A Escolha do Verão

Sara Gusella

Resenhas - A Escolha do Verão

Eduarda2297 08/01/2022

Fantástico
Não leio muito livros de Fantasia, acho que até hoje o único livro de fantasia que li foi as crônicas de Nárnia do CS Lewis.

Mas como me indicaram bastante esse livro, me propus a ler. A escrita da autora nos faz viajar nas nuvens sem tirar os pés do chão.

Referente ao tema abordado no livro, sou suspeita pra falar, pois amo o verão.

Além de ser um livro fantástico, trás mensagens maravilhosas.

Laninha 28/12/2021

"Era sempre difícil colocar em palavras e expressar para as pessoas aquilo que ele sentia, pois um espírito sonhador era dificilmente entendido."

A narrativa nos apresenta a Beor, um menino de 13 anos que tem uma imaginação fértil, muitas perguntas para os adultos e muitos sonhos para realizar. Ele mora na vila de Teith junto com seus pais e seus amigos mais chegados, lá eles só conhecem o verão e as pessoas parecem não ter as respostas que Beor precisa. Mas, tudo muda quando o sol desaparece repentinamente e um inverno rigoroso pega todos de surpresa. E agora? Será que Beor conseguirá encontrar as respostas para suas perguntar e desvendar esse mistério?

Não costumo ler fantasias, mas a premissa desse livro e por ser uma ficção cristã me chamou atenção, por isso resolvi dá uma chance para a história, concluo a leitura muito feliz e satisfeita! Acho que comecei a ler o gênero com o pé direito (tá legal, essa analogia ficou estranha, relevem kkk). Brincadeira a parte, a escrita da Sara é bem desenvolvida e envolvente, ela consegue passar sentimentos e emoções até numa cena que descreve a natureza. Gostei de como ela amarrou bem as partes sem deixar nenhum fio solto e de como ela conduziu o mistério da história!

Beor me ensinou a valorizar os momentos mais simples da nossa rotina, até aqueles que considero sem graça, pois, muitas vezes, somente na falta deles percebemos o quanto dão sentido a nossa vida. Sua coragem e determinação me fizeram lembrar que sempre vale a pena se preocupar e cuidar do outro, fazer sacrifícios por quem a gente ama é uma das formas mais genuínas de demonstrar amor.

"Por trás de toda aventura ou missão perigosa, existe não um simples ato de heroísmo ou uma busca por grandeza, mas sim pessoas. Pessoas que ficaram para trás, pessoas com as quais nos importamos profundamente. Pessoas que fazer todos os perigos valerem a pena de serem enfrentados."

Ludmila.Wendy 25/12/2021

Uma experiência muito boa!
Confesso que comecei o livro por simples curiosidade, sobretudo pela primícia de ser uma ficção cristã. Mas, sabendo que fantasia não é um dos meus gêneros favoritos, não criei muitas expectativas. E, bem, tive uma bela surpresa.

A escrita da Sara é maravilhosa. Amei as descrições que, de alguma forma, fazia os sentimentos, os lugares, as ações e tudo mais serem quase palpáveis ao leitor. Sério, que habilidade!

O enredo do livro é único. Achei muito criativo toda a estória: a vila em que se passa a maior parte do livro, os moradores dela, a origem das estações, o mistério que me fez devorar os últimos capítulos com velocidade e a mensagem que o livro passa. Não é nada clichê e faz a gente imergir em outra realidade. Muito bom!

Contudo, apesar do livro ter me prendido até a última página, não foi uma estória arrebatadora pra mim. Acredito que a explicação disso seja o gênero e o público a qual se destina, afinal, é um livro infanto-juvenil. Por isso, demorei um pouco engrenar no ritmo de leitura, pensando até em desistir em certo momento. Apesar de tudo, fico feliz de ter continuado, pois valeu muito a pena.

Concluo essa pequena resenha parabenizando a autora e desejando todo sucesso na escrita dos demais livros. Sara é, com toda certeza, uma baita escritora. A sensibilidade passada em cada frase é incrível. Como eu disse, A escolha do Verão foi uma experiência muito boa, que me fez lembrar o universo de Nárnia. A propósito, tenho a impressão que C. S. Lewis deixou uma de suas aprendizes aqui no Brasil, por sobrenome Gusella, haha ?

