Nossa Parte de Noite

Nossa Parte de Noite Mariana Enríquez

Resenhas - Nossa parte da noite

Dani 15/09/2021

Cansativo e maçante
Demorei acostumar com o jeito de escrever da autora (bem incomum), o que torna a leitura muito densa e maçante. Sem pausas, sem respiros. Muitas vezes, sem referência. Me perdia as vezes com quem falava o quê, por concentrar diversas falas em parágrafos corridos.
Trata-se de uma história de luto, onde vive-se a dor de Gaspar por ter um pai tão perturbado como Ruan, e ter perdido a mãe tão jovem em um "acidente".
Não gostei.

May 12/09/2021

É ditadura militar na Argentina, e esse é o pano de fundo pra história de Juan e Gaspar, pai e filho que estão destinados a serem médiuns em uma sociedade secreta, porém Juan faz tudo para proteger o filho do destino de ser usado até a morte nessa sociedade. O livro é separado por partes que mostram pontos de vistas diferentes e nos mostram tanto o passado quanto o presente, e se passam anos entre o início da história e o final, por isso é um livro que pode ser um pouco confuso, já que só entendemos algumas coisas do início no final da história. Algumas passagens são bem detalhadas e fica a sensação de que poderiam ser retiradas do livro e encurtar a história, no entanto, muitas cenas que parecem ser sem importância são o que ajudam na explicação do que aconteceu antes. A autora coloca muitas cenas pesadas, tanto sobrenaturais quanto de crueldade humana, e essas cenas causam arrepios na espinha do leitor, por isso pra quem tem um pouco de medo eu indico ler somente de dia, porque algumas cenas são muito perturbadoras, daquelas que da vontade fechar o livro e não ler mais. Além da história sinistra, o pano de fundo da ditadura militar também é bem presente na história e também é algo que deixa nossos estômagos revirados. A autora já é conhecida por isso, mas nessa história encontramos muitas críticas sociais, o que deixa bem mais interessante. Parece que a história não vai ter um final bacana, mas surpreende e termina bem amarrada, embora deixe brechas para outros acontecimentos.

"É estranho que eu pense em luz, porque sempre me ensinaram que existimos para a escuridão."

Gatilho: Mutilação, agressão infantil, violência, sangue, tortura, suicídio, morte animal, morte parental
+18

Gabs 11/09/2021

Tive muita dificuldade para ler esse livro...
Não considero que seja um livro que apenas pessoas muito cultas conseguirá ler, ele foi difícil para mim devido a agressividade com que os fatos foram narrados. Muitas cenas fortes (principalmente envolvendo crianças) são narradas de maneira muito descritiva, que te faz imaginar de modo muito detalhado e, confesso que me causou alguns pesadelos por ter a estrutura fraca pra essas coisas kkkkk

Não abandonei o livro porque a curiosidade falou mais alto e eu queria saber o que iria acontecer com o Gaspar, então respirei fundo e fui.

A agressividade com que é mostrado o amor de Juan por Gaspar me incomodou muito, os feitiços envolvendo crianças então, nem se fala.

É um livro com passagens muito densas, as vezes o raciocínio é quebrado para se mostrar um outro ponto de vista da história, um passado. Tudo fica muito conectado no fim, mas o fim me decepcionou muito.

Ferdy 10/09/2021

Abandonei
fico muito triste quando não consigo seguir a leitura de um livro, eu tinha uma ideia totalmente diferente dessa história...achei que fosse mais sobre a ditadura na Argentina e a história do pai e filho, com algum mistério no meio, mas virou um misto de santeria, macumba, monstro, demônios e muita invenção, não deu pra continuar, são quase 600 páginas e li mais de 100...acho que não tenho capacidade de interpretar figuras de linguagem ou alegorias, sou muito racional e esses monstros devoradores de criancinha, passo.

tyribeiro 09/09/2021

Um livro de tirar o fôlego. Forte e envolvente. Uma mistura de realidade e fantasia mística. Fui pesquisando tudo sobre a cidade o de se passa a história, os santos, as crenças. Me surpreendi com as crenças/rituais tão reais.

Janaina.Soares 09/09/2021

Escuridão
Ler esse livro foi um desafio pra mim, por isso demorei tanto pra finalizá-lo. Tem uma pegada mística que não me atrai muito, mas valeu a pena ler.
A história é riquíssima em detalhes e mistura relações familiares, crenças, ditadura, poesia e tantos outros elementos da cultura.
O livro foi muito bem escrito porque, apesar de a história se passar ao longo de vários anos e não ser contada de forma linear, é muito fácil entender onde cada acontecimento se encaixa na linha do tempo. Sem contar que TUDO que acontece tem uma explicação. Não ficou nenhuma ponta solta.
De forma resumida, o livro conta a história de pai e filho, Juan e Gaspar respectivamente. O pai é um médium doente e "escravizado" pelo deus que encarna e pelos adoradores deste deus. O filho herda o dom do pai, mas o pai faz tudo o que está a seu alcance para proteger o filho. Em alguns momentos senti raiva de Juan por não abrir o jogo com Gaspar, mas como eu disse acima, tudo tem um porquê.
Enfim, gostei e recomendo

Marques60 28/08/2021

Bom, mas...
A história do livro é muito boa, mas a escrita do autor, a estratégia utilizado para narrar os fatos, as inversões no tempo e nas estruturas das frases fazem com que ele fique chato, entediante. Tinha tudo para ser uma ótima narrativa, mas não foi.

