Doramar ou a odisseia

Doramar ou a odisseia Itamar Vieira Junior

Resenhas - Doramar ou a odisseia: Histórias

Isa 04/10/2023

Depois de Torto Arado, as expectativas estavam altas pra mais uma obra e como sempre, Itamar não decepcionou. Forte, potente, assertivo e necessário.

Dyeni 02/10/2023

Itamar, sempre surpreende com suas histórias muito bem contadas. Confesso, que não curto muito livro de contos, mas me apaixonei por alguns.

Ju.ninho 26/09/2023

Como sempre o autor entrega tudo.
Meus contos favoritos foram: Meu mar (fé) e Alma.
Esse contos que me fizeram dar a nota máxima pro livro, e olha que eu nem curto muito conto.

Isabella.Juciene 22/09/2023

Emocionante
Impressionante a forma delicada e poética que o Itamar Vieira Jr descreve seus personagens.
Muitas histórias lindas e cheias de sentimentos profundos que me fez absorver esses textos em doses homeopáticas.

Jeanine 18/09/2023

Itamar consegue prender a gente em suas histórias! Nesse livro de contos, em que li devagar, como se estivesse degustando, tem temáticas, históricas, marcantes, vivências reais.

Joyce585 17/09/2023

Magnífico
É sempre um desafio muito grande descrever a escrita do Itamar. Na ocasião da leitura desse livro, composto por 12 contos, percebe-se ainda mais a versatilidade e o quanto ele consegue se aprofundar em uma narrativa, mesmo em poucas páginas.

Sentimos o que os personagens sentem, ouvimos e vemos o mesmo que os personagens. Sempre muito presente temas como: a liberdade (ou a falta dela); o sagrado; a cultura diversa que compõe o nosso país e que compõe o seu mundo ficcional e tão real também.

Meus contos favoritos foram: A floresta do Adeus; A oração do carrasco; Na profundeza do lago; Meu mar (fé); Doramar ou a odisseia; e por fim, manto da apresentação.

Sinto que ainda preciso voltar muitas vezes e com ainda mais atenção para compreender ainda mais cada um desses contos.

shaiane.niches 14/09/2023

Incrível
Muito diferente dos livros que costumo ler. Adorei os contos, uns mais do que outros, mas todos são fortes e com temas impactantes.
O livros traz muitos sentimentos. Eu dou 5 estrelas apenas para os livros que eu leria novamente, então eh isso. Recomendo muito a leitura.

Flavia1101 19/08/2023

Doramar ou a odisseia é um livro com algumas histórias/contos que te fascinam.
Todas as histórias possuem uma profundidade que com maior ou menor intensidade irá te tocar de alguma forma.
"Alma" "Meu mar (fé)" "Voltar" e a ?Oração do carrasco? são as quatro que me deixaram com as maiores reflexões e consequentemente as minhas favoritas.
Os contos transitam entre histórias longas e curtas;
denúncias e exaltação; resistência e vitalidade feminina; luta dos povos indígenas e população negra. Doramar ou a odisseia é um livro rico de doze histórias que valem a pena serem lidas.
Eu não vejo a hora de ler os próximos trabalhos do autor, que eu tenho certeza, será maravilhoso!

@injoyce_ 15/08/2023

Doramar ou a Odisseia
Contos incríveis e necessários.
E o final? Mensagem linda.
Itamar sempre nos trazendo grandes conteúdos na sua escrita incrível.

Sira Borges 13/08/2023

Doramar ou a Odisséia
Demorei muito pra terminar esse livro. Não pq achei ruim, mas contos não é um gênero que rende muito a leitura...
Contos que mais gostei: na profundeza do lago, mar (fé) (apesar dos parênteses do título) e voltar. É isso!

Nanda Fernandes 11/08/2023

A coletânea é boa, mas não fenomenal; e está tudo bem... em antologias é normal alguns contos se destacarem mais do que outros.

Eu particularmente gostei mais dos contos a oração do carrasco, meu mar (fé), doramar ou a odisseia e voltar.

Eu acho interessante a estilística do Itamar. Nessa antologia ficou bem claro de observar: várias personagens contando, sob suas perspectivas, a mesma história; passado e presente entrelaçados; primeira e terceira pessoas sendo utilizadas na mesma narrativa.

Algumas vezes, esse estilo tornou a leitura confusa, mas foi algo superável.

Ana 07/08/2023

Brasil
Os livros do Itamar são dotados de brasilidades. Sempre me sinto conectada com a terra e com os saberes ancestrais lendo seus livros. Alguns contos presentes neste se destacam mais que outros, sobretudo os últimos quatro. Entretanto, são todos igualmente fortes!

Mabi 21/07/2023

Acho que fui com muita sede ao pote depois te ter lido "Torto Arado" e amado. Não foi ruim, mas também não achei excepcional. Os contos que valeram a pena pra mim são: "Farol das almas", "Alma", "Na profundeza do lago" "Meu mar (fé)", "Doramar ou a odisseia" e "Voltar".

Bárbara 17/07/2023

Itamar sempre retratando as pessoas invisíveis aos olhos da sociedade com maestria! Vale a leitura!!