A Forma da Noite

A Forma da Noite Tess Gerritsen

Resenhas -

Nayra 09/05/2021

Primeiro, achei essa história bem diferente das que já havia lido dessa autora, o que achei interessante...

Quanto a história em si, achei um pouco absurda em alguns pontos, de forma que ao mesmo tempo que não sabia se gostava, não conseguia largar.

Achei um pouquinho previsível o fim, e na verdade pro nível da história que estava sendo proposta no decorrer do livro, achei o fim fraco.

Esperava um pouco mais.
Mas ainda valeu a pena a leitura.

Aline Oliveira 16/05/2022

Que baixaria esse livro. Adorei. Rsrs. Vi algumas pessoas comentando que a história é meio sem sentido e tal, mas enfim não dá pra esperar que uma história sobre fantasmas faça algum sentido. Cumpriu o proposito de divertir um pouco e tirar o foco da maré de romances que eu vinha lendo ultimamente e que já estava me entediando. No geral gostei do livro. Muito bem escrito. Algumas partes dão realmente um arrepio. Só tirei uma estrela porque o final parece que foi meio corrido e algumas pontas ficaram meio soltas. Mas no geral foi bom e é bem rapidinho de ler.
obruno_ 16/05/2022minha estante
Livros assim é um absurdo num é Aline.. Eu não gosto disso...

*Adicionado nos favoritos*

Manuella @olivreirodanu 09/09/2022

Um grande nada com coisa nenhuma
Pra ser sincera, esse livro não é arrastado ou um suplício de se ler. Mas como li todos os outros da autora e gosto demais de todos, esse foi uma grande decepção.
Primeiro porque ele é sobrenatural. Achei que fosse ser um bom suspense, mas de suspense mesmo não tem quase nada. E segundo porque o livro é MUITO previsível. A gente já sabe o que vai acontecer capítulos e capítulos antes de tão óbvio que é.
Além disso, a autora ainda tentou fazer misteriozinho com um acontecimento que já tava claro desde o começo e chocou um total de zero pessoas ?
Não me conectei com nenhum personagem e isso também pesou bastante.

Infelizmente não curti essa 'linha de escrita' da autora e anseio por mais um dos seus livros raíz ?

Ket 13/09/2021

Não dá pra dizer que não é inusitado kkk
Ok, vamos lá.

Dou créditos para a Tess por ter se aventurado em um novo gênero (suspense sobrenatural). É diferente do que ela geralmente escreve e não faz mal algum explorar outras vias. A escrita também flui bem, fiquei realmente curiosa para saber onde tudo iria dar.

O que não funcionou muito bem: muita coisa ficou pela metade, não sendo desenvolvida 100%, o final é super corrido. A personalidade de ninguém é aprofundada. Nem da própria Ava, que simplesmente evolui de cética para caça-fantasmas em um minuto.

Agora o ponto polêmico: o fantasma seduzete (socorro haha). É inusitado? É. Preciso admitir. É legal? Aí depende do leitor. Na minha opinião foi um detalhe negativo. Eu só sabia rir toda vez que "as cenas" aconteciam. E se não fosse por isso, o livro teria subido na minha avaliação.

Mas, não deixa de ser um livro curioso e diferente. Com certeza indico para quem estiver buscando algo inusitado. Mas não configura entre os melhores trabalhos da Tessinha...

Jander Maicon 15/06/2023

Quem entra em Brodie?s Watch, pode nunca mais querer sair!
É necessário iniciar esta resenha dizendo que a leitura de A forma da Noite não serve para qualquer leitor. Primeiramente, ao meu ver, você precisa gostar de um bom suspense no ar, de boas cenas envolvendo algo sobrenatural e alguns segredos obscuros.
Como fã de livros de suspense, principalmente um bom Thriller Psicológico, confesso que curti demais a leitura dessa história.

- A Trama

Quando Ava Collete decide se mudar para a pequena cidade de Tucker Cove, e viver um tempo na sinistra mansão Brodie?s Watch, todos os seus sentidos e sua sanidade são colocados à prova.

Acompanhada apenas de seu gato, Hannibal, Ava quer apenas se reconectar consigo e terminar um livro de culinária, com a intenção de usar as comidas típicas da cidadezinha para este feito.

Porém, o que a personagem descobre, ao entrar na imensa casa é que algo não está certo. É aí que seus instintos despertam indicando que ela não deve ficar onde está. Forças maiores a observam. Com o passar do tempo, e da decisão certeira de ficar o tempo necessário para terminar seu livro, Ava vai se deparar com algo muito além de sua compreensão.