Monique 20/12/2021

Nacional de qualidade excepcional
Preciso dizer que, como leitora voraz de fantasia, A escolha do verão foi uma surpresa incrível pra mim.
Junto com essa leitura, acompanhei a trajetória da autora, que é bastante jovem, mas tem uma habilidade admirável com as palavras.
Universo fantástico apaixonante, leitura fluída, personagens que mexem com nossas emoções e referências a questões espirituais muito bem empregadas.
Indico fortemente e parabenizo a autora pelo talento e belíssimo trabalho.

Isabela Zocolaro 19/11/2021

uma fantasia encantadora sobre sonhos, coragem e fé.

O livro nos apresenta Beor, um menino de 13 anos, que ao contrário de todas as pessoas acomodadas de sua vila, sonha em conhecer o resto do mundo. Logo se vê que há algo de especial nele, e a ideia permanece conforme a história acontece, as tragedias aparecem e a vida dele, de sua família e de todos os seus amigos são colocadas de cabeça pra baixo.
A escrita te faz sentir, junto com aquelas pessoas, a dor e o sofrimento causado pela chegada do inverno, e ao mesmo tempo a determinação do protagonista em resolver aquele problema.
A narrativa apresenta cenários e histórias lindas que são um belo presente pra imaginação, e nos fazer querer, com ajuda das estrelas, encontrar coragem em nosso coração sempre que for preciso, assim como Beor.

"Beor não chorava por pessoas, mas ele secretamente chorava pelas estrelas, elas eram a prova de que havia mais – mais a se viver, a se descobrir, mais do que a vida naquela vila."

"Os humanos tem medo do que não conhecem ou não conseguem explicar, foi por isso que pararam de olhar pro céu e passaram olhar apenas para si mesmos”. "

“Estava descobrindo que eram as escolhas que fazia em momentos de pressão que o definiam, e não o que pensava ou deixava de pensar sobre si mesmo. E naquele momento, Beor escolheu ser corajoso, simplesmente porque não havia nenhuma outra opção”.

Clarinha 14/11/2021

Fala de Deus sem sequer citar o nome Deus
Ficção cristã é isso. Vai tipo MUITO além de uma leitura comum. A escolha do verão edifica, ensina. A história é aconchegante e pode te conquistar. Sério! Além de tudo, é fantasia e de autora nacional

Lyta Racielly 10/11/2021

Surpreendente e envolvente
E se o verão fosse uma... pessoa?!

Okay, esquece TUDO que você já aprendeu sobre as estações, você não sabe nada, juro.

Em uma vila isolada e assombrada pelo medo, onde o verão predomina todos os dias do ano, temos um jovem popularmente conhecido por Beor, de apenas 13 anos.
Cheio de sonhos e aventuras, o principal desejo dele é conhecer o mundo além da floresta proibida.

Mas, tudo pode mudar quando, de repente, um frio desconhecido chega e ameaça a todos.

Olha, sinceramente? Eu amei esse livro, sem dúvidas entrou na lista dos meus favoritos da vida assim.

É lindo acompanhar o crescimento do Beor do primeiro capítulo para o último, a sua amizade com o Nico e a Naomi, as lições contidas nessas páginas com grandes ensinamentos e lágrimas.

Também me apaixonei pelo worldbuilding, a explicação da origem do mundo, das estações, é tudo muito lindo e cheio de significados.

Não vejo a hora do segundo, estou cheia de novas teorias e para poder explorar as estações. Recomendo sem dúvidas

site: https://www.instagram.com/tulipaperegrina/

Bia 24/10/2021

Uma breve reflexão
Beor é um menino de 13 anos, ele vive sua vida em uma vila pequetucha, isolada de tudo, mas ele tem uma mente curiosa que deseja mais. Nesse livro veremos como Beor, seus amigos, família e toda sua vila reagirão perante o inesperado, o novo. Acompanhamos enquanto eles tentam sobreviver ao inverno que destrói tudo o que já conheceram. Os personagens são reais e cativantes, neles podemos ver um reflexo do que é ser humano, uma grande reflexão das lutas internas que cada um tem. Beor buscará sempre uma maneira de ajudar as pessoas que ama, mostrando diversas vezes a importância de ter pessoas nas quais confiar, pessoas que ajudam a mostram o caminho e a tornar ele menos árduo.

