A Escolha do Verão

Sara Gusella

Resenhas - A Escolha do Verão

Carolina 06/01/2023

P E R F E I T O
Um dos melhores livros que já li, a história é bem estruturada e me prendeu fácil, os personagens são muito bem construídos e apresentam uma grande evolução, a história também traz boas reflexões e lições e a escrita é boa. Enfim, livro perfeito

may 03/01/2023

Coragem é fazer o que precisa ser feito mesmo com medo ??
A frase que me marcou. Eu esperava muito desse livro, e tudo me foi entregue.
No começo achei bem lento as coisas, esperava batalhas contra o mal, terras a serem exploradas...porém não tivemos isso logo no começo, ele foi devagar, que me irritou até certo ponto. E o próprio Beor me irritou muitas vezes, por parecer não se importar com os sentimentos dos outros, sempre no mundo da maionese e com os seus livros. Até que o inverno chegou. E levou tudo o que ele amava, só percebendo que amava, quando já não tinha mais.
E então dor, tristeza, esperança... Foi nesse ponto que eu já não sabia o que pensar do rumo da história. Tava com medo, de verdade, não queria ver ninguém morrer, e a coisa já tava feia.
EAI, O BEOR PEGA UM CAVALO E VAI EMBORA PRA ENCONTRAR O VERÃO, FUGINDO DE UNS LOBOS DE GELO MORTAIS. E o menino que só tinha uma bússola, partiu sem olhar pra trás, pra salvar sua família, sua vila.
Incrível o que os livros fazem com a gente
Piramos, passamos raiva, alegria, tristeza, angústia, torcemos por eles...Eu simplesmente amo isso, os laços que criamos com os personagens, quando nos vemos neles. E como eu me vi nesse garotinho, talvez não pela coragem...quem sabe um dia né
No final percebi que tudo ocorreu como era pra ser. Se não fosse lento, não teria conhecido as outras histórias, que foram tão importantes. Esse livro é incrível, e merece ser conhecido por mais pessoas.
Ansiosa pra continuação ?

Bia Lara 31/12/2022

Sou extremamente apaixonada por "A Origem do Guardião" e quando vi a Sara apresentando esse livro no Tik Tok não pensei duas vezes em comprar. Me surpreendi demais com a história e com as mensagens que a autora quis passar.

Paniiny 11/12/2022

Achei a escrita da Sara muito gostosinha de ler, e apesar de sentir que não sou parte do público alvo, eu tive o prazer da nostalgia do tempo em que lia Percy Jackson aos 12 anos ? Pra mim é a mistura de PJ com As Crônicas de Nárnia (que a propósito tem várias referências)

O livro traz mensagens lindas de amor, amizade, propósito, e principalmente, fé.

Gostei de como a história abre não com o personagem principal mas sim em um lugar totalmente desconexo que você só vai entender beeeeem depois o que tava rolando.

Assim como muita gente já comentou, também achei que demorou até ser apresentado o grande conflito da história e que a resolução foi rápida demais. Eu entendo o porquê da demora, para mostrar ao máximo a angústia e sofrimento daquele povo, mas ainda assim poderia ter sido mais reduzido... Mas não é por isso que várias das cenas desse miolo deixam de ser tão impactantes!! Como por exemplo, a reflexão sobre as estrelas na visita à plantação que me marcou demais, ou em dois momentos específicos entre Beor e os amigos nos momentos de maior sofrimento já vividos por eles....

Quando Beor se encontra com as Três Estrelas- MINHA NOSSA SENHORA, o que foi aquilo??? Gente eu arrepiei inteirinha, sem brincadeira ? A cena final do Beor com a mãe dele também, ai sem condições viu gente? Vou mandar a conta da minha psicóloga pra Sara-

O trio de amigos são muito fofos, e essa foi a razão da minha ruína ? O Beor começa como um garoto meio birrento e amadurece MUITO no decorrer da história, e esse é um dos fatores de maior impacto. Quando você percebe que uma criança está sendo forçada a tomar aquelas decisões, você sente o peso daquilo.

E só queria acrescentar que Philip e Grim são os melhores personagens e é isso-

Sofia437 30/11/2022

A história é muito boa, tem um potêncial incrivel e a mitologia que a autora cria é fantastica. A inspiração e homenagens ao C.S. Lews e As Crônicas de Nárnia são perceptiveis desde as primeiras págs, e é divertido de se notar.
Meu único problema foi que achei que a história permanece por muito tempo no "arco do problema", e o "arco da resolução" foi meio corrido. Também achei que teria um romance mas acabou não tendo, e senti que alguns personagens poderiam ter sido desenvolvidos melhor.
De qualquer forma o livro é muito bom, e ser de autoria independente, e nacional, deixa tudo mais interessante.

natanysmar 26/11/2022

Fantasia e aventura numa ficção nacional cristã
Ficção nacional levinha destinada ao público juvenil. Trata-se de uma ficção com gênero fantasia, que trás aventuras envolvendo a origem da estações de forma mitológica. Temáticas importantes abordadas: amor à família e amigos, amor sacrificial e o poder da trindade! Pra quem gosta de ficção e fantasia, indico!

lizzybennet 14/11/2022

beor, felipe e grim ? o nascimento de um verão !
Só de olhar no meu skoob dá pra sacar que eu amo livros de fantasia, e com essa preciosidade não foi diferente.