Segundo rumores, reza a lenda que Brodie?s Watch é assombrada pelo espírito de seu antigo dono e Pirata, Capitão Jeremiah Brodie. Segredos à sete chaves guardam o que ocorreu na mansão e isso desperta em Ava a curiosidade de saber mais.

- Parecer da Trama

O que me prendeu nesta história foi tentar entender o que se passava com a personagem, seus segredos e sua personalidade, e até onde o que ela via e vivenciava era real ou não.

A Forma da Noite é um livro que têm seus defeitos, sim. Mas, a escrita da autora é super fluida, e faz com que você queira saber mais. Após uma boa porcentagem da trama, a personagem principal toma algumas decisões que fazem você questionar os valores que ela tem. E o que ela realmente fez para estar no local onde realmente decidiu estar.

Gostei de como tudo fluiu naturalmente. Das personagens secundárias que foram entrando, e de como o final deixa um ar de: O que era real? O que era ou não culpa?
Além do tom sobrenatural, Ava enfrenta a superação de um segredo que ela traz consigo. Uma culpa. Ferida esta que ainda não está curada. Porém, na mansão ela começa a se questionar sobre tudo o que viveu e as consequências dos atos que levaram aos seus traumas.

Com o passar da história, descobrimos que há um ?espreitador? por trás dos panos, que quando é revelado, várias pontas soltas vão se amarrando e curti bastante de como os pontos foram se ligando, levando a um dos personagens ser o causador de inúmeras mortes que até então eram despercebidas pelos moradores de Tucker Cove.

A leitura vale muito para quem deseja ler algo leve, com um tom sobrenatural e ao mesmo tempo um Thriller Psicológico.

Por ser meu primeiro contato com a autora, achei a experiência bem positiva. Sei que o livro divide opiniões, mas para mim funcionou.

Afinal, quem entra em Brodie?s Watch, pode nunca mais querer sair. É uma questão de escolha!

Cris.Aguiar 01/07/2023

Um bom livro
Confesso que gostei mais dos outros que li dela, mas esse até que me surpreendeu.

Dentro do gênero que a Tess segue, ela é minha predileta, mas esse livro no começo eu achei que fosse ser bem ordinário.. porém a medida que a história avança, tirando os "50 tons de sobrenatural" (quem ler entenderá!), Tess traz fantasmas da nossa psiquê abordando aspectos sombrios de nossa alma e suas "manifestações" na nossa vida, além de uma ótima virada na parte do suspense.

Não é o meu favorito dela até então, mas se estiver na sua prateleira, é um bom livro para matar a tarde de sábado.

Daniel de Oliveira 28/05/2022

A forma da Noite
Foi uma experiência enriquecedora a leitura de A forma da Noite, não me deixou assombrado, mas, é uma trama bem construída e o final me surpreendeu.

Carol.Ramone 26/05/2021

De todos os livros que li da autora, esse foi um dos que achei mais fraco. Li rápido por querer saber logo o que iria acontecer mas não me empolgou. Sem muito suspense, sem muitas surpresas.

Patricia.Granado 01/06/2021

Fantasmas... ?
Mais um livro do Clube Skoob, que eu não teria escolhido para ler. Mas, como o propósito do clube é nos tirar da zona de conforto e ler coisas diferentes, lá fui eu!
Gostei do livro, é um suspense bom de ler, chegou a me dar medo algumas vezes, tanto é que eu nem lia ela a noite pra não estragar meu sono... Achei apelativo em alguns momentos, e previsível em outros, mas no geral, um livro bom!

Denise 27/05/2021

Apenas interessante
Já li alguns livros da autora e esse sem dúvida foi o mais fraco. A trama é interessante, mas não foi bem explorada. O mistério que envolve o casarão não conseguiu surpreender. A mistura de trama policial com sobrenatural não empolga. Já li outros muito melhores. Enfim, não é péssimo, mas não recomendo

thayla 19/02/2022

Eu demorei muitooo para ler esse livro. Acho que a história não te prende muito, mas em geral foi legal ler ele, uma proposta diferente do que eu já tinha lido.

Gilson.Amorim 18/07/2021

Perdeu o fôlego na metade final
Gostei bastante do início até a metade do livro, mas ele vai perdendo fôlego da metade pro final. Fiquei com a sensação de que a autora ficou com pressa de terminar o livro e deu os desfechos mais simples possíveis.

Alguns personagens foram muito mal aproveitados, principalmente os do núcleo caça fantasmas kkk

Mas é um livro interessante, pelo menos prendeu minha atenção
day 05/08/2021minha estante
Senti isso tb

Cami.Leal 27/07/2021

Tenta ser um livro de suspense; tenta ser um livro de investigação, tenta ser um romance um tanto hot. Não é bom em nenhum deles.