Durante um bom tempo eu enrolei para ler esse livro, visto que, durante ele os personagens passam por um período difícil, de desesperança, onde muitas vezes não sabem o que será do futuro ou quais ações deveriam tomar. Isso me afetou, já que também estou vivendo um momento assim, de muita desesperança. Mas agora, tendo terminado a leitura, posso dizer com certeza, que leitura incrível. Esse livro conseguiu refletir a natureza da nossa humanidade, nossa fraqueza, medos, o quanto nos desesperamos às vezes. Mas esse livro também traz uma grande lição de esperança, mostrando que as coisas não são tão impossíveis quanto achamos. Recomendo a todos lerem, e já tenho frases separadas que quero por na minha parede!

Sarah 06/10/2021

Arrebatador!
Que escrita maravilhosa! Li muito rápido! Amei os personagens, a história. Ahhh, é muito bom! Mal posso esperar pelo próximo livro!

Essa fantasia tem muitos ensinamentos maravilhosos! Me conectei com a história, senti medo, ansiedade, felicidade, tristeza, ahhhhh

Leituras e Reflexões 12/09/2021

Uma ficção fantástica nacional de uma criatividade maravilhosa!
O que nos deixa ainda mais felizes é que a escritora é bem jovem, mas demonstra um grandioso talento. Sabemos então que ela ainda tem um longo caminho à sua frente.
Se sua criação já é excelente agora, imagina mais tarde.
Gostei demais é super indico para o público infanto-juvenil.

Nia dos Livros 09/09/2021

"Fantasia cristã cheia de analogias e bons princípios"
A Escolha do Verão é um livro pra quem ama aventura, ensinamentos para a vida e um quentinho no coração.

Eu amei demais, o mundo criado, os personagens, a escrita da autora... simplesmente fantástico. Ver o crescimento do protagonista foi uma das minhas partes favoritos, não vejo a hora de ler o próximo livro para saber mais dessa história.

Sara conseguiu com maestria fazer uma leitora que não é fã de fantasia favoritar uma, acho que isso já diz muito sobre quão incrível a leitura é.

Enfim, cativante, inspirador e lindo! ?????+?
Sarah 09/09/2021minha estante
Ahhh essa é uma das minhas próximas leituras, então ?

Hayanne Lins 07/09/2021

Absolutamente perfeito!
Estive lendo esse livro em uma LC e a princípio não achei que ele fosse mexer tanto comigo, mas sorri, chorei, me emocionei...kkkkk Leiam! É lindooo!!

Bella 06/09/2021

A escrita da autora me lembrou muito a escrita do Rick Riordan, e o protagonista parece muito com o Percy. Um livro muito bem escrito e muito bem detalhado, personagens com características e personalidades muito marcantes. Um livro que vai te fazer refletir sobre sua vida e suas decisões, com uma leitura leve e fluída.

Milna Nunes 19/08/2021

Incrível, mágico e lindo!
A Escolha do Verão fala sobre Beor, um garoto criativo, inteligente, sonhador e que não se conforma com a vida pacata que leva à Vila de Teith. Ele quer conhecer o mundo, ver alguma mudança, coisa que não acontece muito por ali, até que um dia um estranho aparece na Vila pegando as pessoas de surpresa, pois, faziam anos que não aparecia ninguém de fora! E é quando acontece o inesperado. A Vila de Teith só conhece o verão, o sol, o calor, ela é banhada por tudo que seja luz? Até que um dia o Inverno chega e com isso chega o medo e o desespero?

- Considerações que amo -

Desde a primeira vez que eu vi a capa do livro eu sabia que iria gostar dele, mas ele foi simplesmente além da minha expectativa (que já era alta sobre o livro). Eu não consegui supor quais seriam os próximos passos que a Sara iria dar em relação a Estação e a vida do Beor. Chegou um momento que eu entendi o que ela queria propor e isso me causou uma ansiedade e sofrimento tremendo só de pensar nisso, mas no fim? Eu amei.

Eu amei o fato de que o personagem principal foi construído em um menino sonhador, cheio de vida e totalmente diferente de todos da sua Vila, mas que também era diferente dela não só pela sua personalidade, mas seu coração também.

