Um Novo Capítulo para o Amor

Jenny Colgan

Resenhas -

amanda 23/08/2021

Desanimador?
Esse é meu primeiro livro da autora e já estou decepcionada. Uma leitura chata, enrolada e com tantos detalhes que fica difícil de ler.
A história é bonitinha e tudo, mas cadê o amor? Além do amor das crianças, não teve nada. Uma história mal explorada que deixou a desejar.

AngAlica100 22/08/2021

Um novo caminho para o amor
Um livro leve, gostoso de ler, com alguns temas para reflexão e que aquece o coração.
Com personagens que emocionam

Helen 22/08/2021

Um novo capítulo para o amor
Mais um livro da Jenny pra conta. Primeiro, amo os livros que li até hoje porque têm como cenário a Escócia, a terra que cura corações, a terra que traz alento para os desesperados, a terra que te traz amor, carinho e cura a alma, falo por experiência própria.

Me identifico com as histórias de Nina e Zoe e me identifico com a capacidade que a Escócia tem de ser um bálsamo pra alma.

Zoe, mãe solo, morando em uma kitnet inabitável em Londres, se vê em uma situação de desespero com o filho de 04 anos, Hari, diagnosticado com mutismo eletivo, e sem ajuda nenhuma da Jaz, pai da criança, que diz não ter condições de ajudá-la e que não irá contar aos pais dele sobre a criança com medo de decepcioná-los.

Após um tempo decide revelar a irmã, Surinder, que é pai de um menino de 04 anos, e ela na esperança de ajudar a amenizar a situação complicada em que Zoe se encontra e sabendo do histórico de irresponsável do irmão, consegue dois empregos para Zoe na Escócia, sendo um deles para ajudar Nina, sua amiga de longa data que está prestes a dar a luz e o outro para ser babá de 03 crianças em uma propriedade muito distinta e cheia de mistérios.

O enfoque maior, claro, fica por conta do afazer de babá de Zoe e do quanto a paciência, resiliência e amor dela fazem a diferença no decorrer do livro.

A história passa por altos e baixos na família Uquart, que moram em uma propriedade privilegiada as margens do Loch Ness em Inverness.

Mostra a superação de Zoe com o filho, e o quanto a mudança fez bem para ambos e para a família.

Zoe levou vida aos Uquart e mostrou o quanto o amor é capaz de mover montanhas.

Senti falta de uma final mais palpável para a relação que foi construída entre Zoe, as crianças e Ramsay, que eu nem citei fortemente aqui, porque acho que vale a pena ser conhecido de perto, lendo cada página desse livro tão delícia de ler.

Eu amo a escrita da Jenny, amo ainda mais a leveza com que ela conta histórias e mais ainda o quanto ela se supera mostrando o quanto esse país é imponente e capaz de transformar vidas.

Simplesmente leiam. ??

Clara Mezzacapa 20/08/2021

Livro LINDO e muito fofo
Essa é minha segunda experiência com a Jenny Colgan e fui com altas expectativas e por isso o tombo doeu um pouco rsrs.
Não que a história seja ruim, por que não é. Na verdade a história é muito boa, tem toda aquela vibe de Babá Mcphee o que torna o livro muito legal e gostoso de se ler.

PORÉM a escrita estava muito confusa, palavras desconectadas, ou palavras desnecessárias. Eu to longe de ser uma especialista na língua portuguesa mas a escrita me incomodou bastante, não a ponto de estragar a leitura mas deixou o livro um pouco mais chato.
Creio eu que o erro nem é da escritora mas sim da tradução que foi mal feita, já que o tradutor não é o mesmo do ultimo livro.

Independente de tudo eu ainda recomendo a leitura dessa história por que é muitooo boa.

Aline @contandoleituras 18/08/2021

Mais um ótimo romance dessa autora!
Apesar de não ser continuação de A pequena livraria dos sonhos, acho legal ler esse primeiro, vai dar pra entender mais a historia.
Gostei que nesse teve um pequeno suspense.
O romance é clichê, e dá pra saber o que vai acontecer antes da metade do livro.
Mas é mais que um romance, é uma historia de recomeços, resiliência, amor. E nos deixa, de novo, com vontade de visitar a Escócia!
É mais um livro que quando acaba, nos pegamos sorrindo com uma bela historia.

