escritora tem uma sensibilidade especial para escrever cada cena. Você se emociona como se estivesse realmente vivendo cada emoção com os personagens,chorei muito me emocionei. É é o tipo de leitura que vc não consegue parar de ler, o livro fala de uma dor na ALMA de um amor puro e uma superação, vale cada estrela ,simplesmente PERFEITO.

@dentrodaimaginacao 03/05/2021

CINCO ESTRELAS ?
que livro perfeito!!! eu tô simplesmente apaixonada pela autora, pela escrita, pelo drama, pelo romance, pela amizade.. por tudo! os próximos livros que vou ler vai ser tudo dessa autora ??
mas preparem o coração e as lágrimas pq é bemmm pesado mas incrível kkkk

debs ð 26/04/2021

APAIXONADA
estou sem palavras pra esse livro perfeito!
apaixonada por thayla e a família incrível que eles construiram! amei o modo como ele mudou e amadureceu, e lidou com os traumas do passado!!
cinthia vc é maravilhosa ??

Erika.Matos 03/05/2021

PERFEITO / DESTRUIDOR
MEU LIVRO DA VIDA ???????
Nossa, o que falar desse livro, perfeito demais.
Conhecer a história do Thales, nosso menino quebrado me desestabilizou completamente, uma história que te prende do começo ao fim, com uma sensibilidade sem igual.
O tema abordado me destruiu, ainda mais sabendo que acontece na vida real.
Não tem mocinha mais forte do que a Ayla, ela é o porto seguro do Thales, são perfeitos.
Um livro lindo que fala sobre o poder da amizade e principalmente o significado de FAMÍLIA.
Obs: Milton melhor pai do ano.
Cinthia como sempre arrasando nessa hóstoria incrível que me fez chorar horrores.

Aparecida71 19/05/2021

Incrível
Não foi fácil vir aqui fazer essa resenha, mais eu precisava porque apesar de ser pesado o tema a história é muita linda. Já adianto que essa leitura não é para qualquer um.
?? ?????? é um menino que sonha em ser jogador de futebol, em casa ele não se sente bem, sua família é bem conturbada, então ele se refugia no campinho jogando bola, e quando as coisas apertam na casa dele, é na casa de Ayla, sua amiga que ele se acalma, fica apenas escutando ela lendo para ele.
? ???? é uma menina sonhadora, que gosta de livros e de ver seus dois amigos de infância jogando bola Thales e Duda, mais a sua paixão é o Thales, o garoto tímido, calado e problemático. Ela sempre o ajuda nas atividades da escola e lendo para ele quando está perturbado.
?? O livro é narrado em primeira pessoa intercalando entre o Thales e a Ayla, mostrando um pouco dos sentimentos e da vida de cada um da história, não tem como você não se emocionar em algumas páginas, você sente a dor, a angústia do personagem. Alguns temas são apresentados na trama, como o abuso sexual, violência doméstica, depressão, e DPAC que é um distúrbio que o Thales tem.
? A leitura foi muito boa, apesar de várias partes fortes que eu tinha que parar de ler e respirar, e parar de chorar. Mais valeu muito a pena, torci muito por eles, e no final do livro eu fiquei com o coração quentinho por saber que ele estava feliz, e que os problemas e traumas do passado já não o afetavam mais. E também com esperança de que outros jovens que passam pela mesma situação possam sair bem dessa e se livrarem. Só queria que eles soubessem que não estão sozinhos. Que pedissem ajuda a algum amigo próximo.
?As leituras da Cinthia são assim, nos cativam, traz personagens quebrados que você se apega e fica contente com a felicidade deles. Mais um livro favoritado dessa maravilhosa autora.

Katarina Rocha 03/05/2021

Perfeito
Como tudo o que a Cinthia escreve...
Um dos livros mais doídos de ler, mas que no final traz um acalento aos nossos corações...
Amo?

