A Escolha do Verão

Sara Gusella

Resenhas - A Escolha do Verão

Carlos531 11/01/2024

PERFEITO!

Que livro magnifico, te prende do começo ao fim, Beor é um protagonista incrível, e a escrita tem uma pegada leve e envolvente, eu amei demais. Eu amo livros de fantasias com crianças, animais, cheio de aventuras e muito emocionante. Ainda sem conseguir superar, necessito do livro 2 para ontem.

"Muito o esperava, de grandes perigos a gratas surpresas, e ele estava pronto, sabia que estava. Não era mais o garoto que havia deixado sua vila."

Mih 09/01/2024

A escolha do verão
Eu estava louca pra ler esse livro, até por causa de toda a forma como a Sara divulgou a ?mitologia? e a construção de mundo, que me encantaram..
Mas, acho que acabei colocando muita expectativa de que esse seria o foco do livro.
Já li outro livro da mesma autora e eu gostei mesmo do quanto ela trabalha o mundo fantástico, porém, algo que senti, foi que a escrita se tornou um pouco pesada pelo tanto de informações, descrições? e senti um pouco falta de um envolvimento emocional maior, não consegui me conectar muito com a história e senti que o que eu tava procurando (pelo marketing que vi) surgiu só depois do meio do livro?
Eu gostei muito da criatividade pra esse mundo mágico, das referências, do Beor, e principalmente do final com um quê de mistério? só esperava que fosse trabalhado de uma forma mais fluida. Até as interações eu achei meio rígidas?
É um livro bom, muito bom, porém senti falta de algo.

Giovanna 08/01/2024

Livro Incrível
Um livro leve, bem escrito, história cativante, faz você refletir sobre alguns assuntos da vida cotidiana. Mostra o crescimento e amadurecimento do personagem principal. Uma fantasia cristã incrível, me senti tão bem igual quando li as crônicas de Nárnia.

Deborah359 04/01/2024

A Escolha do Verão
A Escolha do Verão é um livro incrível, me fez ter a mesma sensação que tive ao ler As Crônicas de Nárnia pela primeira vez. Amei a mitologia da história e como foi desenvolvida, tenho certeza que há muita mais para ser explorado nesse mundo. Beor é um protagonista maravilhoso e tem um amadurecimento visível durante a história, passar por esse processo junto dele me fez gostar ainda mais do garoto. O final me deixou muito curiosa e ansiosa pela continuação. Recomendo muito o livro.

anne 28/12/2023

Eu amo fantasia cristã e a autora conseguiu, sem dúvidas, trazer elementos fortes para a narrativa. Entretanto, falhou bastante em outros aspectos. Farei minha crítica baseada em cinco tópicos: Escrita, Desenvolvimento de Personagem, Enredo, Ambientação e Mensagem Passada:

A Escrita da Sara é ótima, entretanto há alguns erros na diagramação e na construção do texto, o que cortou a fluidez em alguns momentos. Nada que afete o entretenimento da leitura como um todo, mas é bom ressaltar. [1,0]

Desenvolvimento de Personagem: eu gostei bastante dos personagens apresentados, todavia faltou algo. Não é que eles sejam rasos, mas há falta em suas personalidades, principalmente os secundários. Há o entendimento da existência dos personagens e a mensagem passada por meio da vida deles é de fácil compreensão, contudo, senti que a autora poderia ter explorado mais. [0,5]

Enredo: é aqui que minhas principais críticas se estabelecem. A obra possui um problema sério com Ritmo Narrativo. Tópicos bons e importantes (como a história do mundo e outras cenas), ela descreve rápido e superficialmente, o que traz a ideia de descaso. Já com pontos banais, há um grande aprofundamento, chegando a ser desnecessário. O detalhamento em demasia de situações que não possuem grande significância na história acaba apagando as cenas e explicações necessárias. A ideia do livro é ótima, o mundo é promissor, entretanto faltou equilibrar a narrativa nesses aspectos. [0,0]

Ambientação: Como citei no tópico anterior, houve essa falta de desenvolvimento. A autora demora mais de 50% do livro para abordar o mundo que ela mesma construiu. Ficamos presos com Beor na vila por muito tempo, ao ponto de ficar cansativo, já que é nítido a possibilidade de cortar certas cenas desnecessárias (como citei anteriormente). Todavia, por ter gostado do mundo em si, serei bondosa :) [0,5]

Mensagem Passada: Eu amei, de verdade, as analogias bíblicas. Fica nítido que é uma obra Cristocêntrica. A mensagem sobre as estações, que são passageiras e há esperança, me comoveu bastante. Parabéns, Sara! [1,0]

Em geral, a história é boa. Mas eu precisei pontuar tais aspectos. Conheci a Sara pessoalmente e ela é uma querida. Sei que Deus a levará longe! Minha nota final: 3,0
Mih 09/01/2024minha estante
Eu me senti assim

Mateus.fariadc 27/12/2023

A escolha do verão conta a história de um jovem, chamado Beor, que sempre sonhou em sair da sua vila para viver aventuras mundo afora, e uma jornada com muitos desafios e responsabilidades o aguarda.

Esse é um bom livro de fantasia cristã, e que se apoia em diversos clássicos do subgênero, ainda sim essa consegue ser uma aventura tão interessante de acompanhar quanto todas as outras que já foram feitas.

O livro tem ótimos momentos de reflexão sobre amadurecimento, propósito, autoconfiança, e sacrifícios.
Meu único destaque negativo e que incomodou bastante na leitura, foi a demora para engajar a história, que durante um longo momento se prende a um núcleo que não precisava de tanto tempo, enquanto a aventura em si, dura muito pouco e fica um gosto de quero mais.

Ademais, fica a recomendação para quem quiser conhecer o livro, que pode se tornar uma saga forte futuramente.

belabuisa 22/12/2023

Esperando pelo livro 2
Com uma história bem elaborada, personagens cativantes e uma escrita linda, A Escolha do Verão é uma ótima leitura pra quem gosta de As Crônicas de Nárnia (e também pra quem não gosta ou nunca leu dar uma chance).
Sendo uma grande fã do trabalho da autora (apesar de esse ser apenas o segundo livro dela que leio), não me decepcionei em nada com a leitura. Toda a espera pra conseguir comprar o livro valeu a pena.
Os personagens são retratados da forma mais humana possível, com suas dúvidas e falhas. Principalmente Beor, o protagonista, que possui uma evolução incrível do início ao fim.
Outra coisa que me agradou muito no livro foi a forma que a autora não disfarça e nem tenta esconder todas as perdas e sentimentos de dor. Apesar de infanto-juvenil, o livro consegue trazer assuntos mais pesados como a morte com a leveza que uma criança da idade do Beor pode muito bem entender, já que na vida real ninguém está imune ao luto.
Não concordo com algumas outras resenhas que li sobre o livro, apesar de entendê-las. É verdade que grande parte do livro é focada em mostrar a situação problema e pode até ser tediosa, mas apesar disso é totalmente essencial. É com ela que conseguimos nos afeiçoar aos personagens e sentir toda a dor deles. Além disso, acredito que a conclusão não tenha sido nem um pouco apressada, e acho que foi completamente proporcional às outras partes do livro.

Elenice 17/12/2023

Aventura
História cativante, nos prende do início ao fim. O Beor era diferente na sua comunidade, pois ele já nasceu com uma linda missão. Às vezes precisamos perder para ganhar. Que venham as próximas estações!

Janaina.Buss 23/11/2023

Gostei do livro, mas acho que demorou muito pra desenrolar. A história começou a ficar interessante (pra mim) depois da metade do livro. Talvez por não ser o gênero literário que estou acostumada. Achei que teve muitas descrições pra poucos diálogos.
Mas confesso que o final me surpreendeu bastante e quero com certeza ler a continuação ?

Dayane.Grunevalt 03/11/2023

Livro maravilhoso
Amei Beor e toda sua saga. Um menino cheio de sonhos e energia, que se vê diante do perigo e tem que fazer escolhas rápidas e que podem (ou não) mudar o destino de todos aqueles que ama.
Sua relação com seus pais me arrancou algumas lágrimas de emoção. Beor é um rapaz comum, como você e eu, cheio de medos, inseguranças, rompantes de coragem que se esvaem de repente e num momento de urgência ele escolhe ser ou não corajoso. Nossa! Sério, você precisa ler esse livro!
Mas se prepare, pois apesar de Beor ter seu pais, morar numa vila pacata que só conhece o Verão, e ter seus amigos Noemi e Nico, o Verão de repente desaparece quando o Inverno, rigoroso, toma conta de sua cidade e, com isso, vem a questão do luto. Prepare o lencinho e leia sozinho, porque lágrimas necessárias irão rolar inevitavelmente.
Mas como Clarke, Felipe, Grim, Erik e Florence entram nessa história? Quem são eles? Aaah, personagens importantíssimos, numa história onde as estações do ano são seres humanos (ou ao menos eram) e animais podem falar.
Só vem!

aperegrina.literaria 27/10/2023

Espetacular!
Alguém mais aí apaixonada pelo Beor?
Maravilhoso. História envolvente... E o tanto que lutei com os oghiros kkkkk. Me fez lembrar de Oliver e da cidade escura e criar teorias... Além de Beor meus personagens preferidos sãos a Kira e Tristan o casal de boticários. Fiquei com vontade conhecer a Vila de Beor... Enfim, ansiosa pelo livro 2 e pra encontrar as outras estações.

Hellen 23/10/2023

Sara cadê o próximo?
Muito bom esse livro. Leitura empolgante. Emocionante. Gostei muito mais da aventura de Beor e quero as próximas aventuras.

Viih 19/10/2023

Eu amo as estrelas
Uma história cheia de aventura,amor, companheirismo, evolução e emoção é o que você vai achar caso leia este livro.
Fala sobre um menino que vivia em uma cidade pacífica,onde nunca tinham conhecido o inverno. O seu povo tinha medo de tudo e se agarrava em apegos. Beor nunca sentiu que fazia parte daquele lugar,sentia que nasceu pra algo maior,e de fato nasceu pra isso.
O inverno chegou de forma inesperada, tirando a vida de algumas pessoas e deixando todos desolados. Beor era o único que se arriscou pra salvar sua vila. Saiu em busca do verão,ele tinha que trazê-lo de volta. E pra saber o final você tem que ler haha
Mais uma coisa: é um livro de fantasia cristã,as referências contidas aqui são incríveis!!

Patt 14/10/2023

Lindo do começo ao fim
Com certeza a jornada de amadurecimento do Beor entrará para a lista das minhas favoritas. As referências ao mundo cristão só enriquecem ainda mais minha experiência, a ponto de me arrepiar da cabeça aos pés.
Estou extremamente ansioso para o lançamento do segundo livro.