Carol 17/08/2021

Sobre ele?
Simplesmente sensacional! Não é um livro de romance puro mas um livro com uma história que faz a gente pensar nas nossas ações!

Karin 14/08/2021

Um livro encantador para aquecer o coração e ver que seguir em frente por caminhos diferentes pode ser assustador mas traz novas possibilidades

Vanessa.Liandro 13/08/2021

Absolutamente fofo e encantador esse livro
Mais uma vez Jenny Colgan nos traz uma história gostosa e prazerosa de se ler. Amei os personagens (rever a Nina foi muito bom!), mas quem me ganhou foi o Patrick (melhor criança não há). Maravilhoso revisitar a Escócia e rever tantos personagens que amei no livro anterior.
Fica a recomendação sempre das obras dessa autora.

Miria 13/08/2021

Li em um dia! Isso diz muito sobre a história kk
É uma história apaixonante, sobre livros, família e sobre recomeços.
O romance fica em segundo plano, mas isso não tira o brilho da história, pelo contrário, você vai até a última página torcendo pra que termine em um "felizes para sempre".
Essa história é muito sensível, trata sobre luto e a força que ele tem sobre nós.
Então alguns acontecimentos podem ser GATILHOS.
Eu queria a todo momento cuidar eu mesma das crianças kkk elas me conquistaram.
Super indico pra quem gosta de um livrinho pra deixar o coração quentinho, e acreditar que ainda pode existir esperança, mesmo nos lugares improváveis.

bookslynne 13/08/2021

Perfeito
Nesse livros vamos conhecer Zoe, seu filho Harri (que tem mutismo seletivo) e vários personagens super legais.

Vamos nos reencontrar com Nina, Lennox e Surinder, do livro A Pequena Livraria dos Sonhos, da mesma autora.

E teremos um romance perfeito para aquecer os corações e lógico, com várias reviravoltas espetaculares.

Marli_leitora 10/08/2021

Zoe é uma mãe solteira que dá um duro danado para sustentar e cuidar do filho Hari. O pai dele é um DJ que não assume suas responsabilidades paternas e mal aparece para ver o filho. Hari já tem quatro anos, mas não fala, ninguém consegue descobrir o motivo. Eles vivem num pequeno cubículo mofado pois é o único lugar que ela pode pagar.
Ao ter que sair do apartamento, ela recebe uma proposta de ir viver na Escócia, em uma espécie de castelo para ser babá de três crianças. E ainda teria a possibilidade de trabalhar numa van livraria durante o dia. O que seria ótimo pois ela adora ler. Sem muitas opções, Zoe aceita o emprego.
Porém, as coisas não são exatamente o que ela esperava, já que as crianças a odeiam, são completamente indisciplinadas e o pai delas, Ramsey, é totalmente ausente. Ela é a sétima babá contraída, já que nenhuma consegue ficar nesse emprego por muito tempo. Mas o lugar é incrível, muito espaço, muitas áreas verdes e seu filho faz um amigo: Patrick , uma das crianças de quem ela cuida.
Aos poucos Zoe vai interferindo na vida das crianças e consequentemente mudando a sua própria vida e do seu filho.
Gostei do livro, não é tão bom quanto os outros dessa série, mas vale a leitura. Principalmente por reforçar a ideia de que as pessoas podem superar as tragédias que ocorrem em sua vida e que as crianças sentem sim os problemas que afetam os adultos com quem elas convivem e que são afetadas pela desestrutura familiar.

Coisas de Mineira 09/08/2021

Antes de começar, gostaria de dar um aviso: “Um novo capítulo para o amor” contém uma carga sentimental muito grande e fala um pouco sobre abandono e existe uma cena de automutilação. Caso seja um gatilho, não recomendo que leia!