Camaleoa 04/05/2021

Um milhão de amores!
Por um momento me questionei se existiria um momento feliz nesse livro. Thales é um protagonista que sofre como poucos que eu já vi, ele é incrível, carismático. Mas carrega um universo inteiro de dores. Ayla é sua melhor amiga e vamos acompanhando desde o início a paixão se desenvolvendo, passando pela infância, adolescência e vida adulta. É uma história comovente e eu me vi sofrendo a cada capítulo porque não é uma história fácil... Envolve vários assuntos delicados que não são pra qualquer um digerir. Foi uma leitura linda, sofrida sim, mas muito rica. Não sei se encontrarei o mesmo tipo de escrita em outros livros da Cinthia, se ele for versátil, ela vai ter livros muito diferentes um do outro e isso é ótimo. Esse livro deixou a minha curiosidade sobre a autora bem alta e já comecei a ler outro livro dela.
"Um Milhão de Promessas" merece ser lido e reconhecido pela obra que oferece!

fernanda.an 04/05/2021

Derretida em lágrimas...
Sem nenhum pingo de dúvida um dos livros que já mais mexeu com meu emocional. Chorei, solucei, me revoltei, cheguei a me tremer toda, quase vomitei... pensei até em desistir do tanto que estava sentindo por tudo o que o Thales sentiu. Tive certeza como muitas vezes o mundo é injusto por saber que milhares de garotos estavam sendo representados por ele, que isso é mais que realidade, é a coisa que às vezes me faz acreditar que algumas pessoas perderam parte de sua humanidade.

Liz 05/05/2021

A minha melhor leitura do ano!
Comecei a ler Um Milhão de Promessas novamente por causa de uma leitura coletiva, totalmente as cegas. Não li sinopse, não sabia do que se tratava a história e também não conhecia a autora. É com muita felicidade que digo que me surpreendi bastante com o livro e o rumo que a história tomou.

Um Milhão de Promessas conseguiu me fazer chorar tantas vezes e por diferentes sentimentos (o que não é impossível, mas digamos que são poucos que conseguem esse privilégio) que não tinha como não ficar encantada. Os assuntos abordados foram bem pesados e a cada capítulo que passava eu via meu coração ficando cada vez mais apertado, porque parecia que o Thales nunca podia ter um momento feliz.

Foi linda a trajetória que Ayla e Thales (principalmente o Thales) passaram pra enfim conseguirem ter seu final feliz. Toda a dor, sofrimento e maus tratos vividos na infância só serviram pra fazer do nosso Rei um homem melhor e mais forte no futuro.

Recomendo muito a leitura de Um Milhão de Promessas. Amo essa forma de escrita em que os personagens principais dividem a narração a cada capítulo, e creio que todos que lerem também irão amar cada detalhe do livro!

LT 10/05/2021

Um miçhão de promessas e uma avalanche de sentimentos!
Olá! Vou ser repetitiva mesmo – risos –, os livros da Cinthia Freire sempre me emocionam e ler esse me fez novamente vivenciar uma mistura de sentimentos, que chegou a um determinado ponto em que desejei parar de lê-lo por me causar tanta inquietação e tristeza ao decorrer da história, mas não consegui parar totalmente.
Dei uma pausa na leitura, por três dias... no entanto, a vida dos personagens não saiu de minha cabeça e eu queria saber o desfecho do enredo, minha curiosidade foi maior e a ansiedade por dias melhores também, e assim criei esperanças e me joguei novamente na leitura!

Venho apresentar para vocês Thales e Ayla, amigos desde a infância, a partir dessa amizade construiu-se um sentimento muito maior que nem eles imaginavam, vou parar de enrolar...

Vamos a resenha?!

Não sei nem como começar a escrever essa resenha, pois cada palavra que colocar não vai ser suficiente para expressar as emoções que vivenciei ao virar de cada página, mas vamos lá...

Tudo o que queria quando comecei a ler era saber exatamente o que afligia aquele garoto, aparentemente rebelde e anti-social, mas depois que cheguei a entender aos poucos o que acontecia em sua vida eu só queria pega-lo no colo e tirar tudo o que lhe entristecia e o machucava de perto dele.