Lucy 28/08/2021

Poderia ter 300 páginas a menos
Vinha com a impressão excelente de As Coisas que Perdemos no Fogo e fui ávida começar esse romance, que mescla elementos fantásticos e mediunicos com a ditadura argentina como pano de fundo. Tinha tudo pra dar certo.

Infelizmente encontrei um romance prolixo e ansioso para falar sobre tudo, que poderia ser mais conciso ou virar dois ou três livros separados, uma vez que mistura desde a nuvem da Escuridão que devora pessoas, passa por Londres/discos pop/drogas, tem uma cena de movimento estudantil, volta pra histórias de como se formou a Ordem da qual os protagonistas fazem parte, tem epidemia de aids nos anos 90, enfim. Adoro misturas inusitadas de temas, poderia criar um panorama interessante, mas o resultado aqui não funcionou pra mim.

Um ou outro arco da história é legal, como a amizade das crianças que vai até a vida adulta, com toques de mistério, além da relação de Juan com o pai, a mediunidade deles e tudo mais. Coisas que se perdem quando se quer dar conta de tudo.

Isabela 24/08/2021

Nossa parte de noite
Primeiro livro que nem sei como começar a resenha. Para entender a história, só lendo mesmo.
O enredo é pesado e a leitura é muito cansativa. Há uma mistura de vários temas, deuses ocultos, revoltas políticas, crenças diferentes, tudo isso acontecendo nas terras argentinas.
O fim me decepcionou e os fatos demoram muito para irem desenrolando, como ponto positivo temos alguns encontros e ligações que uma vez ou outra surpreendem no meio da história.
Se você está buscando uma experiência bem diferente de leitura, esse livro é indicado, basta você querer arriscar, ou não.

Wikey.Abreu 18/08/2021

A história é bem legal, com um ar sombrio e misterioso. Mas chato em muitas ocasiões, me desprendia.

Cami 15/08/2021

Um livro assustador e interessante
Gostei muito da forma que foi contado a historia. Ele não segue exatamente a linha cronológica então é muito interessante entender depois o contexto de tudo.
Muitas partes me surpreenderam por que tudo se conectou de certa forma.
Claramente o melhor personagens é o Luis e queria até ter mais sobre ele.
Enfim, nunca li um livro que fosse próximo de um livro de terror, não sei se ele se encaixa nisso mas com certeza muitas partes me deixaram com medo e apreensiva, foi um bom primeiro contato com esse tipo de leitura.

Lulu 14/08/2021

Fantástico
No começo achei que não fosse gostar do livro, mas ele é simplesmente fantástico e senti muita falta dele quando terminei

Ana Lícia - @livroedelirio 12/08/2021

Quando esse livro chegou aqui em casa através do Intrínsecos, sabia que lê-lo seria um desafio, principalmente em relação ao gênero em que ele se enquadra. Nessa obra, Mariana Enríquez traz uma trama familiar recheada de mistério, escuridão e terror sobrenatural.
Em Nossa parte de noite acompanhamos a saga de Juan e de Gaspar, pai e filho que cruzam a Argentina a fim de fugir do destino que lhes é atribuído. Juan não quer que seu filho se envolva nos rituais da Ordem que envolvem sacrifícios e exaustão mental e física. Apesar de serem os protagonistas, também acompanhamos a trajetória de outros personagens.
O livro é dividido em minicontos que intercalam entre o passado e o presente. Confesso que essa quebra deixou a leitura um tanto cansativa porque alguns pontos de vista não me instigaram tanto – minha culpa, talvez.
Apesar de ser um livro prolixo, não posso deixar de falar que a escrita da Mariana é belíssima. Em algumas partes me questionei o motivo de determinada cena, enquanto leitora certas coisas não acrescentaram na minha experiência. Por ser horror eu esperava ficar com medo de certas cenas, mas isso não aconteceu. No lugar senti muita repulsa e nojo pelas coisas que os personagens faziam.
Além de tudo, o livro vai abordar sobre assuntos importantes como AIDS, homossexualidade e bissexualidade e eu achei isso muito legal a interessante. A única ressalva é que eu queria ter visto mais sobre a ditadura Argentina. Não sei se foi a propaganda do livro que me fez achar isso, mas esperava ler mais sobre esse período de grande represália.
Juro que ainda não entendo o que me instigou a continuar essa obra. Não faz o meu estilo, mas acho que estava a fim de ler algo de uma autora latina exatamente para me aventurar fora da minha zona de conforto, e foi exatamente o que encontrei. Gostei da experiência apesar de achar o livro mediano. Aviso de antemão que não é o livro mais fluido do mundo, as exceções podem ser um ponto negativo.

Raisa.Alves 08/08/2021

Nossa parte de nada
O livro mais sem pe nem cabeça que já li, o pior do clube intrínseco, o resumo do
Livro diz que vai falar sobre um pai fugindo pelo país com seu filho na época da ditadura e tal, o q fala sobre a ditadura da Argentina é muito pouco no livro, depois o livro enrola muito o tempo todo com coisas que pelo amor, só torna a leitura mais cansativa e mais cansativa, o final quando parece q vai ter alguma coisa alguma emoção mais do mesmo enrolação e mais enrolação, odiei e li até o final porque não costumo abandonar
os livros, mas não recomendaria nunca. O livro fala sobre uma Ordem e seus rituais mas a enrolação e tanta que se perde.
Débora 19/08/2021minha estante
Concordo plenamente com vc. Detestei.