Vamos de “Romances de Hoje”? Hoje a resenha é de “Um novo capítulo para o amor” escrito por Jenny Colgan e lançado esse ano pela editora Arqueiro. Na história, conhecemos Zoe, uma mãe solo que passa muito sufoco para sustentar ela e seu filho, Hari de 4 anos.

Quando ela se vê sem opções para se sustentar, acaba tentando fazer mais uma tentativa ao pai do garoto, que nunca revelou para a família que tem um filho. É então que a irmã do pai de seu filho entra na jogada e tem a ideia, com uma amiga precisando de ajuda na Escócia, porque não enviar Zoe para ajudar sua amiga, conseguindo um emprego para ela e um lugar para morar.

É aí, que Zoe embarca em uma jornada com Hari, para um lugar que não conhece e se vê em um casarão, com uma governanta ranzinza, um chefe misterioso (que foi abandonado pela esposa, ou matou ela) e três crianças totalmente difíceis e diferentes entre si.

“Sei que é uma traição imensa dizer isso, mas, poxa, os livros não são – vou falar baixinho – bem melhores que a vida real? Nos livros, os vilões são aniquilados ou derrotados ou mandados para a prisão. Na vida real, são seu chefe ou o presidente.”

Essa é uma sinopse resumida de “Um novo capítulo para o amor”, que foi meu primeiro contato com a autora, apesar de ela já ter outros três livros lançados pela editora. Vou começar dizendo que para quem leu “A pequena livraria dos sonhos” vocês vão ter uma visão do que aconteceu com Nina e Lennox nessa história. Apesar de ter uma visão desse casal, a história é totalmente de Zoe. Para quem não leu a história (assim como eu), não se preocupem, isso não atrapalha a leitura.

Eu comecei esse livro saindo de uma releitura que acalenta meu coração, então estava com o coração bem quentinho para ler um livro de romance fofo. Mas, não foi bem isso que eu encontrei. Além de ser meu primeiro contato com a autora, esse também é meu primeiro contato com esse selo da Arqueiro, então não imaginava encontrar uma história tão profunda e com tanto sentimento dentro dela.

“- Sei que é tudo novo. E estranho. E diferente. E tudo bem. Às vezes a vida é assim mesmo. Vai ficar tudo bem. Eu prometo.”

Não espere algo fofo e clichê, Zoe passa aperto até quase a última página. Por um momento, pensei que a história não teria um final feliz, mas calma, depois de muita coisa acontecendo, temos um final satisfatório (melhor usar essa palavra né?). Mas não fique desanimado por isso, porque é isso que faz você querer devorar as páginas e se surpreender com os acontecimentos da história.

Zoe tem muitos problemas internos, vindo de uma família pobre ela acaba engravidando de um namorado que nunca a apresentou para a família. Coisa que ela jamais pensou que aconteceria com ela. O nascimento de Hari, foi o momento mais importante da vida dela e a partir daquele momento, a jovem acabou vivendo para dar o melhor para seu filho. Se desdobrando para alimentar eles e manter um teto na cabeça, enquanto o pai do garoto, que sempre teve uma vida boa, está tentando ganhar dinheiro como DJ.

Ela vê na ida à Escócia, uma chance de começar do zero e ajudar seu filho, que não emite nenhum som. O que ela não imaginava é que ela acabasse em uma casa cheia de mistérios, com uma mãe desaparecida, um pai que não interage tanto com as crianças e três crianças que não querem que ela esteja lá e com costumes bem diferentes.

“- Não – confessou Zoe. – Mas acho que, na vida, às vezes a gente precisa se contentar com o que tem.”

Aos poucos e com muito trabalho duro, vemos como ela vai quebrando as barreiras das crianças, colocando ordem na casa e se ligando a elas. O que achei maravilhoso é que a relação dessa família não é algo que nasce da noite para o dia. É algo que vai sendo construído com muito esforço, firmeza e carinho de Zoe. No fim, ela descobre três crianças maravilhosas e com problemas muito profundos de abandono dentro delas.