Thales é um garoto de quatorze anos, olhos e cabelos castanhos, seu sonho é ser alguém na vida e sair de casa. Lendo a história percebi que era um garoto frágil e ao mesmo encontrava uma força dentro de si para continuar seguindo em frente.

Ele tinha dois amigos, Ayla e Duda, que desde de crianças sempre foram inseparáveis, tinham sim suas diferenças, mas apesar disso se encaixavam de uma maneira que muitos não entendiam, um sempre levantando o outro quando as coisas estavam incômodas.

Ayla é uma garota que tem cabelos enrolados, pele negra e sempre se destacou por ser diferente das outras meninas, na verdade, quem a conhecia melhor do que ninguém sabia como ela era de verdade: compreensível, amável e altruísta. Do tipo que estava sempre ali para seus amigos, mas seu coração batia mais forte quando Thales aparecia pulando em sua janela e lhe pedindo para ler para ele.

Ali crescia mais do que uma amizade, era cumplicidade, aceitação e sobre tudo, mesmo não sabendo o que realmente acontecia com Thales em sua casa, ela ficava impaciente quando ele não aparecia ou não respondia as suas perguntas, sua preocupação era de que a situação que o envolvia fosse grande demais, ao ponto de não aguentar o peso nas costas.

Thales sempre vivia com medo, não por si mas pelas pessoas ao seu redor, de uma maneira que ninguém entendia, conforme os anos foram passando ele alimentava o ódio, rancor e sua superproteção em relação a Ayla e sua irmã, Tatiana.

Ayla e sua família amparam Thales, sempre o tratando como alguém especial e isso é o que ele é: um garoto adulto com a alma de uma criança machucada e em pedaços, será que um dia ele conseguirá seguir em frente e tirar alguma lição de tudo o que passou?

Me despedacei e me revoltei muitas vezes durante a leitura, chorei por uma criança que deveria receber amor e proteção e ao invés disso recebeu desprezo e humilhação, sendo muitas vezes rejeitada, mas assim mesmo tinha uma pequena esperança de se encaixar e poder dar uma vida melhor para sua irmã.

Ayla era a luz no final do túnel, quando lia seus romances ou apenas o amparava, sua voz acalmava uma alma quebrantada. Thales a sentia como um refúgio e nutira uma esperança de poder fazer parte de sua vida, mesmo achando-se desmerecido disso. A mocinha, por outro lado, o queria de qualquer jeito, transmitia toda sua força e seu amor achando que poderia salvá-lo de todo o mau, até de si mesmo...

Thales é meu herói que, apesar de ser o personagem de uma história fictícia, que trabalha sob a perspectiva de um fundo real, causa no leitor reflexão e dor. Como leitora, é esse tipo de livro que faz a gente evoluir, que dilacera o peito e faz a gente olhar para o mundo com mais empatia. Confesso que sinto uma dor profunda quando paro para lembrar dessa história. Thales foi marcado a brasa, mesmo quando nada saia de sua boca, seu sofrimento e constrangimento são mostrados através de seus olhos, eles gritam por socorro silenciosamente. E quantas crianças não vivem esse tipo de coisa na vida real? Quantas ficam em silêncio implorando por socorro?

Esse livro aborda dois problemas visíveis na vida do personagem Thales que esão reais em muitos lares da vida real. Um milhão de promessas mostra adversidades e uma criança sendo moldada conforme as consequências do que lhe acontecia.

Na verdade, acompanhamos um menino que tinha o peso e a responsabilidade da vida sobre seus ombros, em um garoto de apenas oito anos, sofrendo muito conforme vai crescendo e se desenvolvendo, sem um pai para o protegê-lo, dar conselhos, e com uma mãe amarga e totalmente omissa de suas obrigações.

Como leitora, estava totalmente enganada quando achei que seria uma leitura leve ainda que fosse trazer uma mensagem importante – todos os livros da Freire tem uma mensagem marcante –, mas nesse Cinthia Freire foi a fundo na alma humana, marcou, explanou, faz a gente ser marcado através da leitura de suas palavras.

Como um todo o livro me encantou, me fez sofrer, me colocou de joelhos e transformou parte da minha visão de mundo, é uma história que vai me acompanhar pela vida. A autora não foi sutil, se aprofundou pra valer no protagonista, deixando os problemas que envolviam Thales em bastante evidência, a intensidade dos fatos me arrepiou e confesso que desmoronei de tanto chorar. É aquele tipo de livro que todo mundo deveria ler, ele faz diferença em nossas vidas.

Li no formato digital, uma cópia cedida em parceira com a própria autora, Cinthia Freire, não sei se poderia dizer isso, mas não curti a capa – para minha pessoa – não ficou condizente com toda a intensidade do que encontrei nessa história. Talvez seja porque acompanhei a trajetória de Thales desde pequeno, não sei dizer, mas a capa foi o único ponto que não me conquistou, já o enredo, meu Deus, que livro! Não notei erros, então não posso falar sobre.

A história é narrada na primeira pessoa, intercalando os pontos de vista entre Thales e Ayla. O livro é separado em dois períodos, vemos as dificuldades enfrentadas por serem pobres, sendo enfatizadas socialmente, também os sentimentos de cada um se aflorando e as tristezas sendo desnudadas de uma forma dolorida e amarga.

Se você gosta de uma história bem escrita, intensa e que faz a gente refletir sobre a vida de forma profunda, esse livro é o que recomendo para você! Fica o aviso: é um enredo com gatilhos que pessoas mais sensíveis a violência podem não tolerar ou não aguentar, mas são esses pontos e a forma com que a autora os trabalhou que faz a intensidade da história ser tão marcante e inesquecível.

Até a próxima resenha!

[QUOTES]

[...] Durante todo o caminho, Thales permanece ao meu lado, de vez em quando seus olhos se encontram com os meus, mas ele não diz nada. Em minha imaginação, gosto de pensar que ele gosta de mim... e que a melhor parte do dia sempre seja o momento em que estamos assim... [...]

[...] Ayla não diz nada, ela já está acostumada a me ver assim... como um animal acuado necessitando de espaço, talvez seja isso que sou, no fundo sou um animal agredido que sente a raiva encher suas veias, cegar seus olhos, tampar seus ouvidos. [...]

Resenhista: Cris Santana.

site: http://livrosetalgroup.blogspot.com.br

dayse 12/05/2021

Sem fôlego
Chorei, me revoltei, me descabelei, ri,me emocionei. Enfim, esse não foi um livro que li rápido. Tive que parar várias vezes para respirar. É de uma garga emocional muito grande. Que infelizmente é a realidade de muitas crianças mundo a fora. Mas que no final dá aquele quentinho no coração.
Melhor livro de 2021.
LEIAM!!!

Paula.2 05/02/2024

Me destruiu, favoritado.
Esse livro teve uma carga emocional bem pesada, não achava que seria tanto quando li os gatilhos.
Thales foi um garoto que cresceu sofrendo abusos, foi um garoto que teve a sua inocência arrancada e que não tinha sentido para viver.
Vê todo o amadurecimento de Thales e como ele foi melhorando de vida me fez bem. Eu sofri tanto com as cenas de abusos e com os gatilhos que ele tinha.
Adorei o desenvolvimento do romance, como a autora fez a protagonista nunca desistir de nosso menino e como no fim, eles conseguiram vencer os monstros do passado.
Uma leitura incrível, que se lê uma vez e dói pro resto da vida.

?Eu vou vencer, vou fazê-la minha mulher, eu farei amor com ela e, quando acabarmos, eu me sentirei orgulhoso do homem que sou e ela olhará para mim sabendo que fez a escolha certa.?

Amorayumi 15/05/2021

Vale a pena a leitura!
Livro maravilhoso, meu primeiro contato com a Autora, e já virei fã.
A forma como ela aborda o romance, desde eles bem novinhos, me senti na adolescência...

Achei super legal ela abordar o DPAC, ou Disturbio do Processamento Auditivo Central, que nunca tinha ouvido falar, e hoje sei um pouco sobre esse assunto.

Livro longo, mas em nenhum momento você perde o interesse, não fica chato. Adorei.
Vale a pena a leitura!