Sara traz tudo que eu mais amo em livros desse tipo: criaturas falantes, destinos improváveis, dramas e batalhas épicas. O melhor de tudo: um universo completamente novo, que te da um abraço quentinho pra dias de inverno (se é que me entendem rs).

O fato de ter várias partes que traziam ensinamentos me fez amar ainda mais esse livro. As referências tornaram tudo ainda mais especial? ficções cristãs sempre trazem reflexões de plano de fundo, o que eu particularmente aprecio e gosto.

Quando eu vi a referência ao meu livro favorito de As Crônicas de Nárnia eu surtei. Só pra deixar registrado.

Os meus únicos problemas com o livro foram pequenas partes onde parecia que a história estava lenta, mas nada que tenha prejudicado a experiência.

Houve também alguns erros de gramática, mas nada muito relevante também.

Enfim, experiência boa demais e saber que é nacional da uma mexida no coração ??

Ansiosa pra ler mais da autora!

lizzybennet 25/11/2022minha estante
eu diria livre. Possui algumas cenas de violência fantasiosa, mas nada demais

Obg

lewina21 10/10/2022

A Sensação.
Eu li o livro e me apaixonei logo de início. Cada pequeno detalhe é envolvente. Eu li e não conseguia parar de de pensar, ler, ou imaginar o universo dessa estória. Dou meus parabéns a Sara! Eu chorei com a evolução do protagonista, chorei com as escolhas que ele tomou e chorei ainda mais com a aceitação disso tudo. Eu mordia meu lábio para não chorar ainda mais, mas a cada página que eu passava, me afogava em lágrimas. Não é um livro feito para chorar, mas eu chorei com as sensações que eu tive com ele. Conheci a Sara na Bienal e por coincidência, comprei o livro. Que sensação maravilhosa, meu senhor!

KeziaGarcia 09/10/2022

Mágico
Tive a sensação de voltar à infância durante a leitura. É uma história mágica cheia de significados profundos.

Brendaflor10 28/09/2022

Que livro impactante. Mistura de emoção com adrenalina, esperança e coragem. Com uma escrita muito bem feita e que prende, a história de Beor é maravilhosa. Que evolução do personagem. Senti de Deus no livro de ?ter coragem em momentos difíceis (inverno)?

Brendaflor10 06/01/2023minha estante
Acredito que 12/13 anos tá bom.

Dona Rita 21/09/2022

Confie nas estrelas
A história é muito criativa, o mundo, as estações, a magia. Mas confesso que senti falta de mais, já que a magia só começa a aparecer realmente um pouco depois da metade do livro.
Não consegui me apegar ao protagonista, mas senti um pouco de tristeza por ele no final. Também é muito fácil perder o ritmo da leitura, eu levei bastante tempo pra conseguir terminar ele.

Apesar de tudo, espero ansiosa pela continuação e desejo com todas as forças que a Primavera apareça e de um pau em todo mundo.

Dona Rita 29/11/2022minha estante
10+

Isabelly 17/09/2022

Simplesmente apaixonadaa??
Que história mais linda desse garoto incrível chamado Beor que nós prende do começo ao fim e nós ensina q mesmo em dias nublados de frio, devemos seguir em frente, pq dias de sol e calor virão e nenhuma estação dura para sempre!!! Simplesmente amei o livro, uma história super gostosa de se ler e bem escrita!??????

Branca de neve 02/09/2022

História emocionante
O Beor sempre teve curiosidade de sair de sua vila até que um dia chega uma estação onde aquela vila nunca teve o inverno. E eles primeiro começam a ficar doentes, dps sem comidas e assim vai, então ele precisa arrumar uma forma de ajudar sua vila.
A história em si é bem emocionante, os personagens são bem desenvolvidos, as cenas de "lutas" são simplesmente incríveis. Só senti falta das falas com travessão.

Souza.Barbosa 08/08/2022

O que você quer?!
Esse livro agora será o meu 2 favorito.
A leitura deste livro e leve e a escrita fantástica (fácil entendimento).A escritora soube trazer detalhes da rotina de pessoas sem ser cansativa.
O que me prendeu neste livro foi que, vemos o quanto não valorizamos o que temos até perdermos. Nessa história fantástica ele obteve a oportunidade de mudar seus pensamentos e também salvar aquilo que desdenhava.
Vou parar de escrever pois estou de ressaca literaria.