Então deixa eu falar um pouco desse trio? Temos Shackleton o mais velho, que é um garoto que vive comendo torradas e ligado na internet, mas que protege os irmãos não importa o que aconteça. Mary, a irmã do meio e que traz uma carga emocional muito grande para a história. Sendo a mais resistente a Zoe, Mary só quer que a mãe volte para ela e tem alguns problemas mais profundos por causa do abandono. E o caçula Patrick, que apesar de ser novo é falante e muito inteligente. O menino acaba virando o melhor amigo de Hari, os dois sendo simplesmente uma graça em vários momentos.

Mas não pense que o trabalho de Zoe é apenas com a casa. Não, ela vai para a Escócia com dois empregos, um na casa e um na van/livraria de Nina. Lá ela passa muito aperto, porque em um vilarejo pequeno com pessoas resistentes e Nina impossibilitada de ajudá-la na van, Zoe se vê sozinha para tentar levar o negócio adiante, apesar da recusa dos moradores em comprar livros com ela. Zoe passa por vários apertos não só na casa, mas na livraria também e temos alguns momentos engraçados, como o fato de ela não gostar de uma galinha (fica aqui para quando forem ler).

“Ela podia procurar no Google. Só que não, porque tinha desligado a internet e não tinha certeza de que bastava colocar o cabo de volta para que funcionasse, além de perder completamente o propósito de toda aquela lição.”

Como disse, Jenny faz algo incrível de levar nossa emoção ao limite até a última página de “Um novo capítulo para o amor”. Com várias situações que vão acontecendo, problemas que ela tem que enfrentar. É uma longa jornada, mas vale a pena passar por cada página. Sobre o romance, porque sim, nós temos um romance. Nada arrebatador, mas algo bonito e especial, que foi construído com belas ações. Mas não vou falar quem seria o par de Zoe não, vou deixar vocês descobrirem com a história.

Algo que achei diferente foi sobre como Jenny escreveu a história. Temos várias visões diferentes em um mesmo capítulo e isso às vezes me deixa confusa, mas tudo na terceira pessoa. Além de a autora estar narrando a história e contando sobre alguns fatos que irão acontecer no futuro, fazendo eu ficar mais confusa ainda. Foi apenas por causa disso que dei 4 estrelas para a história e não 5. Mas não quero deixar de ressaltar o quanto essa história é maravilhosa.

Jenny Colgan nasceu na Escócia, mas já morou na Holanda, nos Estados Unidos e na França, mas atualmente vive em Edimburgo com seu marido, cachorro e três filhos. Com mais de 40 títulos publicados nos gêneros comédia romântica, ficção científica e infantil. No Brasil a Arqueiro já lançou quatro, e depois desse primeiro contato estou bem curiosa para ler mais histórias dela. Jenny vai ser uma daquelas autoras para eu guardar no coração. Ah, antes de terminar, uma curiosidade: no site de Jenny é possível vermos algumas receitas!

“As estrelas surgiam no céu como um sonho, uma música suave tocava no rádio, a estrada ronronava lentamente sob seus pés, enquanto as crianças voavam para casa nas asas dos sonhos.”

Por: Ana Elisa Monteiro
Site: www.coisasdemineira.com/um-novo-capitulo-para-o-amor/

Regiane.Braga 08/08/2021

Bom..
Se eu pudesse falar com a Jenny eu diria que ela escrevesse mais o romance dos personagens.. adorei a histórias mas gostaria de tivesse mais paixão.
Clara.Canofer 08/08/2021minha estante
Já li um livro dessa autora, e eu amei como cada personagem é muito bem desenvolvido

Aline Moura 28/07/2021

Poderia ser melhor
É uma história bonitinha, mas não me conectou aos personagens. A protagonista é normal, nada contra, ela é real. Mas meu sentimento por ela foi de pena praticamente o livro todo e só. As crianças são os melhores personagens do livro. Também acho que a autora gosta muito de um parêntese, estendendo a narrativa demais, tudo muito detalhado. A história demora a se desenrolar e o romance só aparece quase no fim, sem que a gente tenha a possibilidade de vê-lo acontecendo, aí o livro acaba.