Gostaria que você estivesse aqui

Gostaria que você estivesse aqui Fernando Scheller




Resenhas - Gostaria que você estivesse aqui


619 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Isadora1250 29/07/2023

Gostaria que você tivesse aqui
Eu adorei o título desse livro e li por recomendação do paulo ratz
adorei essa sensível viagem ao Rio de Janeiro dos anos 80!
comentários(0)comente



Lara 28/07/2023

Livro forte e realista!
?Você pode parar e esperar a morte ou viver a vida enquanto ainda a tem nas mãos?

Demorei bastante para ler por estar em ressaca literária, mas essa semana peguei o gosto e consegui finalizar em pouco tempo.
Vi muitos comentários negativos a respeito do enredo, mas esse foi um livro que me surpreendeu.
A aproximação com a realidade da época me transportou para uma década na qual eu ainda nem era nascida, mas que, além das histórias de cada personagem, me prenderam no contexto histórico.
César, Selma e Rosalvo foram os personagens que mais me impressionaram. Toda a
complexidade da vida de cada um?
Selma com tanta a pressão que sentia apenas por ser mulher, César por ser quem é na época em que viva e Rosalvo por ser tão sereno e respeitado mas ainda sofrer tanto pela morte da filha.
?Gostaria que você estivesse aqui? é uma história fantástica para quem gosta da complexa realidade do mundo.
comentários(0)comente



Ana Livia 22/07/2023

Gostaria Que Você Estivesse Aqui
Já vou dizendo que amei o livro! A história é muito envolvente.
A narrativa conta com cinco pessoas distintas quanto à origem, idade e profissão; histórias que se cruzam a todo momento.
Começa com o cotidiano e cresce com momentos muito comoventes.
Selma, César, Inácio, Baby e Rosalvo deixaram saudades.
Os finais não são previsíveis, me surpreendi principalmente com Rosalvo.
Enfim, leiam!
comentários(0)comente



Jose.Unias 21/07/2023

A boemia do sofrimento nas espumas do mar carioca
"Gostaria que você estivesse" estava no meu radar de leitura desde o ano passado, e no momento em que foi liberado gratuitamente, me pareceu a oportunidade perfeita.

O livro tem como pano de fundo um período histórico muito vivo e rico: a cidade do Rio de Janeiro durante a década de 80. Eu amei a forma como o autor descreve a sensação de andar pelo Leblon, subir as ladeiras da favela e admirar o pôr do sol no Leme. Mesmo nunca tendo ido ao Rio de Janeiro, de fato, me senti vagando pela cidade como um terceiro espectador, assistindo à vida de cada personagem. Considero esse um dos pontos fortes do livro.

Sobre os personagens: acho que em alguns deles senti falta de um aprofundamento ou construção mais psicológica, como a Baby, uma jovem presa às pessoas e de alma muito livre. Adoraria ler mais sobre seu espírito e sua forma de ver o mundo. De alguma forma, ela me lembrou a cantora Gal Costa, o que me instigou e despertou o desejo de conhecê-la melhor. Quanto a César, devo admitir que, em boa parte do livro, ficou parecendo que ele era o personagem principal devido ao destaque que recebe no enredo. Em relação a Inácio, é um personagem tão promissor para discutir pautas como sexualidade, amadurecimento e questões vocacionais, no entanto, ele perde espaço para outros personagens e, por boa parte do livro, atua como um satélite em volta dos outros, o que me deixou triste, pois me identifiquei com ele. Quanto a Selma, gostei do que foi retratado, mas talvez se eu fosse mãe e estivesse passando por crises existenciais com a maternidade e o futuro, eu gostaria mais do arco dessa personagem.

Rosalvo é um personagem com um arco tão importante para abordar temas cruciais como desigualdade social, fanatismo religioso, transfobia e a formação das favelas cariocas. No entanto, o personagem aborda superficialmente essas pautas tão profundas. Entendo que, por ser um autor que aparentemente não viveu esses temas, talvez lhe falte conhecimento e experiência, mas nada também que torne o arco do Rosalvo deplorável.

No geral, amei o livro, e o conjunto da obra cobre as falhas do enredo, tornando-o uma ótima experiência.
comentários(0)comente



adriscie 20/07/2023

Mergulhei no Rio dos anos 80
Gostei muito da leitura. Li com calma, e fui me envolvendo na história de cada personagem, me identificando com alguns. Gostei muito de mergulhar na cultura dos anos 80, eu que nasci nos anos 90! Quase senti como se tivesse vivido tudo isso, de tão bem o autor descreve a ambiência.
Não é um livro que necessariamente tem um final feliz ou triste, mas com certeza nos deixa pensando nos caminhos que a vida toma e no que vamos deixando para o mundo.
comentários(0)comente



namreading 20/07/2023

Me prendeu muito.
Eu estava em uma ressaca literária de meses. nada me prendia o suficiente ou despertava meu interesse, até que o ebook desse livro ficou gratuito e me pareceu uma ótima oportunidade para conhecer melhor o Rio, já que irei fazer uma viagem pra lá. a história de todos os personagens me prendeu e a forma como as histórias são contadas foram incrivelmente capazes de me fazer devorar esse livro. desolvj um carinho enorme por todos, especialmente Inácio e César. As sensações que senti foram as mesmas lendo "Tudo é Rio" da Carla Madeira e com certeza, se tornou um dos meus favoritos.
comentários(0)comente