Beor não conseguia entender as pessoas e seus sentimentos profundos e incertos, chegando até ser um pouco insensível algumas vezes. Para Beor tudo era muito simples e prático, as pessoas que complicavam, mas ninguém via e nem o entendia. Mas quando tudo mudou, só consegui amar mais esse garoto, eu simplesmente amei o crescimento do personagem. Amei o fato dele começar a olhar para todos ao seu redor de uma outra forma, amei ele começar a se importar com coisas tão simples como ajudar alguém a carregar toalhas ou de não deixar um animal sozinho e com medo da noite.

O coração de Beor se tornou gigante, cheio de amor, compaixão, humildade e força. Onde antes ele demonstrava e também achava ser alguém sem medos ou até defeitos, no decorrer vimos uma pessoa real, insegura, falha, mas cheia de coragem e esperança. Foi lindo como o livro abordou o amor ao próximo, não só do Beor por todos que ele amava e até quem ele não conhecia, mas as pessoas da vila em si que mesmo com medo do ?novo? sempre olhavam para o outro com amor, mesmo não estando muito bem.

As alegorias de Cristo, fé e poder do Senhor foram lindas! Muitas vezes chorei e me arrepiei em como tudo era abordado, de uma forma tão carinhosa, acolhedora, firme e convicta de que, mesmo em meio ao sofrimento e medo o Senhor nunca deixou de nos ouvir e nos ver.

Eu indico esse livro para qualquer pessoa! Faz a gente sonhar cada dia mais. Ele nos faz olhar para o nosso dia, Sol, céu e estrelas de maneira totalmente diferente.
Isabelle.Furtado 19/08/2021minha estante
Peguei gratuito pela sua dica! Ansiosa pra ler :)

Milna Nunes 19/08/2021minha estante
Ahhhh meu Deeeus! Tô emocionada Isabelleeee!!
Tu vai amar! Bom, eu ameeei! Até postei meus vídeos de surto chorando no Instagram ??

Isabelle.Furtado 19/08/2021minha estante
Hahah vou sim ?

Fabi 04/06/2021

Profundo e maravilhoso!
"Mas só porque você não vê algo, não significa que não seja real ou que não esteja lá. Talvez apenas não seja visível aos seus olhos humanos."

Em A Escolha do Verão, a Sara nos guia para a vila de Teith, onde sempre é verão e todos vivem em prol da comunidade que se formou há 300 anos. No entanto, Beor, filho dos boticários, não se via satisfeito em permanecer somente lá, ele queria mais e, ao surgir um estranho em sua porta, as coisas se encaminham para isso, já que o sol não está mais entre eles. Com isso, ele parte em uma jornada que o levará às respostas que tanto procura e aos segredos que jamais sonharia que existissem de tal forma.

"Encontre o Verão e nos salve desse Inverno."

~ Algumas considerações ~

A amizade retratada entre Beor, Nico e Naomi é linda, e foi uma das coisas que mais abrilhantou todo o enredo. A sinceridade e a beleza entre os três cativa e aquece o coração.

Um dos pontos principais nos direciona ao propósito, e foi trabalhado de uma das formas mais lindas que eu já li.

"Você sempre quis mais, pois foi criado para mais, estava dentro de você."

Felipe e Grim merecem um destaque aqui, porque "o cavalo e seu menino", junto com um pássaro, foram essenciais e ampliaram a maestria ao retratar a amizade como algo especial.

Além de tudo isso, a profundidade dessa fantasia é espetacular, a escrita é sensível, afetuosa e tudo fica tão claro que é difícil se desvencilhar de ser atingido pelos sentimentos e pela aproximação à história como um todo.

Com certeza se tornou um dos meus favoritos (me sinto na obrigação de panfletar essa obra de arte) e me tocou de uma forma toda especial e sincera. A Sara já me aguentou em meio aos choros e aos surtos, mas de novo eu preciso dizer que esse livro é sim uma fantasia maravilhosa, mas vai muito além do que esperamos encontrar. A realidade vai de encontro a tudo que ela escreveu e nos faz viajar para além dos nossos muros e enxergar as estrelas, porque "a escuridão havia trazido a consciência do brilho das estrelas".