Slyntherinn0t 14/07/2023

É um livro bom, com um tema bem pesado e triste mas eu gostei confesso que já li e vi filmes com o mesmo tema e esse pra mim foi muito bom por se passar no Brasil e ser mais próximo da nossa "realidade".
comentários(0)comente



Prof. Angélica Zanin 13/07/2023

Infelizmente, ela continua cheia de ratos
Um jornalista brasileiro narra dez anos na vida de 5 personagens nos anos 80. Paralelamente, ele menciona a música que os envolve e nos remete ao tempo de Cazuza, Freddie Mercury, Frejah, Legião Urbana, Renato Russo, etc. Nesses tempos, fica impossível não mencionar a peste que nos levou tantos jovens talentosos e que os exilou, em um grupo, discriminando-os e humilhando-os. César, Inácio, Baby, Rosalvo e Selma vivem questões importantes de serem debatidas com sabedoria e empatia como a sexualidade, a escolha profissional, o poder financeiro, o abandono paterno, a transexualidade, a vingança, a morte e as perdas. "Minhas ideias não correspondem aos fatos, o tempo não para, não para não, não para". Eu também gostaria que vocês estivessem aqui, mas que a sociedade não seguisse cometendo os mesmos erros. Ótima leitura! Reflexões urgentes, obrigada Scheller.
comentários(0)comente



Clara2312 11/07/2023

Não é interessante o tempo inteiro, mas vale a leitura
Não foi um livro que me prendeu o tempo todo, confesso q enrolei um pouco pra ler.. mas do meio pro final o livro aborda temas muito interessantes serio, porem sem transformar a leitura em algo pesado, mostra perspectivas do Rio de Janeiro de 80/90 e todo o contexto da aids, trazendo a insegurança na época e apenas a espera pela morte.. a morte e contada de uma forma poetica e traz reflexões sobre as marcas que deixamos nas vidaa das outras pessoas? gostei!
comentários(0)comente



Juca 10/07/2023

Acho que eu nem sei explicar direito o que eu amei tanto sobre esse livro. a história não é revolucionária e a escrita também não é o tipo que eu costumo gostar. mesmo assim, o livro fluiu de uma maneira maravilhosa, e o desenvolver de (quase) todos os personagens não me deixava não virar a próxima página. foi o livro que mais me fez chorar na vida e isso eu com certeza não estava esperando. acho que o segredo pra essa leitura é ir com expectativa baixa, como eu fui, e se deixar descobrir as maravilhas do livro sozinho
comentários(0)comente



marinaarendd 09/07/2023

Livro pra ler no verão.
Esse livro é simplesmente perfeito, demorei um pouco pra engatar na leitura porque tem um vocabulário um tanto complicado, mas depois que engatei eu devore-o. No livro nós acompanhamos quatro pessoas que estão interligadas de alguma forma, o desenvolvimento te todos eles é magnifico. Pra mim foi impossível não me identificar com eles, os personagens representam muito pessoas e situações de vida reais. Como o livro se passa entre a década de 70 e 80 nós somos transportados diretamente pra esta época, fica ainda melhor se você acompanhar a leitura com uma playlist das musicas citadas.

site: https://open.spotify.com/playlist/7jqfNbxn9KlucAqoXsPWkI?si=7700b241f50f4098
comentários(0)comente



Mini Bittar 06/07/2023

4,8/5
QUE. LIVRO. BOM!!
No meio do Rio de Janeiro da Década 80, cinco vidas se cruzam e são relatadas nossa história, tornando uma delícia acompanhar o Brasil nesse cenário fim de ditadura, com muita menção ao cenário musical, à epidemia da AIDS em seu estagio inicial e ao cotidiano da classe média brasileira. Eu me apaixonei pelos personagens principais que foram muito bem desenvolvidos, cada um dentro de seu cosmo, com sua história própria, sofri com suas derrotas e comemorei cada pedaço de felicidade e sentimento que tinha ali. Acredito que com certeza é uma leitura nacional que vale a pena ser feita.
comentários(0)comente



aniss_clariss 05/07/2023

Pecou muito no tamanho dos capítulos e no jeito de mostrar as falas dos personagens (não por travessão, e sim por aspas), o que acaba deixando a leitura bem cansativa, mas depois que pega o embalo, acaba se tornando uma história bem legal e se absorve bastante coisa.
comentários(0)comente



vivovini 05/07/2023

Gostaria que você estivesse aqui
Um livro lindo que me encantou muito (principalmente por se passar no Rio) e me fez refletir bastante
não sei se recomendaria muito, pq a leitura fica um pouco cansativa a partir de certo ponto
mas eu amei do mesmo jeito
comentários(0)comente



Carla.Cerqueira 30/06/2023

Sobre a brevidade da vida
O enredo da história traz questões tempo, relações, amadurecimento... Como nossa vida pode ser breve e, mesmo perdendo pessoas queridas, a vida tem que continuar. Belo relato da década a de 1980 no nosso país
comentários(0)comente



619 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |